Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 27/06/2010

A- A+

Violência contra pessoa idosa em Juiz de Fora – MG

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

Violência contra pessoa idosa em Juiz de Fora MG Violência contra pessoa idosa em Juiz de Fora   MG

Violência contra pessoa idosa em Juiz de Fora - MG

Os problemas relativos à violência contra idosos vêm ganhando cada vez mais visibilidade. A violência contra a pessoa idosa é uma violação dos direitos humanos e é causa de lesões, doenças e isolamento. Na cartilha produzida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos “Violência contra Idosos – o Avesso de Respeito à Experiência e à Sabedoria” são definidos os tipos de violência contra a pessoa idosa: violência física, violência psicológica, violência sexual, abandono, negligência, violência financeira e autonegligência. A compreensão do fenômeno exige uma abordagem intersetorial e interdisciplinar tanto na formulação de políticas públicas, como na atuação dos profissionais envolvidos.

Em Juiz de Fora, a AMAC, através do CREAS Idoso Mulher e do CREAS Norte acolhem denúncias de violência contra idosos e contam com uma rede de instituições parceiras envolvidas no atendimento e garantia de seus direitos . Entre janeiro e abril de 2010 foram acolhidas 78 denúncias, a negligência foi mencionada em 40 casos e a violência psicológica em 39 denúncias. Além de acolher denúncias e realizar os devidos encaminhamentos, os técnicos dos CREAS fazem orientações sobre os direitos dos idosos, desenvolvem ações preventivas e articulam a rede de atendimento voltada para esta população. As denúncias são acolhidas através de atendimentos presenciais, pelo disque-denúncia e através de relatórios encaminhados por profissionais de outras instituições.

Nesta perspectiva, a gravidade e a abrangência da questão exige que todos participem ativamente deste movimento. Assim, profissionais de diferentes áreas de atuação devem se dedicar a elaboração de projetos e se envolver em ações que visem melhor qualidade de vida para os idosos. Se faz necessário pensar em melhores condições de atendimento nos serviços públicos, em estudos sobre o envelhecimento, formação de cuidadores, orientação de familiares, além de investir em acessibilidade nos centros urbanos e em transporte público. Trata-se também de envolver a comunidade, estimulando o compromisso e a responsabilidade de todos na preservação dos direitos das pessoas idosas, direitos estabelecidos pelo Estatuto do Idoso.

Para saber mais: www.creasim.amac.org.br

CREAS Idoso Mulher
Praça Presidente Antônio Carlos, 371 – Centro – Juiz de Fora MG
Telefone: (32) 3690-8483

CREAS Norte
Rua Dona Ambrozina Nunes Lima, 44 – Jóquei Clube – Juiz de Fora MG
Telefone: (32) 3223-3491

Disque-denúncia: 0800-2837991

Editorial Cuidar de Idosos

- portalcuidardeidosos@gmail.com

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 2 Voto(s)
Loading ... Loading ...

1 comentários em “Violência contra pessoa idosa em Juiz de Fora – MG”

  1. Maria Helena disse:

    Do que adianta ter telefone de denuncia se não tem ninguém para atendeter do outro lado. Isso tudo não passa de balela para arrumar publicidade boa. Estou tentando denunciar um caso a horas e não consigo completar a ligação. Idoso só direito mesmo é de ficar calado.

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: