Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 24/02/2011

A- A+

Violência contra o idoso: o que fazer?

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

Violência contra o idoso o que fazer Violência contra o idoso: o que fazer?

Violência contra o idoso: o que fazer?

A violência contra a pessoa idosa  não é um fato recente. Desde que o mundo é mundo ela atinge os idosos: a gerontofobia vem de longa data. Essa violência pode ser medida de várias formas e expressões. Desde a que deixa marcas no corpo à que fere a alma, que é invisível e silenciada na solidão daqueles que envelhecem no silêncio. O tratamento dispensado aos idosos não é homogêneo, não é o mesmo nas culturas e sociedades humanas. Varia, difere de uma organização social e política para outra (ler a obra clássica, o livro A Velhice, de Simone Beauvoir.)

A velhice é um mundo de complexidades e idiossincrasias. Ao contrário do que pensa o senso comum, temos várias velhices dentro de uma mesma faixa etária: a começar pelo gênero, classe social, hábitos de vida, cultura própria e outras variáveis, tudo isso provoca velhices distintas. Aqui não há paz de cemitério!

Como a sociedade brasileira enxerga os mais velhos? Como vivem os idosos de nossas cidades?  São perguntas que deveriam estimular  pesquisas científicas de profissionais que atuam no campo da gerontologia. No entanto, ainda é pequeno o interesse da ciência pelo envelhecimento humano, como é o do próprio país. Historicamente, o Estado brasileiro não tem tradição no cuidado de atenção pública dispensado às pessoas idosas. É como se elas não existissem, por mais que comprovam as estatísticas demográficas sobre o aumento da população idosa no planeta e em nossos países e cidades. Diante de tantas mudanças ocorridas na nova ordem mundia,l uma delas é exatamente a predominância cada vez maior do número de idosos no mundo. A contemporaneidade atesta a presença dos longevos entre nós. O que é bom. Mas o desafio maior é, além de vivermos mais, é vivermos melhor. Numa sociedade que permite a brincadeira mortal de incendiar cidadãos de rua. fica nebuloso acreditar em dias melhores para a velhice pobre brasileira.

Casos de violência contra os idosos vem acontecendo e são mostrados na mídia. O que fazer diante de tais ocorrências? É preciso uma reação coletiva de toda sociedade: deflagrar por parte dos movimentos sociais um processo urgente de sensibilização de toda comunidade, para as questões que afigem o dia-a-dia dos idosos, principalmente para a garantia de seus direitos elementares e sua integridade física e emocional. Divulgar a Política Nacional do Idoso – Lei 8842, de 04 de janeiro de 1994; o Estatuto do Idoso que é de 2003. Desenvolver o quanto antes práticas de solidariedade com os vizinhos e moradores idosos. A questão do idoso é uma questão social, que requer políticas públicas para a garantia de seus direitos consubstanciados em legislações próprias. Se é social diz respeito a todos nós.

José Anísio da Silva

- jaspitico@yahoo.com.br

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 7 Voto(s)
Loading ... Loading ...

Mais Recente

9 comentários em “Violência contra o idoso: o que fazer?”

  1. CRISTINA QUEIROZ disse:

    Bom dia!!!
    Gostaria de uma informação; o que fazer??
    tenho minha mãe de 88aons, ela tem demencia e mal de alzheimer,somos em 3 filhos( 2 mulheres e 1 homem), minha irmã mora ao lado dela, meu irmão no mesmo quintal, eu moro em outro bairro,fico com ela 2 dias por semana,Dou banho nela e dou uma limpada na casa e levo ela nos médicos ( exames, posto etc..) de sexta a quarta minha irmã leva comida para ela, lava a roupa dela e dá o remédio para dormir, mais ela não dá banho, e meu irmão não faz nada!!!qdo chego na quinta ultimamente parece que estar dopada de tanto sono e trmores, levei ela no hospital, não tinha médico retornei sem saber. O que devo fazer para melhorar a situação da minha mãe? sei que faço pouco, mais se todos ajudarmos ficaria mais fácil. me ajude? obrigada!!

  2. dolores albernaz teixeira disse:

    tenho uma vizinha de porta que quase todos os dias coloca meu marido em constrangimento em nosso prédio;acusando de algo que não falou.ela diz que vai dar um soco em sua cara. chamando-o de galeto volta para sua terra seu caloteiro.nao concordamos com a colocação de um portao de ferro em nosso corredor e mesmo assim ela colocou impedindo nosso direito de ir e vir.por esse motivo não pagamos o portao então diariamente somos ofendidos.

  3. jorge luis disse:

    meu sogro foi agredido pelo seu genro que mora no seu quintal, como faço para tirar do quintal e para evitar que o mesmo se aproxime dele, diante mão ja agradeço.

  4. Você poderá fazer uma denúncia anônima à delegacia de polícia de sua cidade ou ao Conselho Municipal dos direitos do Idoso de sua cidade. Quanto a te mandar embora do trabalho, vejo de modo diferente. Se você continuar trabalhando, poderá se tornar cúmplice ou conivente com esse filho (não tenho nome para definir!). Pense nisso!

  5. alguem anonimo disse:

    eu trabalho na casa de uma senhora q é um doce de pessoa mas ela tem um filho q infelizmente maltrata ela,faz uma semana q estou nessa casa e ja vi o pior tipo de maltrato q se faz a um ser humano,contra a sua moralidade, ele grita chinga ela,chama ela de tudo q se possa imaginar,sem contar q hj ele fumou na frente dela ela reclamou do cheiro do cigarro q estava fazendo mal pra ela,ele tragou o cigarro e expeliu a fumaca no rosto dela.fiquei horrorizada com isso,nunca havia visto uma maldade tao horrivel sem contar q ela esta assada da fralda e ele nao deixa botar pomada por q acha q ela vai usar muita pomada.ontem ele disse q quer que ela tome bastante remedio pra q morra duma vez e pare de encomodar,nao sei o q posso fazer, denuncia ele vai saber q fui eu e vai me mandar embora e vai continuar maltratando ela ,ja gravei no celular a voz dele chingando ela e pedindo para ela ir pro inferno sem contar as outras coisas q ele disse o q faco por favor quem puder ajudar me de um conselho.

  6. Maria Helena,
    Faça sua parte e, se for de sua vontade e da vontade de seu coração, continue cuidando de seu pai. É muito nobre o que você faz. Parabéns. Ele piora devido a sua doença e não devido aos seus cuidados.
    Quanto aos seus irmãos, deixe que o tempo e as suas consciências resolvam isso. A gente só recebe o que dá. Deixe que seus filhos respondam no futuro.
    Muita força.

  7. Maria Helena disse:

    Depois que meu pai teve avc, venho cuidando dele o máximo que posso, tive até certo tempo me sentindo culpada, isso porque não obteve melhora, hoje vejo-o como uma palnta e cada vez pior, minhas irmãs não quizeram saber, depois de estar fazendo tratamento com psicologo venho aceitando sua perca, ja que fomos sempre muitos amigos e companheiros, sofri e sofro ve-lo na forma que esta, percebo e sinto que meu pai a muito já não esta aqui, é um outro pai, e sinto um vazio no meu peito, como pode existir pessoas tão frias na familia, no mundo? Já nem sei o que dizer!!!!

  8. rosane da silva disse:

    hoje ao abrir este site não tinha noção do quanto era interesante e emocionante o dom de cuidar de um idoso,porque qalquer profissão da área de saúde exige ,copetencia e amor para que assim todos saiam satisfeitos realizados.

  9. josé anísio da silva(PITICO disse:

    CONVITE – A todos os interessados que o CMDI/JF- Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Juiz de Fora/MG está promovendo o processo de capacitação de todos os seus conselheiros com início no próximo dia 16.03.11 com a condução do Dr. Márcio Borges sobre o tema: Envelhecimento e a Atuação do CMDI/JF. A palestra é aberta a toda comunidade. Será às 9hs, na CASA DOS CONSELHOS – Rua Halfeld, 450, sétimo andar, centro de JF/MG.
    Maiores informações – 3690-8398 ou pelo e-mail: cmd_idoso@yahoo.com.br
    Outros temas serão desenvolvidos, como, aspectos psicológicos e sociais do envelhecimento, políticas públicas para idosos em JF, violênca contra o idoso, ILPIs – Instutições de Longa Permanência para Idosos em JF e outros temas ligados ao dia-a-dia da pessoa idosa e do próprio CMD!.

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: