Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 27/04/2012

A- A+

Uma onda de gerontofobia

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  
ScreenShot193 Uma onda de gerontofobia

Uma onda de gerontofobia

O que mobiliza a minha atenção e me traz esperanças novas de um mundo melhor é o fato de que a sociedade (mesmo em pequena escala) está reagindo coletivamente à barbárie em que se encontra. Faço referência ao ATO PÚBLICO que exige punição ao autor de um assassinato ocorrido há poucos dias contra uma senhora, moradora do bairro São Pedro, em Juiz de Fora MG. Será realizado neste sábado, dia 28 de abril, ás 17 horas, em frente a Igreja de São Pedro, na avenida Senhor dos Passos, 1592 – conforme anúncio no jornal  Tribuna de Minas, edição de 26/04/12.

Observo (e posso estar equivocado) que os crimes cometidos contra as pessoas idosas, não provocam reações nas pessoas, para a  organização de passeatas, fechamentos de ruas e outras manifestações de protestos coletivos. Diferentemente do que ocorre quando o crime está situado nas gerações mais novas. Por mais patético que possa parecer essa afirmação, a velhice não dá ibope. E há, na minha opinião, uma onda de gerontofobia no ar. Resultado de uma cultura social que explora o novo ao máximo e retira o velho do contexto em poucas horas.

O ato público convocado para sábado próximo, representa um marco histórico – simbólico – no movimento social e político na defesa dos direitos dos cidadãos idosos na cidade de Juiz de Fora. Representa a possibilidade real num esforço de todos para a construção de uma sociabilidade humana geradora de solidariedade e justiça na convivência diária com as pessoas idosas.

Espero sinceramente (e como espero!), que as repercussões, por menores que sejam, desse ATO PÚBLICO, possam (ainda mais) sensibilizar os poderes municipais constituídos – Executivo/Legislativo/Judiciário – para fazer de Juiz de Fora, uma cidade amiga do idoso e não registro de crimes contra eles.

José Anísio da Silva

- jaspitico@yahoo.com.br

1 comentários em “Uma onda de gerontofobia”

  1. Maria Alexandre dos Santos disse:

    Que esta mobilização possa se um marco nos nossos dias. E toda a sociedade comece a sair em defesa dos idosos , e não aceitar que este tipo de barbaridade volte a se repedido nos nossos dias .

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: