Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 20/05/2010

A- A+

Tudo sobre a profissão de cuidador de idosos

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

Tudo sobre a profissão de cuidador de idosos Tudo sobre a profissão de cuidador de idosos

Tudo sobre a profissão de cuidador de idosos

ATENÇÃO: Este artigo foi redigido antes da nova lei dos trabalhadores domésticos, da PEC da domésticas. Para ver quais são as principais alterações que já estão valendo a partir de agora, leia o artigo:

“O novo guia trabalhista dos Cuidadores de Idosos”

____________________________________________

Mais uma vez, voltamos a dedicar um texto integralmente à profissão de cuidador de idosos. De tudo que é lido diariamente, nas mais de 4 mil páginas acessadas do portal CUIDAR DE IDOSOS, os textos referentes à profissão de cuidador são os mais acessados, os mais lidos e os que recebem mais comentários.

Recapitulando, não existe ainda a regulamentação da profissão de cuidador de idosos. Repetindo: a profissão de cuidadores de idosos ainda não é reconhecida e ainda não está regulamentada por lei federal. Assim, não existe sindicato da classe que possa proteger e lutar pelos direitos dos cuidadores.

Espero que todos tenham entendido bem o que foi colocado acima. Pois recebemos inúmeros e-mails de pessoas solicitando orientação em relação à sindicatos e legislação para a profissão de cuidadores.

O cuidador de idoso profissional é classificado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego como TRABALHADOR DOMÉSTICO:

“…5162 -10 Cuidador de idosos – Acompanhante de idosos, Cuidador de pessoas idosas e dependentes, Cuidador de idosos domiciliar, Cuidador de idosos institucional, Gero-sitter.

Descrição sumária: Cuidam de idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem–estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.”

Como vemos, o cuidador de idosos tem um trabalho dito domiciliar, não sendo empregado doméstico. Não tem como responsabilidade o cuidado da casa e sim do idoso para quem vai trabalhar. E na classificação do ministério, têm funções claras e específicas e para tal deve estar qualificado. A capacitação ainda é uma lacuna a ser preenchida pelos setores de saúde da sociedade brasileira.

Tudo que se fala em direito e deveres, em legislação trabalhista para o cuidador de idosos ainda é regido pela legislação do TRABALHADOR DOMÉSTICO. Para não deixar dúvidas sobre todas estas questões, foi lançada uma cartilha pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, explicando sobre todas as questões relativas ao trabalhador doméstico E QUE TAMBÉM É PARA O CUIDADOR DE IDOSOS PROFISSIONAL.

Leia a cartilha com cuidado, pois ela é muito fácil de entender e de ler. Nela você encontrará tudo sobre a profissão de cuidador de idosos. enquanto não é aprovada a lei que regulamenta a profissão de cuidador de idosos.

Se você desejar, pode baixar a cartilha em .pdf  AQUI.

Com vocês,

TRABALHADOR DOMÉSTICO – DIREITOS E DEVERES

Márcio Borges

Geriatra - marcioborges@cuidardeidosos.com.br

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 11 Voto(s)
Loading ... Loading ...

46 comentários em “Tudo sobre a profissão de cuidador de idosos”

  1. Glacy disse:

    Gostaria de saber se tenho direito de horas extras sou cuidaddora trabalho 24x24hrs

  2. Andreia Novaes disse:

    Ola trabalho como cuidadora de idosos 48×48 hs, e nos fins de semana ddas 10 damanhã de sexta as 10 da manhã da segunda, quero saber quais São os meus direito se tenho direito a hora extra e adicional noturno, pois o contador da família disse q cuidadores não estão incluídos na nova lei dos empregados domésticos, e q essa lei nem está valendo ainda e q só vai começar a valer em julho,isso está correto? Preciso de uma resposta urgente ….obrigada.

  3. fabiola lopes leonço disse:

    BOM DIA, MEU NOME É ROSELI CUTULIO,B TRABALHO Á SEIS MESES CUIDANDO DE UM PACIENTE, TRABALHO 12 HORAS UM DIA SIM OUTRO NÃO, GOSTARIA DE SABER O SALÁRIO E MEUS DIREITOS.

  4. claudia regina disse:

    minha tia comtrator duas pessoas para acompanhante ela mora sozinha. elas trabaham . um dia sim outro nao. ela gosta de as vezes vim para casa de araruama para passar 2 a3 dias quero saber se as acompahante teria que acompanha la pois a casa e muinto grande tenho o meu trabalho nao posso cuidar dela.elas teria que vim.

  5. Rodolpho Teles Dhom disse:

    trabalho em uma residencia terapeltica que e uma casa onde mora 8 idosos. nela trabalhamos 12/36 eu trabalho só no plantão noturno, tenho um outro cuidador tambem no mesmo plantao. gostaria de saber pois fomos contratado como cuidador… só que fazemos serviço domestico todo, e tem hora que os idoso fica sozinho… algum tempo atraz um deles estava muito ruim e como era só dois cuidadores para 8 moradores eles caia pois estavamos fazendo comida ou limpando a casa neste caso gostaria de saber se isso pode dar processo contra agente. gostaria tambem de saber qual o deveres eo nao dever de um cuidador… obrigado

  6. JOSÉ SILVA disse:

    Trabalho há 15 anos como cuidador do mesmo paciente na casa dele. No início, trabalhava no hospital e a esposa(que me contratou) sugeriu que eu dedicasse mais tempo ao esposo. Já alguns anos trabalho somente como cuidador. Faço 4(quatro) plantões de 24h/cada por semana. Recebo por dia em cheque R$200,00. Nunca recebi 13° ou férias. Tenho algum direito à receber? São 15 anos. Grato!!!

  7. rosana disse:

    Bom dia!Gostaria de saber qual é o salário de cuidador de idosos com certificado?Se tem diferença do salário.A carga horária é um dia sim outro não 12×24.Me oriente por favor,desde já agradeço.

  8. Renata disse:

    Muito boas as informações, são claras e objetivas!!!

  9. Taís disse:

    A princípio, ADORO idosos!
    Estou no término do bacharel de enfermagem e através deste curso on-line, busquei novas informações para o meu aperfeiçoamento.

  10. marta disse:

    sou registrada ha 8 mmeses como cuidadora,tenho direito a decimo terceiro? eu faço desconto para o inss,só n faço para o fgts pq dissream k nao posso,,pode me esclarecer minhas duvidas?obrigadas e desde ja grata

  11. Adriana Gavioli disse:

    Contratei 2 cuidadoras para minha mãe de 78 anos, uma fica de segunda a sexta e a outra entra na sexta e sai na segunda, minha dúvida:
    a que fica na semana não quer ser registrada, o que faço? e a do final de semana devo registrar?

  12. ivete akiyama disse:

    estamos caminhado para a terceira idade seremos mais velhos e precisamos de politica publicas para o avanço nestes cuidados.

  13. Marta S. Mendes disse:

    Parabéns pelas informações sintéticas e claras; por elucidar principais dúvidas e dar referências de legislação e bom senso.
    Marta

  14. Cristina disse:

    Bom dia,

    precisei contratar duas cuidadoras para a minha mãe de 80 anos por estar muito cansada e presa, minha mãe mora comigo, o único medicamento que ela toma é para osteoporose que 1 vez na semana que eu dou e cálcio, ela não tem problema nenhum de saúde graças a Deus e é lucida, sendo que ela anda com ajuda da gente. A cuidadora chega dá banho, dá café e fica cochilando até a hora do almoço, e assim sucessivamente e isso está me deixando muito irritada, ela não lava a roupa da minha mãe, não passa a roupa da minha mãe, não faz comida para a minha mãe, não arruma o quarto onde dorme. Conversei com ela e pedi para ela cuidar de tudo que era da minha mãe e dela (lavar, passar, cozinhar, manter limpo o quarto e a cozinha), e ela falou que isso não era serviço de uma cuidadora e pedi um tempo para eu verificar os diretos e obrigações de uma cuidadora. Outra coisa, ela paga uma autonomia e quer que eu faça um contrato, não quer que eu assine a carteira. Preciso de ajuda. obrigada Cristina

  15. Cristiana disse:

    Trabalho em uma casa a 1 ano e ainda não fui registrada quais seriam os meus direitos a receber.

  16. maria imaculada disse:

    quem recebe um idoso em casa para cuidar, ele é empregado do idoso?

  17. KARINA SALES disse:

    ola quero saber se a minha carteira de trabalho pode ser assinada como cuidadora ou tem que ser assinada como empregada domestica pois trabalho a um ano e o meu patrão quer assinar como domestica e eu não quero pois trabalho de cuidadora só que ele me disse que não pode assina como cuidador pois não tem código ainda de cuidador mais eu já vi outras pessoas que assinaram como cuidador por favor me diga como posso argumentar com ele.por favor me ajude

  18. Deusa Carvalho disse:

    Eu vivo em Portugal a quatro anos e trabalho como cuidadora,aqui também não é diferente,o cuidador é tratado como empregado doméstico e muitas vezes tem de fazer o trabalho da casa não só pro idoso mas pra toda família dele o que nos deixa sobrecarregados e as vezes estressados e o salário é só um,o de “cuidador”.Acho que já está mais do que na hora das pessoas verem a diferença,ninguém precisa de curso pra saber cuidar de uma casa,mas precisamos estar bem preparados como cuidadores pra prestar um bom serviço.

  19. cristina luz disse:

    tenho a carteira assinada como cuidadora de idoso e vou fazer 1 ano que estou trabalhando quero saber se tenho direito a férias e se sair do emprego tenho direito a seguro desenprego?

  20. zátia disse:

    minha sogra está acamada desde agosto/2011. contratamos 3 cuidadoras com regime de 24 horas folga 48 horas. quais são os direitos que elas tem. Além do salário o que mais sou obrigada a pagar? Uma delas fez de tudo para que eu mandasse embora e agora disse que ai entrar na justiça. O que faço?

  21. Thyago disse:

    Gostaria de levantar uma questão, um cuidador de idoso não e favorecido de adicional noturno correto. Se embasando nessa tese que” A razão deste adicional é compensar o natural desgaste físico maior do trabalhador, em horário normalmente destinado ao repouso.”. O cuidador de idoso que trabalha a noite não possui tal direito por que ele não tem cansaço físico e o trabalho a noite e diferenciado para nos? Poderia me esclarecer por favor?

  22. Lucia Alvarenga disse:

    Boa Noite Sr Marcio Borges,
    Gostaria de esclarecer algumas duvidas:
    1 – Trabalho como cuidadora em uma casa a dois anos mora eu (63a.) e a idosa (89a.).
    Moro na residencia, alem de cuidar da idosa. tb cuido da casa e faço comida, minha folga ficou estipulada em comum acordo as terças e quartas. tenho direito a adicional noturno?
    2 – completei 2a, dia 05/02/12, fui informada que n posso sair de feria em Março so depois de 10 meses, esta correto?
    3 – Não posso sair no final da tarde para resolver assuntos particulares, somente p/ ir ao mercado, farmacia, etc. E correto?
    Passo 24hs trabalhando.
    obrigada pela atenção
    lucia

  23. LUCIANA disse:

    Trabalho a 2anos como cuidadora,meu plantão é de 48h por semana e fiquei grávida,tenho algum direito?Obrigada.

  24. Trabalhar 3 dias ou mais por semana implica em assinar a carteira de trabalho e todos os direitos trabalhistas SIM. Função: cuidadora de idosos. É a mesma lei trabalhista que a da empregada doméstica.

  25. adriana disse:

    olá, trabalho 3 vezes na semana com a carga horaria de 12 hs por dia como cuidadora de idoso. Gostaria de saber se tem algum direito trabalhista. É obrigatorio a assinatura da carteira e qual seria a funçao

  26. jane disse:

    CUIDO DE IDOSO E TRABALHO 12 HORAS UM DIA SIM OUTRO NÃO, GOSTARIA DE SABER O SALÁRIO E MEUS DIREITOS.

  27. ROSELI disse:

    BOM DIA, MEU NOME É ROSELI CUTULIO,B TRABALHO Á SEIS MESES CUIDANDO DE UM PACIENTE, TRABALHO 12 HORAS UM DIA SIM OUTRO NÃO, GOSTARIA DE SABER O SALÁRIO E MEUS DIREITOS.

    OBRIGADA

  28. patricia disse:

    parei de trabalhar ,pois tenho que cuidar da minha mae que esta com o mal de alzmeir.gostaria de saber se tenho direito a algum beneficio do governo.mesmo sendo parente.

  29. Tânia Rocha disse:

    Olá por favor preciso de uma orientação, temos uma acompanhante para minha mãe de 86 anos somente para dormir de segunda a sexta, minha mãe é lúcida não requer ajuda para nada apenas receamos deixa-la dormir sozinha, por lei temos que assinar a carteira desta acompanhante?

  30. cláudia disse:

    olá!trabalho como cuidadora somente aos finais de semana,das 08:00 hs de sábado até as 08:00 hs de segunda feira.como deve ser calculado o meu pagamento?recebo semanalmente..agradeço a atenção desde já.Obs:minha remuneração atual é de 150,00,está certo?

  31. Gilia Matos disse:

    Tenho uma cuidadora que cuida de meu marido o qual foi acometido de um AVC hemorragico, só fica no leito e na cadeira de rodas. Que me indicou foi o tec. em emfermagem que aolicava injeção em meu marido. Agora quero assinar a carteira dela: ela ganha 700,00 mais transporte; tenho que descontar INSS e vale transporte ? Já increvi ela no Inss com autonoma e eu assinando a carteira passa a descontar 8% dela e eu pago 12% certo?e o vale transporte é de 6% em cima de 700,00 certo? me tirem essa dúvida.
    Agradecida
    Gilia matos

  32. leia lins disse:

    ola procuro saber mais sobre a profissão de cuidador de idosos,apoio a uma idosa que tem deficiencia pulmonar e que e´dominadora e seu marido que a deixa muito anciosa,antes ja me deparei com a doeça de auzhaimer e ate me sai bem pois tentei observar mais minha senhora e aprendi um pouco mais sobre a doença.mas agora e´diferente ,queria saber mais sobre como lidar pois ela tema depressão muito forte e precisa tratar o auzhaimer,e n aceita muito as coisas como deve ser e os filhos falam tudo ao pe deles de todos os problemas,mas n posso me atrever a falar sobre este assunto.acho eu…

  33. Helena Silva disse:

    Prezados,
    tenho uma cuidadora que mora com a minha sogra, e temos uma assessoria de serviços de HOme Care, pago uma ajudante de banho e uma folgista para ela, só que estamos com problemas quantas horas posso dar de folga semanal ?

  34. Maria disse:

    Olá, trabalho em uma casa de família cuidando de uma senhora como acompanhante dela, isso a tres meses e não possuo carteira assinada, trabalho todos os dias inclusive sábados e domingos sem folga na semana e minha patroa disse que só pode me dar duas folgas no mês, quais são os meus direitos? Posso exigir carteira assinada? Tenho direito a décimo terceiro mesmo não tendo registro em carteira?

  35. DORA disse:

    Minha mãe portadora de Alzeimer, faleceu em 23/10. Ela tinha uma cuidadora diurna. Inicio em 19/05/2010, mas foi registrada em 01/08/2010.Passados 10 dias após o registro, a mesma confirma gravidez de 12 semanas. Estou com duvida perante sua estabilidade, posso demiti-la, pagando todos seus direitos a partir de 19 de maio ? Penso que a partir do momento do falecimento do empregador,ela não tem mais um vinculo empregaticio, por favor enviar resposta urgente .

  36. Edson disse:

    Gostaria de saber o trabalho de enfermeira têm que cumprir quantas

    horas por semana em um contratop de trabalho

  37. Cara Marciana,
    Procure o COREN de sua cidade e veja se é legal ou ilegal este tipo de conduta de sua empregadora. Somente o COREN poderá te orientar neste sentido.
    Abraços,

  38. marciana disse:

    oi estou com um problema e gostaria de saber se podem me AJUDAR . estou trabalhando com um paciente auzheimer, sou tecnica de enfermagem, mais me disseram que como trabalho em casa não posso ser registrada como tecnica em enfermagem , por isto me registraram como do mestica cuidadora de idosos, gostaria de saber se é assim mesmo ou se pode ser feito registro como tecnica de enfermagem por favor me ajude .

  39. Denise rezende disse:

    Gostaria de saber se o cuidador de idoso faz o papel do enfermeiro, ou é só acompanhante cuida , dando atenção e medicamentos, levando a passear, e se o sa´lario é por dia por horas trabalhadas ou por mês.

  40. tatiana disse:

    Sou contratada por uma empreza trabalho (48hs cuidando de idosa com Alzeimer e folgo 48hs)em sua residência não assinaram minha carteira,ja estou trabalhando a 8 meses.Gostaria de saber quais são os meus direitos,nos feriados nacionas tenho direito de receber extra? quando fiz o curso nesta empresa eles dizeram q iriam assinar carteira depois de 3 meses,e o salário seria um pouco mais,o q posso fazer?tenho algum respaldo na lei?Agradeço pela resposta.

  41. jaine disse:

    desculpa o incomdo,mas preciso me esclarecer sobre o assunto,como trabalho bem mais q 44horas semanais gostaria de saber se posso pedir retrotivo dos dois anos q ja trabalhei e se posso pedir q assine minha carteira….mais uma vez obrigada pela atenção!
    jaine

  42. jaine disse:

    obrigada pela resposta,mas vou ser mais clara ainda…cuido de uma idosa de 82 anos,fez 2 anos q estou com ela e nunca recebi nem o salario minimo hoje recebo 44o reais,alegam q entro as 16:00hs da sexta-feira e so saio as 7:00hs da manha de segunda-feira e não tenho carteira assina,e agora o q tenho direito???

  43. Cara secretária Luciane,
    Sua função, perante o ministério do trabalho, não diz respeito à aferir pressão arterial de cliente ou temperatura corporal. Somente a parte de secretaria, marcação de consultas, telefonemas, agendas e tudo relacionado à gestão do consultório. A senhora não possui formação na área de enfermagem (técnica ou superior), portanto não é sua função.

  44. Luciane Vieira Pacheco disse:

    Olá, por favor trabalho com um médico geriatra e gostaria de saber se como sua secretária e sem formação na área da saúde, tenho permissão aos olhos da lei para um atendimento prévio a consulta, tipo medir a pressão arterial e a temperatura dos pacientes, ou, se limita apenas a pessoas qualificadas na área? Aguardo contato!Obrigada, Luciane.

  45. Trabalhar só no final de semana significa trabalho eventual e em muitos tribunais de justiça de trabalho é considerado trabalho eventual.
    Agora se você trabalhar 48 horas seguidas, nos finais de semana, pode-se comprovar que cumpriu a carga horária mínima de 44 horas e solicitar direitos trabalhistas e carteira assinada.
    Obrigado pelo comentário e pela pergunta, Jaine.

  46. jaine disse:

    gostaria de saber se quem trabalha nós finais de semana,tem o mesmo direito de quem trabalha durante a semana??? obrigada

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: