Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 07/04/2012

A- A+

Quando o idoso não quer fazer nada

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  
Quando o idoso não quer fazer nada Quando o idoso não quer fazer nada

Quando o idoso não quer fazer nada

Certas doenças nos idosos, como Alzheimer e depressão, podem trazer um tipo de sintoma, de comportamento que incomoda muito os familiares, os cuidadores e os profissionais de saúde: A APATIA. Em certas ocasiões, até pode parece propícia, pois o idoso está quieto na sala, não atrapalha e nem incomoda. Mas com o passar do tempo, a indiferença e a apatia do idoso geram um grande estresse em quem cuida. Também em idosos muito idosos, sem doenças, isso pode acontecer.

O que fazer:

*Observe se o idoso participa de atividades sociais e familiares. Nesses casos, a apatia também é causada pela pouca atuação dos familiares e cuidadores. Levar para caminhar se ele puder, visitar família ou chamar os familiares para visitar sua casa, são idéias simples e que ajudam a iluminar o dia-a-dia do idoso.

*Procure fazer coisas que o idoso gosta e não que você possa gostar!

*Evite infantilizar o idoso, com joguinhos e brinquedos próprios para as crianças. Na dúvida, procure ler a última dica desse artigo.

*Também estar ciente de que alguns idosos perdem o interesse em fazer determinadas atividades, porque eles já não conseguem fazê-las de maneira correta e se frustram. Por exemplo, uma idosa que cozinhava muito bem e que agora se esquece como preparar e de como lidar com os ingredientes. Quem sabe se você, familiar, animá-la e ajudá-la no preparo de um prato gostoso?

*Se existem oportunidades, mas o idoso não quer nunca participar, procure alguma causa para tal comportamento: depressão? Piora do Alzheimer? Alguma quadro infeccioso? Piora de diabetes ou do hipotireoidismo? Veja com o médico do idoso.

* Você sabia que temos um profissional de saúde que poderá ajudar muito com esse problemas de apatia? Procure uma TERAPEUTA OCUPACIONAL. Ela é a profissional certa para ajudar na apatia e nas dificuldades do dia-a-dia do idoso. Seu foco principal é a reabilitação!

Márcio Borges

Geriatra - marcioborges@cuidardeidosos.com.br

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 17 Voto(s)
Loading ... Loading ...

8 comentários em “Quando o idoso não quer fazer nada”

  1. antonia rosalina disse:

    eu estou começando uma nova experiencia;vou cuidar de uma idosa,sei q nao é uma tarefa facil pois ja acompanho o dia a dia dela a mais de um ano.o que vejo por parte de quem ja cuida é muita falta de paciencia,reclamação em td que vai fazer por ela.mesmo vendo o quanto ela é delicada e sensivel.desde do começo sou apaixonada por ela e ela por mim ao ponto de acabar meu horario e ela me falar(nao vai q vou sentir saudades)isso me parte o coração pois percebo a incompatibilidade que ha entre idosa e cuidadora,e com isso espero poder dar o melhor de mim pra que ela tenha uma velhice mas alegre…obrigado

  2. joana disse:

    minha mãe esta com 84 anos,não aguento mais . chama 24 horas pra nada .chama para abrir a porta,em seguida quer que abre a porta, depois quer agua quer o lenço quer isso quer aquilo e nunca termina oque quer .. chama e chama os medicos diz não ter nada nen pressão alta ela tem… por favor me ajuda.. estou ficando louca teimosa gente oque faço por favor me ajuda

  3. marcelo disse:

    Todo idoso dever viver tão quanto tivesse qualquer idade, pois idade não é doença e sim uma fase em sua vida que precisa ser vivida, porque se não fosse para viver pularia a terceira idade, ao contrário disso a idade existe e é para ser aproveitada, resta saber, como? de que forma? eu sei! tire-o de dentro de casa e faça-o ver o que nunca viu, sentir o que nunca sentiu sem arrependimento de não ter feito antes, e sim de ter feito na época certa, não adianta correr contra o tempo tentando recuperar o tempo perdido porque não volta mais o idoso tem que aproveitar a idade sem recomeço ou fim de sua vida, mas continuar o seu ciclo de vida e com certeza não é em uma cadeira de balanço lendo jornal ou dormindo ou esperando o dia passar para se recolher, mas da melhor forma saudável, fazendo o que gosta e atividades sempre!! porque máquina parada enferruja, abraço à todos os idosos e não idosos

  4. valdirene disse:

    estou com um problema muito serio,o meu sogro tem 71 anos e mora comigo,portanto estou me acabando de tanto esstres. ele e diabetico porem controlado,o problema e que ele nao quer fazer nada ,nao senta ,nao levanta,nao deita e nem levanta da cama ,chama a noite innteira e o dia todo ,ja estamos ficando loucos,meu marido nao tem mais paciencia ,ja levei no medico eles falam que ele nao tem nada. ele vai ao banheiro nao se limpa sai com a bermuda toda suja de coco ,quando se limpa joga o papel no chao, ja vomos atras de asilos e nao conseguimos vagas nao sei mais o que fazer ,so ssei que ja estou entrando em depressao pois agente nao dormi a noite e nem durante o dia porque tudo tem que ajudar .ja estamos cansados e nao sabemos o que fazer ,por favor me ajudem

  5. Maria Souza disse:

    Gente, o meu marido está com 80 anos e eu com 64. Essa questão de não querer fazer nada é um caso sério. Sofro muito com esse problema e vejo que não tem jeito. Não posso obrigá-lo a sair pois é aquela pessoa pirracenta, teimosa e insiste em ficar dentro de casa o tempo todo, dormindo ou vendo TV. Quando toma banho, insiste em vestir a mesma roupa suada com um cheiro insuportável. As brigas são constantes, mas faço tudo para que ele tenha uma qualidade de vida decente, com remédios, alimentação e muita atenção. Quando a pessoa não quer, não adianda insistir. O remédio é ir levando até quando Deus permitir!

  6. ana maria estevam silva disse:

    Olá meu nome é Ana moro muito próxima a minha mãe e e percebi que ela anda sempre muito cansada sendo que faz os exames regularmente e não apareceram problemas cardíacos, ou seja na minha opnião ela está se entregando a tristeza não sei do que, ela passa muito tempo deitada sem querer sair as vezes atá para comprar alimentos como pão, leite para tomar o café ela tem preguiça. Não gosta mais conversar com outras pessoas fazer novas amizades só fala em doenças consultas e médicos não sei mas o que fazer para ajuda la gostaria de achar um grupo de apoio que ela pudesse frequentar com pessoas da mesma idade, para poder se distrair fazer amizades novas quem sabe até viajar fazer um hidroginástica. Por favor me ajudem a ajuda la.

  7. antonio augusto disse:

    Meu pai tem 76 anos, estava sendo tratado por pisiquiatras, com um transtorno de ansiedade. Uma geriatra na emergência de um hospital, chamou e me ofereceu para examiná-lo, ela suspeita de Alzheimer, e está tratando dele agora. Ele está com o quadro descrito assima, de apatia e desânimo quanto a fazer qualquer coisa e fica deitao o dia inteiro.
    O pior é que ele está com uma fixação com ir ao banheiro, pois alega não defecar e urinar com a frequência correta, sei que os remédios e a própria idade fazem isso. Ele e minha mãe, são acompanhados por cuidadoras, mas sabemos que elas acabam apenas olhando sem muita atitude e não temos condições financeiras para pagar enfermeiras ou profissionais, minha mãe é que paga! Ele não gosta e ás vezes não quer beber água, sei que a pouca hidratação prejudica ainda mais a eliminação do organismo.
    Seraá que têm alguma coisa que eu possa fazer, alguma técnica! por que ele não quer mais sair, pois acha que vai urinar ou defecar nas calças, quando está na rua!
    Obrigado!

  8. Parabéns pela matéria, compartilhando meu blog voluntário voltado às pessoas de meia e terceira idade ESPORTE TERCEIRA IDADE.

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: