Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 02/11/2011

A- A+

Preste atenção no idoso!

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

Preste atenção no idoso Preste atenção no idoso!

Preste atenção no idoso!

- Para um idoso familiar ou amigo que vive sozinho -

Como você sabe quando é hora de ajudar um idoso que está tendo dificuldades nas atividades do dia-a-dia? Está ficando mais dependente? As perguntas deste questionário podem ajudá-lo a tomar essa decisão.

Viver em segurança

1. O idoso tem sofrido acidentes devido à fraqueza, tonturas ou incapacidade de andar com segurança?

2. Existem condições perigosas na casa do idoso, por exemplo, banheiro sem alças no box e no vaso, escada perigosa ou muitos desníveis de solo pela casa?

3. O idoso se recusa a usar cadeira de rodas, andador ou dispositivo auxiliar para se mover com segurança, caso precise?

4. O idoso fala sempre em morte, vontade de morrer ou que a vida já não vale mais a pena? Ou reclama de muita solidão?

Alimentação

1. O idoso não consegue ou não gosta mais de cozinhar? Ou não tem mais ninguém em sua casa, que cozinhe para ele?

2. O idoso está com alguma doença mais séria, anemia, perda de peso ou algum outro quadro sugestivo de desnutrição?

3. Será que o idoso come somente alimentos  industrializados (biscoitos e frituras), evitando comida de sal ou frutas e legumes?

4. É comum o idoso reclamar que se esqueceu de comer? Ou você percebe que ele salta refeições?

Autocuidado e higiene pessoal

1. Percebe que o idoso não toma banho diariamente e que apresenta sempre aquele cheiro característico de urina, na roupa?

2. O idoso costuma ter problemas de incontinência e reclama que não dá tempo para chegar ao banheiro?

3. O idoso quase nunca está  limpo, asseado, com boa higiene bucal e cabelos lavados e escovados? O idoso não troca diariamente suas roupas, não se veste com roupas adequadas?

4. Sua roupa de cama nunca está limpa, sem cheiros de urina e são trocadas semanalmente?

Uso de medicamentos e consultas com o médico

1. Será que o idoso se esquece de tomar os medicamentos prescritos pelo seu médico?

2. É comum o idoso tomar uma dose inadequada de medicamentos, propositadamente ou acidentalmente?

3.  O idoso sabe manusear bem os remédios que toma? Sabe ler e interpretar uma receita médica? Consegue contar as gotas do medicamento ou a quantidade de mililitros de um xarope ou solução?

4. Percebe que o idoso é incapaz de pedir ajuda em caso de uma emergência?

5. Os problemas de audição do idoso afeta a capacidade em pedir por telefone ajuda de familiares, vizinhos e amigos?

6. O idoso esquece com freqüência de ir às consultas médicas agendadas?

Gerenciar a própria vida

1. O idoso tem dificuldade de lidar com o seu dinheiro? Faz confusão com conta bancária? É incapaz de lidar com caixa eletrônico e extratos bancários?

2. É comum o idoso se perder na rua e sempre tem algum desconhecido ou vizinho ajudando a voltar para sua casa?

3. O idoso esquece freqüentemente do nome dos netos, dos sobrinhos ou dos filhos?

4. Percebe que o idoso vem apresentando comportamentos inadequados, socialmente inapropriados e que não reflete seu temperamento e caráter usual?

5. Os familiares, vizinhos ou amigos percebem que o idoso reclama muito de pessoas, conhecidas ou não, que estão perseguindo ou roubando seus pertences? Estão achando o idoso muito desconfiado ou agressivo?

Todas as perguntas foram formuladas para responder SIM OU NÃO. Quanto mais independente e autônomo for o idoso, mais respostas NÃO você responderá. Ao contrário, quanto mais dependente e frágil  for o idoso em questão, mais respostas SIM serão assinaladas. Veja aos orientações que oferecemos abaixo:

  • Poucas respostas SIM podem significar algum problema de saúde ou social pontuais, talvez mais fáceis de solucionar. Mas que se for deixado de lado, poderá colocar a qualidade de vida do idoso em xeque, no futuro. Nesses casos, o acompanhamento e supervisão de algum familiar, de amigos e vizinhos ajudarão muito.
  • Se a maioria das respostas for SIM, retrata claramente que o idoso ou a idosa em questão vem apresentando dificuldades sérias para gerenciar e cuidar de sua própria vida e que alguma doença ou condição de saúde ou familiar está bastante afetada. Esse idoso (ou idosa) deverá ser monitorado e ter o apoio familiar para ajudar a cuidar e acompanhar a sua vida. Também deverá ir auma consulta ao geriatra, avaliando a questão de seus problemas levantados, da dependência e quais as suas possíveis causas, bem como um plano de reabilitação e tratamento.

Márcio Borges

Geriatra - marcioborges@cuidardeidosos.com.br

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 9 Voto(s)
Loading ... Loading ...

7 comentários em “Preste atenção no idoso!”

  1. RC disse:

    Preciso de uma orientaçao,urgente!
    Meu hoje esta com 62 anos teve um principio de AVC faz 5 anos aproximadamente ,eu cuidava dele da casa desdo falecimento de minha mãe ele bebia muito,por causa disso adquiriu neuropatia alcoolica não e bom de uma das pernas mais anad devagar mais anda,bom quando sai para casar minha irmã ficou com ele tenho um irmão e uma irmã mais velha do que eu ,foi dose logo que sai pois nao aguentava mais ele bebado pois tinha parado de beber mais tinha voltado mais agressivo sai de casa ,ele encheu a cara de pinga e teve o AVC logo em seguida .
    Minha irmã ficou cuidando dele ia visitar no primeiro mes ele tava mau minha irma contratou alguem para ajuda la pois ele nao falava e usava fraldas .
    Por causa dessa minha ausencia ela sem perdir minha autorizaçao colocou meu pai num asilo na epoca tinha 59 anos ,simplismente entregou a casa que ele morava e se mudou .
    Fui falar com ela mais ela e meu irmao nao quizeram muita conversa disse para mim que meu pai ia ficar la uns meses para se recuperar do Avc .Realmente meu pai voltou a falr andar e nao usa mais fraldas .
    Mais ela não tirou meu pai de lá meu pai ganha a pensão dele de viuvo da minha mae que era funcionaria do estado e a aposentadoria dele pois ele e aposentado dos bombeiros tentei falar com eles mais sempre e a mesma coisa dizem que ele vai voltar a beber se sair de lá que eu não posso dar pitaco pois sou dona de casa não trabalho que minha irma trabalha cuida bem dele ,que ele procurou por isso esta lá .
    Todos dizem que sou louca pois meu pai foi ruim merece estar láonde esta ,por isso meus irmaos mau falam comigo nao pude ajudar meu pai pois passei muitas necessidades acham que quero o dinheiro dele afinal todo mundo quer essa droga de dinheiro sempre e isso .
    Me revolta ninguem ve a saude dele pois e lucido esperto ,e um ser humano ,não merece morrer num asilo liguei na delegacia do idoso eles falaram que tenho de levar meu pai lá mais como se eu nao posso nem levalo de lá minha visita e sempre com alguem por perto o tempo todo ,minha irma tirou tudo dele RG ,cartao do banco tirou emprestimos o pior que ele acha nunca vai sair de lá mesmo que e um inultil segundo que meu irmao fala para ele que ele nao e mais dono de si.
    Ele faz tudo que ela quer vai no banco sempre assinar recadrastamento de sua aposentadoria e ela foi com ele num cartorio passou uma procuraçao para ela ,ele nao sabe nem valor de sua aposentadoria simplismente meu irmao faz de cego eu nao posso opinar em nada sou louca ignorante segundo meu irmao e minha irma e a santa que cuida do meu pai que teve AVC fuma um cigarro atras do outro no asilo fui v lo parece cada vez mais abatido meio sedado .
    Na delagacia do idoso falaram para mim que se ele consenti nada podem fazer se ele permiti ela usufruir de sua pensao .
    Me ajudem por favor me oriente pois nao quero mais essa situaçao me sinto uma doida que e a unica que acha errado !

  2. Estou nos meus primeiros 72 anos de vida sou nascido no dia 09/06/40 Gostaria de saber em que idade podemos ser chamado de idosos? Quando comessa a terceira idade?A diferença do velho e do idoso? Porque a prefeitura não obriga onde sja bailes da terceira idade ter um medico de plantão? Pois sou frequentador de varios bailes e já vi algumas pessoas morrerem nestes locais por falta de pronto atendimento O B R I G A D O

  3. rozy disse:

    Concordo plenamente, pois precisamos está preparados para cuidar de idosos; é uma tarefa que merece atenção, cuidados, e conhecimento,amor, carinho, dedicação…. às vezes me sinto tão perdida… mas busco forças na fé que Deus tudo sabe e irá me conduzir…
    Convido a todos a visitarem o blog que estou criando:

    acid-apoio.blogspot.com
    Aapoio ao cuidador de idoso

    Visite, deixe uma idéia, uma sugestão, uma critica.
    preciso da ajuda dos mais experientes.
    abrçaos a todos e tenham uma semana de paz.
    Rozy.

  4. Tania Rodrigues disse:

    Cuidar dos “IDOSOS” é pra mim uma forma de resgate, de tê-la sempre por perto (minha ma´mãe falecida há 3 anos). Vejo que “eles” sempre necessitam de muito amor e atenção. São comunicativos, dóceis, sinceros ao extremo…Aprendo a cada dia, cada plantão é uma cartilha em minhas mãos que jamais sonhei ter e aprender. Eu os amo !

  5. Elirene disse:

    Boa Tarde!
    Tenho vontade de fazer um curso para cuidadar bem de idosos.
    Onde posso fazer?
    Obrigada,
    Elirene

  6. MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA DA COSTA disse:

    Prezados(as),

    Minha mãe é idosa e se encaixa em 70% das perguntas “Preste atenção num Idoso!” Mesmo com dificuldades ela mora sozinha e não aceita ajuda de nenhuma das 5 filhas. Já tentei de todas as formas trazê-la para morar conosco, mas é em vão. Me ajude a convencê-la.

  7. Compartilhado! Obrigada pelo artigo esclarecedor!

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você já baixou o aplicativo do livro SETE HISTÓRIAS DE ALZHEIMER? É GRÁTIS SOMENTE ESTA SEMANA!

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: