Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 30/08/2010

A- A+

Pessoas que fazem a diferença para os idosos

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  


Pessoas que fazem a diferença para os idosos Pessoas que fazem a diferença para os idosos

Pessoas que fazem a diferença para os idosos

O Brasil, felizmente, está acordando para o seu envelhecimento!

Temos 21 milhões de idosos, atualmente. Daqui há 15-20 anos, seremos mais de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Interessante notar que a grande maioria destes idosos serão saudáveis, independentes e terão autonomia completa. Isto é uma grande conquista a ser comemorada: o envelhecimento saudável.

Porém, como em qualquer outro país, temos também uma parcela de 15 % destes idosos que são mais dependentes e que precisam do apoio e da ajuda de sua família, de cuidadores profissionais e da comunidade onde vivem (seja através de ILPIs, seja através de equipes do Programa de Saúde da Família). Infelizmente, não envelheceram bem, apresentando doenças que atrapalham a qualidade de vida e o bem-estar. Só no Brasil, temos pelo menos 3 milhões de idosos neste contexto, necessitando de auxílio até para as atividades mais básicas do dia-a-dia, como ir ao banheiro, tomar banho ou andar pela casa.

Mas como disse no início deste artigo, o Brasil está despertando para a atenção com os idosos. Colocarei para todos os internautas três boas iniciativas voltadas especialmente para os idosos mais dependentes e que servem de modelo e esperança para várias outras que virão no futuro, temos certeza.

Jovens visitando os idosos

Nossa primeira parada será em Recife PE, onde alguns jovens – Grupo Jovem Cristo Forte, da Paróquia de Casa Forte, tem um carinho e um trabalho todo especial com os idosos mais dependentes e carentes de sua cidade. Como eles mesmo escrevem em seu blog Ministério do Idoso:

“O Ministério do Idoso, visita uma pousada geriátrica uma vez por mês, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos idosos. Além de levarem um pouco de atenção, buscam na evangelização, uma ferramenta para aliviar as consequências do abandono e da solidão. Através do carinho, do diálogo, das músicas e dos momentos de oração, conseguem depositar esperança e conforto na vida dos velhinhos… Sempre nas visitas realizadas, procuramos levar um pouco de alegria, conforto, diversão, solidariedade e Deus àqueles idosos que muitas vezes parecem esquecidos pela sociedade.”

Acessem o blog do Ministério do Idoso: http://ministeriodoidoso.blogspot.com/

Idoso também merece conforto para se vestir

Recebi uma indicação em nosso twitter – @cuidardeidosos – de uma empresa que trabalha exclusivamente com roupas para a terceira idade, principalmente para os idosos mais dependentes. Chama-se Sharisma – conforto na terceira idade. Está localizada na cidade de São Paulo e atende preferencialmente pela internet no endereço eletrônico http://loja.sharisma.com.br/

Como tiveram esta idéia? No próprio site, eles mesmo nos contam:

“A Sharisma, 1a grife de moda brasileira direcionada para pessoas da 3a idade, foi criada a partir da experiência de 22 anos de profissionais especializados no tratamento e cuidado com idosos portadores de deficiências motoras e psíquicas. A idéia partiu da proprietária do CIAI – Centro Integrado de Atendimento ao Idoso, centro de referencia e excelência em moradia e cuidados para a 3ª idade, que se tornou o principal laboratório para a criação e desenvolvimento da grife. Em contato diário com os idosos em tratamento ou repouso, os profissionais perceberam que não existiam roupas adequadas para este público que, com o passar dos anos, precisam de peças que se adaptem a este novo período de vida.”

Casa de repouso para idosos pode ser bonita, agradável e confortável

Esta é a proposta de uma simpática ILPI (instituição de longa permanência para idosos) da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que iniciou suas atividades recentemente. Ficamos sabendo de sua proposta, depois que uma de suas funcionárias fêz um curso do portal Cuidar de Idosos – O Curso para Profissionais de Saúde e Cuidadores de Idosos com Alzheimer. Seu site mostra, além da preocupação com a capacitação de suas colaboradoras, imagens do Residencial Geriátrico Dolce Vita (este é o nome), mostrando toda uma infra-estrutura voltada para a segurança e o bem-estar do idoso, de acordo com as normas preconizadas pela ANVISA.

No link http://dolcevitaresidencialgeriatrico.blogspot.com , vocês podem conferir conferir tudo que dissemos. E um último recado do Dolce Vita: “Quando se chega na melhor idade, conforto e qualidade de vida são fundamentais! O DOLCE VITA foi criado para você viver cada momento, para passar o dia, as tardes, final de semana ou morar… um lugar cheio de energia e atividadescapaz de tornar a vida mais saudável e prazerosa. Um verdadeiro residencial Estilo Spa.”

Abraços e boa semana para todos!

Márcio Borges

Geriatra - marcioborges@cuidardeidosos.com.br

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 5 Voto(s)
Loading ... Loading ...

5 comentários em “Pessoas que fazem a diferença para os idosos”

  1. Belo Trabalho que vcs fazem!
    Nossos idosos de Recife Agradecem. Multipliquem em outras paróquias e cidades, este exeplo.
    Abraços e quando quiser escrevam para gente.

  2. Elis de França disse:

    Olá Márcio e pessoal!!

    Fico muito feliz em termos nosso trabalho divulgado por aqui!!
    Nós, que fazemos parte do Ministério do Idoso, nem acreditamos quando vimos o comentário!!

    Agradecemos pela oportunidade, pois dessa forma, mais pessoas e jovens podem ver que também pode ajudar! Às vezes fazemos tão pouco, mas que vale muito!! E é muito gratificante trabalhar com os idosos!!

    Sempre acessamos este site, e agora então!!

    Obrigada pela oportunidade!!

  3. Nayara disse:

    Gostei muito da matéria e sei o quanto é benéfico não só para os idosos mas também para nós jovens ter esse contato.Sou fonoaudiologa e durante o meu estagio fiquei um ano em um abrigo para idosos.Aprendi muito e hoje tenho muita vontade de continuar trabalhando com essa população,mas ainda não encontrei oportunidade aqui na Bahia.Fico muito feliz em perceber que cresce o interesse no que se trata da qualidade de vida dos idosos. Parabéns pelo site e só senti falta dos profissionais de fonoaudiologia entre a equipe.

  4. Já estamos fazendo, Camila!
    Não desanime e mostre que o trabalho de vcs dará muitos frutos por aí!
    Abraços!

  5. Camila disse:

    Como parte do Ministério do Idoso, gostaria de agradecer pela citação feita por nós.
    É maravilhoso saber que mesmo diante de tantas dificuldades, nós conseguimos fazer a diferença.
    Desde já agradeço e vamos continuar com essa parceria do Ministério do Idoso com o site “Cuidar de Idosos”. Vamos fazer a diferença.

    Camila

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você já baixou o aplicativo do livro SETE HISTÓRIAS DE ALZHEIMER? É GRÁTIS SOMENTE ESTA SEMANA!

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: