Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 25/07/2010

A- A+

Onde denunciar maus tratos em idosos?

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

 Onde denunciar maus tratos em idosos?

Onde denunciar maus tratos em idosos?

Pouco, ainda, se denuncia e se comenta sobre maus tratos e violência contra idosos. Interessante é o número de comentários que temos aqui, no portal CUIDAR DE IDOSOS, quando tocamos neste assunto. Chega a centenas de internautas comentando, contando casos particulares e até denunciando maus tratos pelo nosso site.

O que muita gente reclama é não saber onde denunciar, a quem recorrer, a que órgão do governo ou partição policial pedir orientações ou fazer queixas. E é fundamental ter acesso a essa informação: saber onde denunciar violência contra idosos.

Sabemos ser muito difícil denunciar violência, por medo ou repressão do autor da violência. Quem pratica os maus tratos ou causa violência no idoso, geralmente é algum membro da família. Há um dado muito interessante das delegacias de proteção à pessoa idosa de São Paulo e de Belo Horizonte, que afirma ser um familiar, o maior agressor de um idoso dependente. Geralmente, é o filho de meia idade, solteiro ou separado, que mora com os pais e que depende financeiramente deles. A maioria destes filhos agressores é dependente químico. Imaginem ter em casa uma pessoa com essas características, morando junto com um idoso portador de Alzheimer? Lembrar que boa parte dos casos de maus tratos que acontecem, não são denunciados!

Demonstra-se, claramente, que uma família consciente da proteção aos idosos, bem estruturada e orientada jamais causaria estas verdadeiras covardias com nossos pais e avós! Ao contrário, famílias desestruturadas, onde não há o respeito pelo idoso e onde os filhos e os netos não aprenderam a cuidar e a amar seus ascedentes, aí está plantada a semente de uma futura violência, de maus tratos de todos os tipos.

Por fim, é necessário que todos saibam que maus tratos e violência contra os idosos existem. E têm um efeito devastador na vida do idoso afetado (podendo chegar até a morte) e na vida de toda família. Somente através da boa orientação de como cuidar e da denúncia da pessoa ou da instituição que provoca os maus tratos, é que se pode trazer uma proteção adequada e segurança para uma das maiores vítimas de violência em nossas cidades.

Você, internauta, terá acesso à relação de órgãos, repartições e telefones que estão recebendo denúncias de maus tratos em idosos, em todo o Brasil. Esta relação foi retirada do Manual do Cuidador da Pessoa Idosa, organizado pela gerontóloga Tomiko Born. Acesse agora, clicando no link abaixo:

ONDE DENUNCIAR, EM TODO O BRASIL,  MAUS TRATOS EM IDOSOS

Márcio Borges

Geriatra - marcioborges@cuidardeidosos.com.br

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 16 Voto(s)
Loading ... Loading ...

93 comentários em “Onde denunciar maus tratos em idosos?”

  1. Rosimary Gomes Ferreira disse:

    Minha mãe tem (89)anos ,mora com dois netos quatro bisnetos, passa por muitos problemas sérios eu não sei mais a quem recorrer, procurei a delegacia do idoso para registrar uma denuncia não obtive êxito,me enviaram ao cras para que a assistente social fazer o relatório e enviar

  2. Shirley ferreira di nizo disse:

    minha sogra tem 70 anos e mora com a filha a filha vendeu tudo que ela tem e maltrata ela em tudo

  3. sidneia do valle disse:

    como faço para denunciar uma empreza de cuidadores de idosos (said),pois naum é registrada, e nem seus funcionarios .
    tambem denunciar uma familia por naum fornecer ,tratamento nescessario para a paciente ,e deixar um filho ,que mas parece um psicopata ,que um filho ,pois toma as medicações da paciente ,como tudo ,que é oferecido a paciente ,e os demas filhos naum são tão constantes a sim com a idosa ,so querendo agir ,salarios e pensão deixadas do pai que faleceu…..

  4. neide disse:

    eu gostaria de denunciar que no fundo social do governo do estado de são Paulo estão sofrendo maus tratos verbal por parte das professoras principalmente da parte da professora chamada roseli pelas alunas da terceira idade que são as maiorias das alunas se você vai ser professor você vai lidar COM O SER HUMANO , POR ISSO SE TORNAR HUMANO E NAO MALTRATAR AS ALUNAS DIZENDO QUE ELAS CHACOALHARAM A CABECA POR ISSO ELAS NAO SABEM FAZER O BORDADO PORQUE ESSA VIOLENCIA TODA PARA COM O SER HUMANO DEVERIA SER UM CURSO DE MUITA ALEGRIA E NAO ESSA SELVAGERIA POR PARTE DESSA PROFESSORA.SEGUNDO A PROFESSORA ROSELI ELA SE DIZ MUITA RICA E SEUS FILHOS TEM MUITO PATRIMONIO SERA QUE E POR ISSO QUE ELA FAZ ESSA SEOVELVAGERIA COM ESSA ALUNAS DA TERCEIRA IDADE. O ESTATUTO DO IDOSO NAO FOI CRIADO PELO GOVERNO PARA PROTEGER NO IDOSO ? SERA QUE ESSA PROFESSORA QUE TAMBEM E IDOSA NUNCA LEU O ESTATUTO DO IDOSO? SERA QUE ELA NAO SABE QUE NAO PODE MALTRATAR O IDOSO SUA ALUNAS ? O GOVERNO ATE REALIZA UM TRABALHO BONITO MAIS AI EXISTE VARIAS MANEIRAS MAIS EDUCADA DE ENSINAR QUE TAL PORFESSORA SER MAIS LEGAL OU SERA QUE VOCE E TAO MAL AMADA E MAL COMIDA PELO SEU MARIDO QUE DESCONTA NAS SUA ALUNAS . PEGA LEVE ……………

  5. rutty disse:

    boa dia eu moro en salvador bahia tenho uma sogra que mora com uma fila tirada a maluca esta menina tem 33 anos mas ela nao come coco e me rasga dinheiro desculpe a expressão entao ela nao e maluca ela bate na mae que tem 66 anos rouba o dinheiro da mae eu ja falei com minha sogra para internar a menina mais a mae nao q eu nao sei o q eu fasso mais hoje ela tava se acabando de chora ela tinha me falado q nao aguenta mais ela ja falo q vai si mata mi oriente o q eu devo fazer com essa situação

  6. joão ficticio disse:

    um idoso esta abandonado no Arsenal São Gonsalo cep 24751.430 ele foi vitimado por um AVCisquemico o lado esquerdo esta paralizado

  7. Danielle disse:

    Boa tarde moro em Parnaiba Piaui e fiquei sabendo de 2 mulheres q estão fazendo emprestimos para os idosos pelo banco bradesco mesmo os que não tem margem tiram 5 mil reais só que elas ficam com mil reais quero saber se isso é justo??? pois nunca vi uma comissão dessas. e varios idosos ja cairam neste golpe.

  8. Teofilo Vinicio Spessoto disse:

    Tenho uma situação meio incomum, (pra mim) sou taxista, conheci uma passageira que se tornou alguem que eu me propus ajuda-la (no que me fosse possivel)e realmente ajudei-a muito em varios sentidos…mas sempre observando que ela tinha um comportamento que me causava certa estranheza…, tinha um comportamento mau educado em super mercados, reclamava de tudo, coisas simples eram pra ela objeto de severas criticas….mas em se tratando do que era eu não dava muita atenção ate que…houve uma mudança de situação pra ela derrepente…e em função dessa nova situação ela “Maria Benedita….” (não sei o restante do nome)assumiu cuidar de Dna Maria Braga Barboza, senhora educadissima, que sempre viveu na dependencia de outras pessoas que a tratavam como se fosse parte da familia, tendo inclusive ido até para a Europa a passeio e outros locais, pois Dna Maria é uma pessoa de uma educação sem limites…mas agora ela está vivendo como se estivesse num campo de concentração, como se fosse um cativeiro mesmo, sendo agredida moralmente com palavrões inenarraveis…por dna Maria Benedita (eu a chamo por Bene)submete dna Maria ao builing sendo que dna Maria tem mais de 90 anos, mas goza de perfeitas condições fisicas, apenas com pouca dificuldade de enxergar…Eu algumas vezes consegui falar com Dna Maria sem a presença de Bene, fiquei horrorizado, ver aquela senhora verter lagrimas enquanto me contava as diabruras vividas por ela por motivos dos mais idiotas..ex: ela “Bene” obriga dna Maria a tomar banho na hora que ela determina…dentro do chuveiro a “Bene” manda dan Maria lavar suas intimidades usando palavras de baixo calão…qdo se referia a “vagina seios e bumbum)ela a “Bene” é uma pessoa sem educação mesmo…(sempre trabalhou como faxineira)
    Com relação à sua vida pessoal…nada se pode falar, é uma pessoa que sempre trabalhou…com muita dificuldade, mas sempre agindo de forma indelicada com relação a tudo, super apegada a principios Evangelicos…mas fala palavroes…obcecada em falar da vida de pessoas que ela conhece e que não conhece…sente-se dna da verdade
    O que eu busco nesse relato é:
    —-Tirar Dna Maria do convivio com dna Bene,
    —-Dna Maria tem um medo terrível dessa tal de Bene…pelo fato de ser uma pessoa que não tem como procurar nada..(não pode usar cel, enfim ela está enclausurada à merce de alguem totalmente incapaz para lidar com alguem como Dna Maria.
    —-Dna Maria tem uma aposentadoria basica (salario minimo)que tb divide com Bene…(tudo que aqui falo é o que ouvi de Dna Maria).
    —–Eu gostaría que alguem fosse até la conversar com Dna Maria, saber se é do agrado dela ir para um asilo, pois garanto que viverá mais feliz longe de onde mora agora
    —–Eu mesmo me prontifico de ir uma vez por semana visita-la e se ela quizer poderá tb passar um dia comigo aqui onde moro (moro sozinho)
    —–Esse relato que fiz é muito pouco do que é real, posso ir até onde quizerem pessoalmente pra explicar tudo com mais detalhes..por favor me mandem informação logo que possivel…meu e-mail está a disposição…estou em sampa e Dna Maria tb…

  9. aline disse:

    oi
    bom aonde eu moro tem uma senhora que mora com seu filho e a mulher dele.
    ela fica com uma mulher de segunda a sexta que cuida dela muito bem!
    mas depois das 18:00 essa mulher vai em bora em quem cuida é a nora e o filho.
    no começo quando essa sinhora adoeceu era muito bem cuidada mas de um tempo para ca estou muito triste em escutar tapas gritos de noite faz muito friu e eles decha a janela do quarto aberta por que eles quere que ela pegue pinelmonia pra morrer os braços dela ta tod arranhado porque quando eles dao banho nela judia dela ela esta muito magra poren a comida dela é rgulada pra ela ficar magra e fraca e morrer mais rapido.
    apesar de estar muito triste e preocupada com esta senhora tenho medo de denucia poque se uma pessoa tem coragen de fazer isso com a propria maee tem coragen de fazer coisa muito pior comigo mas presciso fazer algo pra ajudar …nao sei oque eu faço
    tem como fazer denuncias anonimas ?

  10. DANIELLE disse:

    bOA NOITE, GOSTRIA SE SABER O QUE POSSO FAZER PARA AJUDAR MEU EX SOGRO QUE ESTA SENDO LESADO PELO MEU EX MARIDO E A FILHA DELE , ESTAO TIRANDO TUDO O QUE ELE TEM COAGEM MEU EX SOGRO A ASSINAR PROCURAÇÕES, A FILHA DA REMEDIOS E ESCONDE AS CAIXAS NINGUEM SABE O QUE ELA DA PRA ELE, VIAJA E LARGA ELE COM UMA DIÁRIASTA, QUE NÃO É NEM FORMADA PARA DAR A INSULINA QUE ELE TEM QUE RECEBER O FILHO SO APARECE QUANDO TEM QUE FAZER ELE ASSINAR ALGUM DOCUMENTO OU LEVAR ELE PARA EMPRESA, JA TIRARAM TUDO OQ UE ELE TEM E AGORA ESTAO TRATANDO ELE COMO UM NADA, UM HOMEM QUE LUTOU A VIDA TODA PRA DAR PARA ESSES FILHOS TUDO QUE ELES TEM, E ELE ESTA ME PEDINDO AJUDA, GOSTARIA DE SABER SE COMO NORA POSSO TIRA-LO DA CASA DELE POIS ELE GOSTARIA DE MORAR COMIGO E COM A NETA DELE E JA ACIONOU UM ADVOGADO, EXISTE ALGUM MEIO LEGAL QUE EU POSSA UTILIZAR PARA TIRA-LO DE CASA ESTANDO CALÇADA PELA LEI, POR FAVOR ME AJUDEM A AJUDA-LO ELE TEM 85 ANOS E ESTÁ LUCIDO E ESTA SOFRENDO MUITO COM TUDO ISSO POR FAVOR ME AJUDEM

  11. Elizabeth Galdino disse:

    Moro com a minha mãe que é idosa, cega e impossibilitada de andar devido a problemas de saúde. Eu tenho um irmão que ajuda com apenas R$ 200.00 agora há pouco ele vendeu um terreno que é dela e não deu a ela nem um pacote de fraldas comprou um carro para ficar lebvando ela pra hemodialise, mas se a gente precisar de qualquer ajuda financeira ele não colabora. Isso é considerado abuso perante a lei?
    Eu fico sobrecarregada pra tomar conta dela, dos compromiossos da casa e tenho um filho de 14 anos que está sendo privado de algumas coisas pois o meu salário não dá para cobrir todas as despesas da casa.

  12. anomino disse:

    Oi! moro num condomínio e tem uma senhora que mora sozinha, ninguém vem visita-la, ela tem diabete e outros problemas decorrente da idade, por ser uma pessoa mau humorada, não tem nem empregada para ajudar, então a casa dela tem um mal cheiro muito grande, pois não tem condições de limpar sozinha e não deixa ninguém fazer isso por ela. Por favor entre em contato com alguém da família para ajuda-la.
    Ela vive na Rua Silva Paulet, 1854, apto 1004 B Aldeota.
    Desde já meus agradecimentos.

  13. jfa disse:

    Essa lei não funciona muito, pois conheço uma idosa que a próprias filha da maus tratos chegando ate bater… a neta já denunciou junto com a propria vítima… a delegada falou que não podia fazer nada sem prova, hoje a vitima esta no primeiro internamento, teve um AVC… e está hopitalisada… devido a uma briga com as filhas (obs: as filhas tem acima de 35 anos e a outra acima de 45 anos) estão querendo matar a senhora idosa só pra ficar com a erança… fica aqui a minha revolta…

  14. claudia gomes disse:

    ola,
    Irei logo ao assunto. Tenho uma vizinha que cuida de uma idosa, não sei se é da família, mas ela é muito ríspida e grosseira com essa idosa,principalmente na hora do banho, aqui de minha casa,(eu mora na casa de cima) dá para ouvir seus gritos com ela, nunca vi a idosa, mas eu ouço seus sussurros, ela grita com ela pedindo que se abaixe, eu olho para baixo e a vejo de cocoras, quando ela não consegue levantar-se a moça que a banha grita mais alto para que ela levante, a pobre mulher não consegue pois seus membros estão rígidos,e ela não a ajuda, as vezes ameaça dizendo que vai lhe bater,(eu não se se bate),sei que o nome da idosa é Bia, ela a chama as vezes de “Bia a feia”, e durante as manhãs o som alto que dar pra se ouvir daqui da minha casa. Outro dia a vizinha do lado me informou que ela estava dando sopa quente pra ela, porque também dar pra ouvir de lá. Tenho medo de denunciar, porque não se isso é realmente considerado abuso, hoje resolvi colher provas, coloquei minha câmera no muro que dá para ouvir os gritos da mulher com a idosa. Não dá para filmar, mas dá para gravar o som.Irei precisar de mais tempo para isso, eu observei agora esses acontecimentos porque estou desempregada recentemente, ate eu achar um emprego estou gravando.Dizem que a idosa é cega. Nunca vi elas saírem com a idosa para caminhar ou tomar banho de sol. Outro dia ela estava chateada com a idosa porque ela defecou na rede, ela gritava e dizia palavrões. Queria denunciar ser descoberta, não conheço essa família, se são agressivos ou vingativos, tenho uma filha de doze anos. O senhor poderia me responder pelo Email por favor.

  15. Auxiliadora disse:

    Minha tia está em um abrigo de idosos,e com o tempo ela se machucou e feriu a perna que tem problemas de circulação,virou uma ferida e com isso foi piorando,duas técnicas de enfermagem que ficavam no abrigo,dizim que faziam o curativo,mas uma delas a mas antiga tinha preguiça e deixava pra lá que eu soube disso depois.Quando eu perguntava se o curativo havia sido feito ela dizia que simmmmm,pois era assim que respondia não com raiva mas um sim extenso.Então eu ficava aliviada qdo foi um dia de domingo fui até lá o abrigo e minha tia disse que a perna doia eu falei pra ela e ela disse que já havia feito o curativo e minha tia disse que não,ela dizia que sim que tinha sido feito.Como minha tia tem 95 anos fica dificil pois a cabeça não é mas a mesma.Daí que o ferimento foi se agravando e virou uma coisa séria até demais a perna dela apodreceu e fedia muito mal,qdo eu fui ver isso estava com tapurus e muitos fiquei super mau com isso e levei ela ao médico,lá eles c onstataram maus tratos e encaminhou um oficio a vigilancia sanitária.A solução foi a amputação da perna dela.Tive que voltar col ela para o abrigo pois não tenho condições de que ela more comigo,pois moro sozinha e em um kitnet.Meu Deus eu estou tão triste com isso durmo muito mal,na noite me acordo muitas vezes e não sei que solução tomar pq os abrigos são muito caros e tbm não querem aceitar ela nessas con dições.Agora se machucou de novo e estou morrendo de medo dessa enfermeira que me trata mal pelas costas.Me ajude por favor me iluminando como devo reagir ao abrigo.

  16. anonimo disse:

    trabalho do lado de uma csa de uma idosa la tem uma cuidadora que cuida muito bem dela acasa fica limpinha da tres banho na dona todos os dias mas tem um grande problema a filha da idosa que recebe tres aposentadoria e os alugues da casa da dona não compra nada pra mae comer a empregada que tira do bolso dela pra comprar então a idosa passa fome as coisa la ta muito dificil me ajuda ai….

  17. Rogério disse:

    ola gostaria de uma ajuda urgente,cuido de minha mãe de 65 anos a 4 anos sozinho,tenho 4 irmão que ajudam com dinheiro mas não com ajuda de:banho,cuidar final de semana,ajudar a levar ao medico para consulta mensal etc….moramos eu 36 anos e meu irmão de 24 anos que trabalhar integral.desde do inicio 2010 quando minha mãe cai de cama com grave anemia ficou hospitalizada 7 dias em um hospital publico do sus,quem ficou cuidando dela no hospital esse tempo foi eu,num quarto de 30 mt quadrado super lotado) com mais 6 mulheres intenadas,eu dormina no chão frio as noite de inverno aqui no rio grande do sul.passou essa semana ela ganhou alta do sus aonde não conseguia caminhar mais muito desnutrida.ja sofria de artrose com deforminades nos pés e com essa recaida não voltou a caminhar mais.passou dias,semanas e meses e continua a cuidar dela,mas sendo incrimidado por ela disendo que a maltrato dela e dou na cara dela etc….com esses acontecimentos diarios dela brigando comigo me chamando de bagabundo que não presto pra nada que tenho que morrer encima de uma cama,fui procurar meus direitos no CRAS não so meu mas dela tambem.assistente social ouviu ambas as partes e encaminho para vara civil do ministerio publico aonde eu e meus irmão foram intimados:na primeira intimação consta que ela ligou denunciando todos os filhos inclusive eu por negligencia.obs nunca agredi ela e deixei de cuidar dela ou maus tratos ou similar.sim xinguei ela ja xinguei algumas vezes.ele e uma pessoa bipolar uma hora ta numa boa derrepente me xinga com altos palavrões sujos.ja foi encaminhada para psiquiatra varias vezes mas brigou para não ir.bom resumindo minha situação por intermedio do ministerio publico determinou que a melhor opção e um lar do idoso ou filhos pagarem uma cuidadora a primeira opção era o mais adquado por ter pessoas experientes,medicos pessoas para conversar etc.não aceitou por ser uma pessoa conciente e ter sua propria casa.PESSO QUE ALGUEM ME DE UNS CONSELHOS DO QUE PODEREI FAZER E UM TRATAMENTO ADQUADO PARA ELA.

  18. cassia disse:

    gostaria muito de falar com vcs sobre uma idosa que tem 4 filhos ela faz ,mora sozinha completamente abondonada pelos filhos e tbm ñ pode fazer comida mal anda os vizinhos que ajuda num prato de comida telhas quebradas,quando chove a casa dela fica toda molhada ater choque leva ,banheiro ñ tem chuveiro ela fica sem tomar banho pois ñ pode leva um balde de agua pro banheiro ñ tem discarga vaso cheio eu ñ posso ajudar,dona arlete tem 68 anos,por favor mande alguém vim na casa dela.
    ela mora na estrada do tingui numero 1317 casa sei o numero CAMPO GRANDE,PROXIMO AO COLEGIO AMAZONASA CASA FICA AO LADO DO SALÃO GURGEL mais e só chegar e perguntar onde dona arlete todos sabem quem é.por favor AJUDA essa idosa pelo amor de DEUS..

  19. edigar dos santos disse:

    eu gostaria de fazer uma denunçia , sobre uma casa de repouso que tenhe na rua niçelia pontes ao lado da maternidade maria mae ,situada no bairro boa vista do lobato , onde os maus tratos ao idoso , eles estao passando nescesidades tais como fome ,dormida e outros tipos de maus tratos a propietaria do estabeleçimento, A senhora conheçida por Neusa rodrigues ,essa mesma criatura dar bebida alcoolica desde que alguns idosos toma remedio controlado sem contar que ela recebe de cada idoso uma quantia de 440 reais por cada idoso , ao todos sao 27 idoso , alimentaçao e 1 quilo de feijao para essa quantidade de idosos , sem falar das condiçoes de higiene que o estabeleçimento , o mesmo lugar fica com mau cheiro , urina e o que isala no ambiente todos os alguns idosos querem ir embora pois nao estar suportando mais os maus tratos , sem contar que as contas de agua e de luz e de telefone estar na no nome de idosos , o estabeleçimento tambem nao tenhe Asistente soçial nem tao pouco os funçionarios sao qualificados para o serviço como diz o estatuto do idoso

  20. anonimo disse:

    EU QUERO FAZER UMA DENUCIAR QUE A FILHA DA IDOSO AQUI ESTA MALTRATANDO ELA PORFAVO O QUE EU FAÇO?

  21. Neta desesperada disse:

    gostaria de saber como ajudar um idoso q ñ aceita ajuda de seus familiares?
    Minha vó ñ aceita ajuda dos filhos dos amigos nem dos seus sobrinhos p/ cuidar dela. Diz q todos querem rouba-l qdo na verdade quem a está ludibriando é um homem c/ quem ela tem um tipo de relacionamento estranho… Ele ñ é seu namorado,mas pega todo seu dinheiro de pensão e aluguéis,a deixa c/ 50 reais apenas e qd sabe q ela tem algum dinheiro em casa vem buscar e se ela ñ dá ele à agride.
    Os vizinho vivem dando comida a ela pois nem sempre ela tem mistura ou frutas p/ se alimentar.
    Agora ele quer colocar um menor infrator p/ morar numa das casas dela dizendo q é p/ ele cuidar dela… Vê se pode.
    Minha mãe descobriu q existiam 3 contas de água sem pagar e essa semana pegou o aluguel das casas p/ pagar essas contas. Ele ontem ameaçou minha mãe e disse q ela vai se dar mal. Minha avó o apoia apesar de estar debilitada pois ele ñ a leva nas consultas médicas e nem auxilia nas medicações q ela deve tomar e ñ deixa q os filhos façam isso. Ele diz a minha vó q os filhos querem rouba-la e ela expulsa a todos.
    O q fazer ?

  22. Vanna disse:

    Infelizmente os emails mencionados na lista nãoi estão funcionando! Agora como fazer para denunciar os maus tratos?

  23. Marcos Ferreira disse:

    Tem uma lista atualizada desses órgãos de denúncia? Quero contatos de Boa VIsta-RR e Fortaleza-CE. Obrigado.

  24. Anonimo disse:

    Gostaria de pedir ajuda a respeito da minha vó que esta com Alzheimer e demência. Ela não consegue mais falar direito não pensa direito por causa da doença. As vezes tbm não consegue andar e precisa de ajuda para tomar banho e fazer suas necessidades. Então o motivo que estou aqui falando é que essa minha vo tem 4 filhas. 3 Estão cuidando e uma que mora na própria casa da minha vo não cuida. Ela so sabe cuidar do dinheiro da minha vó ou seja so sabe gastar. E compra celular pra filha e muitos outros objetos pessoais sendo que ela não trabalha e o marido está desempregado. E mais no réveillon a minha vó nessa fase da doença e essa filha comprando fogos daqueles que fazem efeitos pra estourar na própria casa da minha vó enquanto minha vó estava sobre cuidados da casa da outra filha. E já faz anos que ela pega o dinheiro da minha vó. E mais essa filha que não cuida foi em um advogado da prefeitura e esta fazendo os papeis pra ser cuidadora da minha vó sendo que ela tem um bebê recém nascido e uma de 3 anos eu acho e outra com 12. E ela mesmo já disse que não vai cuidar da minha vó pq não tem condição com criança pequena. Mas pra se tornar cuidadora e cuidar do dinheiro da minha vó ela sabe. Peço ajuda de vocês para denunciar essa filha que mora em Criciúma – SC no bairro São Cristóvão. E o nome dela e Raquel Bongiolo. Nome da Rua José Manoel Alves 354.

  25. Diego disse:

    Não aguento mas meus vizinhos maltratarem e umilharem uma senhora de idade… todo dia eles maltratam ela deixando ela trancada dentro de casa e falando vários palavrões cm ela… eles os tratam como um bicho… isso ta acontecendo em caicó-RN,rua praça das flores,paulo VI

  26. neiva disse:

    peço ajuda para maria das dores cunha marques que tem alzheimer e precisa do dinheiro para correr com despesas m´dicas principalmente remédios ela tem 81 anos e a filha claudia maria cunha marques, casada está que tinha guarda provisória e fazia descaso e deixava maltrata-la, está prendendo o dinheiro da paciente e ela não e a filha mais nova solteira,pegou a mãe elevou para a csa propria das duas, peço providencia urgente pois a senhora até queimada estava sendo e a filha falando pros irmãos que era escara. att cuidadora neiva é urgentissimo ante que venha a óbito obrigado, me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!

  27. Cristina disse:

    Bom dia!
    Moro na parada inglesa zn de São Paulo, hj no horário das 11:57 hs da manhã estava caminhando quando vi uma Sra segurando no braço de uma Sra idosa e andando depressa e a senhorinha segurando na parede com medo de cair, chegando próximo a casa dessa Sra ela deixou a idosa cair no meio da rua e levantando-a reclamou brava e eu comentei calma Sra ela é idosa, ela me respondeu ela quer sair e eu não quero e mostrou com a mão como se fosse dar um murro na senhorinha e falando palavras para senhorinha (FDP) me indignei com isso, ela entrou com a senhorinha brigando. Rua da senhorinha é: antiga nossa senhora aparecida n. 2 parada inglesa.

  28. Marcus Sant'Ana disse:

    Larissa Viana, fiquei muito chocado com a situação da sua vó. Penso nisso todo dia, queria saber se você conseguiu solucionar o problema! Abraços

  29. Moro no mesmo prédio desta sra.Ouço gritos,palavrões,agreções.O que aconteçe é o seguinte,esta sra tem uma mãe que deve ter por volta de uns”73″anos cega.São agreções que só não ouve quem não quer.Socorro,não deixe de ir lá por fovor.É um absurdo.Esta sra está na “Rua guilherme marconi,66\102″BAIRRO DE FÁTIMA CENTRO DO RJ.O NOME DA AGESSORA É ISABEL CONHECIDA COMO”ISABELÃO.OBRIGODO POR ME OUVIR.

  30. Larissa disse:

    Boa tarde,
    meus pais são casados a 40 anos e há um mês atras foram obrigados a se separar só porque uma tia minha que mora no mesmo quintal proibiu a estadia dele lá. meu pai é alcoólatra há muitos anos e não trabalha, minha mãe o sustenta há tempos. Há uns meses atras houve uma briga e minha tia espancou meu pai com vassouras, pontapés e tapas, ele ficou todo machucado e foi morar na casa de uma das irmãs dele, a irmã dele está muito doente e ainda cuida do marido com Alzheimer, minha mãe vai visitá-lo de vez em quando escondida da minha tia e ele está muito debilitado, magro e doente. Eu não tenho como trazer ele para cuidá-lo, tenho 6 filhos e minha casa tem 3 quartos, onde vou deixá-lo? ele precisa de um como do só para ele, pois ele ainda bebe e não tem horários para nada.
    Gostaria de receber uma orientação do que fazer nesse caso.
    Abraços.

  31. anonimo disse:

    Bom dia peço por favor com urgencia para vcs verificarem uma senhora Rufina moraddora na rua zurique numero 41 vl saõ sebastiao …jundiai
    a filha CINIRA moradora na rua araguaia ao lado do numero 208 vendeu a casa dela …e ate agora naõ tomo providencia pra tira sua mae da casa… pois a sn Rufina tem muito amor as animais dela pois esaa filha ja esta com o dinheiro na conta pois naõ toma nenhuma atitude pra ajuda a mae acabei de ver uma sena da senhora rufina xorando no quintal sozinha com os animais ….isso me choco por favor salve essa senhora pois naõ tenho serteza da idade mais acho que ela tem uns 90 anos ..e mora sozinha a muito tempo….
    e agora a filha resolveu vender a casa pra deviddir o dinheiro…pk a senhora comentou que iria deixa para um neto que morava junto e foi embora de casa pois as filhas naõ aceitava o carinho da avo pelo neto agradeço a atençaõ obrigado

  32. Flavia disse:

    ma ajudem ja denuciei na delegacia ,na promotoria e nao fizera nada agora e abandono minha vo fica sozinha sem ninguem e casa minha mae e deficente mental e mora com a minha avo e outro filho ficam na sua casa nao ligam o que devo fazer

  33. anna franco disse:

    Li denuncia de Dafhine Brito gostaria entrar contato com a mesma a pessoa em questao pode ser a mesma que trabalhou comigo. Aguardo resposta via e-mail. Obrigada

  34. Silvia Rodrigues disse:

    Oi preciso de ajuda moro numa avenida,minha casa é a primeira,a da minha sogra é a ultima ela mora com uma filha dela,só que constantemente,ela vem a minha casa para reclamar e chora muito,dizendo que a filha dela usa todo o dinheiro dela ela nao sai mais de casa nem p/ vim no portao,pq a filha não deixa,por favor preciso de ajuda.
    Não sei o que fazer com essa situaçao,até gravar eu já gravei no telefone ela falando e fazendo queixa da filha .
    O que devo fazer me ajudem sem contar os grritos e palavros que a filha fala p/ ela e ameaças também.aguardo resposta.

  35. eleonora disse:

    conheço caso de uma senhora de 82 anos, que o filho a coagiu a passar procuração de plenos poderes, inclusive, de receber os proventos da mesma, solicitar emprestimos, consignados ou no CDC, bem por muitas vezes esta senhora passa por certo desconforto financeiro, enquanto o filho continua contraindo emprestimos e mais emprestimos.BEm, trata-se de senhora analfabeta, e o mesmo sobrepuja da situação da mesma, para chantagea-la e extorqui-la indiretamente ( pois como verdadeiro 171 sabe convence-la dizendo que vai entrar grande montante, a ser ganho na justiça, é muito triste existirem ainda pessoas, se é que podemos chamar de ser humano, um homen desta espécie.

  36. anonimo disse:

    bom dia minha mãe tem 61 anos de idade tem um neto de21 anos que vive extorquindo ela pois não trabalha e um assassino já matou dois da família uma prima e um tio. vive sustentado pela vó.

    ele esta foragido só ela sabe onde ele esta.
    o que devo fazer.

  37. Larissa Viana disse:

    Boa tarde …
    Minha avó tem 84 anos e esta sofrendo maus tratos por part do próprio filho alcoólatra que a deixa sem comer , dormindo sozinha em casa por dias .. muitas vezes dias sem tomar um banho e sem levantar da cama . Ela possui os dois fémures quebrados e não consegue ver nada pois tambem sofre com a catarata que não é tratada e se quer há boa vontade de leva-la ao médico . Encontra-se no quarto deitada em uma cama rodeada de cachorros doentes !
    o filho dela além de muito violenta pratica maldades com gritar , soltar fogos ao lado da janela dela para que ela acorde .Ele por ser filho único não permite que ninguem chegue perto , nem as próprias netas que acabam com medo de entrar na casa dela!
    A cidade é São João da Barra e o município não oferece nenhum suporte , já se passam anos e ela ainda resiste a esse tipo de violência mas até quando … Muitas vezes ao encontrarmos com ela em sua cama ela chora pedindo que alguem fique com ela pois tm mendo de reclamar e ficar sozinha ! Além de sempre pedir para morrer pois não aguenta mais !

  38. rosangela disse:

    oi. eu gostaria de saber se eu poderia processar uma filha que maltratou o meu pai que acabou falecendo no ultimo dia 27 de junho ela é muito gananciosa e quando ele era vivo ela tinha uma procuração dele e abusadamente usou a procuração para fazer emprestimos eu gostaria que ela pagasse pelo que fez e não fica-se com dinheiro algum , eu não sabia dos mau-tratos,agora veio atona,fiquei sabendo. Aguardo sua resposta.

  39. denilson gomes buarque disse:

    tem uma pessoa que eu conheço que ja tem acima de 40 anos que vive sobre ajuda da mãe e so vive maltratando eu quero denuciar por que eu não consigo ser conivente com isso me ajude por favor.

  40. Processo civil contra o neto, com o auxílio de um bom advogado.

  41. Marcia Araujo disse:

    gostaria de orientação. minha mãe é analfabeta com 77 anos de idade e tinha um apartamento deixado por um filho dela (meu irmão) que faleceu, em seguida meu sobrinho, neto dela pegou os documentos do apartamento e os dela e vendeu o apartamento como se ela tivesse dado a ele de presente. agora minha mãe não tem onde morar e só reclama. o que devo fazer? me ajudem!

  42. Sandra disse:

    Quero relatar aqui a triste historia da minha avó que lavou roupa para fora e fez varias darias para sustentar sua filha Elaine,e ajudou a cuidar de seus netos por 14 anos (filhos da Elaine)E quando mais precisava porque esta com depressao,foi aba

  43. helena disse:

    Tem um casal de idoso, ele 77 anos ela 74 anos, aposentados.
    Com eles moram um neto de 15 anos, que só da trabalho e não obedece ninguém.
    Foi deixado pela própria mãe, que não tem mais o controle, e acha que os avôs consegue ter o controle.
    Não estuda, trabalha em uma oficina as vezes com o padrasto, que não quer que continue morando com ele.
    A senhora está com a saúde , precária.
    Que devo fazer.

  44. luiz okuma disse:

    GOstaria de saber onde posso ter ajuda de um advogado em sao paulo,sp,pois minhas irmas levaram meu api que morava no parana obrigado para morar em sao paulo. La violaram todo estatuto do idoso,ja fui na promotoria do idoso, e nao foi feito nada, nao foi aberto nenhum processo criminal contra minhas irmas, disseram que anao atuam nessa area. so foi aberto processo de interdicao onde minha irma que nao cuida de meu pai ficou com a guarda provisoria.Tem o estatuto do idoso e nao serve pra nada e os orgaos do governo nao fazem nada.

  45. LUIZ CARLOS DA SILVA disse:

    POR FAVOR QUERO FAZER UMA DENUNCIA CONTRA UMA FILHA QUE MALTRATA E FAZ XINGAMENTOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALAO CONTRA UM ASENBH DE 75 ANOS , A FILHA TYB ROUBOU UMA QUANTIA DE 20,000,00 DA IDOSA RUA GASPAR GOMES DE MUALHO ITAIM PAULISTA SP FILHA FILHA LUCIA DA SILVA IDOSA JOSEFA DA SILVA O MAIS ENGRAÇADO É Q A FILHA TRAB COMO CUIDADORA DE IDOSOS NO HOSP RENOMADO ALBERT AISTEIN .Ç

  46. josé disse:

    Cumprimentos.
    Visualizei uma situação já de longa data um cidadão idoso (cerca de 70 anos) que vive sozinho, muita solidão, sente-se doente, muitíssímo insalubre a casa onde mora absolutamente só. Não tem absolutamente nada de assistência social, assistência do conselho do idoso, vive à mercê de tudo. Por favor, levem este caso a quem de direito para providências reais e urgentes. Se chama José Coelho (José do Gentil), reside na rua araguaína, s/n, setor planalto, saída para Campos Lindos (uma casa de palhas, recoberta com plástico preto e amarelo que não segura a água da chuva) cep 77770-000, Goiatins/TO. Hoje, 26 de março de 2012.

  47. Lucimar Honorato disse:

    Boa tarde,

    Eu senti na pele quando fui denunciar meu irmaõ que maltrata muito minha mae, tanto fisico, como psicologico, faz coisas horrivéis e nos , digo nos porque somos em 14 filhos e ficamos de mãos atadas, minha mae tem 79 anos, e mora sozinha com ele(por opção), e ele não respeita fala tudo que tem vontade, não aguentando mais fui a delegacia de defesa aos idosos do meu estado, em porto velho RO, e o que a promotora me disse foi que não podia fazer nada, só com a autorização de minha mae,coisa que ela tem muito medo de fazer, pois teme por sua vida, diante disso pude constatar que a lei existe realmente só no papel, pois na realidade ficamos a mercê de toda uma ierarquia que não funciona mesmo, como tambem existem varias mulheres que denunciam maus tratos em casa e nã tem resposta da justiça, e muitas tem perdido suas vidas, com idosos não é diferente. SOCORRO SALVEM NOSSOS IDOSOS, POIS JÁ CONTRIBUIRAM MUITO COM ESSA SOCIEDADE DISCRIMINANTE.

  48. Maria disse:

    Olá boa tarde gostava de saber como ajudar o meu pai de criação dos maus tratos que recebe da parte da minha mãe Maria de Fátima da Conceição Galrão Lopes e da neta que ajuda á festa Vanessa Filipa dos Santos Lopes Marques, a violência é psicológica e já chegou a ser fisica, eu e os meus filhos já não vamos lá a casa deles há 3 anos e o meu pai tá proibido de falar comigo mas sei que continua a sofrer, como é homem tem vergonha, já fui á PSP o que me disseram foi que teria de pagar 300 euros porque ela é minha mãe, o meu pai já tem 70 anos ela é mais nova 10 anos que ele e a neta tem 22 anos. Ele tem estado doente e gostava que alguém conseguisse parar tanta maldade que estas senhoras têm causado não só ao meu pai.

  49. arlete francisco disse:

    senhores, meu pai tem 79, anos,ja sofreu um derrame e, tem um braço paralizado, onde depende de ajuda de minha mãe e de uma irmã que mora em casa.
    minha denuncia e´: minha irmã chama meu pai de velho fidido, e vive dizendopq ele não morre, meu deus.. ele é meu pai… ela tem trabalho, não ajuda em casa, meu pai coitado precisa tomar medicamentos,nunca sai pq não tem dinheiro. qdo sai, sai com ajuda dos filhos,. esta minha irmã causa brigas entre os irmãos colocando um contra o outro,ela conseguiu fazer a familia se desestruturar,.
    minha mãe apoia ela em tudo, minha mãe vive dizendo que um dia colocará veneno na comida de meu pai,fala mal dele para todos, e tudo que diz é calunia, meu pai sempre foi um homen digno, e que sempre nos respeitou.
    minha irmã marlete a qual mora com eles, acusou meu pai de ter deixado a calça aberta para que ela visse seu orgão.isto é mentira,meu pai nos criou com maior respeito, tenho aqui telefone de meus irmãos que vcs podem pedir mais informaçoes, pois nao moro na mesma cidade que eles. moro em blumenau e meu pai mora em joinville na rua da divisa numero 141,morro do meio, ele era diacono.é um homen honesto.
    telefone de meus irmãos : 04734380906 com marlize
    04734540050 com clesio, 47 34295925 com edilson, 99614092 com claudio. eu peço que por favor alguém tome providencias, pois minha mãe vive dizendo que se alguém fizer alguma coisa contra minha irmã ela sai de casa, eu quero que meu pai tenha os ultimos dias dele em paz, e feliz, por favor, eu agrdeço.arlete

  50. Ana Claudia Gauto de Sousa Sovernigo disse:

    No último dia 9/02/12, minha mãe foi à Unidade Báscia de Saúde do bairro Maria Aparecida Pedrossian em Campo Grande MS para um consulta de rotina. Lá presenciou a Drª Giorgia Niwa Pecci crm 6437 totalmente descontrolada. Digo isso por que essa pseudointelectual destratando as atendentes quando essas lhe informaram que ainda não havia aferido a pressão de seus pacientes. Minha mãe estava na sala e ouviu em alto e bom som a médica dizer:
    “já disse que eu não gosto de atender velho.” A atendente mostrou a listagem para ela e essa senhora destemperada rasgou e jogou no lixo. Minha mãe saiu humilhada da sala. O pior é que ela era a segunda e foi atendida quase por último porque a doutora não suporta idosos, isso porque minha mãe só tem 54 anos, talvez se tivesse mais fosse retalhada por essa “profissional.” Minha mãe quase não conseguiu chegar em casa devido o seu estado de nervos, ressalto que ela é diabética e hipertensa. Pergunto-me até quando a população sofrerá com a insatisfação de pessoas que escolheram mal sua profissão. Talvez essa doutora devesse procurar um emprego em funerárias já que não sabe lidar com a vida. Gostaria de saber o que posso fazer? Grata pela atenção

  51. Anonimo disse:

    Valdemar Eugênio Sales, esta tendo maus tratos em sua residência em Alagoas na cidade de Major Izidoro no povoado de Riachão dos Alexandres em Alagoas. Solicito um responsável para verificar esta situação neste lugar! Além dele há uma senhora na idade de 94 anos (Anita) na mesma residência. quem cuida de ambos é um casal, o homem é o filho e a esposa é a nora. Eles consideram cuidar bem dos idosos mas, em uma viajem que fiz e passei 22 dias na casa vi eles sendo maltratados em condições precárias, o senhor (Valdemar) está com dificuldades de andar, urina-se nas próprias roupas. O dinheiro do beneficio daria se fosse só para eles (os idoso) mas eles consomem o dinheiro dos dois, pagando suas próprias dividas, enquanto os idosos passam pelas necessidades deixando de passar em médicos, deixando de fazer fisioterapias. Mas mesmo assim o casal acha que cuida bem deles. Tem dias que eles se encontram sozinhos e falam para as pessoas que a idosa de 94 anos esta melhor do que o senhor, mais também ela só se locomove com a ajuda das pessoas ou seja ela fica quieta numa cama, só come se levam comida ou bebe se levam água, não reclama de nada, isso é o “não da trabalho para eles”, já o senhor ainda se locomove com muita dificuldade e eles ficam nervosos por isso porque o senhor precisa da ajuda deles que sente vontade de andar e para eles isso é dar trabalho. Eles precisam de uma higiene pessoas! durante os 22 dias que fiquei por lá eu não vi eles dando um banho na senhora, para tomar sol foi eu que a levei para fora, e no senhor eu costumava dar banho de 1 a 2 vez por dia devido odor de urina e das fezes. Tentei traze-lo para cá, mais ele não quis, quando eu perguntava se ele queria vir ele dizia sim mais depois que eu saia e retornava a resposta era não. Só não sei se são espancados, na ausência das pessoas porque coragem eles tem! Por favor, tomem alguma providência o mais rápido possível! Fora esse, existem muitos nesta situação por lá. Se existe uma justiça na previdência que ela seja feita! Obrigada. 29/01/2012, 23:52.

  52. Joelma disse:

    Boa tarde.
    Em cima do salão comercial onde trabalho existem duas casas alugadas a duas famílias diferentes. Segundo relatos de uma das visinhas, a senhora já de idade (não sei ao certo) que mora na casa da frente com o marido e um filho de uns(30 anos +/-)já a um bom tempo tem uma ferida na perna. Hoje esta ferida está gigantesca. A um tempo atrás o próprio filho dela relatou ao meu irmão que certa vez levou a mãe ao hospital Heliópolis e os médicos disseram que haveria a necessidade de amputar as pernas dela devido a essa ferida imensa, totalmente infeccionada, apodrescendo….. O mesmo arbitrariamente a levou de volta para casa sem fazer absolutamente nada, alegando que não permitiria que cortassem as pernas de sua mãe.
    Semana passada no dia 25 de janeiro de 2012, parte do teto da residência caiu sobre a cabeça deste filho e o mesmo pediu a ajuda da outra visinha da casa dos fundos para que o socorre-se e a mesma o fez.
    Chamou o resgate dos bombeiros e entrou na casa para ver o que havia realmente acontecido. Deparou-se com a senhora sentada em uma cadeira, com o ferimento ainda maior do que havia visto a uns mêses atrás. O ferimento escorre sangue e pús, tem um mal cheiro terrível, todos da casa fédem, a casa vive fechada, cheira a mofo, coisa podre, fezes e xixi de cachorro por todos os lados. Esta senhora não consegue sair so lugar. Usa roupas encardidas, sujas mesmo como também o filho e o marido. No mesmo dia a noite policiais foram até a casa e pediram para entrar, provavelmente após relatos dos bombeiros e na saída disseram para que o filho desse um jeito naquela imundice e que nenhum ser humano poderia viver naquela precariedade. Não existem móveis, camas não se faz comida, a mesma é comprada no bar ao lado. O filho parece que trabalha e o pai faz bicos. A senhora passa o dia sozinha morrendo de dor e mosquitos e bichos pousando sobre essa perna que apodresse a cada dia sem cuidados, sem que ninguém faça nada.
    O filho diz que compra pomada e remédios. Que medicamentos podem dar jeito numa perna que segundo médicos deveriam ser amputadas?
    O que posso fazer para socorrer essa mulher? Quando perguntado sobre sua mãe o filho diz que está tudo bem, mas não é o que parece. O pai a mesma coisa, diz que tá tudo bem e tem pressa em terminar o assunto, sai as pressas da conversa e vai embora.
    O que fazer? Existe alguém que implora por ajuda e não ve a cara da rua e outras pessoas a não ser o marido e o filho. Me ajudem.
    Nunca a ví, mas tenho muita pena dela, ela precisa de alguém que se importe com ela. Não tenho como entrar lá para vê-la. E segundo a outra vizinha o que se vê lá dentro e muito forte e impressionante. Precisa se preparar para entrar na casa. Dá medo, nojo e revolta. É chocante. Socorro!!!

  53. DAFHINE BRITO disse:

    QUERO DENUNCIAR UMA PESSOA QUE MALTRATA IDOSOS , SEU NOME , JUONI BORGES DA COSTA, CPF 01284190838, END AV NOSSA SENHORA DO O ,423 AP 42 BLOCO 02 ,CEP 02715000 SP,ESTA PESSOA E AMBICIOSA SEM ESCRUPULO E QUER CONSEGUIR DINHEIRO DE FORMA ILEGAL E FACIL,POR TANTO NAO TEM PACIENCIA BATE ,AGRIDE FISICAMENTE VERBALMENTE DA EMPURROES ,MEDICA SEM AUTORIZACAO DO MEDICO, E AINDA SEDUZ A EMPREGADA QUE IGNORANTE ,FINGE APAIXONADO E TIRA TODO DINHEIRO DELA ,COM SUA AJUDA TAMBEM PARA ESCONDER OS MAUS TRATOS QUE FAZ COM O IDOSO,ISTO ACONTECE HA MUITO TEMPO , EM TODOS OS LOCAIS ONDE ESTA PESSOA TRABALHA, POR FAVOR VAMOS DENUNCIAR E IMPEDIR QUE ESTA PESSOA CONTINUE FAZENDO ESTE TIPO DE CRIME ESCONDIDO!!

  54. sheile disse:

    olá gostaria de saber como faço pra denunciar um idoso que mora próximo a minha loja e ele faz xixi e joga na rua, os filhos não estão nem ai e outro dia mesmo vieram a casa dele pra limpar pois estavam em perdição de miseria .. me oriente , ele mora sozinho e esta causando um problema junto a sociedade no qual sou eu uma das afetadas .. o que devo fazer? qual órgão devo procurar ja que os filhos não tomam uma atitude, fico no aguardo de ajuda e desde ja agradeço .. obrigada

  55. claudia disse:

    Ola estou indgnada com os hopitais minha mae esta no hospital campo limpo e não foi para uma uti porque eles acham que idoso morre mais rapito e não tem direito a lutar pela vida

  56. izilda apda duarte rossi disse:

    nao aguento mais o que minha mae ta fazendo com o enteado dela, se eh que posso falar assim, ele ja eh idoso eh deficiente visual e auditivo,ela casou com o pai dele por causa da casa, o senhor passou tudo no nome dela, depois disso ele ficou doente e faleceu, menos de 3 meses morre o outro filho dele deficiente tambem, agora so ta ela e esse senhor filho do meu padrasto, ela grita co ele o tempo todo,
    so da pra ele o almoço mas nada, ai ele bebe e ele fica sem comer o resto do dia, mas o pior que ele tem medo dela, nao fala nada porqur ele sabe se ele fala ela se vinga dele,fala o tempo todo que quem manda la eh ela, que a casa eh dela, agora se nao bastasse isso tudo
    ele ta saindo com um outro senhor mas casado,o que eu fico indiguinada eh a forma que ele eh tratado, ele recebe o dinheiro dele
    efala que nao dá pra nada,o coitado nem roupa tem,mas coitado dele se falar alguma coisa dela, ela falou que acaba com ele,por isso fica dificil a gente fazer qualquer coisa, eu sei bem que ela eh assim, pois sofri muito com ela tambem,eu nao sei se ela e ruim
    ou louca, mas acho que tem que ser feito alguma coisa por fvr me ajudem.

  57. celia disse:

    boa noite..
    o que gostaria de saber o que fazer nessse caso, a minha irma se é que posso chamar de irma cuda da minha mae que tem 83 anos, ela bater nao sei nunca vi, mas nao dá os remededios que ela precisa de pressao e circulacao, tem dia que ela nem toma, já foi para até no hospital por esse mitivo dea falta de remedio gerou pressao alta.. fica ameaçando que vai largar ela pra gente olhar sendo que cansamos de querer que outra pessoa olhe, deixa ela as vezes com estranhos, vai saber o que essa pessoa faz com ela, nao da as refeiçoes dela deixa as vezes pássar fome…. o que devo fazer neste caso me ajudem por favor…

  58. Cara Rafaela,
    Ou a família resolve o problema em família e tira a avó do convívio diário desse filho.
    Ou o caso é para a polícia resolver.
    Boa sorte!

  59. Rafaela disse:

    Boa Tarde Recentemente fiquei sabendo que minha avo esta sofrendo maus-tratos fisicos do seu filho que mora com ela (e que segue todos os aspectos citados nesse artigo – tirando a dependencia por drogas, mas ele possui o TOC de colecionismo). Porem, minha vo quando contou isso para a filha dela disse que nao era para ela contar para ninguem e que se contasse ela desmentiria. COnfirmamos a suspeita com uma vizinha, que disse que ja foi socorrer uma vez, mas que nao quer se meter, com medo de sobrar para ela. O que posso fazer nesse caso?? Estamos angustiadas, pois moramos todos em outra cidade, e nao conseguimos encontrar uma saida para esse problema. Obrigada.

  60. Andr´luis disse:

    olá estou procurando incessantemente algum órgão responsavel que apure minhas denuncias contra minha vó, ela spfre muito nas garras de sua filha, elas moram na bahia eu em sp , e fico sabndo de tudo pela minha mãe que é viuva do filho da minha vó. São barbaridades que ela faz com minha vó. estou indgnado pois não sei por qual motivo ela faz isso com minha vó, ela que deve ter uns 48 anos e eu tenho apenas 22 sei o quanto minha vó sofreu para educa-la e sustenta-la, e olha que essa minha tia é professora de educação infantil, convive com extremos de idades mas não tem o maior sentimno de todos o Amor. Mas com fé em Deus isso vai mudar. se alguem estiver disposto a mim ajudar por favor me ajudem.

  61. wilsonmuller disse:

    eu não entendo pq as pessoas não respeitão os idosos se hj estão aki agradeça e eles eu tenho e cuido de minha mãe de 84 anos se hj tenho uma vida ela me deu e devo a ela a minha eu estou sendo perceguido a anos sou acusado de tudo não tenho direitos nunca cometi crimes e estou sendo condenado sem provas por calunias so tenho justiça para me acusar e não para me defender sei que do jeito que esta vou ate medigar tenho 43 anos e sempre fui perceguido eu e e minha mãe fomos corridos de nossa casa própria estamos morando de aluguel estou sendo privado ate de trabalhar para alegarem que tem na casa e de minha mãe durmo ate no chão não temos nada minha irmã esta tendo toda proteção da justiça e nos que somos as vitimas temos nada medico tenho de sair da cidade para tratar minha mãe não sei que esta acontecendo se tiverem como nos ajudar acho que é caso de policia federal ou procurador de justiça ir na delegacia registrar e no forum fica pior ouve coação dentro do forum e mp nas ruas eu não ando na cidade que nasci acho que vou ter de me suicidar quando minha mãe falecer estou na rua não aguento mais ser torturado tenho anulado minha vida para minha mãe não sofrer mas estou sentindo que vão massacrar minha mãe para acabar comigo peço lhe socorro por amor a nossa constituição e que nossa justiça não fique cega nos ajude

  62. Ivonice Nunes disse:

    Quero reforçar o pedido da colega Miranice Goulart que se apure melhor as denúncias de maus tratos a idosos. Está acontecendo comigo exatamente tudo que foi citado até pensei que fosse o meu caso que estivesse sendo comentado por algum conhecido que tem presenciado a minha situação com os meus irmãos, eles não ajudam com nada, ela tem o mal de alzheimer e eu deixei a minha vida para cuidar dela os outros filhos não querem,mas querem tomar conta do benefício dela, estão com muita raiva porque sou a curadora, agora estão ameaçando me colocar para fora de casa alegando que estou louca e não tenho condições de cuidar da mãe,tudo isso é para coloca-la num abrigo qualquer e vender a casa dela,detalhe todos têm casa própria e têm sua vida estabilizada. Eu,…. solteira, agora sem emprego e na falta da minha mãe sem casa também, com mais de 40 anos, resultado não tenho noção qual será o meu fim. Acho que deveria ter uma lei para proteger os filhos que cuidam de seus pais idosos.

  63. Miranice Goulart disse:

    Às vezes só tomam alguma providência quando já é tarde demais, se houve denúncia tem que se fazer investigações a fundo. Minha irmã já foi denunciada 2 vezes,uma peo meu irmão e outra pela esposa dele, dizem que ela maltrata minha mãe mas é uma mentira sem precedentes. Minha mãe é muito bem cuidada por minha irmã mas esse meu irmão com a família dele e a minha irma que mora em cima da casa que pertence a minha irmã e minha mãe, azucrinam o juízo da coitada. São acusações, ameaçãs,calúnias difamaçoes, eles sempre fazem escandalos,gritam xingam e vivem falando mal da minha irmã para a minha mãe e depois que vão embora a coitada fica que nem um papagaio repetindo as mesmas acusações. Tudo isso por que minha irmã passou a administrar o dinheiro da minha mãe por ela não ser mais capaz de fazê-lo sozinha e dessa forma os outros perderam o acesso a esse dinheiro e se revoltaram contra minha irmã,vivem dizendo que ela tá roubando minha mãe e que ela pode sim administrar o dinheiro porque está bem. Eles não tem o menor respeito por ela,pois se a amassem não fariam tantas coisas que agravam o estado dela; fazem e dizem que minha irmã que faz. O pior que denunciaram uma vez e foi alguém na casa da minha irmã fazer averiguações e nada constatando arquivou o processo, agora houve nova denúncia e outra vez alguém foi lá. Acontece que gostaríamos que não houvesse arquivamento do processo, que isso fosse prá frente, que houvesse investigações e eles tivessem que provar todas as acusações. Mas sempre para!
    E muitas das vezes as denuncias são feitas e não dão em nada, só toama providências depois que o pior acontece, acho que as autoridades deveriam agir mais em relação a isso.
    Fica aqui a minha indignação com aqueles que nada fazem e ainda querem denegrir a imagem de quem faz e pelas autoridades que não tomam as providências cabíveis.

  64. santo silvas disse:

    ola tenho 24 anos no momento nao estou trabalhando minha Avó tem quase 80 anos e sofre de mau de alzaimer e mora com dois filhos um homen e uma mulher no total sao nove filhos 4 no mesmo quintal mais o dois ainda continam na mesma casa o filho sempre bate com chinelo empurra bilisca e ela grita de mais tudo isso porque ela quer sair de casa mais nao sabe voltar porque nao lembra de quase nada eu ja briguei com ele porque tinha dado uma empurrao e ela caiu feio no chao ele me ameaçou com uma faca veio a policia e ele ficou quieto por alguns dias mais retornou a bater na minha avó de novo e nem um dos filhos toma providencia porq nao acreditam que ele faz esse tipo de coisa os unicos que acreditam mias nunca tem provas sao minha mae e duas tias ja nao sei oque fazer por nao ser filho gostaria de resolver essa situaçao antes que ele cometa alguma coisa mais seria nela ou machuque gravemente pois ela é é bem franzina e nao lembra de nada

  65. Miranice Goulart disse:

    O PIOR É QUANDO SE CUIDA DE UM IDOSO SEM NENHUMA AJUDA E O RESTO DA FAMÍLIA QUE NADA FAZ PAR AJUDAR AINDA ACUSA,MENTE,DIFAMA,GRITA,XINGA,AMEAÇA,FAZ DENÚNCIA FALSA,ETC. MOSTRANDO A TOTAL FALTA DE RESPEITO E AMOR PELO IDOSO, MAS UMA GANÂNCIA,UM OLHO ENORME EM PENSÃO E CASA.

  66. Caro Claudio,
    Não temos a função de polícia e nem de ministério público. Só informamos para todo o Brasil, locais onde todos podem denunciar diretamente maus tratos em idosos. Se você ler todo o artigo, verá no seu final um link com 40 LOCAIS, ENDEREÇOS, TELEFONES E NOMES DE PESSOAS ENVOLVIDAS DIRETAMENTE COM ESSE ASSUNTO, EM TODO O BRASIL.
    O Link é: http://www.cuidardeidosos.com.br/portal/wp-content/uploads/2010/07/Onde-denunciar-maus-tratos-contra-idosos.pdf
    Não somos um blog, somos um portal sobre idosos dependentes, acessados diariamente por mais de 3.500 internautas.
    Abraços.

  67. Claudio disse:

    De que forma e quando são postadas as orientações dos internalta desse blog?

    Li as postagens que poderiam ser a minha, ou seja, as iminentes respostas até então aguardadas,esclareceriam minhas dúvidas e devo dizer, de muitas mais pessoas. Parece que a página já foi abandonada, senão, a causa.

    Vou com minhas dúvidas para outra freguesia.

  68. Bom dia recebi uma denuncia de maus tratos contra um idoso no meu blog,como não sabia para onde encaminhar a denuncia resolvi enviar a vcs…
    “Anônimo disse…

    TEM UM IDOSO , QUE ESTAR IMPOSSSIBILITADO , DE ANDAR QUE ESTAR SOFRENDO MAUS TRATOS PELA MULHER E AS FILHAS .O NOME DELE É SANTANA E A MULHER TEREZA FILHAS CINTIA E ÉRICA NÃO VALEM NADA O POBRE TÁ SOFRENDO MUITO , ELE MORA NA RUA PADRE HENRIQUE , 113 FINAL DA RUA IVURAREMA -INHAÚMA RJ POR FAVOR AJUDEM ESSE POBRE COITADO .”

    A denuncia esta la nos comentários do meu blog
    http://chegadesofrercalado.blogspot.com/2010/02/saiba-como-denunciar-maus-tratos-contra.html

    Obrigado e aguardo contato.
    Atenciosamente:Giovane Santos Ferreira,responsável pelo blog”chega de sofrer calado”

  69. Paulo disse:

    Bom dia, meu nome é Paulo César, moro no Bairro da Freguesia do Ó – São Paulo/SP, gostaria de denunciar maus tratos a uma idosa que mora na casa que dá de fundos para minha casa. Por minha casa ser mais alta minha esposa consegue ver as agressões, que não são diárias, pois, são constantes. Não conseguimos filmar nada porque senão dá muito na telha e os agressores (acho que são filho e filha)irão notar. O que posso fazer? Chamo a policia, mesmo sem provas? Gostaria de uma orientação? Muito obrigado pela atenção e fico no aguardo

  70. alcione disse:

    Bom dia, venho aqui falar sobre a minha mãe que é um caso sério, nenhum dos filhos não querem tomar conta dela, hoje ela ta na minha casa e eu também não aguento mais. Quero saber o que posso fazer?

  71. Rilda disse:

    Nossa gente, esses relatos que li aqui são muito tristes! cheguei chorar.Cadê as autoridades e politicos que ficam na porta da nossa casa na época da politica pedindo voto????Isso é muito sério!!Li todos eeses relatos e cheguei a conclusão que nós, cidadãos, devemos tomar uma providência. Temos que lutar para mudar eesas leis que só defendem bandidos(direitos humanos) e menores sem vergonhas(estatuto da criança e do adolescente). Hoje, não se pode nem dar um tapinho nos filhos para corrigi-los pq denunciam. Ai eles crescem, viram bandidos e continuam defendendo eles. Agora, pessoas honestas, que trabalharam a vida toda, quando chegam na velhice e precisam de uma vida digna, descanso e paz, esses filhos batem, agridem e fazem da vida deles um tormento. Que mundo é esse que a gente vive!!!Ta na hora da sociedade analisar o que realmente é certo!!Isso é uma vergonha!

  72. Rilda disse:

    Gostaria de saber em que lugar ou órgão posso fazer uma denúncia. Em 2008 minha mãe faleceu e meu pai de 71 anos ficou sozinho. tenho um irmão de 47 anos que é dependente de alcool e drogas, isso há muitos anos, desde os 14. Ele maltrata muito meu pai e faz ameaças se ele não der dinheiro pra comprar bebida e drogas. Meu pai paga aluguel, agua, luz, comida, enfim, tudo para evitar que meu irmão vá morar com ele, pois ele mataria meu pai. Mas, ele fica na porta da casa do meu pai todos os dias gritando, falando palavrões, ameaças, tenta agredir e não vai embora enquanto meu pai não dá dinheiro. Mas de um tempo pra cá, as coisas pioraram, ele colocou dentro da casa dele(meu irmão)alguns caras que ninguem sabe quem é, mas alguns amigos da policia civil daqui disseram que são ladrões e traficantes, houve até uma prisão lá esses dias e meu pai esta sendo obrigado a sustentar todo esse povo, e o que é pior, agora ele leva os caras com ele na casa do meu pai para tirar dinheiro dele. OUtro dia, uma amiga que ia passando por lá p ir trabalhar, as 6 horas da manhã, me ligou p falar que eles estavam na porta da casa do meu pai gritando e tentando quebrar a grade da garagem, tive que ligar no 190, mas demoraram e quando chegaram lá eles ja tinham ido embora, quer dizer, ja tinham tirado dinheiro dele pra comprar as maldita “pedras”. Sinto que meu paizinho está morrendo a cada diam, morre de medo de sair até no portão, vive trancado dentro de casa e não recebe ninguem, não quer nem que eu vá lá, pois meu irmão faz ameaças e diz que vai me matar e meu pai fica morrendo de medo. tentei levar meu pai p minha casa, mas ele não quer, acho que meu irmão faz ameaças quanto a isso tambem. Não sei mais o que fazer, já fui na delegacia e conversei com o promotor, mas me disseram que não podem fazer nada. Será que não tem alguma lei que possa ser usada nestes casos???Preciso de ajuda urgentemente, antes que perco meu pai. Por favor me indiquem alguem ou algum órgão que possam me ajudar. obrigada

  73. Carla disse:

    Boa Tarde.
    Preciso de uma ajuda com urgência.
    Minha mãe tem 57 anos e se encontra com uma doença (sem diagnóstico médico), mas provavelmente algum tipo de demência, está totalmente de pendente dos outros e quem mora com ela são: meu pai, minha irmã mais nova e minha sobrinha de 15 anos; Eu tenho minha casa, minha vida, meu trabalho e só vou na casa dela dia sim e dia não levar a janta, pois quando não levo, ela não janta. Ela vive nunma situação desumana, com maus tratos e várias agressões, atualmente por exemplo está com um corte na cabeça, vizinhos escutaram meu pai gritando com ela e depois ela caiu, ferindo a cabeça.Minha irmã está dopando a minha mãe com rivotril, acha que vai resolver se matá-la mais rápido, enfim….queria uma solução, pois já pensei até em procurar uma delegacia, mas não sei se resolverá.Me ajudem, ela precisa de uma ajuda, pois meu pai não fala comigo (pois parou de falar com as 3 filhas, só fala com a mais nova que mora com ele), é uma pessoa fria, má.
    Me ajudem, pois ajudando minha mçae, já estarei salva!
    Obrigada,
    Carla.

  74. vera disse:

    A que orgão recorrer no estado da Bahia para denunciar agressões verbais contra idoso

  75. vera disse:

    oi ,meu nome é vera minha mãe mora na bahia,foi pra lá já algum tempo para ficar perto da mãe dela .Só que meu irmão vive atormentando as duas,se sente o dono da casa fala que quem manda naquela m….. e ele ,fala palavrões que não temos coragem de falar e se caso sai errado ao que ele planeja , diz que vai trazer uns amigos bandidos para morar perto da casa dela para amendrontá-la.O que fazer ?Como devo agir?estou com as mãos atadas,mas quero tirar esse tromento da vida dela

  76. Rosangela disse:

    gostaria de saber qual o orgão posso procurar em meu estado para denuciar maus tratos a um idoso doente que não pode se defender, ele tem mau de ausaime. obrigada

  77. Maria Patricio Barbosa disse:

    Por favor, estou muito desesperada,preciso de ajuda de alguma autoridde,se é que existe alguem ou algum orgão que possa fazer alguma coisa pelos meus pais,minha mãezinha tem 81 anos e meu paizinho tem 84,mas estão sofrendo muito com a chegada de um irmão que a familia dele não aguentou,pois é alcóolico e usuário de drogas,e há dois anos ele foi morar com meus pais na cidade de Assaré Ceara,e lá ele tem maltratado muito meus pais,faz alguns bicos, que servem só para beber e fumar, não ajuda em nada,já tentamos fazer de tudo para que meus pais viessem embora para perto de nós,pois estamos aqui em São Paulo e lá não tinha ninguem com eles até quatro meses atrás, quando minha irmã mais velha foi para lá para cuidar deles,mas ele não quer ninguem lá, briga ,xinga os palavrões de mais baixão calões, não tem quem aguente ficar lá por muito tempo,chega altas horas da noite,bate porta, quer bater no meu pai,já chegou empurrá-lo e ele caiu,pois sofre com artrose no joelho,e agora descobriu que está com um problema na prostata,que não sabemos bem ao certo o que é,está fazendo mais exames e minha mãe tem pressão alta,angina pectoris,e diabetes,estou vendo a hora acontecer o pior,o ano passado trouxemos eles para cá,para ver se eles acostumavam aqui, mas não se acostumam com o frio daqui e quiseram voltar,fiquei lá com eles cinco meses,mas não aguentei,fiquei muito doente de ver o que aquele verme fazia, e procurei a policia antes de sair de lá, para que fosse tomado alguma providencia à respeito,mas a resposta deles foram desanimadoras,pois disseram que não podiam fazer nada,mandaram que eu procurasse o fórum da cidade, procuarando,mais uma vez ficamos muito decepcionado, pois o fórum não tinha promotor e nem Juiz, tem que vir de fora,e a moça que nos atendeu disse que quem teria que tomar as primeiras providência era a policia,enfim um jogo de empurra e nada resolvido, eles continuam sofrendo, minha irmã que foi para cuidar deles teve que sair de casa pois ele a agrediu,por favor me ajudem urgente,me diz o que tenho que fazer,como posso ajudá-los. Estou aqui em Sto André-Sp e eles muito longe de mim,e lá não tem recurso nenhum.

  78. sueli m silva disse:

    Moro a quatro horas de distancia de onde a minha mãe reside tenho 11 irmãos e a minha mãe tem 80 anos ela recebe 250,00 reais por mes e gasta 224reais com remedios sem contar os que conseguimos pelo SUS isso quando tem,só que um irmão que era separado e morava com ela, foi embora a 1 ano e meio.Depois que ele viu que não tinha mais nada que sugar, pois ela não está aguentando nem com ela, fora os maus tratos que ele e a filha dele faziam quando eles moravam com ela.E ainda tem um neto que tem 19 anos que mora com ela tem pai e mãe mas não tem nenhum compromisso com ele, ela lava e passa cozinha arruma a casa e ele não ajuda em nada, ela até fome passa pois ele diz que não precisa comprar nada por que come no quartel.
    Eu queria saber como eu faço pra tirar ele da casa dela, pois ele diz que não vai sair de lá. Eos filhos não ajuda ela em nada tem uns filhos com situação financeira muito boa, mas não querem ajudar, e ela ainda fica com pena deles, o que faço para que eles a ajudem ou será que terei que pedir um auxílio de pensão dos filhos para ela, apesar de que ela não quer, só se eles derem por conta própria e não obrigado.Eu tenho uma irmã que é procuradora dela, será se essa minha irmã pode dar entrada nesse auxílio sem o consentimento dela, nós temos todos os documentos deles pois minha irmã ia fazer isso mas ela não quiz.
    Por favor me responda.
    Obrigado.

  79. maria luzia braga disse:

    Bom dia,
    Gostaria de fazer uma denucia contra maus tratos que minha mãe vem sofrendo, contudo ela não se dá conta e/ou tem medo de reconhecer.
    Bem, mãe de dez filhos criou dois netos sendo que um deles já com 20 anos suga em todos os aspectos, a manipula de todas as formas,nao trabalha e diz que nao vai trabalhar mesmo que por diversas vzes conseguimos trabalho para ele ele faz por onde ser demitido.minha mae paga varios cursos de proficionalização mais ele ja declarou “nao i trabalhar”ela deixou escapar que ” agora tem medo dele, de ficar só e ele fazer alguma coisa com ela e que quando ele pede dinheiro ela “t?^m que dá”. Quando perguntamos por quê ela nao manda ele ir embora ela muda o rumo da conversa, enfim não sabemos o que fazer tememos que se ela souber que tomamos alguma atitude contra elE mesmo que por vezes ela apresentar confusa diz que sabe o estar fazendo…!
    Em fim, como resolver esta situação

  80. Sueli dos Santos disse:

    Que fazer uma denúncia que tomei conhecimento hoje. Uma idosa é maltratada pelo genro, filha e netos. O genro tirou a porta da casa dela, desligou luz e cortou a água. Exige que ela pague o aluguel. Apanha dos netos. Peço que tomem providências Tenho o endereço preciso que alguém vá socorrer essa senhora.

  81. margariza disse:

    gostaria de fazer, uma denucia sobre desprezo , mal tratos, de uma idossa. por favor mande-me informações, aonde posso procurar ajuda… pra quem.

  82. Maria Madalena disse:

    Tem um senhor que eu conheço, que possui 4 filhos.Tres casados e uma separada e esta morando com ele,depois que a filha passou a morar com este senhor, ele nao tem mais paz.Ela grita com ele todos os dias, controla sua vida de todas as maneiras ate o ponto de deixa-lo conversar somente com quem ela autoriza.Ela parece louca,brigou com a irma que tambem morava no mesmo lote e a expulsou de la.Nao deixa ninguem entrar la neste lote que e do pai, nem seus irmaos.Ja presenciei situações em que um dos filhos quiz entrar na casa do pai e ela fez um barraco e ate chamou policia sem motivos.Este Senhor parece ter medo dessa mulher, mesmo sabendo que ela nao tem razao,ele fica todo aterorizado perto dela ou quando o assunto e ela.Ele esta com serios problemas de saude inclusive aguardando cirurgia..Os outros filhos tem muito carinho com ele, mas devido a este fatos, não tem conseguido ajuda-lo e ampara-lo da maneira necessaria.Nao sei o que fazer diante desta situação…
    O que fazer???? Esta duvida creio que e dos outros filhos tambem. Ajude a ajuda-los, me auxiliando no que fazer diante de tamanha crueldade.Aguardo orientação.

  83. cristiane oliviera disse:

    Gostaria que me ajudassem minha mãe tem 67 e meu pai 68 anos tenho uma irmã q mora com eles com 30 anos que esta fazendo a vida deles um inferno ameaça q vai bater neles e chinga eles de todos os nomes horriveis q se imagina dizem na rua q ela é dependente quimida ela ja passou dos limites pelo amor de deus me socorrem

  84. Jorge disse:

    Boa noite!
    Preciso de ajuda, meu pai tem 78 anos, diabético, cego e depois de uma AVC, so fica na cama, não faz mais nada sozinho, urinar, evacuar, alimentar.
    Como faço para ter ajuda da justiça, já que os meus irmãos não querem ter responsabilidade nenhuma com ele.

    OBS: Têm duas senhoras que tomam conta dele, uma durante o dia e outra a noite, o problema é que a minha irmã que olhava ele antes do derrame, hoje, diz que não aguenta mais cuidar dele, pois fica muito cansada, foi uma das filhas que ele mais ajudou, então eles jogam p cima de mim, como faço p ter uma ajuda, já que a situação já esta muito critica, preciso denunciar? se precisar, como e onde faço?
    Desde de já, agradeço e espero resposta. sou do rio de janeiro

  85. Rodolfo Alves disse:

    Minha avó tem 5 filhos e apenas 1 cuida dela, os outros nem se quer vão ve-la, e ainda fazem questão de criticar o único que cuida dela. Não ajudam financeiramente e dizem que só vão ajudar na justiça, e ainda tem um que não aparece há uns 10 anos. Ela esta vivendo precariamente, precisando de cuidados médicos urgentes, não se levanta da cama e precisa de cuidados higienicos durante o dia, ja que o único filho que cuida precisa trabalhar. Ja fizemos uma denuncia no 118 , mas até agora nada aconteceu. Não sei qual o proximo passo tomar. Mas seja qual for, tem que ser urgente. Agradeço a atenção

  86. Alcides Ferreira disse:

    Quero fazer uma denuncia,de maus tratos que vem acontecendo com meu sogro e minha sogra;que são maiores de 65 anos.Que mora na Cidade Ocidental Goias.
    Na qual seu próprio filho mais novo de 25 anos usuário de drogas e álcool fica intimidando seus pais com ameaças se conta o que aconteçe aos familiares eles o seus pais irão se ver na mãos dele;não aguentamos mais a situação,não tendo como interver por se tratar de filho e pais,pesso pelo amor de deus ao estado que intervem a essa situaçao antes que seja tarde demais;se alguma autoridade competente poder me ajudar favor entra nesse imail .Para me orientar como devo proceder antes que seja tarde demais.Fico grato se puder me responder e ajudar ….

  87. daianedrower disse:

    ola sou cuidadora estava trabalhando em uma ilpi que deveria estar fechada por maus tratos da propria proprietaria eu não pude aceitar quando descobri que os idosos do qual eu tratava com tanto carinho não caiam como ela relatava sempre que eu encontrava um machucado ela batia neles entao falei a ela que isso não podia acontecer ela me respondeu que ou eu fechava os olhos e tapava a boca ou pedia demição bom hoje estou desempregada e não consigo emprego por ter denunciado ela para a vigilncia sanitaria ela me defamou e quando digo q sou ex funcionaria dela as pessoas dizem q vao me ligar mas tudo bem estou a espera espero q deus proteja os nossos idosos e que nhossa juventude lembre todos os dias que amanha eles serao os idosos sera q iram qere serem tratados assim aos berros e tapoes????

  88. claudia fernandes disse:

    boa noite
    quero denunciar maus tratos do neto da minha mae, ele e sua namorada chingam ela de todos os nomes feios que voces podem imaginar, e na semana passada ele jogou uma cadeira de ferro nela, no qual pegou em seu braço e a deixou com ematomas, minha mae tem 75 anos e deixou minha irma morar la, mas a casa é da minha mae, minha irma , mae do agressor teve um avc e nao toma nenhuma atitude referente a seu filho, seu pai tambem passa a mao nos erros dele. ele quebrou sua janela, colocou arames nas fechaduras de sua porta e cadeados q ela fecha a porta, rouba seus pertences quando ela sai, enfim faz todos os tipos de maldades, ja fizemos uma denuncia na delegacia e nada foi resolvido. estou desesperada, por favos nos ajudem , pois estou vendo que ira acontecer uma tragedia. a casa da minha mae esta a venda, mas tambem esta demorando, por favor me ajude.o nome do meu sobrinho agressor é thiago gomes , de sua namorada é lucia regina fernandes cavalieri. alguem q ler me ajude .

  89. cristina disse:

    Bom Dia!

    quero denucuiar um abandono de uma senhora de 74 anos que mora na rua Francisco etori, 643 – em Taboão da serra, esta senhora e doente, toma variao tipos de remedios, alem do mais nessecita de alimentação, a mesma possue duas filhas, que quando aparecem e para dirigir palavras de agressividade. gostavia que voces apreciassem com muito carinho este caso e a mais urgencia.
    sem mais para o momento.

  90. George disse:

    Bom dia !

    Tenho visto um senhor, perto de onde trabalho, que de um tempo pra cá está muito magro, cheira mal e com fisionomia muito abatida. Então, comecei a perguntar por ele aos vizinhos do predio onde ele mora e as coisas que escutei (não posso afirmar se todas as informações são verdadeiras) me deixaram assombrados e com uma raiva da “família” desse senhor.
    Bom, vou começar a relatar o que eu presencio no dia a dia e depois vou contar o que eu ouvi dos vizinhos:
    Vejo esse senhor todos os dias andando pela rua, ele fica até tarde na rua, usa o banheiro da loja onde eu trabalho na frente, do bar, e mesmo que esteja muito frio ou chovendo ele está sempre na rua, perambulando, ou sentado dentro da loja, as vezes no cantinho no chão.
    Quando perguntei sobre ele no predio, os vizinhos relataram que a esposa dele o coloca pra fora de manhã cedo, ele só pode retornar ao meio dia pro almoço e depois as cinco da tarde pra um lanche e só pode voltar pra casa pra dormir, depois das 21 hs, mesmo no domingo.Caso ele perca um desses horarios, ele fica com fome.
    Além disso, ele não pode ir ao banheiro da propia casa, nem dormir na cama, ele dorme em um sofá na sala, e de tenis, pois a esposa diz que ele fede.
    O zelador do predio, por pena, fez até um banheiro pra esse senhor usar na area do predio, e contou que já o viu inumeras vezes lavar suas roupas sujas de fezes e urina, em um tanquinho na area comum do predio.
    Ouvi relato de moradores que disseram que já ouviram a mulher xingando, batendo e colocando o senhor pra fora da casa.
    Outro morador disse que certa vez viu esse senhor fazer uma cama de papelão na porta do apartamento e deitar, esperando a hora que podia ir pra casa. Muitos relataram que já o viram sentado, quieto, de cabeça baixa, na escadaria do predio, esperando a MALDITA hora de entrar em casa.
    E isso tudo, pasmem, com a conivência da filha !!!
    Gente, ele falou que esse natal seria o ultimo da vida dele, que ano que vem ele vai morrer .
    Peço ajuda por ele, não sei com quem falar ou onde denuciar. Por favor, me ajudem !!!
    Muito pbrigado !!!!

  91. salete wonczoski disse:

    oi vania eu imagino como você esta. eu tambem sofro muito com minha familia.a mãe tem alzheimer, moro a vinte quilometros da casa dela,ela mora com tres filhos solteiroes. no interior na colonia lonje de tudo. de janeiro de 1995 até novembro 2009 eu sempre comprei as coisa pra ela e nos domingos eu dexava as comidas da semana prontas em porções era só dar pra ela. mas o mais velho sempre quis se livrar dela…dexando ela com problemas intestinais e com infecções urináris varias vezes. o do meio cuida melhor coversa com ela, mas tem que faer o que os outros querem. e o mais novo não quer gastar com ela deixa ela gritar dia e noite para não gastar com calmante e com remedios. deixam ela sentada o dia todo com hemorroidas e banho só no sabado…eu tinha que aceitar tudo isso ou não via minha mãe, em noverbro 2009 ela tava muito mal chamei o medico. retiraran os remedios na ubs do municipio que moram e não dera. eu falei que não podia ficar assim deu briga polica e ate oje não vejo a coitada..
    o pior de tudo isso é o apoi que eles tem do prefeito do municipio deles e de sua equipe… pessoas que deveriam defender os direitos dos idosos incapazes. já pedi ajuda na assistencia social, na secretaria da saude, mas eles são manipulados e não fazem nada. a mãe tem capital recebe e dois salarios so é acompanhada pom medico da ubs.. tenho tres processos comtra meus dois irmãos.dois por ameaças e um de direito de vizita… mas ta muito dificil deitar e dormir sabendo que colocam elana cama e se não ta bem grita a noite toda eles dormem como se ela não estivsse
    ali… SÓ DEUS SABE MEU DESESPERO… mesmo sozinha luto comtra todos para defender os direitos de minha mãe… mas as ijustiças são muitas. eu sempre falo..
    O MAL DE ALZHEIMER É O PIOR MAL. MAS NA VIDA DE MINHA MÃE O POIR MAL NÃO É O ALZHEIMER E SIM OS FLHOS QUE ELA TEM… salete

  92. vania lucia magalhães disse:

    gostaria de pedir ajuda, mora no Estado de Espirito santo, e meus pais em Belo horizonte,tenho dois irmãos usuarios de drogas que moram com meus pais, meu pai tem 70 anos e minha mãe 69 anos ,eles sofrem agressões diarias, frequentemente, são espancados,humilhados, mantidos presos em casa, todos os vizinhos são testemunhas vivas disto só que ninguem, faz nada, quando convocamos as autoridades locais eles dizem que não podem fazer nada, porque os meus pais dizem que não foram eles que os machucaram, eles amam muitos meus irmãos,porisso infelismente ninguem faz nada, varias vezes os policiais foram no local mas nada acontecem, e minha mãe sofreu tres infartes, que quase a levou a morte, tenho também uma tia de 86 anos que moran com eles e sofre torturas,espancamentos,lesões pelo corpo ela não anda mais,devido a um cancer na perna, isto tem que acabar mas sozinha não consigo,devido a morar longe, não tenho condições financeiras para ajudá-los, minha irmã mora no mesmo terreno que meus pais, e ela tem dois filhos e um netinho de dois anos,eles estão traumatizados de tanto sofrimento,lutas,ameaças todos os dias,estamos desolados de tanto sofrimento,quem se interessar em nos ajudar por favor em Nome de Jesus entre no meu imail deixar um recado que entrarei em contacto com voces,muito obrigado gostaria que voces se atentassem para este problema são mais de vinte anos de lutas e sofrimento com meus irmãos usuarios de crack, cocaina,maconha,e alcool, só quem vive esta situação que conhece o sofrimento e a dor de ver sua familia,se destruindo, morrendo nossos sonhos e prazeres de ter um pouco de paz, e amor no lar, me ajude por favor.

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você já baixou o aplicativo do livro SETE HISTÓRIAS DE ALZHEIMER? É GRÁTIS SOMENTE ESTA SEMANA!

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: