Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 31/05/2008

A- A+

O que são intituições de longa permanência para idosos?

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampare-me…
Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está dizendo, procure entender-me…
Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com paciência…
Se minhas mãos tremem e derrubam comida na mesa ou no chão, por favor não se irrite, tentei fazer o melhor que pude…
Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu, pare para conversar comigo, sinto-me tão só…
Se você na sua sensibilidade me vê triste e só, simplesmente partilhe um sorriso e seja solidário…
Se lhe contei pela terceira vez a mesma “história” num só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me…
Se me comporto como criança, cerque-me de carinho…
Se estou com medo da morte e tento negá-la, ajude-me na preparação para o adeus…
Se estou doente e sou um peso em sua vida, não me abandone, um dia você terá a minha idade…
A única coisa que desejo neste meu final da jornada, é um pouco de respeito e de amor…
Um pouco… Do muito que te dei um dia ! (autor desconhecido)

As INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA (ILP) são estabelecimentos para atendimento integral institucional, cujo público alvo são as pessoas de 60 anos e mais, dependentes ou independentes, que não dispõem de condições para permanecer com a família ou em seu domicílio. Essas instituições, conhecidas por denominações diversas – abrigo, asilo, lar, casa de repouso, clínica geriátrica e ancianato – devem proporcionar serviços na área social, médica, de psicologia, de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia, e em outras áreas, conforme necessidades desse segmento etário (SBGG-SP).
O aumento de idosos dependentes e com necessidades especiais, torna complexo o seu atendimento nas ILPs, pois não basta proporcionar-lhes abrigo, alimentação, recreação e encaminhamento para cuidados médico-hospitalares, quando necessários. Por isso, não se pode pensar apenas num programa de assistência social. Não podem faltar dieta adequada, os cuidados diários de enfermagem e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente. Temos defendido que a ILP é uma moradia, mas uma moradia especializada. Por isso, achamos apropriado o emprego da expressão, que se encontra na literatura internacional: serviço de natureza híbrida ou mista, médico-social, onde se conjugam os serviços de assistência social e de assistência à saúde. É um atendimento que exige uma equipe multi-profissional e com preparo básico em Gerontologia. (Tomiko Born – gerontóloga)
Pesquisa: Idosos no Brasil – Vivências, desafios e expectativas na 3ª idade
Instituições de longa permanência
Uma pequena parte da população brasileira tem vínculos com pessoas que estão em instituições de longa permanência, muito embora cerca de metade já tenha visitado alguma e saiba que existem instituições tanto públicas quanto particulares.

A possibilidade de poder vir a morar em uma instituição, se necessário, é algo já pensado e possível para quase dois terços dos idosos, se não houver outra opção.

A praticidade e funcionalidade das instituições, como não ter que se preocupar com os afazeres e horários são os aspectos mais positivos vistos nas instituições, porém essa mesma perda do controle sobre sua rotina é um dos aspectos que mais desagrada.

Por outro lado, a presença constante de companhia, não se sentir um incômodo para a família e ter profissionais adequados para cuidá-los são outros atrativos das instituições, mas “o problema é que as boas são muito caras”.

O que mais pesa negativamente na imagem que os idosos fazem das instituições de longa permanência é a presença de pessoas com problemas mentais, serem tratados como crianças e a sensação de que, ao entrarem, nunca mais sairão – perspectiva que se agrava associada à possibilidade de rompimento dos vínculos afetivos, a perda do contato com a família e com os amigos, visitas pouco freqüentes e a impossibilidade de passarem o dia fora quando quiserem.

A imagem de descuido causada por más condições de higiene e mal trato não são muito associadas às instituições, mas os idosos acreditam que as instituições ficariam com seu dinheiro.
• Apenas 11% da população brasileira têm parente ou amigo que vive em casas de longa permanência. Entre os idosos, este índice sobe para 15%.
• Embora o vínculo com pessoas que asiladas seja baixo, 46% dos idosos já visitou alguma instituição deste tipo.
• Mais da metade da população brasileira adulta (57%) sabe que existem tanto instituições públicas como particulares para receber idosos, 20% acham que só existem instituições públicas e 11%, só particulares.
• Quando aventada a possibilidade de, se preciso, morar em uma instituição para idosos, 39% dos idosos aderem com certeza e 22% talvez, enquanto entre os não idosos 46% afirmam que, se necessário, com certeza morariam e 24% talvez. Assim, entre os idosos 61% poderiam vir a morar em uma instituição de longa permanência, caso fosse necessário.
• No entanto, a aceitação à possibilidade de morar em uma instituição de longa permanência é vista antes como decorrência da ausência de outra alternativa, pela eventual ausência de familiares e o risco de ficar na rua.
• Para não incomodar os outros são razões que, para 16% dos idosos, justificam a possibilidade de morar numa instituição. Razões associadas à dependência, ou por não ter quem cuide ou para não depender de ninguém, são as causas de 12%.
• Um índice menor remete a possibilidade de que morar em uma instituição pode oferecer maior bem estar, por ter tratamento adequado (8%, idosos e 10%, entre não idosos) e companhia (9%, ambos os públicos).
• Por outro lado, as relações familiares são as razões mais mencionadas para não morar em uma instituição de longa permanência, devido ao fato de terem uma família e esta não permitir, a falta que sentiriam da família e para não ficarem esquecidos (23% entre os idosos e 15%, entre não idosos).
• A imagem negativa das instituições, associada à idéia de tratamento inadequado, a um ambiente associado a tristeza ou à falta de higiene e a falta de companhia, ou ainda a convivência com estranhos, são outros fatores que afastam a disposição dos idosos de morarem em uma delas.
• Para melhor conhecer o imaginário dos idosos sobre as instituições de longa permanência, algumas frases do senso comum, de caráter positivo e negativo, foram avaliadas medindo o grau de concordância dos entrevistados com as mesmas.
• Frases de caráter positivo receberam maior concordância, ressaltando a praticidade e funcionalidade das instituições tais como “os idosos não têm que se preocupar com comida e afazeres domésticos” (79%) e “tem quem controle o horário dos remédios” (76%).
• A mudança no hábito de vida, marcada pelo fato de “ter horário pra tudo e não poder ter sua própria rotina” é verdade para 71%, 68% concordam que “lá nunca estão sozinhos, tem companhia o tempo todo” e que “nas instituições o idoso deixa de ser um incômodo para a família”.. Dois terços dos idosos (66%) também concordam que nas instituições “têm profissionais adequados para tratar dos idosos”. Mas “o problema das instituições é que as boas são muito caras”.
• Idéias de caráter negativo como as de que nas instituições para idosos “há muitas pessoas com problemas mentais” recebem a concordância de 63% e pouco mais da metade concorda que “nas instituições tratam o idosos como crianças” e que “depois que o idoso entra numa instituição nunca mais sai” (56%, ambas), além do fato de que “o problema das instituições é que elas ficam com o dinheiro do idoso” (54%).
• Frases que ressaltam aspectos relacionados à perda de vínculos afetivos como “o idoso perde o contato com a família e os amigos”, “o regime de visitas nas instituições para idosos é pouco freqüente” e “o idoso não pode passear ou passar o dia fora” recebem a concordância de pouco mais que metade dos idosos.
• As frases que mereceram menor concordância foram “as instituições para idosos não têm boas condições de higiene (41%), “nas instituições para idosos a família pode vir a hora que quiser” (37%) e “nas instituições os idosos são mal tratados” (30%).

A pesquisa Idosos no Brasil – Vivências, desafios e expectativas na 3ª idade foi realizada pela Fundação Perseu Abramo por meio de seu Núcleo de Opinião Pública, em parceria com o SESC Nacional e SESC São Paulo. Data do campo: 01 a 23 de abril de 2006.

Márcio Borges

Geriatra - marcioborges@cuidardeidosos.com.br

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 11 Voto(s)
Loading ... Loading ...

Links relacionados

  • Nenhum post relacionado

87 comentários em “O que são intituições de longa permanência para idosos?”

  1. sueli soares disse:

    professor fiz o curso de cuidadora,estou aguardando meu diploma, ocorre que gostaria de saber se as instituições de longa permanência, podem cobrar, o 13 salario do paciente( de seus responsáveis)- e se tem que pagar a multa estipulada pelo dona da casa de longa permanecia, e se um idoso, sofrer uma queda na troca de fraldas de quem é a culpa ou responsabilidade, desde já no aguardo de sua resposta .obrigado. se uma enfermeira tratar mal o idoso doente, a quem devo recorrer para denunciar?

  2. ANDREIA mARESANA disse:

    Muito bom este artigo, Sou Enfermeira em uma ILPI há menos de 03 mêses, gostaria de orientações e modelos, referente a montar um projeto de plano de trabalho,regimento interno da ILPI; também modelo de normas e rotinas.
    Grata
    Andreia.

  3. Fernando augusto disse:

    olá estou trabalhando em uma ILPI, e estou tendo dificuldade com a parte burocratica (plano de trabalho,regimento interno da ILPI; também modelo de normas e rotinas) . será que pode me ajudadr,, grato

  4. Stefanie disse:

    Caros, passo ponto de casa de repouso em são Paulo com estrutura e pacientes. Aceito negociações. Faço também assessorias. Experiência de montagens de casas de repouso do início até cuidados com os residentes. stefplo@ig.com.br 993883789

  5. Silvia Maria disse:

    Olá!
    Sou Enfermeira e estou ha dois meses em uma ILP. Onde posso buscar informações sobre como organizar ROTINAS, E SE HÁ MODELO DE REGIMENTO INTERNO PARA INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA.
    Também estou desenvolvendo um Projeto sobre segurança, dos clientes, nesta ILP. Onde devo buscar bibliografia e orientação para este trabalho?
    Agradeço pela atenção e colaboração

  6. Juliana Scremin disse:

    Gostei muito do artigo, vai me ajudar na organização na área de assistência de enfermagem, estou elaborando o regimento interno e manual de normas e rotinas e não encontro nenhum modelo de ILP, se for possível me enviar um ou indicar um site, agradeço.
    Att, Juliana

  7. Indico a PREVINER – Dr. Claudio Stucchi – telefone 015 3527-7047 ou claudio@previnerconsultoria.com.br . São especializados em assuntos jurídicos ligados à terceira idade.

  8. Indicamos a CONSULTORIA PREVINER – Dr. Claudio Stucchi – telefone 015 3527-7047 ou claudio@previnerconsultoria.com.br . São especializados em assuntos jurídicos ligados à terceira idade.

  9. Indicamos a PREVINER – Dr. Claudio Stucchi – telefone 015 3527-7047 ou claudio@previnerconsultoria.com.br . São especializados em assuntos jurídicos ligados à terceira idade.

  10. ELIANE APARECIDA GUEDES disse:

    Recentemente fui empossada presidente de um Lar de Caridade, estou tentando organizar as coisas, tenho 25 adotados na instituição, e no momento necessito fazer o REGIMENTO INTERNO e um Plano anual de trabalho.
    Caso seja possivel favor me enviar um modelo dos dois.
    Abraços de ELIANE

  11. andrea disse:

    pretendo abrir uma instituição de longa permanência gostaria de entrar em contatos com pessoas que possam me ajudar com projetos para montar uma ILPI, como buscar ajuda financeira e doações, preciso muito do PLANO DE AÇÃO.
    Deste já agradeço

  12. SILVANA disse:

    Olá!
    Gostaria se alguem poder me ajudar de como implantar um I.L.P.I ( como eleborar um Plano de Trabalho e um Plano articulado com a saude

  13. magda maria furtado de campos disse:

    Sou presidente diretora de uma Instituição ILP com 28 vovós e 14 funcionarias gostaria de me enformar um modelo de plano de trabalho para o ano 2013, pois, tenho a penas 8 meses que tomei posse, preciso de uma orientação, e uma casa filantropica e sustendada com doações e com recurssos das aposentadorias das vovós. obrigada

    Magda Maria Furtado de Campos.
    Barbacena 27/10/2012

  14. solange disse:

    eu gostaria de saber quais as perguntas que possam ser feitas para diagnostico social (estagio) me ajudem por favor

  15. Rosi disse:

    Ajudo uma casa de repouso, mas gostaria de um auxílio para montar um plano de trabalho adequado para as rotinas dessa casa.
    Precisamos rever as atividades de todos os profissionais que lá trabalham, mas para isso gostaria de uma orientação.
    Grata,

  16. Mellissa disse:

    Bom Tarde,
    Gostaria de um modelo para a elaboração do programa de trabalho institucional de uma ILPI.

    Muito obrigada pela atenção.
    Abraços

  17. ALICE MILHOMEM CAMPOS disse:

    OLÁ?,SOU DIRETORA DO ABRIGO SÃO TIAGO EM ARAGUAÇU-TO, GOSTEI DO ARTGO E GOSTARIA DE RECEBER ARIENTAÇÕES COM RELAÇÃO REGIMENTO INTERNO,PLANO DE TRABALHO PLANO DE AÇLÃO E O MAIS POREM ME AJUDAREM,PROJETOS PARA ANGARIAR FUNDOS JUNTO AO PODER PÚBLICO TENHO MUITA DIFICULDADE EM PAGAR FUNCIONÁRIOS . OBRIGADA.

  18. ajudo uma casa de repouso para idosos, tenho que montar um plano de trabalho da casa, me ajudem com um modelo.

  19. Tatiana disse:

    Olá,
    Sou Enfermeira recém formada e estou atuando em uma ILPI há menos de 01 mês, portanto gostaria de orientações e modelos, referente a montar um projeto de plano de trabalho,um regimento interno da ILPI; também modelo de normas e rotinas.

    Parabéns pelo artigo.

    Desde já o meu agradecimento.

  20. Francisco Paulo Reis disse:

    BOM DIA AMIGOS,
    VENHO NESTE SITE PARA BUSCAR AJUDA NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO
    PARA ATENDIMENTOS DA TERCEIRA IDADE DEMONINADO TERCEIRA IDADADE EM MOVIMENTO, ONDE TEREMOS ,DANÇAS, CAMINHADAS, GINASTICAS,ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL, FISIOTERAPEUCO E PSICOLOGICO. JA TENHO A AJUDA DE TODOS OS PROFICIONAIS NECESSARIOS, MAIS PRECISO APRESENTAR A PREFEITURA DE MINHA CIDADE UM PROJETO DETALHADO, ONDE CONTENHA TODAS ESSAS INFORMAÇOES ALEM DA SOLICATAÇÃO DE UMA PRAÇA QUE TEM A ESTRURA PARA VIABILIZAÇÃO DO PROJETO , QUEM PUDER OU TIVER UM PROJETO IGUAL OU PARECIDO VAI AJUDAR MUITO,

    GRATO/FRANCISCO
    TEL 22 98282129

  21. magda furtado campos disse:

    Estou dirigindo uma casa Lar de longa permanencia tendo 28 idosas e 15 funcionarias iniciei dia 1 de fevereiro, gostaria que me enviasse um plano de trabalho,para as tecnicas de enfermagem e para as demais fucionarias, como,serviços gerais, cozinheiras e lavanderia, e uma casa filantropica e administrada com apenas doações e aposentadoria das idosas e todas recebem apenas um salario mimino, as despesas são grades, todas dependem de tratamento medico, dentario e muito outros cuidados, mesmo com farias doações e dificil a administração. Gostaria de um auxilio nessa parte. Obrigada.

  22. Julia Afonso disse:

    Iniciei trabalho em uma ILPI como RT, sou enfermeira recem formada e não aprendi isso na faculdade, preciso saber quais são as rotinas de um RT, atribuições, obrigações, estou um pouco perdida. Quais documentos a ILPI deve conter para que eu trabalhe com segurança?
    Devo elaborar um plano de trabalho e regimento do serviço de enfermagem? Gostaria de um modelo ou indicação de referencias bibliográficas.
    Agradeço desde já!!!
    Aguardo resposta.

  23. Edmar Freire disse:

    Boa Noite!
    Sou Assistente Social numa ILPI e estou precisando de modelo de Plano Anual de Trabalho,Plano de Ação e ideias sobre Projetos e Atividades para serem desenvolvidas com idosos.
    Desde já, agradeço pela atenção. Obrigado!!!

  24. marilene leopoldino leite disse:

    favor me mandar modelos de normas e rotinas de asilos.obrigada.

  25. Eni disse:

    Boa Noite!!! Sou Enfermeira recem formada e estou atuando em uma ILPI há menos de 01 mês, portanto gostaria de orientações e um modelo, referente a montar um projeto, ou seja, não é nada muito longo, apenas para encaminhar para empresas e comercios afim de obter doações como também criar um plano de ação. grata!!!

  26. CREAS (Centro de Referencia Especial de Assistencia Social disse:

    Sou Coordenadora do CREAS e do Piso de Proteção Especial, e preciso de um modelo de plano de ação.Preciso realizar protocolo de (rotina0 trabalho realizado na instituição, gostaria também de indicação de sites para aganriar fundos para desenvolver projetos que atenda a nova política do idoso.

  27. Rosangela Santana Laranjeiras disse:

    Boa noite! td bem?
    Sou estudante de Serviço Social,faço estágio em uma ILPI,e tenho um projeto com outras alunas do curso,de poder acrescentar algo mais a esta instituição em nossa cidade, que é muito precária, em relaçao aos cuidados dos nossos idosos. sendo assim preciso conhecer um modelo dentro desta segmento de trabalho e gostaria que me enviasse este modelo de plano de ação 2011, e poder propor melhores políticas socias aos idosos.
    Desde já grata.

  28. Cristiara disse:

    Olá, boa noite. Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Sou graduanda em enfermagem e, estou escrevendo a monografia sobre ILPI. Você teria como disponibilizar-me esse texto da Tomiko Born que você cita no 2º parágrafo? Grata. Cristiara. Vitória/ES.

  29. Obrigado pela dica, Claudia.
    Quem sabe se você escrever um artigo, focando bem essa questão da papelada e da documentação junto a ANVISA, ao Conselho do Idoso e a Prefeitura. Teríamos o maior prazer de publicar no portal.
    Abs

  30. Sou fisioterapeuta e Trabalho em uma ILPI fazendo documentos e vejo a dificuldade para fazer e colocar em ordem a documentação junto aos órgãos responsáveis. Quem quiser posso ajudar é só entrar em contacto.

  31. edwiges Carmisini Melim disse:

    Gostaria que me enviassem como fazer um Plano de Ação. Sou monitora em um lar para idosos. Já tenho o regimento interno.
    Regimento interno e plano de ação são a mesma coisa?
    Muito agradecida

  32. fabiana disse:

    Boa tarde!!! Sou Assistente Social recem formada e estou atuando em uma ILPI,se possível gostaria de orientações de como montar um projeto, algo que eu possa encaminhar á empresas entre outros com a finalidade de obtenção de doações,sendo assim, também criar um plano de ação. Att.Fabiana Silva.

  33. Lilian disse:

    Bom dia!
    Gostaria de um modelo para a elaboração do programa de trabalho institucional de uma ILPI.
    grata

  34. Maria Cristiane Bastos dsa Silva disse:

    Boa Noite!!! Sou Assistente Social recem formada e estou atuando em uma ILPI há menos de 01 mês, portanto gostaria de orientações, referente a montar um projeto, ou seja, não é nada muito longo, apenas para encaminhar para empresas e comercios afim de obter doações como também criar um plano de ação. grata!!!

  35. Por favor mande para mim modelo de Plano de Ação 2011.

  36. Aline Paola disse:

    Boa noite. Preciso saber quais as empresas que ajudam finaceiramente as ILPI. Preciso de melhorias em uma ILPI em Belo Horizonte e não temos condições.

  37. marcia beck disse:

    Parabens DR. antes de mais nada !
    Tive uma experiencia maravilhosas,Triste pela complexidade , mas gratificante na alma, que foi cuidar de minha mãe por dois anos até sua partida !Me sensibilisei muito com o mercado de trabalho nessa area ! Por isso pretendo abrir uma ILPI em breve e preciso muito de suportes como por exemplo : material informativo, protocolos, regimentos etc.
    Peço a ajuda para montar esse planejamento, que penso ser fundamental!
    Agradeço a atenção e aguardo retorno

  38. ana disse:

    tenho uma residencia fantastica em sesimbra PORTUGAL ,com todas as condiçoes para os nossos idosos ,gostaria que me contactassem caso haja alguem interessado pois abri agora a residencia e estou com dificuldades em ter idosos.

  39. amelia disse:

    ola
    gostaria de receber modelo de plano de ação da entidade para apresentar ao conselho municipal de asssitencia social, em r

  40. ana disse:

    boa tarde ,eu abri uma residencia para idosos,com todas as condiçoes,uma quinta grande com quartos individuais todos com casa de banho grandes e adaptadas.como estou no inicio ainda nao tenho idosos , já fiz poblicidade mas ainda nao tive feedback,gostaria de pedir a vossa ajuda caso saibam de alguem me contactem.

  41. Humberto Ramos disse:

    Olá. Trabalho em uma ILPI e preciso elaborar um plano de trabalho e regimento interno da ILPI. Gostaria de um modelo.

    Grato,

    Humberto Ramos

  42. Tonina disse:

    Sou nutricionista , estou fazendo uma pós graduação em Envelhecimento e saúde da pessoa idosa ,gostaria de fazer um levantamento na região onde moro (RJ- Taquara) de instituições de lazer e cultura para idosos e de entidades de longa permanência , filantrópicas e privadas .
    Desde de já muito obrigada .

  43. Silvana do Vale disse:

    Boa noite! Li o artigo e achei muito interessante. Sou assistente social em um asilo há um mês e gostaria de receber um PLANO DE TRABALHO para incorporar às minhas atividades.
    Desde já, agradeço. SILVANA DO VALE

  44. Ademir Cardoso Moore disse:

    Olá!
    Estou prestes a aposentar e não posso ficar parado. Existe um retiro para idosos na minha cidade que está sendo administrado a “trancos e barrancos”. Há poucos dias me perguntaram se não pretendo dirigir aquele retiro. A idéia foi excelente, entretanto pedi um tempo para pesquisar e disse que depois daria uma resposta.
    Disponho de um grupo de amigos, profissionais liberais, tais como médico)), dentista, enfermeiro(a), assistente social, psicólogo(a), advogados que afirmaram que caso eu venha a assumir a direção do retiro, estarão dispostos a me auxiliar naquilo que for possível. Amigos empresários também se colocaram à disposição.
    Nessa esteira, como tenho pouquíssimo conhecimento sobre o assunto, gostaria que me enviassem todo o material didático para que eu possa fazer uma boa administração, que futuramente, pretendo que seja excelente.
    Espero que possam me ajudar nessa tarefa.
    Atenciosamente,
    Ademir Cardoso Moore

  45. JULIANA disse:

    Olá,
    Comecei a trabalhar em um ASILO e estou tentando colocar a casa em ordem, portanto, gostaria que me enviassem um modelo de plano de trabalho e regimento interno. Parabéns pelo artigo.
    Desde já o meu agradecimento.

  46. Liliane Santana disse:

    Olá,
    Comecei a trabalhar em uma ILP e estou tentando colocar a casa em ordem, portanto, gostaria que me enviassem um modelo de plano de trabalho e regimento interno. Parabéns pelo artigo.
    Desde já o meu agradecimento.

  47. Liliane Santana disse:

    Olá,
    Comecei a trabalhar em uma ILP e estou tentando colocar a casa em ordem,preciso de modelo de plano de trabalho, se possível indicação de sites onde eu possa conseguir ajuda financeira para projetos,e modelo de protocolo de rotina.Aguardo o envio.Parabéns pelo artigo.
    Desde já o meu agradecimento!

  48. Fernanda disse:

    Dr. Boa Noite!
    Li o seu artigo e fiquei muito sensibilizada. Gostaria de saber se o Dr. pode me ajudar. Tenho uma mãe totalmente dependente, duas cuidadoras que se revezam 12x 36, só durante o dia, cuidando dela em casa,eu trabalho fora, sou solteira e fico presa nessa situação, acontece que entre muitas coisas que aconteceram ex. objetos que sumiram e dinheiro, além de elas(as cuidadoras) ficarem doente, enfim, não aguento mais essa vida, estou falando de uma pessoa que deu tudo dela para mim, só que não apenas para mim, meus irmãos dizem que eles não tem dinheiro, não tem dinheiro e não querem cuidar dela, enfim ,gostaria de saber nas imediações da Lapa, eu moro na cachoerinha, uma casa de repouso,
    que ela viva com dignidade, o que eu posso pagar é dois mil, agradeço pela ajuda. ass. Fernanda

  49. renata de oliveira loures disse:

    Boa tarde!

    sou assistente social e trabalho em uma ILPI ,gostaria que me enviassem modelo de PLANO DE AÇÃO/ TRABLAHO com base na poiltica do idoso.

    OBRIGADA!

  50. michele disse:

    Trabalho em uma ILPI e preciso elaborar um plano de trabalho e regimento do serviço de enfermagem. gostaria de um modelo.
    grata!!Aguardo resposta.

  51. Joelma Pinheiro disse:

    Trabalho numa Casa de Longa Permanência (Orizona-Go), estou precisando de modeloos ou informaçoes de como elaborar um Plano de Ação.
    Obrigada.

  52. Davis Soares Pereira disse:

    Trabalho em uma ILPI, gostaria de obter:
    - Informações de quais são as atribuições do Assistente Social em uma ILPI.
    - Modelo de Plano de ação.
    - Modelo Protocolo (rotina).
    Grato.

  53. Juraci Badô disse:

    ESTOU ÚLTIMO SEMESTRE SERVIÇO SOCIAL, O TEMA TCC É: A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL, VISANDO QUALIDADE DE VIDA AOS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS.

    O QUE POSSO PROPOR NESTA TESE Q VAI PROPICIAR QUALIDADE DE VIDA AO IDOSO.

  54. Camila disse:

    Trabalho em uma ILPI e preciso elaborar um plano de trabalho e regimento do serviço de enfermagem. gostaria de um modelo.
    grata!!

  55. ESTEBAN disse:

    Sou Presidente de instituto, preciso saber a onde possou pedir doaçoes ou ajuda para fazer uma casa de repouso

    obrigado

    Esteban

  56. gilca janiele disse:

    Olá;
    Sou estudante de Serviço Social e gostaria de saber qual a portaria que autoriza a mudança da terminologia asilo para ILPI e qual a intenção desta mudança?

    grata.

  57. Eliana Santos disse:

    Sou acadêmica de Enfermagem e gostaria de obter mais dados sobre ILPI, tais como:Quantas ILPI existem regulamentas no Brasil, qual o estado de maior prevalência, e outros dados que tiverem para que eu possa usar no meu Trabalho de Conclusão de Curso.
    Grata.

  58. Maria das Graças de Souza disse:

    Olá tudo bem?

    Estou desenvolvendo um trabalho (TCC) do curso de psicologia
    sobre o idoso e gostaria muito de saber onde posso encontrar
    uma relação com os nomes e endereços das ILP em São Paulo.
    Obrigada

  59. sirlei disse:

    atuo em uma ILPI e necessito de modelo de plano de ação e rotina , como angariar fundos para ILPI e financiamentos de projetos e doaçoes

  60. Evane Aguiar disse:

    Olá, tudo bem?

    Preciso de saber quais sites encontro ajuda financeira para projetos e mesmo doações, em Belo Horizonte.

    Obrigada.

  61. indiana disse:

    Trabalho em uma ILPI e preciso elaborar um plano de trabalho que contemple as atividades previstas na RDC 283. gostaria de um modelo.
    grata!!

  62. odete disse:

    tambem gostaria de informações sobre o plano de ação, e como inciar uma IPLS

  63. ilpi-pr disse:

    atuo em uma ILPI e necessito do modelo de plano de ação e rotina.

    agradeço.

  64. Recanto disse:

    Trabalho em uma ILPI preciso que mande para mim modelo de Plano de Ação.

    Obrigado

  65. Alessandra disse:

    Oiiii.
    Sou Assistente Social em ILPI, preciso de realizar protocolo (rotina) trabalho realizado na instituição, gostaria de modelo, gostaria tambeme de Indicação de sites para aganriar fundos para a ILP e financiamento de projetos. preciso de modelo de PLANO DE AÇÃO. Gostaria muito de entrar em contato com outros profissionais para trocarmos idéias de como adaptar esta ILPI a nova política do Idoso. Preciso de saber quais sites encontro ajuda financeira para projetos e mesmo doações.

    Obrigada

  66. Nadia Capucci disse:

    Bom dia sou coordenadora de uma ILPI e gostaria de saber os seguintes assuntos:
    - Necessito de realizar protocolo (rotina) trabalho realizado na instituição, gostaria de modelo, protocolo de normas e rotinas.
    - Indicação de sites para aganriar fundos para a ILPI e financiamento de projetos.

  67. Karina disse:

    Sou enfermeira pretendo abrir uma instituição de longa permanência gostaria de entrar em contatos com pessoas que possam me ajudar com projetos para montar uma ILPI, como buscar ajuda financeira e doações, preciso muito do PLANO DE AÇÃO.
    Deste já agradeço

  68. Daisy Moreira Gomes disse:

    Sou acadêmica de enfermagem estou cursando 4 º periodo na Unifal- Alfenas.
    Hoje disse tudo isto para minhas colegas de sala, que estão desinformada em relação a ILP , fico feliz de sabe que trechos que disse a elas estão neste contexto desse artigo. Temos que acaba com este estigma de ILP que os idosos são mal tratados.
    A ILP da minha cidade e publica e tem um infraestrutura adequada para os idosos, porém tem o pontos a serem enriquecidos. São nosso dever e obrigação irmos a procura desta ILP que maltratam nossos idosos.
    Muito obrigado e que DEUS ajuda e abençoe todos nós nesta jornada, para uma assistência social digna para todos sem distinção de cultura.

  69. Carlos Más disse:

    Sou enfermeiro e gostaria de receber informaçoes para iniciar IPLIs em minha cidade.
    Muito obrigado.

  70. jakeline guimarães disse:

    Gostaria de que me fosse enviado diversos projetos sociais desenvolvidos em ILP, como família e outros.
    Grata,
    Sucesso profissional.
    Jakeline Guimarães
    CRESS/RN 1603

  71. Mariana Almeida Araujo de Gouveia disse:

    Boa Noite!
    Sou enfermeira e trabalho em uma ILPI, Preciso realizar um protocolo de normas e rotinas, gostaria de um modelo,por favor.
    obrigada,Mariana.

  72. regina piccoli disse:

    Bom Dia!
    Preciso com urgencia de indicaçao de instituiçoes para idosos na baixada santista,
    meus pais moram em Bertioga,meu pai sofre de alzhaimer procuro um lugar onde minha mãe possa ficar como acompanhante.
    Obrigada,
    Regina

  73. Lígia disse:

    Olá Sou Assistente Social e trabalho em uma ILPI, gostaria de entrar em contato com pessoas que pudessem me informar de sites que possam ajudar financeiramente projetos.

    Obrigada!

  74. Elaine Cristina disse:

    Bom dia,

    Sou Enfermeira geriatrica , supervirora, gestora de uma instituição em São Paulo
    gostaria de conhecer profissionais para podermos montar um projeto com idosos .

    Obrigada

  75. Iracélia disse:

    Boa tarde,
    Sou Psicóloga em ILPI – São Paulo, e gostaria de conhecer outras profissionais da área, que trabalhem em ILPI`s.

    Obrigada

  76. Arlete disse:

    Por gentileza, onde encontro modelo de projetos de CASA DIA PARA PESSOAS IDOSAS e também legislação sobre isso?

  77. Lília Carla Silva disse:

    Oiiii.
    Sou Assistente Social em ILPI, preciso de realizar protocolo (rotina) trabalho realizado na instituição, gostaria de modelo, gostaria tambeme de Indicação de sites para aganriar fundos para a ILP e financiamento de projetos. preciso de modelo de PLANO DE AÇÃO. Gostaria muito de entrar em contato com outros profissionais para trocarmos idéias de como adaptar esta ILPI a nova política do Idoso. Preciso de saber quais sites encontro ajuda financeira para projetos e mesmo doações.

    Obrigada

  78. Silvia Lopes disse:

    Sou Assistente Social em uma ILPI, e gostaria de saber se alguem poderia me ajudar?
    - Necessito de realizar protocolo (rotina) trabalho realizado na instituição, gostaria de modelo.
    - Indicação de sites para aganriar fundos para a ILP e financiamento de projetos.

  79. CLAUDIO DOS SANTOS MORAES disse:

    Trabalho para uma ILPI sem fins lucrativos e gostaria de saber se existem programas públicos que repassam verbas para a execução de projetos específicos em favor dos idosos. Obrigado. Cláudio Moraes

  80. Prezados Amigos,

    Neste site todos podem obter informações sobre o estatuto do Idoso, direitos e deveres .
    A delegacia do Idoso, e todas as sanções juridicas que os parentes sofrem perante a promotoria publica .
    A delegacia do Idoso, esta localizada dentro da estação da Sé, e lá todos podem obter informações.
    Boa Sorte.
    annabella andrade

  81. Rosimaria Carvalho do Nascimento disse:

    Sou enfermeira pretendo fazer especialização em gerontogeriatria gostaria de entrar em contatos com pessoas que possam me ajudar com projetos para montar uma ILPI, como buscar ajuda financeira e doações, preciso muito do PLANO DE AÇÃO.

  82. Mara Leisa Rodrigues disse:

    Sou Assistente Social e trabalho em uma ILPI, preciso de modelo de PLANO DE AÇÃO e sites que possam ajudar finaceiramente projetos.

    Obrigada

  83. sonia regia d.s.da silva disse:

    minha irmã trabalha de cuidadora em uma instituição sem fins lucrativos ,ela trabalha no horario 12×36, e4stão querendo mudar para que ela trabalhe todos os dias e tenha 01 folga a cada 15 dias isto esta cert?

  84. Kátia Nascimento de Sousa disse:

    Sou Assistente Social e atualmente estou prestando serviços em uma ILPI, que existe a 51 anos. Gostaria muito de entrar em contato com outros profissionais para trocarmos idéias de como adaptar esta ILPI a nova política do Idoso. Preciso de saber quais sites encontro ajuda financeira para projetos e mesmo doações.

  85. Recanto dos Idosos disse:

    Por favor mande para mim modelo de Plano de Ação.

    Obrigado

  86. soraya disse:

    POR FAVOR ESTOU TENTATO ACHAR O N° DE TELEFONE P/ SABER O DIREITO DO IDOSO EM RELAÇÃO A FILHOS QUE NÃO QUEREM NEM SABER, E DEIXAM TUDO NAS COSTAS DE UM ÚNICO FILHO, UMA MÉDICA ME ACONSELHOU A PROCURAR UMA INSTITUIÇÃO QUE HÁ NO BAIRRO DA PENHA, QUE DÁ ASSESSORIA JURÍDICA DE GRAÇA EM RELAÇÃO AS OBRIGAÇÕES DE TODOS OS FILHOS PERANTE UMA MÃO COM ALZYMER, SÓ QUE NÃO ESTOU ENCONTRANDO, SE VOCÊS SOUBEREM POR FAVOR ME PASSEM ESSE NÚMERO URGENTE!!!!!!!

    AGRADEÇO DE CORAÇÃO, QUE DEUS ABENÇOE@@@@

  87. Isabel Cristina de Oliveira disse:

    Sou Assistente Social e trabalho em duas Instiuições de Longa Permanência, penso que este artigo foi muito claro, identificando essa terminologia específica (ILP).
    Parabenizo-os por tanta clareza.

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: