Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 04/04/2012

A- A+

Melhorando o cheiro da casa

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  
Melhorando o cheiro da casa Melhorando o cheiro da casa

Melhorando o cheiro da casa

Vamos enfrentar o fato. Às vezes, a casa onde idoso mora,  pode ficar um pouco. . . malcheirosa. A gente chega para visitar a família e o idoso e logo na sala já sente aquele odor desagradável de urina. Ou na visita a uma casa de repouso… Problemas de  incontinência do idoso, efeitos colaterais dos medicamentos, janelas fechadas, falta de higiene, tudo isso pode conspirar para deixar a casa exalando cheiros duvidosos, onde outrora fora acolhedora, alegre e com cheirinho de limpeza!

Algumas dicas para refrescar o ambiente, trazendo novos e agradáveis ares:

1. Comece o dia com rotinas limpas

Alguns familiares e cuidadores percebem claramente que um boa limpeza logo pela manhã, ajuda a não deixar o quarto do idoso com cheiro ruim. Por exemplo, desfazer a cama logo após o idoso acordar, levando-o para tomar seu café da manhã e seus medicamentos. Enquanto isso, já temos alguém limpando seu quarto e sua cama. Além disso, evita que o idoso fique mais tempo na cama do que o necessário, prevenindo a imobilidade e o problema com escaras de decúbito.

2. Abra as janelas

Grande parte do mau cheiro que pode permear uma casa vem do hábito de manter as janelas e portas fechadas. É comum sentir-se relutante em abrir janelas no calor ou no frio, com uma pessoa idosa e frágil no ambiente, mas o ar fresco é bom para todos. Mesmo no inverno, alguns minutos de janelas e portas mais abertas, deixam o ambiente mais fresco e pode ajudar a dissipar odores. Outra dica, no frio,  é abrir as janelas dos quartos, aonde o idoso não fica normalmente.

3. Encha a casa com cheiros naturais e doces

Combata o mal cheiro com flores que desprendam um aroma mais forte. Deixe pela casa pequenas trouxinhas de aromas e perfumes de ambientes, que você pode mudar regularmente (tendo o cuidado para que o idoso com Alzheimer não vá ingerir ou comer). Corte limões e deixe-os abertos, esprema-os para liberar um pouco de suco e espalhe-os pela casa.

4. Evite expor roupas com urina no ambiente da casa

Até mesmo pequenas manchas de urina podem causar cheiros desagradáveis na casa. Use um cesto de roupa coberto para guardar roupas sujas, com urinas e fezes e esvazie-o regularmente, lavando-as sempre que possível. Outra dica é guardar roupas sujas com urina em sacos plásticos, até poder lavá-las. Isso evita que o cheiro se espalhe.

5. Casa de idoso com incontinência é casa com faxinas frequentes

Todas as mulheres cuidadoras sabem do que estou falando.

6. Evite deixar o idoso com fraldas e roupas urinadas por muito tempo

Sabemos do cansaço e da pouca ajuda que nossas mulheres cuidadoras, familiares ou não, recebem. Porém, uma das melhores maneiras de deixar a casa com cheiro agradável e sempre limpa é justamente incrementar a higiene do idoso com incontinência. Urinou na roupa ou na fralda geriátrica? Não só trocar a roupa e a fralda, mas também fazer uma boa higiene no idoso – muitas vezes, dando mais banhos. E nunca se esquecer de manter a pele do idoso sempre hidratada e cheirosa.

Márcio Borges

Geriatra - marcioborges@cuidardeidosos.com.br

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 14 Voto(s)
Loading ... Loading ...

6 comentários em “Melhorando o cheiro da casa”

  1. Leirivam N. Rosa de Oliveira disse:

    Adorei todas as informações, todas são muito preciosas para o trabalho com idosos. Grande abraço a todos.

  2. Vera Lucia M. Fernandes disse:

    Cuido da minha mãe que tem 90 anos. Ela tem incontinência urinária tipo cachoeira. Coloca a fralda geriátrica e daí ela vai constantemente ao banheiro (já deixei a porta trancada c/chave e não adiantou ela inferniza). Ela é muito teimosa e voluntariosa. O fraldão sempre vaza e muito devido a quantidade de urina. Ela amanhece numa poça todo dia. Ela não dorme na cama nem que Jesus oeça. Dorme no sofá. Forro as almofadas com sacão de lixo preto do bem grosso e ela faz furos c/as unhas. O que está acontecendo também é que vaza pelos lados da almofadas e vai até o chão. O chão eu consigo tirar o cheiro mas o sofá fica irrespirável. Não sei mais o que fazer para tirar esse cheiro. SOCORRO!!!!!!!!!!

  3. Maria Silvia disse:

    As dicas são mesmo preciosas! adorei, não é facil conviver com cheiro ruim e queremos conviver com a família!

  4. Ana Beatriz disse:

    Boa noite1
    Cuido da minha mãe vai fazer 2 anos. Em Janeiro deste ano, ela caiu e quebrou o fêmur e mesmo fazendo fisioterapia até hoje não voltou a andar. Com isso teve que fazer o uso da fralda e a parte neurológica dela piorou. ela tem alzheimer e toma o Exelon já há muitos anos, mas infelizmente, só fez entardecer a doença. Agora ela é totalmente dependente de mim, tenho uma moça que me ajuda, mas eu que faço quase tudo com ela. Gosto de dar banho, cuidar dela, passar oleo, talco, td que tem direito. Os meus amigos dizem, que ela não tem cheiro de velho, pois cuido dela com todo carinho e amor. Para isso tive que me anular bastante, mas sei que no final, estarei feliz em ter feito o melhor para ela.

  5. rozy disse:

    Oi Marilza, parabens! eu também tenho encontrado coisas muito valiosas nesse site; estou fazendo ocurso básico de cuidador e estou amando. Os “e-books”, são maravilhosos. Baixe no seu computador e verá como irão ajudar vc. abraços. Rozy

  6. Marilza Canale disse:

    Olá, boa noite!!!
    Estou amando ler esses artigos, sobre idosos.
    Estou trabalhando como cuidadora, numa casa de repouso, e obter tais informações, me auxiliará no dia a dia para melhor contribuir com o bem estar dos idosos da casa.
    Obrigada por deixar disponível essas matérias tão importantes para quem realmente deseja aprimorar seus conhecimentos na área.
    um grande abraço!!!

    Marilza Canale

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: