Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 24/08/2010

A- A+

Maus tratos contra idosos

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

Maus tratos contra idosos Maus tratos contra idosos

Maus tratos contra idosos

Aposto que muitos cuidadores e familiares estão se perguntando como alguém pode praticar atos que possam resultar em maus tratos para com os idosos! Infelizmente, maus tratos em idosos podem ser mais comuns do que se possa imaginar. E o que é mais dramático: os principais causadores dos maus tratos estão dentro de casa, das instituições asilares ou dos hospitais!

É um dos assuntos mais comentados pelos nossos internautas e o campeão de histórias contadas aqui no portal. Infelizmente!

Maus tratos é todo ato, único ou repetitivo, ou até omissão velada, que pode acontecer com a pessoa idosa, onde ocorre dano ou incômodo. Atualmente, uma das formas mais comuns é o abuso financeiro ao idoso. Explico: é exploração imprópria e ilegal ou uso não consentido de seus recursos financeiros. È o uso ilegal e indevido, apropriação indébita da propriedade e dos bens financeiros, falsificação de documentos jurídicos, negação do direito de acesso e controle dos bens, administração indevida do cartão do segurado do INSS. Um fato muito comum é o empréstimo por consignação que é descontado do benefício do INSS. Muitos avôs e avós são obrigados a fazer empréstimos vultuosos, para seus netos e filhos, comprometendo bastante o orçamento familiar.

O abuso psicológico, a violência psicológica e a violência física são os retratos mais tristes e inaceitáveis de maus tratos na terceira idade. O mais aterrador é que o principal agressor é, na maioria das vezes, um familiar! Mandar calar a boca, gritar e ameaçar são alguns dos exemplos de violência psicológica. Já a violência física pode ser expressada tanto pela agressão propriamente dita, como pelo abuso sexual ou pela violência do marido, também idoso.

O descuido (do verbo descuidar: deixar de cuidar) e a negligência também são formas de maltratar os idosos. É a falta ou o esquecimento em providenciar os cuidados vitais ao idoso dependente, tais como a alimentação, os medicamentos, a higiene, a mordia e a proteção econômica devida. Também envolve situações em que não se permita que outras pessoas providenciem os cuidados devidos aos idosos dependentes.

Onde pode ocorrer os maus tratos?

  • • Na casa do próprio idoso
  • • Na casa do cuidador
  • • Na comunidade em que reside
  • • Nas instituições de longa permanência
  • • Nos hospitais

Muitas vezes pode acontecer por um gesto impensado, mas também há casos de de ações premeditadas de agredir sistematicamente o idoso. Algumas outras causas, dentro de casa, que podem gerar os maus tratos:

  • • Relação desgastada na família
  • • Cansaço excessivo do cuidador
  • • incapacidade do cuidador de oferecer cuidado adequado

Nas instituições de longa permanência, os maus tratos ocorrem quando há uma administração deficiente, com capacitação inadequada do pessoal, supervisão de enfermagem deficiente, número insuficiente de pessoal e ILPI isolada, sem participar da associação de classe. Para o nosso familiar e cuidador que está lendo estas dicas, oferecemos algumas dicas para ajudar a evitar que isto aconteça em sua casa:

  • • Em primeiro lugar, reconhecer que o idoso dependente também é cidadão e tem assegurados todos os seus direitos pelo Estatuto do Idoso.
  • • Entender que maus tratos existem!
  • • Aprender a buscar ajudar para melhorar o cuidado, dividindo-o com outras pessoas.
  • • Sempre refletir diariamente sobre seus atos ao cuidar do idoso dependente, procurando alguma falha que esteja ocorrendo, e que no futuro, pssa evoluir para uma situação de maus tratos.
  • • Denunciar maus tratos, seja em casa ou na comunidade. Leia o artigo ONDE DENUNCIAR MAUS TRATOS EM IDOSOS
  • • Procurar as redes de apoio existentes em sua cidade ou estado, tipo conselhos municipais de idosos, ouvidoria do município, delegacia ou promotoria.

Márcio Borges

Geriatra - marcioborges@cuidardeidosos.com.br

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 44 Voto(s)
Loading ... Loading ...

140 comentários em “Maus tratos contra idosos”

  1. eu mesma disse:

    gostaria q um advogado respodesse meinha pergunta….meu pai era cuidado por dos filhos,pois ele tinha um certo medo desta pessoa.

    ele sentia tontura, pois o vasos do cerébro estavam secando devido vários desmaios q ele havia tido ao longo da vida.

    conclusão,ele levantou na na madrugada e foi ao banheiro, pois não chamou ninguém para não encomoda, o q eu acho um asurrrrrrrrrrdo, por isso q lá em cima eu disse, ele tinha medo dessa pessoa.

    bem…lá no banheiro ele caiu, não se sabe a hora, foi foi encontrado pela manhã todo ensanguentado e tbém com coagulaso ao seu redor, isso diz que foi muiiiiiiito tempo abandonado correto?

    isso ja faz um tempo, pois só agora me caiu de cobrar esse fato do familiar,pois tbém sou da familia, mas morando distante.

    alguém pode me dizer se depois de algum tempo posso resgatar esse assunto? isso pra mim foi abandono de incapaz.

    me ajudem….obrigada

  2. Jose emidio Bandeira disse:

    Boa noite preciso sabercomo resolvo este meu problema.tenho 65 anos moro em um bairro chamado Guaxindiba em sao goncalo , rj a 25 anos e sofremos com o transporte urbano,desta vez estamos que caminhar entorno de 2 km ,sendo que a estrada ainda nao e pavimentada tendo que ,em dias chuvosos este caminho fica intransitado para pedestres e automoveis ,ficando os transportes urbanos ficarem a 4 km.Ja nao estou aguentando mai ,por isso , peco ajuda a voces por que ,pelas autoridade competentes
    Se assim podemos chamalos de competentes. Deasde ja deixo aqui minha indignacao para dividirentre os usuarios deste site . Compartilhe e comente este comentario . Obrigado .

  3. laurinete disse:

    Se o idoso chegar em uma delegacia e mentir falar que e maltratado pelo um filho sento mentiras o filho tem provas e o idoso se prevalece da idade so porque numca gostou desse filho e ai o que fazer.

  4. Auxiliadora disse:

    Bom Dia! Eu quero saber o que posso fazer em relação ao caso de minha tia que mora num abrigo de idosos ,ela tem 95 anos e eu não tenho condições de tê-la comigo pois moro n um apt. de 1 quarto é muito pequeno pois não posso pagar um maior.Estou indgnada pois minha tia não é diabética e perdeu a perna por causa de maus tratos no abrigo,deixaram de fazer os curativos na perna dela que passavam a té 3 dias sem fazer ela tomava banho e molhava e ali ficava isso com duas enfermeiras no abrigo.Criou miíse que são tapus e com isso ela perdeu a perna.Quando eu perguntava elas diziam que estava bem.Eu leiga sem saber olhei mas não vi os tapus que ainda estavam pequenos,mas com poucos dias aquilo ficou um caso sério,eu me apavorei e levei ela ao médico para fazer uma raspagem e daí deu que a perna dela apodreceu e teve que amputar me revoltei mas não tirei ela de lá pq é mais perto e mais barato e com o dinheiro que ela ganha não dá para pagar outro.Ela é solteira não tem filhos e os sobrinhos que tem não ajudam só caem em cima de mim,fico sozinha para tudo.Hoje fui lá e até pomadas,medicações elas não cuidam e acabam em dois dias passando demais só com raiva e o dono do abrigo não faz nada.É horrível envelhecer num lugar assim,as vezes nem durmo direito como hoje,que me acordei pensando na minha pobre tia,meu Deus não sei o que fazer pois não tenho onde colocá-la,me ajudem o que faço?

  5. sonia maria alves disse:

    gente eu preciso de ajuda.a 13 anos atrais fiquei viuva e meu pai foi me buscar pra morar com eles.a idade deles foi passando e eles passou a depender de mim.cuidei da minha mãe ate a morte dela.tenho treis irmãos mais sempre cuidei sozinha com ajuda de uma pessoa que pago pra isso.so que no domingo e feriado fico so com eles.meu pai é aposentado do dnocs.mais quero deixar bem claro que quem toma conta da pensão dele é uma irmã que naõ mora com ele.ela compra por semana a feira dele e me dar 150reais para me comprar o resto das coisas que ele precisa paga a agua ea luz. fora isso eles vem de vez em quando la em casa.no sabe a minha luta. ja passei muitos natal sozinha com eles não saiu da minha casa a noite pra nada.cuido dele com muito amor e carinho.so que meu pai ficou desintratado por que no gosta d tomar agua.é um sacrificio pra tomar um suco ou qualquer coisa liquida.as vezes faço soro caseiro e dou agua ma colher.pra ver se ele toma. mais minhas irmãs se juntaram pra me caluniar que eu ñ estou alimentando ele.sempre vem com piadas disendo que ele esta fraquinhoe fica perguntando o que eu estou dando a ele que ele esta fraco que eu no estou alimentando ele direito. bem hoje elas tiraram ele de casa alegando que ia levar ele pra tomar um soro e que depois trasia de volta .a te ai tudo bem so que elas ñ vão trazer ele mais pra minha casa. vão pagar uma enfrmeira tirando el da minha companhia. e estão alegando que a mulher que toma conta dele esta judiando. como elas sabem que ela no trata dereito dele se elas so vem de veis enquando la em casa.mesmo assim quando vem nem um copo de a gua elas oferece a ele.tenho prov aque tomo conta dele sozinha. e sem interese financeiro.pois vivo do meu dinheiro pesso ajda de vcs pois no sei o que fazer para trazer meu pai de volta por favor me ajuda..

  6. eunice disse:

    meu tio tiraram ele daqui de casa eu cuidava dele e fazia fisio terapia nele e levava ele para passear .mas os irmãos dele acharam que tava ruim e levaram ele para casa do meu outro tio que e irmão dele .sai e deixa meu tio trancado e sozinho cujo e cadeirante e todo atrofiado .coitadinho dele ninguem fala nada mas tem que tomar uma proviidencia ele fica sozinho e trancado o dia todo que pecado.mas ninguem quer se envolver..e ele quem sofre .o que fazer?

  7. DENI LEAL BRANDAO disse:

    Estou precisando de ajuda urgente, tenho minha mãe com 87 anos que mora com um casal de netos, que ela criou a mae morreu quando eles eram pequenos, o pai morreu a 5 anos,a moça e casada, o rapaz e solteiro e tem uma filha de 5 anos que fica aos cuidados de minha mãe, é viciado, ela tambem sustenta o vicío dele,eles tomam conta do dinheiro e fazem o que bem entendem, ela vive em condicões sub humanas,uma sujeira completa,até as coisas de casa nós, os filhos ja estamos sabendo que êle esta vendendo pra comprar drogas, ela não aceita que ninguém fale nada, que traz viciados pra dentro de casa,preciso de ajuda que alguém me diga o que devo fazer, tenho muito mêdo do que possa acontecer com ela

  8. ninha O do Nascimento disse:

    Sou vizinha de uma senhora de 80 anos, essa pessoa sofre maus tratos do filho que tem 57 anos, ele à trata pior que um animal, o menor nome que ele chama com ela é de prostituta, da empurrões nela, é um sofrimento total, nem sei como ela tem conseguido viver. faz pena e dor ver como ela esta só couro e os ossos de tanto sofrimento, ela esconde das filhas o que ele faz com, mas dar para perceber visivelmente. Como eu queria que fosse possível monitorar esse abuso que essa senhora sofre,se não fosse pela internet o que to escrevendo eu diria todos os palavrões que ele diz com ela todos os maus tratos.

    Sei que um dia ele vai ser punido por tudo isso, nem sei se ela vai sobreviver ate esse dia, espero que sim.
    Deus há de dar muita força pra ela ou mudar o coração dessa. criatura

  9. Thais disse:

    sei la mas na minha opiniao essas pessoas que batem em velhinhos são uns idiotas.um velhinho é como se fosse uma criança!!!

  10. araujo disse:

    meu pai tem67 anos a quase um mes vem sentindo dores abdominas,vomitos na cor verde,urina cor avermelhada
    vamos aos hospitais e nao atendem so em caso de morte ou emcaminhado pelo upa consegui emcaminhamento ,mais nao resolveu nada.esta no hospital sentado em uma cadeira chorando de dor e ate agora nao resolveram o problema.como posso resolver essa soluçao

  11. carlos jorge disse:

    MEUS PAIS COMPRARAM UMA CASA TEM UM ANO E NESTE LUGAR TEM UM VIZINHO QUE FAZ FESTAS QUASE TODAS AS SEMANAS NO SABADO PARA DOMINGO MEUS PAIS NAO LIGAO MAS PEDIOU PARA ELES NAO BLOQUEAR SEU PORTAO PARA QUE POSSAO SAIR E ELES XINGARAM ELES FIZERAM O MAIOR TUMULTO COM OS VELHOS MEUS PAI TEM 73 ANOS MINHA MAE 69 O QUE DEVO FAZER PARA RESGUARDAR-LOS NAO

  12. maria rita disse:

    gostaria que alguem que possa ler este comentario nos ajudasse aqui na rua 7 nº256 do bairro sao jorge em petrolina Pe.tem um idoso abandonado ele tem filhos e es-mulher mais nao cuidam dele.a familia dele como irmaos moram em Cajamar Sao Paulo,nao temos contatos com eles e ainda ele é cego,o nome dele é Antonio Inacio de sousa.

  13. Inajá Figueira disse:

    Tenho seis irmãos e nenhum quiz cuidar da minha mãe com 89 anos de idade. Ela vivia abandonada, com osteoporose, a casa cheia de baratas e ratos. Se alimentava mal e ainda por cima um irmão meu arrasou com ela financeiramente e psicologicamente já que obrigava que ela lhe desse dinheiro para beber e fumar. Se ela não fizesse isso ele batia nela. Agora, resolvi de comum acordo com ela, alugar uma casa e morar junto com ela. Passados já quatro meses, o restante dos meus irmãos, inclusive o que maltratava minha mãe, está fazendo pressão em cima de mim, dizendo que estou roubando e me aproveitando da aposentadoria dela. Já estou ficando cansado.Não da minha mãe, pois vou cuidar dela até o fim. Mas, com relação a eles, o que devo fazer para eles pararem de tanta importunação? Peço ajuda de alguém, pois estou passando por uma fase bastante difícil. Eu não sou ladrão e não tampouco aproveitador. O que quero é apenas dar uma velhice digna à minha mãe.

  14. JULIA disse:

    isso não é uma aula de portugues tiaguinho ., mude de site ou vá dar aulas querido, que falta de educação, aliás se voce souber ler bem, vai interpretar a mensagem isso já é comprovação de inteligencia , ao contrário do mero gesto de corrigir palavras… vá namorar vai

  15. Talita disse:

    Tenho uma vizinha de 90 anos que logo será morta pelo neto usuário de drogas. a senhora não anda mais pq teve uma das pernas amputadas e já não enxerga porque demorou a tratar de problemas de catarata. ela vive no açoite, sofre pelas mãos de quem criou om tanto amor, já que o pai e a mãe do rapaz que hoje a maltrata não o criaram. apesar de tudo, essa senhora não quer que os vizinhos chamem a polícia quando o rapaz a agride e fala até em morrer caso o rapaz seja preso. é muito penosa a situação dessa senhora.

  16. sonia disse:

    gostaria de reunir pessoas que utilizam serviços de casas de repouso em Santos para recolher assinaturas para que se torne obrigatorio o uso de cameras d esegurança em asilos e casa de repouso para maior segurança dos nossos internos eassim gerarmos provas cabiveis para ações da delegacia do idoso ….me email e maurocesarbnc@gmail.com quem se interessar por favor nos procure ok…

  17. sonia disse:

    minha mae esta aha oito anos em casas de repouso de vido ha um problema de derrame frontal mais problemas psiquiatricos…bem a primeira quebraram o de do dela e nem comunicaram nda odedo ficou ate torto por nao ser feito o atendimento chamava residencial villa ingles,depois coloquei em outro em sao vicente nessa casa eu ficava com minha mae e quenaod precisava mandava ela de volta mas, pegava pelo mes todo ela teve inumeras vezes sarna e piolhos chamava mae preta em sao vicente depois de quase uns quatro anos minha mae debilitada, retirei e coloquei em outra perto de casa muito boa a principio porem com inumeras mudanças das equipes de enfermagem ela acabou fraturando femur….detalhe tres vezes seguidas…vcs ja viram alguem fraturar deitada osso…bem na terceiracirurgia comecei a fazer a fisioterapia e a profissional disse sua mae esta com o osso fora do lugar devido uma abertura
    de movimento que ela nao pode fazer em lateral..reclamei e sabe que fizeram a colocaram no andar de cima isolada com uma mamadeira na mao caso ela quizesse beber agua…essa se chama novo horozinte na ponta da praia recorria ao conselho do idoso que me ignorou, delegacia do idoso que disse nao poder fazer nada, conselho dos conselhos nada…e ainda tive que escutar do conselho do idoso que minha mae tinha que estar em minha casa pois e obrigação dos filhos cuidar…pago 1500,agora em uma que se chama lar vida e erraram as medicaçoes de minha mae e devido a inumeras trocas de funcionarios minha mae estava tendo uma piora em seu estado geral havia tb uma sebnhora com pneumonia ao lado da cama de minha mae recebendo soro e alimentação por sonda sendo aspirada e o quarto tem 3 pessoas ou seja o ambiente nem e esterelizado para este tipo de intervenção que eu saiba e proibida por lei se nao houver uma enfermaria apropriada e esteril, bem questionei numa boa…advinha pediram que eu retirasse minha mae em trinta dias…aqui em santos cidade dos idosos e uma vergonha a mafia de casas de repouso que tratam o idoso de forma mais desumana que cachorro…E a gora que fazer não existe uma fiscalização seria todas estão assim…acima de 1000 reais e sem oferecer nada passsando por cima do estatuto do idoso que serve afinal pra que???? me ajude a clinica pode pedir a saida da minha mae
    / eu pago pontualmente?
    por favor me ajude….tem clinica funcionando embargada pelo ministerio publico que cobra mais de 3000 reais…desde ja agradeço pelo meu desabafo…não posso ficar com minha mae em casa porque tenho uma filha de oito anos sou sozinha e trabalho…ja coloquei pessoas pra cuidar dela em casa mas, elas faltavam..e eu perdia trabalho.estou desesperada.

  18. Ana Maria de Lima disse:

    Tenho um problema familiar que se difere dos ditos nesse site, ao inves do idoso ser mal tratado como é comum se ouvir falar, o meu caso é diferente. Meu pai é separado da minha mae a mais d 30 anos,ele vendeu o unico bem que tinha (casa)pra morar de aluguel num quartinho onde devido a um AVC ele ficou com algumas sequelas, mas isso nao o impedia de ter uma vida normal,dirigia seu carro, cuidava da sua propria vida normalmente, até que um dia em devido a uma mau circulação nas pernas, ele esta agora com Úlcera Venosa em uma das pernas.
    Agora ele depende das familia pra tudo,ja que não pode andar mais,o tratamento desse tipo de patologia é muito dificil obter a cura, tendo em vista ele ja estar até sem os tendões.
    Meu pai maltrata muito minha mae que é a unica que cuida dele, ele a chinga, diz que ela o rouba e eu sou a prova de todo o sofrimento que ela infrenta pra cuidar dele, tendo ele sido um homem muito violento que sempre a agredia fisicamnete.Hoje nao sabemos mais o que fazer, ele se recusa vir morar conosco, sou a filha mais velha, equeria saber se tem alguma lei que obriga o idoso a vir morar com a familia pra ser cuidado mais de perto, ele quer passar uma imagem de que esta sendo abandonado, alguns acham isso, mais não é verdade.Precisamos de ajuda, nao quero ver minha mae ser mais maltratada verbalmente como ele é agora por ele.
    Ele é muito ruim, depende de nós pra tudo, e mesmo assim nos causa problemas por somente estarmos o ajundando.
    TEM ALGUMA LEI PRA NOS DEFENDER DE UM IDOSO COMO MEU PAI???

  19. fernanda disse:

    quero denuciar mas trato de um senhor de 70 anos que vem sendo acredido com um cabo de vassoura por seu sobrinho de 35 anos que vive na mesma casa , e tambem estão roubando todo seu dinheiro da posentadoria e usando seu nome pra fazer emprestimo e compras em loja quem recebe o seu pagamento é a ermã dele e ela esta agindo de má fé não compra nada pra ele de roupa que ele precisa ,e não esta se alimentando bem queria muito que vocês tomassem uma providencia cm posso denunciar

  20. Amelia disse:

    A coisa de 3 meses ou mais mandei meus filhos irem ao Rio pegar minha mãe de 81 anos que estava vivendo em condições sub humanas e sem poder se locomover por um problema nos joelhos, meu irmão que reside no Rio não quer saber dela a xinga e fala injúrias sobre ela, meu pai faleceu em 2009, e deixou um testamanto dele pra ela e dela pra ele, onde ela tem 75% dos imóveis e cada um de nós 12,5%, não foi feito inventário qdo ele faleceu, só que agora ficmos sabendo que ele arrumou um advogado junto com a mulher dele, o enteado e a mulher do enteado e estão indo nas casas e apavorando os inquilinos, pqe minha mãe mãe qdo meu pi faleceu e por ser analfabeta, não ligou por fazer novos contratos, e ele est´pegando todos os aluguéis dela, deixando ela sem recursos para se tratar, não nos avisou aqui, ficamos sabendo por inquilinos dela, o que devemos fazer? por favor ajude-nos

  21. Viktor disse:

    Aqui em São Luís do Maranhão uma idosa simplesmente não consegue dormir porque em uma casa que fica ao lado o barulho de festas é ensurdecedor. Os festeiros passam o dia inteiro, varando a madrugada, com uma radiola ligada no volume máximo. Essa senhora anda oprimida com essa situação. Liguei para o diskdenúncia daqui, e uma mulher atendeu e disse que essa situação não é mal trato ao idoso. Ela disse ainda que os as pessoas que estão fazendo o barulho estão na casa delas… Meu Deus, onde vamos parar?

  22. Simplesmente denunciá-la a polícia por crime de tentativa de lesão corporal grave.

  23. fernanda disse:

    Minha mae tem 61 anos e a mulher do meu tio tentou bater nela ontem, porque elamora em cima da nossa casa e sempre faz de tudo pra pertubar todos aqui em casa. ela lava a janela dela em cima e nao avisa nada e quando agente vai ver ta molhando tudo dentro da nossa cozinha e a varanda dela tambem e ai molha a nossa e ela nao seca a nossa varanda.Ontem ela fez um rio na nossa varanda e eu fui relamar e depois minha mae ficou chateada porque a agua quase entrou na nossa cozinha e foi reclamar tambem e ela desceu e partiu pra cima da minha mae pegou uma vassoura pra dar na cabeça da minha mae e eu tive que entrar no meuio senao ela ia matar minha mae. nem meu tio tava conseguindo tirar ela de cima da minha mae e de mim. Ai ela pegou uma pedra de marmore e tentou entrar dentro da casa da minha mae pra dar uma pedrada na cabeça da minha mae. Por pouco ela nao mata a minha mae. E meu tio tambem foi a vavor dela e contra nos e quis me bater. O que devo fazer?

  24. patricia porto alegre disse:

    Fui criada por minha avó ela é pensionista do IPE ganha 3.500,00 por mês problema meu tio pega todo o dinheiro dela e deixa ela passando necessidade em casa ela ja tem 84 anos. Eu posso fazer algo para que isso deixe de acontecer judicialmente?

  25. patricia porto alegre disse:

    Venho solicitar informação se tenho como agir no caso abaixo
    Fui criada por minha avó ela é pensionista do IPE ganha 3.500,00 por mês problema meu tio pega todo o dinheiro dela e deixa ela passando necessidade em casa ela ja tem 84 anos, e como nenhum dos filhos faz nada preciso saber se eu posso fazer algo para que isso deixe de acontecer judicialmente?

  26. simone disse:

    trabalho numa casa de reposo em niteroi Recanto da melhor idade ela eles estão fasendo propaganda em ganosa coloca Enfermagem 24hora sendo que so tem cuidador,assistencia medica sendo que nem tem medico e nem carro para socorrer por duas vez a dona saia da casa e eu sempre tinha que pedi socorro a meu marido por que a dona estava em uma festa,os proprios idosos reclama que não tem atividade,remedios estão faltando e quando tem porecempro um controlado para dormi ela da pra os q toma o mesmo remedio são divididos,uma vez dois velhinhos cairão um teve um corte no cilho teve q leva 4 pontos caiu as 7 da manha e so fo i levado as 14:00 horas pro hospital,uma outra senhora caiu ficou com a cabeça sangrando a noite toda e so foi ao hospital as 1 da tarde do outro dia.O que eu fasso?

  27. hetelvania b de sousa disse:

    Olá, sou estudante de serviço social, pretendo trabalhar em CREAS com vialação de direitos. Entrei no site e estou adorando, dá pra tirar muitas duvidas. Tem alguem ai, formado em Serviço Social? Em breve entrarei em contato com dúvidas buscando uma solução. Obrigada!!!!

  28. Reginldo disse:

    cuido de dois deficiente físico .
    nessa família de onze irmão .
    já fás seis ano ,nessa hora ninguém
    -pode né mesmo sou cassado com a filia,
    deles minha ex sogra é meu sogro .
    minha sogra morreu á cinco ano de diabete .
    agora cuido do meu sogro é quero trabalhar
    ñ posso sair de cassa porque mechamo constantemente.
    oque eu Faso auguem me ajuda pra min trabalhar em cassa .
    eu ñ ganho nada só a grassa de deus abraso á vcs.

  29. Neta Indignada!!! disse:

    ARCOVERDE – PE – Gostaria de fazer uma denúncia! Minha vó ( Maria das N. R. ) tem 90 anos e recebe uma pensão de 2.870,00. Porém, ela não usufrui desse dinheiro, pois alguns dos filhos usurpam o dinheiro dela. Um filho dela, solteiro, que tem 48 anos e nunca trabalhou, mora com ela e pega todo mês 700,00 da miha vó Maria. Outro filho, 55 anos e que não quer trabalhar, mas casado com uma radialita leva mais 400,00 ( 200,00 pra pagar o financiamento do carro dele e mais 200,00 pra gastar com cerveja ). Outro, separado e que tbm não trabalha, leva mais 300,00 pra tbm tomar cachaça e cerveja. Sem falar uma das netas tbm usurpa o dinheiro dela. Tbm tem outra filha que mora junto, na mesma casa e não paga aluguel mas come e bebe tudo às custas da vó, pois o aluguel é pago com o dinheiro da minha vó. Eu não moro em Arcoverde_PE, então não posso fazer nada, mas o que sei é que ela não usufrui quase nada de sua pensão, pois os filhos ( 3 homems que não trabalham, um de 48 anos, outro de 55 e outro de 56 ) pegam o dinheiro dela para ficar na rua tomando cerveja ou gastando com a mulherada (zona). Enquanto isso, minha vó (de 90 anos ) está, muitas vezes, em casa toda mijada, com roupinha velha e mal tratada. O único dinheiro que sobra pra ela é 300,00 p que eles separam para os remédios dela, pis eles tem medo que ela morra. Porém, muitas vezes minha vó fica até sozinha em casa. O que eles fazem é crime??. O nome dela é Maria das N. R., mora em Arcoverde – PE e fica aqui minha denúncia.

  30. alicia r b a disse:

    o meu pai mora na bahia en posto da mata ele ja e ben de idade e esta muito doente e corre o risco de perder as duas pernas nao cei como ajudar pois moro aqui en minas ele ja tem mais de 90anos tem uma irma que esta com ele mais ela so sabe aproveitar do ceu dinheiro si tiver um saiti de ajuda por favor mande pra min precizo de ajuda para ajudar o meu pai que amo muito

  31. valkiria disse:

    minha mãe tem 61 anos e sofre por parte de duas irmãs solteironas e problematicas de 32 anos maus tratos psicologicos, acho que é pior que a agressão, o medo que meus pais tem é igual ou pior de um idoso agredido, hoje ela ta na uti com pouca perspectiva de vida, entrou com pneumonia e hoje esta com uma bacteria que os medicos não identificam, as coisas mais simples minha mãe não pode fazer como ver seu programa de tv, ler um jornal, olhar um filme, até quem visita ela na uti quem decide são minhas irmãs, o telefone elas cortaram e o celular que minha mãe ganhou quem controla é elas, sem contar a sujeira que eles vivem, o patio é cheio de fezes de cachorro, pombas e passarinhos, a higiene da casa não existe, enfim, chegou a hora de dizer chegar, me ajudem a quem recorrer. se deus quizer minha mãe sai do hospital mas ela não pode voltar mais a morar naquele lugar e eles meus pais são tão dominados pelas minha irmãs q eles ficam o tempo todo cuidando e pedindo que a gente cuide até o q falamos para elas não ficarem bravas, por favor me ajudem

  32. Jânia disse:

    Bom dia!
    Minha mãe tem 84 anos e 8 filhos, sendo que ela vem recebendo maus tratos por parte de duas filhas, uma eu denunciei ao conselho do idoso porque alem da pressão psicológica ela também bateu na minha mãe . O caso já foi parar no fórum e agora está no Ministério Publico. Eu como tomei a frente e denunciei fui orientada a fazer uma reunião com os irmão que não foi nada agradável, para chegar a uma solução em relação a pagar alguém para pelo menos dar os remédios para minha mãe por que apesar de lucida, ela não sabe ler e toma os medicamentos errado, mas também não quer sair da casa dela, eu moro distante e não posso ir todos os dias à casa dela para fazer esse procedimento, no entanto ela tem 4 filhos que moram perto sendo que 1 deles mora no mesmo quintal e quase não faz nada por ela. Tentei da melhor maneira um acordo com eles, só que tem uma filha vive atormentando a minha mãe com recadinhos dizendo “não vou dar dinheiro nenhum não estou aqui para pagar empregada para mamãe”, mas no meu entendimento penso que ela tem que ajudar sim! se ela não faz nada para minha mãe, ela tem que pagar! Ou estou enganada? Até onde vai a responsabilidade dos filhos com os pais?
    Obrigada pela atenção.

  33. elizabete de araujo bezerra disse:

    boa noite mas a esta hora estou sem consigui dormi pois estou preocupada com minha mãe que tem 71 anos moro com ela e meu irmão deficiente mas ela dividio a casa com meus outro irmãos que casaram so so que de um mes a algums meses a irmã da minha cunhada esta desafiando a minha mãe derespeitando ela fazendo barbaridade e ela se cotraria muito com isso ate leva ela para o hospital com pressão alta eu levei não posso descuti com essas mulheres pois são muito afoitas e podem temta mim prejudica peço que voces mim orente como devo fazer para ter paz

  34. Cristiane disse:

    Fomos denuciar o filho adotivo da minha sogra na delegacia da minha cidade,por maus trato.Odelegado nos disse que era preciso contratar um advogado p isso e procurar ao promotor.Ficamos indignados!Achamos que era só fazer o boletim.è assikm mesmo que funciona?

  35. ROSA disse:

    Boa Tarde, estou indgnada com tanta barbaridade que li aqui, quanto a maus tratos a idosos, o melhor a fazer é denunciar com certeza,não aguento ver isto não, e se eu trabalhasse em algum abrigo de idosos, iria primeiro dar um jeito de filmar ou fotografar e em seguida denunciar, quem presencia e não denuncia é cúmplice e se for provado que presenciou e nada fez será condenado juntamente com quem fez.Denunciei um caso a poucos dias na TVTEM e na VIGILÂNCIA DE BAURU, e por sorte minha amiga estava com o sogro internado lá e teve a perna amputada por maus tratos, que ja está na promotoria, este não é o único caso desse lugar, conseguiram fechar este lugar,mas o certo é que a dona pague por tudo que fez.Quando tiverem alguma queixa a fazer procurem o vereador da sua cidade, afinal ele está lá para vos ajudar a encaminhá-los para o lugar certo.Obrigada a todos.

  36. Um recado: Chega de omissão e covardia,vamos denunciar esses bandidos sejam parentes ou não,covardes que maltratam pessoas indefesas que muito fizeram por eles.Me desculpem se sou rispido,mas é minha personalidade,se possível,porrada neles.

  37. quero tomar uma atitude disse:

    boa tarde!
    por favor, gostaria de saber se uma situação que ocorre com minha avó se caracteriza maus tratos?
    Minha avó tem 85 anos e mora com minha tia e mais 3 netos e um bisneto de 1 ano.
    Minha tia, que toma conta da criança e tambem deveria zelar pela sua mae, deixa o menino com ela e sai. Fico preocupada porque a criança é muito ativa e fica querendo pular do berço. tenho medo que ele caia, se machuque, e ela de nervosa passe mal. ja falei, briguei e ela nao muda. minha avó nao tem mais idade para cuidar de criaça. nem aguenta mais o peso do menino. ela ja criou tanata criança, agora é a vez de nós retribuirmos tudo que ela fez e nao
    dar mais trabalho a ela.
    Posso denunciar um caso desses/
    espero resposta por favor

  38. Só tem 2 soluções: ou você vai em Pernambuco e veja o que está ocorrendo e tente melhorar as coisas pros seus pais. Ou denuncie seus irmãos à polícia por maus tratos contra seus pais.
    Boa sorte!

  39. ROSE disse:

    tenho dois irmãos que maltratam meus pais que moram em outro estado. recebi uma ligação sa 8:00 horas da manhã e era da casa de meus pais e ouvia meu irmão discutindo com minha mãe que tem 71 anos que começou a passar mal me sentir impotente por não poder fazer nada pra ajudar meus pais.o que posso fazer neste caso, por favor me ajude. meus irmãos são maiore de 33 e42 anos como denuncia-los estou em São Paulo e eles moram em Pernambuco

  40. alguem... disse:

    NA MINHA CASA A SITUAÇAO E CRTICA..SOU FILHO ADOTIVO TENHO UM CASAL DE IDOSOS COMO MEUS PAIS..FORAM ELES QUE ME CRIARAM..E UMA IRMA DEFICIENTE VISUAL.. MINHA MAE ADOTIVA TEM 73 ANOS .. NAO TEM IDENTIDADE NAO E APOSENTADA..O MARIDO DELA QUE E MEU PAI ADOTIVO ELE E APOSENTADO RECEBE QUASE 2 MIL REAIS.. ELE TEM UMA FILHA DEFICIENTE VISUAL QUE NAO E APOSENTADA…TEM UM FILHO ONDE ELE TEM DE TUDO DO BOM E DO MELHOR.. E CASADO…TEM SUAS FILHAS E GANHA MUITO BEM….E FIKA COM O DINHEIRO DO PAI TODINHO E O IDOSO NUNCA VER A COR DO DINHEIRO… FIKA ESCRAVIZANDO O IDOSO COM CEM REAIS ..DUZENTOS REAIS QD ELE PEDE ALGUM DINHEIRO…E NUNCA LUTOU PELOS DIREITOS DA SUA PROPIA FAMILIA…EU COMO FILHO ADOTIVO EU JA TENTEI DE TUDO.. PARA CONSERTAR ESSA SITUAÇAO MAS SEMPRE.. QUE EU ME METO NO ASSUNTO OS MEUS PAIS ADOTIVO DIZEM NA MINHA CARA QUE EU CAIR NAKELA CASA DE PARA-QUEDAS..E O FILHO DELE E O CERTO DA HISTORIA…E O IDOSO ESTA HJ COM DEPRESSAO.. ELE SOFRE CALADO COM OS MAUS TRATOS QUE O FILHO CASADO DELE. FAZ.. OS IDOSOS NAO TEM CARINHO DE NETAS.. NAO TEM ATENÇAO NEHUMA DA FIMILA DO SEU PROPIO FILHO LEGITIMO.. E OS BOATOS QUE EU FIKO SABENDO E ELE FINANCIOU O CARRO DELE COM O DINHEIRO DE PAI.. ABSURDO.. MINHA UNICA ARMA E FAZER UMA DENUNCIA.. NAO POR MIM.. MAS PELO O QUE ACONTECE COM ESSES IDOSOS.. ABSURDO..SEI QUE ELES JA ME CONVIDARAM A SAIR DE CASA DE UMA MANEIRA INTELIGENTE … HJ EU SIMPLISMENTE BUSCO VIVER DO MEU TRABALHO MAS.. EU NAO AGUENTO VER ESSE ABSURDO ONDE EU MORO.. FIKA AKI MINHA IDGINAÇAO E DENUNCIA … POR ONDE DEVO COMEÇAR..ANTENCIOSAMENTE…

  41. KATIA disse:

    O QUE EU MAIS DESEJARIA É QUE MEUS AMADOS IRMÃOS TOMASSEM CONHECIMENTO DESTA NOTA QUE AQUI EU DEIXO. LEEM O TEXTO ”CUIDAR DE IDOSOS’ E VEJAM SE REALMENTE OS NOSSOS PAIS MERECEM OU MERECERAM O QUE ESTÃO PASSANDO, CADA UM TEM UMA PARCELA DE CULPA, ALGUNS MAIS OUTROS MENOS. DEPENDE DO PONTO DE VISTA DE CADA UM.ANALISEM FRIAMENTE SEUS ATOS E SERÁ QUE A NOSSA MAE PRECISARIA ESTA NUMA CAMA DE HOSPITAL COM ‘ESCARES’ QUE ESTAO PERFURANDO SUA PELE? ANEMIA PNEUMONIA,DESIDRATADA E OUVINDO BARBARIAS?NAO ENTENDE? QUEM COMPROVA? SO DEUS SABE O SOFRIMENTO DESTA MULHER, MINHA MAE. IMAGINE, UM RALADINHO JA DOI AGORA UMA FERIDA QUE ESPOE OS OSSOS? PARABENS, PARA QUEM CUIDOU DELA E OBRIGADO POR EU NUNCA MAIS CONSEGUIR ESQUECER COMO ELA FICOU.”’TODOS NOS FICAREMOS VELHOS UM DIA, E O INFERNO E AQUIMESMO NA TERRA! OBRIGADO PELO ESPAÇO E O TEXTO DE VOCES E ABENÇOADO. PARABENS!!!!!!

  42. fernanda klayn. disse:

    oi.quero dividir uma situacao muita complicada que estouvivendo esses dias,conheci um idoso de 83 anos atraves de um senhor que me alugou a casa que moro,ele me pediu se eu poderia acertar um preco para limpar a casa desse senhor de 83 e fazer a comida e lavar a roupa,ja que esse ê viuvo e nao tem familia,assim fui na casa dele,la estava tudo tao imundo e nojento que vomitei,na pia da cozinha haviam bichos comendo as coisas nas panelas com comidas podres e ele comia racao de galinha com macarrao e agua,e tambem dava essa comida aos 2 cachorros,no quarto havia ratos comendo roupas,travesseiros,cobertas,baratas…olha limpei ,limpei, e limpei ,dias, fiz denuncia na vililancia sanitaria,no postinho de saude ,mas ninguem fez nada ,bom eu me envolvi de tal maneira no caso que acabei pintando a casa de dele,carpinei o quintal ,paguei para plantar grama,fazer jardim e tudo,mas ele ficou doente com anemia profunda ,levei ao medico particular ,ficou internado dias ,melhorou,entao pela manha eu levava comida ,fazia o cafe,dava os remedios e separava os remedios da noite,mas ele comecou a piorar e volta pro hospistal,entao ja nao andava mais,deu um tipo de demencia na cabeca e nao sabia mais nada,olha em todos esses 4 meses eu dormi no hospistal,corria em na minha casa pra lavar as roupas dele,e entao sempre pedindo ajuda a assistente social,que nunca me respondeu,gastando muito dinheiro,com taxi,com remedios e muitas coisas ,o valor da aposentadoria dele ja nao dava mais para suprir essas necessidades,entao eu fiz a besteira de traze-lo para morar em minha casa ate ele melhorar,ele ficou joia,ja estava bem da cabeca,andando,como nunca antes,ele mesmo foi no banco receber a aposentadoria no mes passado e ai expliquei a ele o problema das contas que foram muitas,e com a ideia de alguns amigos eate mesmo do pastor da igreja dele,fommos fazer um emprestimo para quitar todas as contas e ele voltar para a casa dele….tenho varias testunhas e todas as notas de tudo o que foi gasto e pago.Entao aparece uma sobrinha dele filha de uma irma dele que mora em outra cidade e tem 87 anos e ja esta bem doente,e veio dizendo que iria resolver a situacao dele ,fazendo um documento na justica para que eu o cuida-se dele,nao fez sumiu,levando os cartoes dele e documentos,e ele piorou e voltou pro hospital,sei que hoje o levaram ha um asilo,e eu fiquei com todo esse problemao,porque fui testunha de um emprestimo onde ele lucido fez e quitou todas as as contas,um problema por ter trazido para minha casa ,sendo que o pastor da igreja dele foi quem o apanhou de alta no hospital e o trouxe pra minha casa,e o pior de tudo que a falecida esposa dele deixou no banco um valor de 22 mil reais,e foi desbloqueado pelo advogado dele nessa
    semana e do nada apareceu toda a familia desse pobre homem,irmao,irmas,sobrinhas…sabe parece uma historia de um livro mas nao ,,,e ainda vou ser indiciada ,fui 3 vezes no promotor de justiça com ele,e ninguem fez nada ,agora quando hoje chamei toda a imprensa pra contar tudo ai a ambulancia o tirou daqui da minha casa…estou muito chateada por ter estado de maos atadas todos esses meses e agora estar sendo indiciada pela justiça que ele procurou para ajuda-lo e nao o fez….um pena .

  43. Tenho 61 anos agradeço a Deus por m conservar saudavel mas….¿temo meu amanha!!!

  44. NEWTON pc disse:

    por favor vamos parar de medo e covardia,POLICIA para quem precisa de POLICIA!

  45. roberto disse:

    na rus que moro tem uma senho muito velha ela morava com o irmao mais o irmao morreu. agora ela fica na casa da cunha que nem liga ela ta morramdo no terraço como si fose um cachorro sem direito a banheiro so quando deixam comida so quando eles querem dar o dinheiro da aposentadoria dela eles recebem todo mes mais nao passam pra ela coita so deus na vida dessa mulher!!!!

  46. olá eu peço ajuda na casa da minha sogra tem duas pesoa doentes e para completar ela trouxe o irmão dela para morar com ela meu sogro que cuidava dele mas agora ele faleceu e a familia não quer cuida dele, eu estou fazendo o que posso mas eu tenho que operar eu estou doente e eu mandei a minha sogra ligar para a familia dele e eles falaram que não querem ele la, e eles disseram que se vinhecem busca-lo era para jogar debaixo de uma árvore. A familia disse que não quer saber dele de jeito nenhum, eles disseram que a responsabilidade é nossa, mas eles tem 6 filhos e todos são todos maiores de idade e bem de vida e não querem pagar uma casa de repouso para ele ficar.Eles pagam 300 reais para minha sogra olhar ele mas ela não cuida nem dela eu estou com a responsabilidade toda na minha costas eu não aguento mas eu estou para fazer uma cirurgia não posso pegar peso, e ele não andar sozinho eu tenho que dar banho nele todo dia ele faz as necessidades dele tudo na roupa. Eu falo para minha sogra falar com eles,e ela da risada da minha cara.Eu imploro uma ajuda se vocês podem me ajuda me indique alguém para eu mexe mas rápido possível eu não estou nada bem obrigado que Deus ajude vocês.
    Grato: Áurea Aparecida Assalim.

  47. nick marques andrade disse:

    moro em jacinto e vou sempre ao asilo de almenara e vejo os idosos comendo comidas mal feitas muitas vezes até queimada.os idosos estão morrendo por causa da má alimentaçao e por máos tratos . só este mês de março ja faleceram cinco idosos .peço as autoridades pelo amor de Deus tomar uma providencia pelos nossos idosos por que a presidente do asilo e a vice nao sao capacitadas para esse cargo peço para que a justiça poça afasta-las do asilo e que poça colocar alguém que realmente queira ajudar os idosos e que tenha experiência nessa aréa

  48. MARIA DAS GRAÇAS disse:

    Na familia de uma vizinha tem uma senhora bem velhinha que esta sendo maltratado por um sobrinho que se adonou de seu cartao de aposentadoria e ninguem consegue tomar o cartao da velhinha de volta, ele passar mais de 60 dias sem ir na casa dela sem levar as compras do mes logo depois que recebe a aposentadoria da senhora preciso ajuda la quero que a irma dela consiga tomar o cartao de volta ja que a mesmo nao tem condiçoes de toma-lo.
    quero denunciar o cidadao que faz os maltratos.como faço?

  49. NEWTON pc disse:

    aMIGA EU ACHO QUE O CASO É DE pOLICIA

  50. val disse:

    boa tarde, trabalho com emprestimos p aposentado do inss, e nos ultimos meses tenho recebido varias reclamações,de clientes que contrataram emprestimo em uma outra financeira(em minha cidade),e a evidencias, que a funcionaria ta reembolsando o dinheiro,
    o fato é que os clientes cansados da demora pra liberação do dinheiro, vem na loja, eu consulto o sistema e verifico que o emprestimo ja foi concluido, esses dias o cliente pegou o extrato da conta e fomos no promotor da cidade, mas nada se resolveu até agora, gostaria muito de saber onde devemos denunciar esse caso, pois a moça continua trabalhando, e ela tem se aproveitado de pessoas analfabetas e humildes,que muitas vezes entregam o cartão e a senha pra ela.

  51. Claudete disse:

    Olá estou muito perdida e não sei o que fazer,por favor me ajude, e me de um auxilio, quanto como proceder: Tenho um avô e uma avó, que tem mais de 80 anos, eles moram sozinhos e longe de minha casa, meus outros irmão tambem moram longe, os meus avós sempre foram presentes em nossas vidas e sempre nos deram apoio em tudo inclusive financeiro, o filho deles meu pai, sempre nos deu problema, ele é viciado em drogas desde os 13 anos, ele é filho unico e somos os unicos netos,ultimamente meu pai tem agredido eles verbalmente e até fisicamente,não sei como agir, o que fazer, meus avós tem uma casa avaliada em 180.000,00 e o meu pai cresce o olho nela, e diz que assim que um deles falecer, no outro dia ele vai morar lá, basicamente para acabar com o que ficar, para ele ficar com a casa. Bom depois de tantos desaforos quero tomar uma providencia, vender a casa e trazer eles para perto de mim, ou sei lá fazer uma interdição, Bom na verdade não sei bem o que fazer, penso em denuncia-lo,mas também tenho medo pois a lei tem muitas brechas e ele pode fazer algo pior por estar querendo se vingar….aiiii por favor me ajude … Obrigado

  52. FOFOQUEIRA disse:

    EU MORO EM QUINTINO E NA MINHA RUA TEM UMA MULHER QUE SE CHAMA GLORINHA E ELA TEM UMA MÃE QUE DEVE TER NO MAXIO 80 ANOS ELA SAI PARA RUA E DEIXA A MÃE DELA EM CASA SEM VINTILADOR NUM CALOR DO ENFERNO A MANDELA NÃO PODE SAIR DE CASA PORQUE ELA E CEGA A MÃE DELA NÃO RESPIRA O AR DA NATUREZA A MÃE DELA NEM COLOCA O PÉ PARA FORA DA PORTA ISSO E CRIME ELA ESTAR MALTRATANDO UMA IDOSA QUE JA FEZ MUITO POR ELA EU MORO NA URUPEMA EM QUINTNINO

  53. newton p.c disse:

    Como denunciar vizinhos por maus tratos a uma idosa de 96 anos
    sem que eu seja conhecido como autor da denuncia
    Por favor é urgente!

  54. celia regina paulino motta disse:

    gostaria muito de uma informação concreta,pois perto da minha casa tem um caso que a mãe teve tres derrames,a filha vivi na orgia larga á mãe toda mijada cagada com fome com sede, a mãe não come desde o ano novo. tem um filho de 2anos que vivi largado na rua fica sem comida sem mamadeira enfim a criança vivi largada e ela deixa o filho com á mãe que não se movimenta pra ir pra orgia por favor gostaria muito de uma orientação certa do que devo fazer desde ja muito obrigado…..

  55. Nany disse:

    Ola, preciso de ajuda. Minha avó tem 76 anos, perdeu os movimentos das pernas a cerca de 5 anos devido ter caido e fraturado o joelho. Ela não recebe os cuidados necessários que fica por conta da filha dela, que é minha genitora, porém tenho medo de denunciar, pq seja ela quem for ainda é a pessoa que me colocou no mundo. Estou gravida e não consigo mais carregar minha avó para os lugares, pq ela é cheinha e eu não consigo mais pegar peso. Preciso de ajuda.

  56. CÉLIA BRITO disse:

    BOA TARDE MEU NOME É CÉLIA,GOSTARIA DE RELATAR A SITUAÇÃO DO MEU PAI,ELE TEM SETENTA E SETE ANOS TEVE AVC,PERDEU A VOZ ACHO QUE A CAUSA DO AVC FOI RAIVA PORQUE UM DOS FILHOS DELE SE É QUE PODE SE CHAMAR DE FILHO? RESOLVEU SE APROPRIAR DO CARTÃO DELE, ALEGANDO QUE ELE ESTÁ DOANDO ODINHEIRO PARA IGREJA MUNDIAL A QUAL MEU PAI PERTENCE,MEU SÓ FICA COM O CARTÃO QUANDO ESTA SEM DINHEIRO POR QUANDO ESTA NO DIA DO PAGAMENTO ELE VAI AO BANCO SACA E MAU DA O DINHEIRO DE PAGAR DE CRÉDITO ONDE ESTÃO CONCENTRADAS TODAS AS CONTAS DO EU PAI,EU JA TINHA CHAMADO MEU PAI VÁRIAS VEZES PARA IR AO BANCO MEU PAI DISSE:NÃO ROBERTO DISSE: QUE SE EU FOR NÃO CONTE EL,MAS PRA NADA,ESSE MÊS FINALMENTE ELE CRIOU CORAGEM FOMOS AO BANCO,NESTE DIA MEU QUASE TEVE OUTRO AVC ELE FICOU TÃO REVOLTADO POR TER PERDIDO O CONTROLE DO DINHEIRO QUE AGREDIU MEU PAI VERBALMENTE O CHAMOU DE JUDAS,TRAIDOR,DISSE: QUE TINHA VERGONHA DW SER SEU FILHO E QUE AMULHER DELE QUE AGENTE DESAÚDE NÃO IRIA PEGAR MAS NENHUM COMPRIMIDO PARA ELE,QUE SE ELE MORRESSE ELA NÃO IRIA AO ENTERRO,MEU PAI TEM FICAR NA FEIRA VENDENDO TEMPERO POIS NÃO DINHEIRO PARA NADA,E MULHER DESSE EXPLORADOR ACHA POUCO E VAINAQ BANCA DO MEU PAI DIZER ME DÊ O DINHEIRO DA BANCA, O PIOR QUE SÓ QUEM ACHA QUE ISSO ESTA SOU EU E MINHA IRMÃ NOS SOCORREMOS ELE AGENTE NÃO O QUE FAZERÉ DURO VOCÊ VER SEU PAI MORRENDO E VOCÊ NÃO PODR FAZER NADA,NÓS JÁ FOMOS A PROMOTORIA PÚBLICA E NÃO RESOLVEMOS NADA ,POIS MEU PAI DIISE QUE QUERIA QUE ELE CONTINUASSE RECEBENDO O DINHEIRO ESPERO EM DEUS QUE DESSA VEZ LE CONSIGA SE LIBERTAR DESSE SOFRIMENTO

  57. maria da penha disse:

    Moro em Marabá no Pará,e minha mãe mora em PIIXII no Maranhão,um sobrinho meu mora com elea desde que nasceu,nunca trabalhou e sempre deu trabalho,a tempos estamos desconfiados de que ele anda maltratando ela,só que ela não diz,confirmamos nossas desconfianças com o depoimento da irmã dele,ele xinga minha mãe ,manda ela ir pro irferno e agora soube que ele anda empurrando nela,se é que não está batendo.como faço pra denuncia-lo sendo que moro em outro estado?

  58. Elizangela disse:

    Minha sogra é uma senhora de 65 anos,a ex nora dela ficava perturbando ela,xingando no portão,ameaçando,deixando a coitada em estado de nervos.Levei ela na delegacia do idoso para fazer um B.O e para minha surpresa deu certo,ela foi chamada a depor levou umas broncas e agora está sendo processada por maus tratos ao idoso.
    Procure uma delegacia do idoso!!Dá certo!

  59. claudia coutinho disse:

    Ola, meu ex marido é uma pessoa muito perverssa, e ja me prejudicou muito, dei inclusive queixa dele na dean, recentemente, ele vem telefonando e, ou abordando meus pais a fim de aterroriza-los psicologicamente, inclusive inventando mentiras e os ameaçando. Meus pais sao idosos , hipertenços, e minha mãe fez um avc recentemente, como devo agir? gostaria de me orientar melhor sobre isso. grata
    claudia coutinho

  60. Minha cara,
    Sua irmã é caso de polícia. Contrate um advogado e entre com uma queixa crime na delegacia e na justiça.

  61. ana lima disse:

    tenho uma irmã que mora junto com um homem há 09 anos os dois nunca trabalharam e vivem as custas da minha mãe,ela exige td o que ela quer qdo minha mãe não pode comprar ela faz a amaior baixaria na rua, no mercado seja onde estiver,pega td que minha ame tem dentro de casa, chinga e humilha meum pai que não é de acordo com a situaçao qdo ele fala alguma coisa, gostaria de saber o que posso fazer quanto a essa situação,pois nao aguento mais ver meus pais sofrerem assim, meus pais são aposentados e acho que eles deviam viver com paz e tranquilidade isso se caracteriza maus tratos? a quem posso recorrer?por fazvor me oriente.

  62. alexandre disse:

    MINHA AVÓ MORREU A 15 ANOS,SÓ QUE HOJE SAI A PENSÃO DE MORTE,DELA QUE É PARA MEU VÓ QUE,ESTÁ VIVO MAS TEM UMA FILHA,DELE QUE FEZ ELE ASSINAR UMA PROCURAÇÃO PARA,ELA DANDO TODOS DIREITOS PARA ELA,ISSO PODE SÓ QUE ELA,VAI GASTAR ESSE DINHEIRO COMO ELA QUISER,TEM COMO FAZER ELA PRESTAR CONTA DESSE,DINHEIRO MEU VÓ TEM 97ANOS NAÕ,TEM FILHOS MENORES SÓ MAIORES TODOS CASADOS PORQUE ELA FALA,QUE ESSE DINHEIRO ELA VAI GASTAR COMO QUISER,QUE ESSE DINHEIRO É DELA NAÕ TEM SATISFAÇÃO DAR A NINGUEM,ELA FALA.
    Obrigado pela atenção.

  63. hellen disse:

    Minha vô tem 63 anos e ainda tem um filho que da muito trabalho pra ela ele não trabalha tem um filho de 15 anos nas custas dela,e pra completa ele aida arrumou uma mulher que não tem um pingo de espeito por ela.
    Ela pede pra eles irem em bora ele só falta bater em minha vô,pegou um comodo da minha vô e fechou com uma taboa a minha vô tem dia que nâo dorme,gostaria de uma ajuda,estou vendo dela um dia fechar os olhos por causa dele.
    Tem um conhecido nosso perto de casa que foi no instituto do idoso para colocar a filha dele pra fora e colocarâo gostaria que vajudasse minha vô,pra ela serfeliz no pouco de vida resta pra ela.Gostaria que fossem ver ela e asituaçâo da minha vô e ela foi mandada embora e eu gostaria que colocasse ele pra fora.

  64. viviane disse:

    caraba que legal

  65. samiria ramalhete rodriguês disse:

    hoje em dia,a violência contra idosos tem sido muuito grande,as pessoas não tem conciência do que fazem
    e não conseguém ver que um dia ficaram do mesmo jeito,e temos que respeitar para no futuro também sermos respeitados.

  66. deia disse:

    ola gostaria de saber como que ocorrem um processo de maus tratos com idoso,sendo comprovando.onde devo procura para que possa ser investigado?o que devo fazer quando a maus tratos?acho q deu pra entender rsrs.
    obrigada!!!

  67. Diego Werneck disse:

    Eu estou procurando um telefone 0800 de denuncia a maus tratos pra colocar no meu blog, porém não encontro.
    Parece que só em Brasilia.
    Minha duvida é, existe algum telefone gratuito onde as pessoas possam denunciar?
    Os melhores cumprimentos.
    Diego.

  68. Algumas pessoas se esquecem que a idade chegará para elas também, é uma pena que existam pessoas capazes de maltratar um idoso. Denunciem!

  69. ana disse:

    Gostaria de saber como faço para denuciar uma familia que abusa da boa vantade da tia ,por ter ocoração bom deixou que contruisse um quarto nos fundos de sua casa ,porem, eles não querem mais sair do imovel…e vivem xigando ,fazendo ameaças ,dizem que tem direitos e a senhora passa mau,pois é uma senhora has e diabetica que quando se chateia a pressão sobe e come doce compusivamente e acaba em pronto socorro…o que posso fazer?

  70. LINDA disse:

    OI QUERO SABER COMO FAÇO PARA DENUCIAR MEU IRMAO POS ELE BEBE TODO OS DIAS E USA DROGAS TAMBEM ELE NAO DEIXA MINHA MAE DORMIR DE MOITE FICA ENTRANDO E SAIDO O TEMPO TODO ELE ROBA AS OS OBJETOS DELA E PRA TROCAR POR DROGAS JA AMEAÇO DE LHE BATER ELE BRIGA COM TODOS OS IRMAOS NAO SURPORTO MAIS TODAS AS VESES QUE VOU NA CASA DA MINHA MAE ELA FALA DELE MAIS ELA NAO TEM CARAGEN DE DENUCIAR ELE

  71. Cara Rosana,
    Se a senhora não conseguiu fazer sua denúncia por vias legais, acho ser interessante chamar a imprensa. Um programa de rádio, um jornal de grande circulação ou uma reportagem de uma tv de grande audiência poderia se interessar pela história desta senhora e provocar indgnação da comunidade e uma resposta dos poderes públicos e policiais.

  72. Rosana da Silva disse:

    Boa tarde, conheço uma senhora há mais de 20 anos, sempre foi saudável, possui 5 filhos, e alguns netos já crescidos, infelizmente esta senhora teve uma doença e ficou acamada, de lá para cá, o que acontece é absurdo, pois permanece em dois comodos, sozinha, sem condições de levantar-se para se banhar, ou para qualquer outra atividade, ficando na dependência das pessoas, pois os filhos nem alimentação para ela fazem, fica dias sem higienização, fazendo frio ou calor, está sempre na mesma posição, pois nem virar-se consegue sozinha, a minha revolta foi maior ainda quando liguei para duas delegacias do idoso, para saber se poderiam tomar alguma atitude, me passaram o número do disc denúncia, qual foi minha surpresa quando a atendente me informou que este era um problema familiar, que teria que ser resolvido entre eles. Gostaria de uma orientação, obrigada.

  73. maria adelia vargas da silva disse:

    minha sogra tem 85 anos mae de 19filhos alguns ja morreram ficou 11filhos hoje encontra se o sogro acamado e a sogra he diabetica e hipertensa , e outras doença as vezes faz xixi ou coco nas calçinha e a cuidadora chama a minha sogra de porca relaxada ,e belisca eu fico triste :porque foi e bati uma foto dos belicoes que a cuidadora deu no braço da minha sogra , e sua filha que mora em outro bairro disse que sua mae merece isso porq a sogra e muito ruim;e deixou a cuidadora ficar la na residencia de minha sogra conclusao do acontecido hoje a minha sogra nao presta porq esta velha, sabe se eu falo alguma coisa eu sou fofoqueira , minha cunhada diz que nora nao pia.meu marido da todo mes 100,00 emas 2filhos os outros nao ligam deixam tudo como esta , sao 3filhas mas ninguem,quer cuidar da sogra prefere pagar outra velha pra cuidar dos dois idosos, alias cuidar desse tipo quaquer um cuida belicando ,e nao deixa a velhinha sair nem na rua nem se aquecer no fogo de lenha nesse inverno minha sogra passou frio pior que cachorro sarnento .me dizem oq posso fazer

  74. ELISANGELA SECARIO disse:

    tenho uma vo ela posui duas propiedadese em meu tio utilisa osalao para alugar para uma coperativa de reciclagem onde e patrocinado por politicos petrobras banco do brasil recebe os alugueis e nao da para minha vo e nem as outros maos dele a pouco tempo minha vo caiu e quebro o fem a quanDO questionei sobre esse seu direito ele junto co mnha tia me esPulsaram del junto comminha mae quemorava e dormia junto com minhavo denucieieles na delegacia eles inverteram dizendo que denuciei minhavo tiveram a capacidade de levar eala com uma carriata na delegacia onde apenas ela teria que dizer seeu etava maltratad ela pois eles inventarao isso para todos ai fui a delegacia exclarecer que nao eles estao dominando tudo da minha vo por intersses politico dess TIO que se diz pobre mas naoe e santo queria que um orgao especializado investigace isso detalhe minha tia CUMPLICE DO EM TUDO SO VIVEM DE MENTIRAS E CALUNIAS

  75. alexsandro rodrigues da mata disse:

    ola boa tarde!moramos 4 pessoas n minha casa e meu irmao ele vive gritando chingando meu pai ja brigeui umas 10 vezes com ele e naum resolve como fasso p denuciar por maus trato?obrigado espero resposta abraçoss!!obs:só houve agressao verbal

  76. Elizangela Profiro disse:

    Tem algum endereço ou telefone que eu possa denunciar maltratos a idosos.Fico imprecionada como tem velhinhos sendo maltratados por seus familiares.E agora eu declarei guerra a esse tipo de pessoa,onde eu ver esse tipo de abuso vou denunciar!!!Por isso preciso saber como posso fazer isso.
    ATT
    Elizângela

  77. taner disse:

    a minha mae mora com meu irmao duas filhas e sua mulher mais eles nao cuidan dela como deveria ao contrario ela que tem que fazer as coisas pra eles e eles assim mesmo maltratan ela e eu nao seu o que faze

  78. Maria jose disse:

    Oi, moro em pernambuco município de olinda perto da minha casa mora um casal de idoso,o filho chamado Isaías calos da silva ele roupa os pais,pega o dinheiro todo da aposentadoria deles dois ,deixa os dois com fome ,ameaça os dois,ele ate comprou um carro com o dinheiro do pais,a casa dos pais e uma sujeira tem merda em todos lugares ,ele tem 81,ela 75 mais parece tem mais porque ela tem canse de pele entre outra doenças. como posso denuncia esse ladro mim ajude. não aguento mais os sofrimento desses idoso.

  79. Elizangela Profiro disse:

    tenho uma vizinha de 65 anos, sua ex nora se apropriou de sua casa e não sai,ela ja entrou com uma ação para reintegração de posse mas ta dificil,ela foi imformada que vai demorar em torno de 48 meses para a justiça tira-la de lá.O pior é que enquanto isso ela ta morando de favor na casa de parentes,uma senhora que trabalha a noite toda p se sustentar,enquanto isso a ex nora dela com 34 anos,saudavel,usufrui da casa que a pobre comprou em longos anos de trabalho!
    Pelo amor de Deus me informe se tem algum meio mais rápido para essa senhora ter sua casa de volta.
    ATT

  80. Eduardo Rodrigues disse:

    Tenho um pai (76) idoso que mora em frente minha casa. Com ele moram a esposa (52) dele (minha madrasta) e meu meio irmão (26). Tenho percebido maus tratos e abuso financeiro. Não gostaria de tirar satisfação para não gerar atrito pois eles (madrasta e meio irmão) são completamente ignorantes. Não sei quem procurar primeiro, por isso escrevo e peço orientação. Aguardo retorno. Obrigado.

  81. Caro Nelson,
    Neste final de semana, escreveremos sobre os principais endereços e telefones NO BRASIL, para que todos tenham acesso à oportunidade de denunciar qualquer tipo de mal trato nos idosos.
    Aguarde e abraços.

  82. Ariane,
    Procure conversar seriamente sobre este caso de maus tratos com a sua bisavó com toda a família. Se isto não resolver, procure orientações no Conselho Municipal do Idoso de sua cidade ou vá até a delegacia de polícia, denunciar.
    Abraços.

  83. Ariane Alves da Silva disse:

    Peço ajuda para denunciar,falta de cuidados basicos com a minha bisa avó que mora na Bahia (Salaminho),pois fui comunicada de que deixam minha bisa avó passar fome ,lavam suas roupas com a mesma bucha que lavam o banheiro,sua casa não tem pia de cozinha, não tem tanque para lavar suas roupas,sua cuidadora é uma neta que deixa de alimentá-la direito e nos horários adequados,já medicou ela com remédios vencidos, e quando não quer cuidar dela à noite da um remédio que deixa ela dopada.Como moro em outro Estado não sei que providência devo tomar peço que me ajudem a tirá-la desse sofrimento.Meu tio que é filho dela e que mora na mesma casa não faz nada e nem deixa ninguém fazer.Por favor me ajudem.

  84. nelson disse:

    como e onde denunciar abuso financeiro?

  85. oculto disse:

    oi, quero alertar as pessoas que tem uma casa de repouso em mongagua a el shaday que maltrata os idosos trabalhei lá e sai pq nao aguentei ver tanta maldade eles dão banho as 3 horas da manha muitos passam fome elas a dona e a gerante batem neles deixam eles cheios de coco e coisa de loco eu nao faria isso nem com meus cachorros mas vou arrumar um jeito de fechar essa csa se DEUS quizer. por favor quem souber um jeito de me ajudar denuncie. PELO AMOR DE DEUS

  86. simone fatima manique vieira disse:

    me chamo simone,estou preocupada porque junto com meus avos mora um tio meu que bebe muito ele quebra as coisas e briga com todos que chegao ali.mas nao é só isso ele tem o apoio de duas irmas
    ele agride com palavras e ate ameacas o que posso fazer nessa situacao sem magoar mas meus avos aquem devo recorrer para tirar ele dali

  87. Cara Tati,
    Lamentamos pelo falecimento de sua mamãe!
    Porém, percebemos uma atitude psicologicamente saudável, em relação ao luto que você e sua família estão passando.
    Deus acompanhe vocês nestes momentos de tristeza e perda.
    Abraços,
    Márcio Borges
    Editor de conteúdo

  88. Tati disse:

    Oi Pessoal! Tudo bem com vcs?
    Vim aqui comunicar a todos que minha mãe falaceu dia 22 de junho 2010.Estou aprendende que é preciso tomar consciência que a morte é um processo biológico e irreverssível. Muitas vezes a dor que sentimos por causa de uma perda de alguém querido está relacionada à nossa incapacidade de manter aquela pessoa presente, ou então choramos por causa da dor que vamos sentir pela falta da outra pessoa, e não pela pessoa em si. Esta maneira de pensar pode ser entendida até mesmo como um pouco de egoísmo, de querer manter a pessoa junto de mim a qualquer custo. Tomar consciência de que a morte representa um momento de descanso, de que o outro está em uma situação melhor do que a nossa, nos auxilia a evitar o sofrimento desordenado.
    Bjs!

  89. elisangela disse:

    Sou estudante de enfermagem e tenho que apresentar um trabalho sobre o assunto de maus tratos a idosos principalmente em hospitais se puderem me ajudar eu agradeço.
    BOA NOITE

  90. Regina disse:

    Tenho uma mãe de 60 anos, ela tem derrame a 7 anos e não anda muito, devido ter tmb, problemas reumatologiscos, a algumas semanas aconteceram alguns problemas em minha casa, onde os irmãos dela estão qurendo denunciar eu e meus irmãos por maus tratos a idoso, estamos passando por uma fase muito dificil, pois amamos nossa mãe, e tudo q fazemos e para o bem dela, inventaram muitas coisa a nosso respeito, e já ficamos sabendo q querem só tirar ela de ksa pra ficar com o dinheiro dela, mas se fosse só isso , oproblema tmb e o psicologico como fica,a familia brigado, vamos leva-los a uma idenização por difamação e calunia, e rezo pra minha mãe n ficar sabendo do q esta acontecendo, n quero q ela sofra mas do q ela sofr pelo estado q ela se encontra agora.

  91. Tati disse:

    Sou de Vitoria – ES e hoje moro na Florida,EUA
    vim aqui mostrar minha indignação e tristeza para com que estão fazendo a minha mãe de 80 anos de idade mãe de 3 filhos.Em Novembro 14 de 2009 minha mãe estava indo visitar minha Prima no salão de Beleza que ela se encontrava trabalhando e quando foi atravessar a rua caiu e quebrou o Joelho da perna direita e torceu o tornozelo da perna esquerda, uma casal a viu caída e retirou ela da rua e levo-a para a calçada, e ela pediu para o casal chamar minha prima no salão pois era ali perto…minha prima chegou ate o local e viu que ela não estava bem…como aí no Brasil só mora meu irmão, ela então ligou para ele…a esposa dele veio com um táxi e a levou para o Hospital da Associação dos funcionários públicos…Minha mãe estava com o telefone celular…mais tarde minha prima ligou para minha mãe para saber como ela estava…quem atendeu o celular foi a nora dizendo que o médico disse que ela não precisaria engessar e que já poderia ir para casa…Bom! Minha prima então deixou para ligar no outro dia…feito isso,no outro dia minha prima ligou e minha mãe não atendeo o telefone…passado algumas horas minha mãe ligou do telefone da vizinha dizendo que estava com muita dor e que precisava do remédio que o médico mandou meu irmão comprar e que ela não conseguia encontrar meu irmão…minha prima falou: Tia cade seu celular? R: Meu celular eles perderam no Hospital…minha prima na hora ligou para o hospital e lá ninguém viu o celular da minha mãe…desse dia ate hoje minha mãe nunca mais pode falar com ninguém no telefone…ele retirou ela do apto e levou para o dele.minha mãe apesar da idade sempre foi activa e muito comunicativa…Infelizmente não estou podendo ir ate ao Brasil,fico aqui com o meu coração apertado sem poder fazer nada,peço a ajuda de vocês nesse caso…Amo minha mãe,ela sempre viveu comigo é muito triste ver minha mãe se acabando por falta de Amor.Infelizmente, vivemos cercados de pessoas perigosas…minha mãe esta passando por maus tratos psicológicos…desde o dia em que caiu e quebrou o Joelho e torceu o pé,..nunca mais pode falar com ninguém por telefone ou pessoalmente…pois privaram ela de ter a liberdade de falar e se expressar…ela vem sofrendo humilhações, discriminação, carência de afecto, e carência de atenção…
    Minha mãe foi isolada do convívio social!
    E Hoje dizem que ela tem Alzheimer…Será?

  92. Marcia disse:

    Tenho uma prima que batia em minha tia de 82 anos, no ultimo dia 21/04 minha tia me ligou dizendo que estava apanhando, fui busca-la mas como minha prima não a deixou sair chamei a policia e ela então saiu. Minha tia não quis ficar na minha casa, quis ficar em seu apto. na praia, minha mãe tambem mora lá e quase todos os dias vai visita-la e leva-la ao medico. Ontem o marido de minha prima (um homem totalmente doente que faz tudo o que ela manda) ligou para minha mãe dizendo que estamos abandonando minha tia (apesar da idade ela é lucida e saudavel)e a partir do momento que a tiramos da casa da filha agressora, agora a responsabilidade dela é nossa, ele tambem disse que tem checado o cartão de credito de minha tia (que só gasta em compras de supermercado) e que ela está gastando muito (sentimos como se fosse indireta de que estamos usando o cartão dela). Infelizmente minha tia não quis denunciar a filha mas ele disse que se acontecer algo à minha tia que eles irão noas processar por te-la tirado do convivio deles (onde ela era abusada fisica e psicologicamente). Se algum advogado ler esta mensagem gostaria de sua ajuda. Grata

  93. Caroline Mendonça da Silva Freire disse:

    Meu Pai tem 80 anos e desapareceu a 37 dias meu Irmão que morava com ele estar recebendo seu beneficio inadequadamente, estar vivendo as cuntas de uma pessoa que nem em casa estar para dar despesas, pior que nem usando o dinheiro para procura-lo ele estar.

  94. Carly. disse:

    adorei o texto pois estou fazendo um trabalho sobre maus tratos ao idoso, e estou muito sensibilizada com tudo que pesquisei, pois como uma indivíduo pode maltratar um idoso que não tem nem como se defender, infelismente no nosso País os dados sobre esse assunto é alarmente. Será que quem maltrata não se toca que algum dia vai ficar velho !
    =**

  95. PATRICIA C. disse:

    GOSTARIA DE FAZER UMA DENÚNCA,SOBRE UMA IDOSA DE MAIS DE80ANOS QUE SOFRE MAUS TRATOS.NÃO SEI O NOME DELA TODO,SÓ SEI QUE ESPOSO DELA ,SEU EXPEDITO DE65 ANOS(O AGREÇOR)-A CHAMA DE MERINA.A COITADINHA NÃO COME,NÃO TOMA BANHO,NÃO PEGA SOL E NEM AO MENOS TEM COM QUEM CONVERSAR.SEU ESPOSO SAI TODOS OS DIAS-A DEIXANDO SOZINHA,TRANCADA E SEM ALIMENTAÇÃO.ELE RECEBE A APOSENTADORIA DELA E BEBE TUDO DE CACHAÇA.UM DIA DESSES A CASA EM QUE MORAM NA RUA AURÉLIA NIM.1191C/1 EM MES GUASE PEGOU FOGO. O SEU EXPEDITO CHEGOU BEBEDO E FOI SEGUNDO ELE FAZERCOMIDA,PORÉM DEIXOU O FOGO ASSESO E DORMIU, ACASA ESTAVA TODA ENFUMAÇADA GUANDO VIZIMHOS AO TENTAR ARROMBAR A PORTA ACABARAM-ACORDANDO.

  96. keliton disse:

    bom eu nao cuido de idoso mas tenho uma vo que mi criou como se fosse um filho amo muito ela quando vejos alguns videos de agreçoes ao idosos mi revolto parreçe que é com minha vo e assim mi doi por dentro rascando o meu coraçao ai e onde vem a indigniçao de muitas vezes nao fazermos nada para ajudar a os idosos agente tem que começar isso o mais cedo possivel pq algun dia serremos tbm idosos e como vai ser quem ira cuidar por nos entao se vc quer se cuidado cuide ajudando essa pessoas indefezasas os idosos se tivesse mas palestras nas escolas nos bairros a cada 5 meses seria um meio de concientizaçao para todos que nao entende ou que nunca ouvir falar dos direito e dos idosos e deveres que temos que ter com eles é isso pessoa respeite se querer ser respeitado . ajude os idosos

  97. raquel disse:

    sou de recife e gostaria de saber como fazer para resolver a situação dos meus pais que estão sofrendo maus tratos dentro da sua própria casa, minha irmã tem dois filhos menores e moram com os meus pais ,só que ela não limpa a casa ,só faz comida para ela e os filhos,meu pai tem(81anos) está com um lado da coluna torta e anda com uma bengala para se apoiar mesmo assim ela bota ele para pegar peso,lavar os pratos e etc…e minha mãe tem 71 anos e tem que fazer tudo dentro de casa e ainda é obrigada a sustentar ela e os filhos dela pois ,são de pais diferentes e não ajudam nas despesas do filhos, ela rouba dinheiro dos velhos, minha outra irmã de 36 anos teve um derrame e ficou com um o lado esquerdo paralisado está morando lá. ela também sofre nas mãos dessa minha irmã e de seus filhos que não respeitam ela e todo dia botam ela de casa para fora.quero saber o que devo fazer para resolver isso?

  98. leo disse:

    Amigos
    estou com 59 anos, para completar 60 em outubro, desempregado, sem condições de aposetnar-me minha atual companheira com 62.
    Do primeiro casamento resultaram duas filhas, atualmente uma com 22 anos e outra com 23 ambas, fazem faculade, residem com a mãe, a avó com 85 anos total provedora da filha, minha ex, do companheiro da ex, das minhas filhas, todos residindo em apartamento alugado de alto luxo em bairro nobre da cidade, as custas da idosa.
    Desde que me separei da ex, Sempre paguei a pensão alimenticia as minhas, mesmo diante de muitas dificuldades, por veses ter ficado desempregado, sobrevivendo de trabalhos esporádicos, por ter que cuidar de meus pais idosos sobre vários aspectos, tornei-me filho unico apos o falecimento de minha unica irmã.
    Passados quinze anos, No ultimo ano de vida da minha mãe, a minha vida, meu cotidiano resumiu-se numa verdadeira via crucis, correndo a hospitais publicos, clinicas, medicos, medicamentos ate o falecimento de minha mãe.
    Minha situação financeira desabou, fiquei devendo em bancos, a amigos que me ajudaram durante o ultimo ano de vida da minha mãe e ate depois do falecimento.
    Como consequencia fiquei sem condições de pagar a pensão alimenticia as minhas filhas.
    Para minha surpresa, espanto, decepção, além dos problemas e compromissos que tinha asssumido, desgastes emocionais, stress, preocupações, fui executado na justiça pelas minhas filhas, não tinha o dinheiro para pagar as pensões atrazadas e tive a minha prisão decretada pela juiza.
    O mundo desabou sobre a minha cabeça e da minha atual companheira.
    Como não conseguia mais dinheiro para pagar os meses seguinte da pensão fui então executado mais quatro veses pelas minhas filhas e novamente com ameaças de se nao pagasse iria ser preso novamente.
    Acabei por ficar seriamente doente, com depressão, outras doenças de ordem psicossomatica, a tomar medicamentos fortissimos controlados e a minha companheira também adoeceu.
    Vivo em constante stress, apreensivo, com medo de não poder pagar a pensão, para mutos a infima quantia de um salario minimo, sendo que atualmente sobrevivo com a renda de oitocentos reais fruto de um pequeno imovel alugado.
    Estou doente com sindrome do pânico, a depressão retornando, minha companheira doente, tendo que gastar uma soma consideravel com medicamentos, consultas, etc.
    As minhas filhas a mais de dois anos que não as vejo, não tenho nenhum contato.
    Só me contatam caso eu deixe de pagar a pensão alimenticia.
    Desculpem pelo meu desabafo, mas precisamos de ajuda.
    Tive que processá-las em minha defesa, na tentativa que não tenho condições de pagar o que me cobram, por razões obvias e reais, mas o processo esta no STJ sem nenhuma posição do meu advogado e sei que ele não pode fazer nada a não ser aguardar.

    7

  99. Deroci disse:

    Eu tenho um tio que mora sozinho e tem 75 anos de idade, ele está lúcido muito embora tem alguns problemas de saude devido a idade. Sempre vem acontecendo que existe uns garotos filho de alguns vizinhos sempre abusando dele tais como jogar bomba dentro de sua casa, desligar o relogio de energia, cuspir na sua cara, invadir sua casa, fazer barulho para tirar o seu sossego e etc.
    Os pais e responsavei por esses garotos sempre viam acontecer tudo isso e não tomaram nenuma providencia, dia desses ele perdeu a paciencia e cometeu um erro de dar 4 tiros para o alto para intimidar os garotose uma senhora que é avó de um dos garotos o processou por isso e ele está preso enquanto que isso poderia ter evitado se os pais ou responsaveis corrigissem seus filhos.
    O que fazer nesse caso.

  100. meri disse:

    o meu cunhado construiu uma casa no quintal da casa minha sogra tomando o terreno quasi todo,omeu marido e os outros irmao nao estao de acordo, porq a mulher dele maltrata pscologicamente e verbaumente a minha sogra. eles querem tomar a atitude de vender tudo ou mandar ela embora de la, porq o irmao nao faz nada e deixa a mulher faser o q quer. eu gostaria de saber qual atitude melhor tomar.eu ja estou muito chatiada com a maneira q ela agi com a minha sogra.

  101. lene costa disse:

    e inadimissivel um ser humano ter coragem de tantas maldades
    contra idosos, que muita das veses foi quem lhe deram vida e muito amor e agora quando chega a velisse os filhos netos e noras etc.. sao capazes de tantas crueldade
    mais entrego nas maos de deus pessoas que acham que nunca vao precizar de nimguem nesta vida
    uma pergunta aonde podemos contar com o auxilio de nossos governantes que nada fazer
    pra ajudar nada fazem pra resolver esta situaçao que choca abala
    e muito triste sera que com todas essas imagem o ser humano nao se sensibiliza
    sera aonde esta o amor a familia

  102. moacir oliveira disse:

    Esta é uma matéria excelente para um estudo profundo,principalmente quando versa sobre maus tratos domésticos. Pois isso nos remete a própria infância do agressor.

  103. SUENE ALVES disse:

    É IMPRESSIONANTE COMO AS PESSOAS CUIDADORAS OU NÃO CONSEGUEM JUDIAR DE PESSOAS QUE UM DIA FOI JOVEM TAMBEM. É UM DITADO MUITO CERTO AQUELE QUE DIZ QUE NINGUEM SABE O DIA DE AMANHÃ. NÓS SEREMOS IDOSOS UM DIA SE AS CONDIÇÕES PERMITIREM, POR ISSO EU ME ESFORÇO AO MAXIMO PARA NÃO TRATAR MAL NENHUM IDOSO PORQUE O MEU FUTURO SERÁ IGUAL, POIS EU TAMBEM ESPERO POR MINHA MAIOR IDADE.
    EU NÃO CONSIGO ENCARAR MAUS TRATOS COM NATURALIDADE SABE? PESSOAS INDEFESAS QUE ESPERAM AJUDA FICAM A MERCÊ DE MARGINAIS PORQUE ESSE É O NOME DE QUEM MALTRATA UM IDOSO. PESSOAS SIM, ELES TAMBEM SÃO PESSOAS, GENTE COMO NÓS E COM UMA INFLUENCIA MAIOR NO MUNDO POIS JÁ VIVERAM O QUE VAMOS VIVER AINDA. O IDOSO É UMA CAIXA DE
    EXPERIENCIAS, UMA ESPECIE DE POUPANÇA, ONDE PODEMOS NOS LIVRAR DE CRISES EMOCIONAIS FUTURAS OUVIDO SEUS CONSELHOS.

  104. marlene severino de melo disse:

    eu filha que sou de um idoso de 96 anos estou indiguinada com os meus irmaos e mae de tratar meu pai mario desta maneira como estao tratando ele ja nao levanta mais da cama ussa fraldas e minha mae para ele nao gritar da compremidos por conta propria para ele dormir nao levam um medico para ve-lo ele esta todo machucado me da do de ver isto acontecendo as minhas irmaes ten condicoes de faze-lo eu nao tenho me ajude por favor nao da para ficar calada muito obrigada

  105. Hevelin Meitling disse:

    Sou estudante de Direito, e estou fazendo minha monografia com base nos maus tratos contra o idoso perante a familia e a sociedade.
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer, e dizer que este site colaborou bastante como fonte de pesquisa para o meu trabalho.
    E que infelizmente existem por toda parte e a todo momento idosos sendo mau tratados, ignorados, por familiares, cuidadores, e muitas vezes até mesmo pela própria sociedade, que as excluem pelo simples fato de não poderem mais de certa forma colaborar, com o labor, assim como uma pessoa jovem.
    Porém cai no esquecimento dos mesmos, o quanto pessoas idosas já colaborou, aposto que ninguem imagina uma pessoa idosa como uma vasta biblioteca, com muitos conhecimentos, historias e raizes.
    devemos nosso presente a eles, que um dia colaborou de certa forma para tudo que somos e temos hoje, assim como faremos parte do futuro, e tamben nos tornaremos idosos.

    pensem nisso você que não dá importancia alguma para pessoas idosas !
    um dia com a graça de Deus vc tamben será um !
    e poderá refletir em vc o que hj reflete a eles !!!!!!

  106. Gloria maria disse:

    Por favor preciso urgentemente que vcs me ajudem ,pois aqui do lado da minha casa em Belford-roxo ,existe uma senhorinha que dar muito dó dela os filhos estão maltratando muito ela .
    não dão banho,não dão alimento a ela e ela esta sendo muito judiada por todos da familia ,como faço para mim poder denunciar essa familia sem coração e sem amor . para que eles tomem vergonhar na cara e passa a cuidar dela com amor e carinho ,

  107. fernando disse:

    eu estava lendo para fazer um trabalho escolar sobre o idoso eo que acotece
    realmente é sem palavras as pessoas que maltratam os idosos não tem coração
    essas pessoas precisa de cadeia eo idoso precisa é de liberdade não importa o seu problema e precisa ser respeitados igual a todos

  108. suely disse:

    acabo de vir do hospital e lá pude ver o quanto meu sogro estava sofrendo nas maos da familia e que só sabem usar o seu dinheiro por ser aposentado por estatal o salario alto o sfrimento dele é grande

  109. Patrícia disse:

    O que muitos esquecem é que um dia também seram idosos, e precisaram de ajuda, mesmo aqueles de maior poder aquisitivo! O dinheiro apenas retarda, mas a velhice é como a morte, uma certeza. E quem é o ser humano que nunca precisou de ajuda! Muitos abandonam seus pais quase no fim da vida, as vezes (e eu entendo), por cansaço, por não saber lidar como certas situações (como é o caso do alzeimer), mas o que pesa a velhice em si ou tudo o que um pai ou uma mãe fez por um filho durante a vida, pela luta, etc, mesmo aqueles que não tiveram a ajuda devida de seus pais, que foram maltratos, não devem trata-los de maneira incorreta, pois a condenação é vivenciada por ele. Muitos se mobilizam apenas quando veem os noticiarios de maus tratos a idosos pela televisão, telejornal etc… Mas esquecem que por tras dessa situação existem varios outros casos, que não tem a cobertura completa de um noticiario e temem pelas suas vidas…A teoria é belissima, e coerente, é adequada, supri todas as necessidades do idoso, garantias, direitos etc..Mas e na prática, que tipo de atitudes temos tomado com relação ao Estatuto do Idoso, eles merecem tratamento diferenciado sim, e não para discrimina-los mas sim para ampara-los.

  110. maus tratos disse:

    Tenho uma subrinha com 34 aqnos que mora com a mae que e minha irma, e casada tem dois filhos,nao trabalha explora a mae obriga ela a trabalhar pega todo o dinheiro dela .O que devo fazer .

  111. luciana soares disse:

    acretido que muito deve ser feito para que os idosos no nosso país ,tenha o respeito que tanto merece… é dever de cada um de nós cuidar dos idosos de nossa família que com muita dedicação vive até hoje,fazendo pela nação algo que nós não sabemos fazer respeirtar a todos.

  112. francisco de assis disse:

    Venho aqui denunciar maos tratos que estao fazendo a família de minha namorada, Então eu ví como forma de denúmcia e possivelmente vcoês dar-me pra mim alguma solução.
    Minha namorada no momento encontra-se muito aflita com tal situação sem poder fazer muito.
    Agradeço sem mais para o momento.

  113. valdete disse:

    olha meu pai tem 76 anos e a 5 casou-se com uma mulher de 65.eu nunca aprovei este sasamento…..este ano ele foi vitima de avc que o deixou com dificuldades para se locomover,anda com muita dificuldade.e esta senhora sua esposa é quem recebe o beneficio dele,mas o deixa muito só ela viaja e fica 15 dias fora e o deixa sozinho.ele naum sabe fritar um ovo,fica dependendo dos vizinhos para dar-lhe alimento.eu naum posso interferir pois ele fala que ela é esposa dele.quero saber o que posso fazer

  114. Samuca disse:

    Sou estudante de Enfermagem, e acredito que é uma covardia agredir pessoas idosas, temos que respeitar as diferenças e dar valor as experiências de vida que podemos adquirir através das mesmas.
    Denuncie já a violência contra o idoso!!! Não seja um omissor dessa crueldade. Pois de acordo com o estatuto do idoso no Capitulo I , Artigo 6° Todo cidadão tem o direito de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta lei que tenha testemunhado ou que tenha conhecimento de qualquer tipo de agressão contra o idoso.

  115. SANDRA disse:

    DIANTE DE UMA CALAMIDADE DESSA QUEM É QUE ESTA PREOCUPADO COM OS ERROS DE PORTUGUÊS?
    MEUS PARABENS PELA INICIATIVA PELO MENOS ALGUÉM SE IMPORTA

  116. Caro Carlos, percebemos o quanto é difícil sua posição. Quando alguém resolve pegar outro para Cristo, não se importando o lado da razão. Só podemos usar a estratégia de Ghandi, que é a não violência ativa. Mostrar para este senhor que não é você o culpado, inclusive tentando ajudá-lo a resolver o problema dos barulhos do andar de cima. Ou sozinho você resolver o problema dso barulhos, sem nada falar para ele. Pedir ajuda a um advogado, solicitando a aplicação do Estatuto do Idoso também poderá ajudar.

  117. Carlos Welsing disse:

    Tenho 65 anos moro só, sou aposentado com 35 anos de serviço, agora não trabalho só estudo, fazendo o curso superior de bacharel em teologia e como estou no 6º período da Faculdade Unida de Vitória, faço estágio dando aconselhamento familiar nas comunidades. Como cristão e pastor vivo para estudar e aconselhamentos. Mas encontrei um mal carcter de nome Edson dos Santos para abusar da minha paz. Por isso gostaria de perguntar qual a providência tomar no caso de um vizinho que me ameaçou em descarregar uma pistola em mim por achar que estou o perturbando com barulhos que na verdade vem do andar de cima. Chamei a viatura da policia no 190 e diante dos policiais confirmou tudo e ainda acrescento muito mais dizendo inclusive que dou sorte por ele ter sido policial e agora civil, senão ja estaria morto, falou inclisive que seria um difunto se eu denunciasse, pois eu não seria o primeiro nem o último, tudo isso na frente dos policiais da viatura 2005 que nada fizeram. Que devo fazer para me proteger além de orar?

    Carlos Welsing – Vitória/ES

  118. Francisca m s s gostaria de saber quando vai ser aberta o cocúrso da sabesp pelo o meu e-mail disse:

    cuido de uma senhora de 87 anos, das 18:30 as 8:30 da manhã ela é muito depressiva, ela usa oxígênio e gastro toma medicamentos das 7 da manhã,as 23:hs as vezes a filha e a outra que cuida durante o dia dar um calmant para ver se ela se acalma pois ela reclama que tá muito mal, mas eu não do nem um medicamento, fora da planilha eu apenas do água falando que é remédio e logo ela se acalma.

  119. lindsay disse:

    ótimo artigo…ajudou imensamente em um trabalho academico!! obrigada! =*

  120. kelly tavares disse:

    faço um curso de cuidador de idosos;é não tinha conhecimento de como e grande os maus tratos aos idosos,temmos uma constituiç ão que e muito boa, mais que na pratica nada e feito.e preciso denunciar e acabar com esta pouca vergonha.

  121. claudenice juvino disse:

    Moro em uma cidade onde os constantes maus tratos contra pessoas idosas acontecem com a maior frieza e praticado pela própria família.Acho que essas pessoas deveriam perder a guarda desse idoso, assim como os pais perdem a guarda dos filhos quando são impossibilitados de educá-los.As Leis deveriam ser mais severas para punir esses crimes, já que um idoso não tem como se defender,assim como uma criança.Tenho certeza que os idosos seriam mais felizes vivendo em lares onde podessem conviver com pessoas da mesma idade ,erecebendo cuidados especiais, atenção e carinho.

  122. flavio disse:

    mals tratos a animais ja é insuportavel,imagine a uma mulher ja de idade
    indefesa dependente e “só”, esses covardes são visinhos meu, a “vitima” é irmã,porém não segnifica nada pra ela em vez de protegela ela maltrata mais ainda
    fora os filhos dela que batem a toda hora,xingão,tiram a roupa dela abusam, em fim fasem tudo oq.. naum presta..
    eu posso diser com conviquição, porq.. nós acompanhamos esses mals tratos a ela ja a muito tempo
    infelismente ainda não apareceu alguem de peito para denuncialos de verdade
    a maioria daq.. sabe disso
    essa pessoa vive tramquifiada direto,para onde eles vão ñ a levam
    e tem mais, ja me disseram pessoas proxima deles,que a sua aposentadoria eles que tomam conta ela naum ve a cor do dinheiro,isso é inaceitavel,naum aguento mais ouvir os gritos dessa senhora indefesa e com problema mental
    temos que faser alguma coisa urgente,quero muito a a anjuda de vcs

  123. leia disse:

    Quero denunciar, a quem possa interessar, o jóvem HUGO maltra sua avó sra. Penha, EXPLORA PORQUE NÃO TRABALHA,TODOS OS MOMENTOS XINGA OS PIORES PALAVRÕES, A POBRE SRA.
    Ele mora com avó no apartamento 1106 do bl 04 do Condomínio Vivenda de São Gonçalo – bairro- mutondo. São Gonçalo RJ, é QUE SE ALGUÉM TOMAR PROVIDÊCIA ELA VAI NEGAR MAIS OS VIZINHOS SÃO TESTEMUNHA.

  124. Sina disse:

    1. Amei o texto. Eu estou fazendo enfermagem,(quer dizer, fiz o técnico de enfemagem, nossa formatura é agora em setembro-2009) e decidi que vou fazer Gerontologia-Gereatria. Fico triste quando leio casos assim, pior quando vejo cara a cara o desprezo que se dá ao idoso em geral. Meus pais já faleceram, é uma pena!. Eu moro longe e quem cuidou deles foi minha irmã, tenho certeza que ela fez tudo o tinha para fazer, e fez com carinho. Ela sabia que eu não podia na época ir ajudá-la, então ela me passava tudo por telefone. Tenho muita pena em ver um idoso pelas ruas sozinhos cambaleando e com ar de quem não tem para onde ir ou para quem dizer: Me ajude!. Isso é de cortar o coração, eu eu me vejo atada sem poder ajudar. Mais tristeza e dor, acomete o meu coração. Ma o que me alegra é que nos meus estágios eu cuido dos meus velhinhos com amor, eu vou fazer ainda muito mais. Espero em DEUS que sim. . .

  125. Sina disse:

    Amei o texto. estou fazendo enfermagem, e decidi que vou fazer Gerontologia-Gereatria. Fico triste quando casos assim, pior quando vejo cara a cara o desprezo que se dá o idiso em geral. Meus pais já faleceram, é uma pena. Eu moro longe e cuidou deles foi minha irmã, tenho certeza que ela fez tudo o tinha para fazer, e fez com carinho. Ela sabia que eu não podia naépoca ir ajudá-la, e ma passava tudo por telefone. Tenho muita pena em ver um idoso pelas ruas sozinhos cambaleando e com ar de quem não para onde ir ou para quem dizer: Me ajude!. Isso ´e cortar o coração, eu eu me vejo atada sem poder ajudar. Mais tristeza e dor, acomete o meu coração. Ma o que me alegra é nos meus estágios eu cuido dos meus velhinhos com amor, eu vou fazer aindamais. . .

  126. Cristiane disse:

    Preciso saber onde fazer uma denúncia,de pessoas que colocam uma senhor na cadeira de rodas de baixo de sol e chuva para pedir esmolas o dia enteiro aqui na cidade de Brasília DF. É preciso cuidar melhor dos idosos é responsábilidade de todos.

  127. Alex disse:

    Minha mãe é idosa e vive bolando na casa de um e de outro filho.deprimida se sente abandonada e só.Sou filho e moro no interior a uns 74 km.muitos irmão e irmãs minhas moram bem perto dela mas,cuinhados espúlsam minha mãe,já outros da própria família a abandonam.e não fazem caso dela.Minha mãe tem casa própria mas esta se acabando pois ela não tem como reformar por falta de um filho para planejar e resolver pra ela.por favor alguém me digam o que fazer.quero encontrar um jeito de organizar um cantinho pra ela.

  128. Silvino disse:

    Maus tratos é todo ato, único ou repetitivo, ou até omissão velada, que pode acontecer com a pessoa idosa, onde ocorre dano ou incômodo.
    Por isso denuçie essas pessoas que ficam maltratando os idosos.

  129. jo disse:

    TRABALHEI 5 ANOS CUIDANDO DE UMA SENHORA IDOSA(94 ANOS)VIUVA DE UM AUDITOR DA RECEITA FEDERAL,TENDO COMO TUTORA SUA FILHA CHAMADA JUCILEIDE FERREIRA ALENCAR(FUI CONTRATADA PELA MESMA)…SUA MAE,QUE EU CUIDAVA CHAMA-SE FRANCISCA DE ALENCAR FERREIRA ACITADA É CEGA,SOFRE DA DOENÇA DE ALZAIMER,NAO ANDA,(RESUMINDO ESTADO VEGETATI VO)…A MESMA VIVE PELA MISERICORDIA DE DEUS POIS A BELISSIMA PENSAO QUE O MARIDO DEIXOU P/ELA,DONA JUCILEIDE A TUTORA CITADA ACIMA (SUA FILHA) E SUA FILHA ADOTIVA(ANARILEIDE BARROS FERREIRA),SEU COMPANHEIRO(MACEDO) USUFRUEM COM GASTOS ABSURDOS(SUPERFLUOS)DEIXANDO A POBRE COITADA SEM A ALIMENTAÇAO ADEQUADA(QUE POR MUITAS VEZES FALTAVA E AINDA FALTAPQ EU SEI E PROVO…..ESTOU SEMPRE EM CONTATO COM AS CUIDADORAS QUE ATUALMENTE CUIDAM DELA,E AS MESMAS ME DIZEM QUE ESTA CADA DIA PIOR…..DA ULTIMA VEZ(SEMANA PASSADA)SOUBE QUE DONA MORENINHA(DONA FRANCISCA DE ALENCAR FERREIRA) ESTEVE DOENTE NAO CHAMARAM MEDICO NENHUM E NEM TAO POUCO COMPRARAM O REMEDIO QUE A MESMA NECESSITAVA,QUE ELA FICOU BOA PQ DEUS QUIS ,QUE MATERIAL PARA SUA LIMPEZA HIGIENICA E MATERIAL P/AS CUIDADORAS TRABALHAREM NAO TEM,NAO COMPRAM…..ALIMETAÇAO DA COITADA TAMBEM SAO MIGALHAS,ENQUANTO ELAS COMEM DO BOM E DO MELHOR,LUXANDO, COMPRANDO DO PROPRIO DINHEIRO QUE DONA MORENINHA PODERIA USUFRUIR TENDO UMA BOA ALIMENTAÇAO,REMEDIOS QUE SEMPRE FALTAM,MATERIAL ETC…ETC…ETC (SE EU FOSSE COMENTAR PASSARIA O RESTO DO ANO)RESUMINDO DONA FRANCISCA DE ALENCAR FERREIRA PRECISA DE AJUDA,SEI QUE ESTA NO FINAL DE SUA VIDA,MAS MESMO ASSIM ELA E UM SER HUMANO,E PRIORIDADE SER BEM TRATADA(0 DINHEIRO E DELA)ELA MERECE TUDO DO BOM E EXCELENTE………..ESPERO QUE ALGUMA ATITUDE SEJA TOMADA,POIS A MESMA PASSA FOME,FALTA TUDO ……SEU ENDEREÇO E MELO CESAR 130 CIDADE DOS FUNCIONARIOS FORTALEZA CEARA……….ESPERO QUE SE TOME ALGUMA PROVIDENCIA…SO INDO LA P/CONFERIR E COMPROVAR…..ACHO QUE EXISTA PESSOAS P/ISSO…………AGRADEÇO A ATENÇAO E QUE SE TOME PROVIDENCIAS SEVERAS CONTRA A FAMILIA,QUE SE RESOLVA ALGO P/MELHORAR E QUE DONA FRANCISCA TENHA UM FINAL DE VIDA DIGNA……..

  130. Silvia disse:

    Por tanto DENUNCIE pq isso é CRIME e é BARBARO…
    Exerça seu papel de cidadão e exija seus direitos

    Se vc quer denunciar ligue 0800 285.0880

    Texto: de Nancy
    Nancy usei essa parte do seu texto para deixar claro um “canal” para denuncia.
    Obrigada.

  131. renata disse:

    eu nao sei o que escrever

  132. Renubiano disse:

    oi tudo bem, tenho um tio que tem problemas metais e dibetes, ele ta num abrigo de idoso. nos começo eles tratam eles muito bem, image no quarto que meu tio dorme nao tem porta, eles alegam que meu tio arrancou a porta mais isso e mentira o meu tio ele quando ve alguma coisa estragada ele tenta arrumar, o meu tio e igual uma criança de 7 anos ele tem 54 anos e adora brincar de carrinho.
    espero que Deus toque o coraçao dessas pessoas do abrigo, que poam um porta no quarto onde ele esta, se eles nao colocarem vou denunciar esse abrigo!
    Obrigado pelo espaço. esse abrigo fica em maurilandia se alguem mora ai de uma passa la. e confimam o que eu to dissendo.

  133. Nancy disse:

    Hojé dia 15 de junho é p dia Internacioal do Combate a Violência contra os idosos..esse tipo de sofrimento e violência acontece com a omissão da sociedade em geral , quase sempre com o silêncio dos oprimidos…
    existem varios tipos de violência sofridas pelos mesmos como: abuso fisico, violência psicologica , sexual e até de outros idosos, porém , lucidos…
    eu li em uma pesquisa do jornal Diario do Nordeste q de Janeiro a Maio de 2009 ja foram registrados 243 casos de violências contra os idosos e em 2008 no decorrer do ano foram registrados 258 casos, isso quer dizer q esse tipo de abuso esta crescendo a cada dia e nós como seres humanos e cidadãos temos como pelo menos amenizar essa situação DENUNCIANDO esses abusos, fazendo com q as autoridade tomem conhecimento e as atitudes cabivéis…

    Por tanto DENUNCIE pq isso é CRIME e é BARBARO…
    Exerça seu papel de cidadão e exija seus direitos

    Se vc quer denunciar ligue 0800 285.0880

  134. bruno disse:

    Uma tia de uma amiga minha desabafou agora ha pouco tempo pelo telefone. Eu fiquei chocado com o que ela me falou: disse que sua sobrinha, a qual, mora com ela bateu nela algumas vezes. Eu fiquei arrasado. O pior é que ela pediu pelo sangue do senhor jesus para que eu nao comentasse com ninguem. Depois do desabafo disse que eu sou a unica pessoa que sabe disso agora e disse que confiava em mim e acreditava que eu guardaria esse segredo. Quando fui procurar algo sobre maus tratos localizei esta coluna. Eu sinceramente nao sei o que fazer.Denunciar seria um desreipeito a minha promessa. Vou tentar intermediar de outra forma. A moça que maltrata esta senhora, tem 33 anos. E adotiva, deixada na porta da casa dela depois de um dia de nascida. Nao ajuda em nada em casa.
    ta dificil

  135. Helena disse:

    Preciso saber de onde posso fazer uma denuncia sobre uma vizinha de 80 anos que sofre maus tratos de seus familiares. A filha que é alcoolatra bate muito nela, e seus netos pegam a sua aposentadoria e a deixam passando fome.
    Várias são as vezes em que ela fica no portão gritando e chamando as pessoas para se queixar e pedir ajuda. Mas, nós temos medo, pois os netos dessa senhorinha fazem uso de drogas.
    Quero fazer uma denuncia anônima, tem onde eu possa fazer isso?

  136. wanderson batista disse:

    eu achei muito triste,em saber que grande porcentagem desses maus tratos aos idosos se devem aos familiares…

  137. Rute disse:

    Eu achei muito interessante, pois o que se relata aí é real…

  138. ELINE BERNARDO disse:

    O QUE EU MAIS DESEJARIA É QUE MEUS AMADOS IRMÃOS TOMASSEM CONHECIMENTO DESTA NOTA QUE AQUI EU DEIXO. LEEM O TEXTO ”CUIDAR DE IDOSOS’ E VEJAM SE REALMENTE OS NOSSOS PAIS MERECEM OU MERECERAM O QUE ESTÃO PASSANDO, CADA UM TEM UMA PARCELA DE CULPA, ALGUNS MAIS OUTROS MENOS. DEPENDE DO PONTO DE VISTA DE CADA UM.ANALISEM FRIAMENTE SEUS ATOS E SERÁ QUE A NOSSA MAE PRECISARIA ESTA NUMA CAMA DE HOSPITAL COM ‘ESCARES’ QUE ESTAO PERFURANDO SUA PELE? ANEMIA PNEUMONIA,DESIDRATADA E OUVINDO BARBARIAS?NAO ENTENDE? QUEM COMPROVA? SO DEUS SABE O SOFRIMENTO DESTA MULHER, MINHA MAE. IMAGINE, UM RALADINHO JA DOI AGORA UMA FERIDA QUE ESPOE OS OSSOS? PARABENS, PARA QUEM CUIDOU DELA E OBRIGADO POR EU NUNCA MAIS CONSEGUIR ESQUECER COMO ELA FICOU.”’TODOS NOS FICAREMOS VELHOS UM DIA, E O INFERNO E AQUIMESMO NA TERRA! OBRIGADO PELO ESPAÇO E O TEXTO DE VOCES E ABENÇOADO. PARABENS!!!!!!

  139. Tiago disse:

    O texto em si está ótimo apesar de alguns erros de português como: admnistração e surpevisão, ao invés de ser administração e supervisão, entre outros, mas, fora isso o texto está muito bom!!!

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: