Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 17/05/2010

A- A+

Identificar idosos frágeis para melhorar o cuidado

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

Identificar idosos frágeis para melhorar o cuidado Identificar idosos frágeis para melhorar o cuidado

Identificar idosos frágeis para melhorar o cuidado

O SUS é um lençol curto, sem dúvidas quem o constrói no cotidiano da prática, confirma esta afirmação. O Programa de Saúde da Família, com todos os inegáveis avanços, é um terreno árido para os que o semeiam com compromisso. Cuidar de 600 a 800 famílias inseridas numa sociedade contemporânea em desenvolvimento com crise de valores éticos e permeado por injustiça social é um trabalho hercúleo. A sensação assemelha-se ao beija-flor levando gotinhas d’água para apagar o incêndio na floresta, como nos ensinava Betinho.

São inúmeros os problemas que se avolumam em números e complexidade neste contexto que a longevidade, sonho da humanidade, vivencia suas contradições acrescentar vida aos anos e não só anos à vida. O vertiginoso processo de envelhecimento populacional no Brasil tem que vir acompanhado de políticas públicas para o seu enfrentamento, caso contrário instalar-se-á a barbárie.

Planejar sobre a ótica das responsabilidades e do cuidado à saúde, elaborar um modelo que englobe saúde e qualidade de vida de forma intersetorial que envolva os setores da saúde, educação, assistência social, jurídica, previdência, meio ambiente, universidades e sociedade civil. Onde a promoção da saúde tem papel determinante e as equipes de saúde da família ocupam espaço privilegiado como protagonistas a depender da decisão política dos gestores. E é neste cenário de transição demográfica que os beija-flores sozinhos não darão conta, necessário se faz uma força tarefa para acrescentar vida aos anos dos idosos.

Neste contexto, registro uma experiência que estamos desenvolvendo, a criação de um núcleo de articulação intersetorial para o envelhecimento saudável, numa equipe do PSF da Paraíba. Comemoramos o dia da cidade homenageando os idosos com um seminário de promoção à saúde, abordando as temáticas: envelhecimento saudável, nutrição, educação, direitos sociais e atividade física.

Outra atividade em andamento é um curso de capacitação para os agentes comunitários de saúde identificar os idosos frágeis, através da aplicação das escalas de Atividades Básicas da Vida Diária (AVDs) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs) e outros marcadores, antecedentes de queda; maus tratos em idosos e os que residem sozinhos. Após este diagnóstico situacional, iremos planejar uma estratégia de cuidado especial a este grupo vulnerável , sem esquecer o incentivo ao envelhecimento saudável.

Lucieuda Rodrigues

- lucieudarodrigues@uol.com.br

Mais Antigo

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 3 Voto(s)
Loading ... Loading ...

1 comentários em “Identificar idosos frágeis para melhorar o cuidado”

  1. Poliana Ancelmo disse:

    Bem, felicito a iniciativa, pena que uma andorinha só não faz verão, e os gestores priorizam sempre o atender, atender, e atender, urgência, atenção básica… tudo, junto e misturado, se não hoje o cenário brasileiro seria bem diferente, e essa experiência geraria muitos frutos, os profissionais até tentam como você Lucieuda, mas o que aciona o stop é que profissionais como você são exploradas e pouco valorizadas, e infelismente não são pagas para isso pelos gestores, porque, o que importa para a grande maioria deles é o atender, fazer emergêcia e brincar de fazer PSF.

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você já baixou o aplicativo do livro SETE HISTÓRIAS DE ALZHEIMER? É GRÁTIS SOMENTE ESTA SEMANA!

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: