Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 30/04/2011

A- A+

Hipertensão em idosos

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

Hipertensão em idosos Hipertensão em idosos

Hipertensão em idosos

Nesta semana, duas associações americanas de cardiologia lançaram, pela primeira vez, diretrizes para prevenção e controle da hipertensão em idosos. O consenso foi definido pela American College of Cardiology Foundation e pela American Heart Association. Segundo o texto, 64% dos homens e 75% das mulheres acima dos 70 anos têm pressão alta, o que aumenta o risco de infarto, derrame, diabetes e doenças renais. Mas apenas um em cada três homens dessa faixa etária e uma entre quatro mulheres controlam a pressão arterial adequadamente.

O consenso estabelece que a pressão arterial deve ser menor que 14 por 9 em pessoas de até 79 anos, mesmo padrão para pacientes adultos. Mas, em idosos acima de 80 anos, a pressão máxima pode ser de até 14,5. Segundo Celso Amodeo, cardiologista especialista em hipertensão do HCor (Hospital do Coração), a pressão em idosos pode ser mais alta do que a considerada normal: ”A pressão baixa nessa idade pode levar a mais internações, quedas e fraturas. Há pacientes com pressão maior que 14 por 9 e que se sentem melhor assim.”

Outra recomendação do consenso norte-americano é medir a pressão dos idosos sentados e também em pé. Isso porque a pressão pode mudar em diferentes posições, diz Marcus Malachias, presidente do departamento de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia: ”A pressão do idoso é mais baixa quando ele está em pé, o que chamamos de hipotensão postural. Assim, podemos controlar também essa medida”, diz Malachias.

O documento afirma ainda que o tratamento em idosos deve começar com mudanças no estilo de vida, como a prática de atividade física e o controle do peso. Se a hipertensão persistir, o tratamento com medicamentos deve ser considerado. Inicialmente, as doses devem ser as mais baixas e aumentar gradualmente. Os especialistas, no entanto, afirmam que o mais importante é individualizar o tratamento do idoso. ”Diretrizes são orientações. O objetivo é conseguir a pressão mais baixa possível com a maior qualidade de vida”, diz Amodeo.

COMO DEVE SER O TRATAMENTO

NÚMEROS DA PRESSÃO

Em pacientes com até 79 anos, a pressão deve ser de 14 por 9, mas pode ser maior acima dos 80 anos.

NOVOS HÁBITOS

O tratamento deve começar com mudanças no estilo de vida, que incluem menor ingestão de sal.

MEDICAMENTOS

As doses iniciais devem ser as mais baixas e aumentar gradualmente se houver tolerância do paciente.

MEDIÇÃO

A pressão deve ser medida com o paciente sentado e também em pé, já que, em idosos, pode haver variação em diferentes posições.

Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/907826-controle-de-hipertensao-em-idosos-ganha-diretriz.shtml

Editorial Cuidar de Idosos

- portalcuidardeidosos@gmail.com

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 6 Voto(s)
Loading ... Loading ...

Mais Recente

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você já baixou o aplicativo do livro SETE HISTÓRIAS DE ALZHEIMER? É GRÁTIS SOMENTE ESTA SEMANA!

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: