Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 12/02/2011

A- A+

Guia trabalhista para cuidador de idosos

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

Guia trabalhista para cuidador de idosos Guia trabalhista para cuidador de idosos

Guia trabalhista para cuidador de idosos

ATENÇÃO: Este artigo foi redigido antes da nova lei dos trabalhadores domésticos, da PEC da domésticas. Para ver quais são as principais alterações que já estão valendo a partir de agora, leia o artigo:

“O novo guia trabalhista dos Cuidadores de Idosos”

____________________________________________

Muitas dúvidas sobre as relações trabalhistas entre os cuidadores de idosos e seus familiares patrões chegam às dezenas aqui no portal CUIDAR DE IDOSOS, diariamente. Vejam alguns exemplos de dúvidas de comentários e e-mails que recebemos:

“Edson – edsonsluiz@yahoo.com.bR -    Enviado em 12/02/2011 às 13:29

Trabalho como cuidador de idosos e gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego caso eu seja demitido.Obrigado”

“Camila – camila-livio@hotmail.com -   Enviado em 26/01/2011 às 14:43

Sou cuidadora e gostaria se posso pagar INSS com essa profissao e qual o salario base?”

Com o intuito de esclarecimento para nossos cuidadores e familiares que contratam, adaptamos um questionário com dezenas de perguntas sobre a função de cuidador de idosos. Lembramos que o cuidador de idosos não é profissão regulamentada por lei federal e não há um salário-base da classe.

Tudo que se fala em direito e deveres, em legislação trabalhista para o cuidador de idosos ainda é regido pela legislação do TRABALHADOR DOMÉSTICO. Para não deixar dúvidas sobre todas estas questões, foi lançada uma cartilha pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, explicando sobre todas as questões relativas ao trabalhador doméstico e que também é para o cuidador de idosos.

Leia a cartilha com cuidado, pois ela é muito fácil de entender e de ler. Nela você encontrará tudo sobre a profissão de cuidador de idosos. enquanto não é aprovada a lei que regulamenta a profissão de cuidador de idosos.

Se você desejar, pode baixar a cartilha em .pdf  AQUI.

——————————————————————————————————-

PERGUNTAS SOBRE O TRABALHO DE CUIDADOR DE IDOSOS

(Leiam com atenção e com calma. Muitas das respostas que você precisa estão aqui!)

- O que é salário base ?

É o salário contratual descriminado na Carteira profissional do seu empregado, e o qual tomamos como referência para o recolhimento do INSS, FGTS e desconto dos 6% do vale transporte. Não há salário base (da classe) definido para cuidador, não podendo pagar menos que o salário mínimo.

- Qual o percentual de desconto do INSS para a cuidadora e o familiar patrão?

O percentual para a patroa (empregador) é de 12% e para o empregado varia de 7,65% a 11% (de acordo com a faixa salarial). Em nossa página principal, clique no link “tabela de INSS” e veja a variação da tabela

- Quanto ao recolhimento do FGTS para cuidadora, gostaria de saber se é obrigatório, quem paga a multa de 40% do FGTS quando da rescisão do contrato e qual o percentual descontado do empregado?

O FGTS para a cuidadora é uma opção do empregador; não é obrigatório. Se o empregador deu o benefício, ao demitir o empregado sem justa causa, arcará com a multa de 40% sobre o valor já depositado, e não é descontado nenhum percentual do empregado; devendo o empregador recolher o correspondente à 8% sobre o salário base do empregado.

- Existe algum tempo mínimo de contribuição ao INSS para que a cuidadora tenha direito à licença maternidade? Nesse caso qual seria o prazo?

Para concessão do salário-maternidade, não é exigido tempo mínimo de contribuição para cuidadoras, desde que comprovem filiação nesta condição na data do afastamento para fins de salário maternidade ou na data do parto. A licença maternidade inicia-se a partir de 28 dias antes do parto ou 92 dias após o parto, totalizando 120 dias.

- A cuidadora entrou em licença maternidade. O que fazer?

Por ocasião de licença maternidade, pago pelo INSS, o empregador deverá recolher a guia do INSS referente ao valor da alíquota de 12% sobre o salário base.

- Como dar entrada no afastamento?

Após receber o atestado médico, comparecer em um dos Postos de Atendimento do INSS (Administrativo); portando além do atestado, a carteira de trabalho, carnê do INSS. Podendo ser feito a solicitação pela internet (www.previdenciasocial.gov.br)

Pode ser fornecido vale transporte em dinheiro? Posso ter algum problema?

Embora seja usual entre empregadores e empregados, não é permitido pagar em dinheiro ou em qualquer outra forma de pagamento, que não em vale transporte para que não incorpore à remuneração da (o) empregada (o), com efeitos na contribuição previdenciária, nas férias e no 13º salário. Pagando em vale transporte não haverá esse tipo de incorporação. E tenha sempre o recibo assinado, para que possa efetuar o desconto de 6% a título de vale transporte.

- A cuidadora não quer que registre a sua carteira de trabalho. O que devo fazer?

Não a contrate, pois futuramente poderá ter problemas judiciais.

- As cuidadoras de idosos têm direito a salário família?

Não. A Lei 4.266/63, que instituiu o salário-família do trabalhador, não incluiu o empregado doméstico como seu beneficiário e a Constituição Federal de 1988 não estendeu aos domésticos tal benefício.

- Qual a jornada de trabalho de uma cuidadora que trabalha de segunda a sexta-feira?

Os cuidadoras não têm uma carga horária determinada conforme os empregados regidos pela CLT. Deve-se acordar um horário entre patrão/empregado no momento da contratação (não devendo ultrapassar as 220:00 hs). Assim como as horas excedentes desse total, deverão ser pagas como adicional negociado entre as partes, já que não há previsão legal de hora extra para cuidadora.

- Ao optar em efetuar o recolhimento do FGTS, quanto devo descontar da minha empregada?

O FGTS não é descontado do empregado, devendo o empregador fazer o recolhimento sobre o salário bruto num percentual de 8%.

- A cuidadora tem direito ao seguro-desemprego?

Somente se o empregador optou pelo recolhimento do FGTS e tiverem mais de 15 meses de recolhimento.

- Devo assinar a carteira de trabalho da minha cuidadora, mesmo em experiência?

Sim, a carteira de trabalho deve ser assinada de imediato, mesmo nos contratos de experiência. Devendo ser feita uma observação na página “anotações gerais” de que foi contratada em xx/xx/xxxx, num período de experiência de xx dias (não podendo ultrapassar 90 dias).

- Posso aceitar um atestado médico com data retroativa? E de quanto tempo?

Sim, poderá ser aceito o atestado e não existe carência.

- Posso fazer contrato de experiência e de quanto tempo?

Existem divergências na Jurisprudência sobre o contrato de experiência para empregada (o) doméstica (o), uma vez que a CLT não se aplica a essa categoria; no entanto, o contrato de experiência é uma excelente maneira de testar a (o) empregada (o) antes de contratá-la (o) de forma definitiva. Pode ser de até 90 dias, formalmente por escrito, com assinatura da carteira e recolhimento do INSS. Deve-se aproveitar o contrato de experiência para formalizar todas as negociações referentes aos direitos e deveres das partes
Podendo os 90 dias, serem divididos em duas partes: 30 + 60dias, 45 + 45 dias, 60 + 30 dias; ou por um período único tradicionalmente de 30, 45, 60 ou 90 dias.

- Pago um salário em carteira e outro por fora. O que pode acontecer com o INSS?

Recolher contribuição previdenciária sobre salário inferior ao efetivamente pago à cuidadora, é considerado fraude. A justiça trabalhista determina o pagamento das contribuições atrasadas sobre o salário pago por fora, acrescido de juros e multas.

- Como pagar o 13º salário do meu empregado?

A 1ª parcela deve ser paga entre 01 de fevereiro e 30 de novembro, pagar adiantamento equivalente à metade do salário recebido no mês anterior, sem descontos, ou ainda nas férias, se requerê-la ao (a) empregador (a), até 31 de janeiro; e a 2ª parcela até 20 de dezembro, pagando o valor proporcional ao tempo de serviço, calculado sobre a remuneração de dezembro – devendo deduzir o valor bruto da 1ª parcela, descontar o INSS e imposto de renda (se houver)..

- Se durante as férias houver aumento de salário, o que faço?

Se, após o pagamento das férias, ocorrer reajuste salarial sobre a remuneração correspondente ao período de descanso, será necessário complementar o valor inicialmente pago, na proporção dos dias sujeitos ao reajuste.

- O que é aviso prévio?

Notificação que uma das partes comunica à outra, por escrito, em 2 vias (uma para cada parte), a cessação do contrato de trabalho, com 30 dias de antecedência.

- Se o empregado pedir demissão e não cumprir o aviso, o que faço?

Caso não haja cumprimento do prazo de aviso, o (a) empregador (a) poderá descontar o valor correspondente a 01 mês de salário na rescisão.

- Qual o procedimento em caso de acidente com a (o) empregada (o), no local de trabalho?

É necessária a comprovação da incapacidade, para a realização de suas funções, em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social, para que, posteriormente, a (o) empregada (o) tenha direito à concessão de auxílio doença.

- Como proceder quando a cuidadora apresentar comportamento inadequado, imoral, antiético, ou incompatível com as normas e orientações do (a) empregador (a)?

Não vale a pena bater boca e ficar com alguém dentro de sua casa aborrecido e pronto para criar problemas. Se não houver um motivo grave, demitir sem Justa Causa e havendo motivo grave, demitir por Justa Causa (que deve ser comprovado).

- Qual o prazo que devo guardar os documentos da minha cuidadora?

  • Guias de recolhimento do FGTS (se inscrita (o) – durante 30 anos);
  • Comprovantes de recolhimentos Previdenciário (INSS) – durante 10 anos e
  • Recibos de pagamentos mensais; recibos de pagamentos dos 13º salários; recibos mensais de entregas dos vales transporte, ou a declaração de não beneficiária (o) de vale transporte; recibos de pagamentos de adicionais, quando houver; recibos de avisos de concessões de férias; recibos de pagamentos de férias; recibo de aviso prévio; recibo de termo de quitação do contrato de trabalho – durante 05 anos“. E devem estar datados e assinados pelo empregado.

- Como a cuidadora recolhe o INSS?

Através da guia da previdência social – GPS , carnê (comprado em papelarias). O carnê ou a guia deve ser preenchido com o nome do empregado.

- Onde a cuidadora adquire a Guia de Previdência Social – GPS?

Nas papelarias ou através do site da Previdência Social www.previdenciasocial.gov.br
Para o assinante do Doméstica Legal, poderá emitir a guia automaticamente.

- A legislação do repouso remunerado semanal abrange também aos cuidadores?

Sim. A cuidadora tem assegurado o direito ao repouso remunerado pelo art. 7º, parágrafo único, da Constituição/88.

- Qual a legislação que regula as condições do repouso semanal?

A Lei n.º 605 de 05.01.49, regulamentada pelo Decreto nº 27.048, de 12.08.49. Ela dispõe ainda sobre o pagamento dos salários nos dias de feriados civis e religiosos.

- O que é repouso ou descanso semanal remunerado?

O repouso semanal remunerado consiste em um descanso semanal de 24 horas consecutivas. Além do descanso o empregado também tem direito a respectiva remuneração, como se dia trabalhado fosse. Porém, para que tenha direito à remuneração correspondente ao repouso, é necessário o cumprimento integral do horário de trabalho, ou seja, sem faltas, atrasos, e saídas durante o expediente. Os feriados civis e religiosos obrigam ao repouso remunerado.

- Qual o valor mensal do salário maternidade?

É o valor correspondente ao seu último salário de contribuição. O salário-maternidade, a partir de 16-12-98, fica limitado, como benefício previdenciário, ao valor de R$ 1 .200,00.
Se a remuneração da empregada doméstica for superior ao limite máximo de R$ 1.200,00, caberá ao empregador complementar o valor do salário-maternidade até o limite da remuneração percebida pela mesma, arcando com o ônus da diferença.
.

- O que é salário maternidade?

É o benefício que tem direito a segurada empregada doméstica por ocasião do parto. Não há carência para concessão desse benefício.

- Qual o valor mensal do auxílio doença?

É de 91% do salário de benefício.

- A cuidadora tem direito a auxílio acidente de trabalho?

O benefício do acidente do trabalho não é devido à cuidadora. O acidente ocorrido no desempenho das funções do empregado doméstico dá direito à percepção do benefício previdenciário do auxílio- doença. Para fazer jus ao benefício do auxílio – doença, é necessário que o segurado cuidador  tenha cumprido um mínimo de 12 contribuições mensais, sem interrupção, que determine a perda da qualidade de segurado. O auxílio-doença para o cuidador é contado do início da incapacidade ou, a contar da data da entrada do requerimento, quando requerido após o 30° dia do afastamento da atividade.

- Qual é o prazo máximo para o empregado requerer o benefício do salário maternidade?

É de cinco anos de prazo para a segurada requerer o benefício a partir da data do parto.

- Pode o empregado escolher livremente a época em que deseja gozar suas férias?

Quem determina a época de concessão das férias é o empregador, atendendo aos seus interesses; porém não há impedimento quanto a ambas fazerem um acordo quando ao período de gozo.

- Quais os direitos do empregador?

  • Descontar alimentação, vestuário, moradia e vale transporte;
  • Cobrar do empregado a apresentação de sua documentação pessoal;
  • Demitir o empregado com ou sem justa causa;
  • Cobrar por danos causados pelo empregado ao seu patrimônio; por culpa ou dolo;
  • Cobrar aviso prévio, caso o empregado não tenha avisado de sua saída do emprego com a antecedência mínima de 30 dias.

- Quais os deveres do cuidador?

  • Executar os trabalhos conforme contratado;
  • Não faltar;
  • Ser pontual;
  • Assinar os recibos de pagamento;
  • Avisar com 30 dias de antecedência sua saída do emprego;
  • Manter sigilo sobre a família do empregador;
  • Tratar empregador e demais familiares com respeito;
  • Zelar pelo patrimônio do empregador.

- O que ocorre quando o empregado se afasta do trabalho por motivo de doença durante o prazo do aviso prévio?

O contrato fica suspenso, devendo; quando tiver alta, retornar e cumprir o restante do aviso. O período afastado por doença, deve ser pago diretamente pelo INSS.

- O que é abono de férias?

É a troca do gozo de parte das férias por dinheiro. A lei permite que o trabalhador transforme em pecúnia 1/3 (um terço) do período de férias. É um direito do empregado doméstico ao qual o patrão não pode se opor.

Se o empregado residir no emprego, ele tem direito a vale transporte?

Neste caso, o empregado doméstico não tem direito ao vale-transporte diário, porém deverá recebê-lo nos fins de semana ou fins de mês, dependendo do caso, para ir a casa e retornar ao emprego na segunda-feira.

- Cuidadora pode ser contratada por experiência? Qual o prazo máximo?

Sim, porque sendo o contrato de trabalho doméstico uma espécie do gênero contrato de trabalho, a ele se aplica o disposto nos arts. 443 e 444, da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), onde este tipo de contrato está previsto. O contrato de experiência não pode ultrapassar 90 (noventa) dias.

- Quando a cuidadora fica doente o patrão é obrigado a pagar os dias não trabalhados?

De acordo com a nossa legislação previdenciária, a cuidadora, ao contrário dos empregadores urbano e rural, não paga o salário dos 15 (quinze) dias de afastamento por motivo de doença. É obrigação do INSS desde o primeiro dia de afastamento do serviço.

- Como fica o recolhimento do INSS, durante a licença maternidade?

Caso a cuidadora tenha gozado licença – maternidade, a contribuição do 13° salário será calculado da seguinte forma:•(a) empregador- 12% sobre o valor bruto do 13° Salário, observado o limite máximo de R$ 1.200,00;
b) empregada – alíquota correspondente (8, 9, 11 %) sobre o valor do 13° Salário proporcional ao período efetivamente trabalhado, observado sempre o limite máximo previdenciário.

- A cuidadoraa gestante tem estabilidade?

Sim, de acordo com a Lei 11.324 de 19 de julho de 2007 Art. 4o-A. É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da cuidadora gestante desde a confirmação da gravidez até 5 (cinco) meses após o parto.

- Qual o prazo para reclamar direitos trabalhistas?

O prazo para o empregado buscar na Justiça seus direitos é de 2(dois) anos após seu desligamento da empresa, sendo que só poderá pedir os direitos acumulados dos últimos 5 (cinco) anos que trabalhou naquela mesma firma.

- Quando a cuidadora diarista passa a ser cuidadora com carteira assinada?

Não é uma matéria muito pacífica. O tema é bastante polêmico na justiça do trabalho. Algumas decisões têm entendido que ela passa a ser cuidadora, se o serviço é prestado em caráter contínuo, mais de duas vezes por semana. A partir daí pode ser caracterizado o vínculo empregatício. Muitos especialistas recomendam que seja assinada a carteira de trabalho também da diarista e que seja recolhido o INSS, como medida preventiva.

- O empregado ainda não apresentou os documentos solicitados, o que fazer?

Todos os documentos devem ser apresentados ao empregador, no momento da admissão; e a carteira deve ser devolvida ao empregado em 48 horas, devidamente assinada. Faça uma nova solicitação e se não atendido, demita-a (o).

- Se eu contratar 3 vezes por semana tenho que registrar?

Sim, deverá ser feito o registro em carteira, recolhimento do INSS, recibo de pagamento, vale transporte.

- A cuidadora de final de semana ou diarista tem direito ao décimo terceiro? E férias?

Não. A diarista não tem direito a férias e 13º salário; pois ela não possui vínculo empregatício e nem carteira assinada. Somente teria direito se trabalhasse a partir de 03 vezes por semana ou mais.

- A cuidadora de final de semana ou diarista recebe vale transporte todos os dias que vem a minha casa. Deve ser feito recibo?

Sim, devem ser feitos os recibos com o pagamento da diária e do vale transporte. Para os assinantes do Doméstica Legal, poderá imprimir o contrato de diarista e o recibo..

- Qual o direito da cuidadora com relação à licença maternidade no caso de ter o bebê e este vier a falecer?

Se a doméstica tiver o laudo médico atestando o nascimento do bebê ela terá direito aos 120 dias.

———————————————————————————————

Adapatado de:  http://www.domesticalegal.com.br/faq.asp#resp5

Márcio Borges

Geriatra - marcioborges@cuidardeidosos.com.br

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 23 Voto(s)
Loading ... Loading ...

123 comentários em “Guia trabalhista para cuidador de idosos”

  1. angela disse:

    MINHA SOGRA TRABALHA A SETE MESES EM UMA CASA ONDE CUIDA DE UM CASAL DE IDOSOS O MÊS PASSADO OS FILHOS DISSERAM QUE IRIA REGISTRA-LA QUANDO FOI NA ULTIMA SEGUNDA FEIRA A FILHA FALOU QUE NAO IRIA MAIS REGISTRA-LA QUE SE ELA QUICESSE PODERIA PEDIR AS CONTA SE CASO ELA VEM APEDIR AS CONTAS OU ELES MANDAREM ELA EMBORA QUAIS SERAM OS DIREITOS DELA MESMO ELA NAO TENDO REGISTRO SENDO O SALARIO DE 2.500,00 ELA ENTRA AS 7:30 DA MANHÃ NA SEGUNDA E SAI AS 10:00 DO SABADO ,EM DIA DE PAGAMENTO QUE E EM 15/15 DIAS ELA ASSINA O RECIBO E ELES NAO DA UMA SEGUNDA VIA PARA ELA ISSO E CERTO DETALHE DOIS DOS FILHOS SÃO ADVOGADOS POR FAVOR ME AJUDE MINHA SOGRA ELA ESTA AFLITA DES DE JA MUITO OBRIGADO E BOA NOITE

  2. OLETE DIAS disse:

    TRABALHO DE SEGUNDA A SEXTA SO VOU PRA CASA SABADO AS 08;00 QUAIS MEUS DIREINTOS TENHO QUE GANHAR HORA EXTRA POR NOITE COMO FICA???? DES DE JA OBRIGADA..

  3. Antônio Athayde disse:

    Como devo fazer o contrato das cuidadoras de idosa que trabalha de segunda a sexta em um regime de 24/24?
    Quantas horas extras devo pagar no caso acima.

  4. Flávia disse:

    BOM DIA , SOU CUIDADORA (ACOMPANHANTE)DE UMA SENHORA DE 78 ANOS , TRABALHO DE SEGUNDA A SEXTA DAS 17:30 AS 7:00 A 03 MESES, COM A NOVA LEI , GOSTARIA DE SABER MEUS DIREITOS E QUANTO TENHO Q GANHAR , JÁ QUE ESTOU COM MINHA CARTEIRA ASSINADA E NUNCA FALTO OU CHEGO ATRASADA , OBRIGADA

  5. ADRIANA disse:

    Boa tarde eu gostaria de saber qual o valor exato devo receber . sou acompanhante nos finais de semana eu chego as 17hrs na sexta e fico ate as 9hrs de segunda atualmente sou registrada com o valor de R$1.100 esta certo? obrigada

  6. Marilza Santos disse:

    Trabalho em uma casa a um ano como cuidadora, faço um horario meio estranho, vou na parte da manha fico lá entre 15 a 20 minutos ajudando ele a tomar banho a noite a mesma coisa, estou indo o mes inteiro sem folga, gostaria de saber se tambem tenho direito as leis agora colocada para os empregados domesticos.

  7. Cristina disse:

    Minha mãe tem duas cuidadoras, que fazem 24/24h, mas não trabalham no domingo. A carteira de ambas é assinada como domésticas e elas fazem também o trabalho doméstico, pois ficam somente duas pessoas em casa (a cuidadora e minha mãe). Com a nova lei, ficará muito oneroso pagar horas extras e adicional noturno, além de FGTS, INSS e passagens. Pensei em fazer um contrato estabelecendo um valor fixo extra-salário ao invés de pagar as horas extras. Isso pode ser feito ou sou obrigada a pagar as horas extras?
    Atenciosamente

  8. ricardo disse:

    Boa noite, minha avó sofre do mal de hugniton, estamos pagando uma pessoa para vir as 9 da manha para ajudar minha mãe a levantá-la, as 2 da tarde para colocá-la para dormir, as 4 horas da tarde para levantá-la e as 9 da noite para colocá-la para dormir. Por dia a mulher não fica nem 5 horas em casa. Alem disso a mulher ajuda a dar o banho. Gostaria de saber os direitos que ela tem para não dar problemas jurídicos depois. Obrigado. Atenciosamente.

  9. Lilian disse:

    Trabalho em uma agencia de cuidadores,meu plantão é de 24/24 a agencia nao recolhe fgts,e fez eu assinar um documento que trabalho como autonoma.Posso reinvindicar algum direito?Estou a mais de um ano trabalhando direto e nunca faltei.

  10. Rose Silva disse:

    Gostaria de saber se um cuidador tem direito ao sala´rio familia?

  11. marcus cunha disse:

    Tenho duas cuidadoras que se revezam de 48/48 hs.Pago a cada uma R$ 954,00 e um adicional de R$ 150,00 ( desde que a doméstica se afastou) para que elas nos momento em que minha mãe se encontre dormindo façam alguns serviços da casa como almoço que elas já fazem para minha mãe). Uma já está conosco há mais de dois anos e outra há apenas 8 meses.Propuz a ambas assinar a carteira mas nenhuma desejam alegando que já estão com uma certa idade e não gostariam de assinar ( para conseguirem uma aposentadoria).Como devo agir? quais os documentos que devo faze-las assinar ? Se estes documentos devem ser retroativos?

  12. rita de cássia disse:

    Minha mãe trabalha cuidando de uma idosa num plantao de 48hs com 48hs de descanso,há 3anos, sem carteira assinada, e sua patroa não paga férias e nem décimo terceiro alegando que ela não tem direito a nada. isto esta certo? O que devo fazer? Qual atitude devo tomar? Obrigada desde já!

  13. zilda porfiria xavier disse:

    Demiti a cuidadora da minha mae semana passada,pois ela ja estava as seis meses trabalhando sem carteira assinada,eu sempre pedia a carteira para assinar e ela colocava resistencia.Tenho recibos de pagamentos.Recibos esses tem valor legal?No decorer do tempo que ela trabalhou ela so chegava atrasada,mas eu nao cobrava,mas semana passda quando foi cobrada foi agressiva verbalmente,ai nao deu outra tive que demitir.Como faço pra pagar os direitos dela?Pago o salario de R$800,00

  14. CAMILA disse:

    trabalho, cuidando de uma casa de idosa sendo que tem duas plantonistas para revezar gostaria de saber se elas tem que me ajudar a cuidar das coisas delas sendo que na residencia eu que faço todo o serviço, cuido da limpeza, comida e roupas e higiene da idosa as outras entram so com a medicação, e o banho… além do mais tenho que fazer serviços externos, acho que estou sobrecarregada, no prejuizo, o que devo fazer…. por favor me ajude…

  15. Christina disse:

    Prezados. Quero saber se a empregada doméstica de minha mãe q já tem a carteira de trabalho assinada como doméstica para passar a ser apenas cuidadora de idosa(minha mãe, no caso), se será necessário assinar na carteira dela como cuidadora e se for necessário fazer isso como devo proceder, dou baixa na carteira como doméstica e reassino como cuidadora? E se for assim devo pagar rescisão como doméstica p/ assinar como cuidadora? Ou poderei manter a carteira de trabalho dela como já está, como empregada doméstica uma vez q os direitos são os mesmos?
    Desde já agradeço.
    Esse site é mto bom mesmo! Adorei! Parabéns!

  16. Julio Cesar disse:

    Preciso contratar duas acompenhante para cuidar de minha sogra que esta acamado, para ambas trabalhar 48:00 com revesamento, por exemplo, a 1ª entraria as 8:00 e sairia somente dois dia depois as 8:00, a segunda nesta mesma carga horária, revezando. Poderia fazer esse tipo de contratação? Como efetuo o pagamento correto, o registro em carteira pode ser CUIDADOR DE IDOSO, lembrando que ambas trabalharia 48:00 e descansaria 48:00. Desde já agradeço. Obrigado.

  17. Bruna disse:

    boa noite preciso contratar uma acompenhante para cuidar de meu pai que esta acamado, alias, pretendo contratar duas, ou seja, para ambas trabalhar 24:00 com revesamento, por exemplo, a 1ª entraria as 19:00 e sairia somente no outro dia as 19:00, a segunda entraria as 19:00 e sairia no outro dias as 19:00, intercalando. Poderia fazer esse tipo de contratação? Como efetuo o pagamento correto, lembrando que ambas trabalharia 24:00 e descansaria 24:00.

    No aguardo e obrigada, Bruna

  18. karina disse:

    boa noite,
    bem minha mãe trabalha como acompanhante de idosos a carga horaria dela durante a semana é das 18hs as 8hs esta dentro da lei absurda regulamentada para trabalhador domestico tem uma folga na semana, alternando entre quinta-feira e domingo então quando ela folga na quinta tem que trabalhar o final de semana todo,ou seja chega as 18hs de sexta feira e sai na segunda as 8hs da manha totalizando mais de 48hs trabalhadas sem pagamento de hora extra ou folga de compensação pela lei isso não é aceitável em nenhuma profissão ate mesmo a de empregado domestica não foi especificado na carteira dela mas pela lei esta muito acima as horas trabalhadas

  19. Marlene Conceição Rabelo Teixeira disse:

    Cuidei de uma senhora acamada com alzaime e esquemia um ano e dois meses, dias e noites so tinha direito uma folga sabado durante o dia salário quinhentos reais, como faço faculdade de Serviço Social e pago as mensalidades com o meu salário muitas coisas eu ia deixando passar com medo de perder o trabalho e não terminar meu curso, quando ainda ia completar um ano de trabalho eles começaram a mim ofender com palavras e gestos falando mal do curso da minha professora chegaram a dizer que o medico de maico foi condenado sendo medico imagine? dentre muitas afrontas uma das filhas mim disse que eu so estava cuidando bem da mãe dela porque eu queria terminar meu curso, com meu pisicologico muito abalado um dia uma das filhas mem gritou e eu respondir que eles em breve se livraria de mim bastou para um dos filhos fazer meu aviso e acabei assinando sem pensar nem esperam terminar de comprir mandaram embora com apenas dois mil reais, ficando ainda devendo a faculdade e com muita tristeza de ser tão dedicada ao meu trabalho e sair assim quero saber se tenho algum direito da reclamar, o que devo fazer até mesmo para eles aprederan a tratar os funciónarios melhor a reipeitar as pessoas como seres humanos que somos.

  20. Karla disse:

    Gostaria de saber quanto devo receber,por tres meses de trabalho,cuido e sou acompanhante de idoso, trabalho de 8:00 as 17;00 de segunda a sabado.Recebendo 500,00 por mês.Por favor,preciso de uma resposta.

  21. nubia santos disse:

    olá… bom, eu trabalho a cinco meses como cuidadora de uma idosa, tenho carteira assinada e resido na casa. Agora quero pedir demissão por conta da carga horaria, ate o mes passado eu trabalhava oito horas por dia mas agora trabalho durante todo o dia e tenho q ficar acordada durante a noite tbm não aguento mais… em fim a questão é: se eu pedir demissão eu posso sair sem cumprir o aviso previo e o q mais é de minha responsabilidade? tbm gostaria de saber o q vou receber. meu salario é de 1.500,00 bruto sendo descontado INSS recebo 1.365,00 agradeço muito se puder me ajudar preciso muito dessa resposta. obrigada e parabéns!

  22. Maria Estela da Silva disse:

    Trabalho como cuidadora de idosos, tenho minha carteira registrada pelo salário mínimo do estado, que é R$ 811,00 e recebo já tirado os descontos de INSS,pouso, 6% de vale transporte e comida, o valor médio de R$ 1.060,00 + cartão com vale transporte.
    Minha jornada combinada é de 24×24 horas. Como e durmo no serviço dia sim, dia não. Isso é legal? Tenho algum outro direito?Obrigada.

  23. Maria Filomena disse:

    Bom dia,

    Tenho uma cuidadora que cuida de minha mãe de segunda á sábado com carteira assinada e fgts. Minha mãe esteve internada por 20 dias, pergunto se a relação muda por se tratar de hospital. A cuidadora reinvindicou trabalhar com os mesmos direitos de uma enfermeira (ela não possui habilitação comprovada).

  24. vitalina disse:

    Nocaso de empregada que dorme no emprego, como devera ficar a questao de transporte? Eh necessário vale transporte ou pode ser pago diretamente ao empregado?

  25. GT disse:

    Rita, como nunca ninguém responde as perguntas feitas neste site e a gente fica lendo sobre o dilema das pessoas, o mesmo meu, não dá pra gente não se manifestar. Não sei se tem alguma saída legal para o seu caso, mas no meu caso uso todo o dinheiro da minha mãe, com ela, fisioterapeuta, personal, terapia ocupacional, medicamentos, massoterapia tudo que tem é gasto para ela. Agora uma coisa que vc poderia fazer por ela e por vc é contratar uma cuidadora para te ajudar senão quem vai ficar doente é vc. Uma vez que já é a responsável legal por sua mãe aconselho que procure o juiz para que ele te oriente com relação ao inventário. O que era do seu pai vai ser dividido entre vc e seu irmão 50% e os outros 50% para sua mãe e isso é o que manda a lei. A parte dele é dele, a sua é sua e a da sua mãe ele não pode pegar enquanto ela for viva. Mas procure o juiz que ele vai poder te orientar sobre isso. Boa sorte!

  26. Rita de Cassia disse:

    Por favor preciso urgente de uma resposta. Cuido de minha mae a 3 anos, trabalhava mais a 2 anos devido a muitas faltas fui demitida.
    Tenho um irmao que nunca ajudou em nada, nem visita, entrei com o processo de curatela e fui nomeada curadora provisória já, meu pai faleceu e meu irmao veio atraz para entrar com o inventário alegando que quer receber parte dos alugueis que minha mae recebe, pois disse que minha mae tem poucas despesas.
    Gostaria de saber se tem como comprovar um salario, ou se até mesmo posso ter registro de cuidadora, para justificar uma retirada, pois minha mae é totalmente dependente e nao tenho como trabalhar, e nao tenho nenhum tipo de renda. Nao consigo nenhum tipo de informação sobre isso, estou muito preocupada, pois alem de estar sobrecarregada e nao ter folga, estou bastante preocupada com as atitudes do meu irmao, que só esta pensando em dinheiro, falando que estou me aproveitando, e nem tem consciencia do problema dela e nem aceita, e minha mae tem alzaimer, e esta na fase de moderada para grave.
    Agradeço a atenção e espero uma resposta o mais rapido possivel.
    Obrigada!!!

  27. Claudete disse:

    Gostaria de saber qual o salario pra cuidador de idoso q mora no emprego e tem 2 falga por mes?

  28. Creuza Ribeiro Me disse:

    Tenho uma cuidadora de idoso que trabalha de segunda a sexta horário integral com salário de 1400,00+vt e cart.assinada, com folgas sábados e domingos. Não apresentou nenhum certificado de curso. Gostaria de saber se o salário está além do que deveria ser pago e, se posso descontar algum valor referente a alimentação. Obrigada

  29. trabalho de cuidadora a 10 messes trabalho de segunda a sexta 12 horas por dia e de sabado até meio dia trabalho tanbem feriado to muito cansada devido essa carga horaria pedi para folgar aos feridos e me disse que devo trabalhar todos feridos 12 horas.gostaria de saber se tem como eu folgar os feriados.
    desde ja agradeço.
    obrigada!!!

  30. GT disse:

    Nossa!! 1.200 + 150 de VT, só por 7 horas?? Assim vai inflacionar o mercado.

  31. suely disse:

    Boa noite.
    Preciso saber: estou para contratar uma senhora que irá fazer serviços gerais e mais cuidar de minha mãe (dar banho, colocar para almoçar e fazer companhia qdo preciso sair), estou praticamente direto em casa com ela. Esta senhora quer trabalhar de segunda a sexta no horario das 9.00as l6.00 (problema de horario de onibus) fazendo somente 7 horas diarias, pra mim não tem problema esse horario, mas o que realmente preciso saber é se o salario de l200,00 + 150,00 de vale transportes, estão dentro da lei de salarios e como devo contratar na carteira profissional, para não ter aborrecimento no futuro. Preciso fazer um contrato? como redigi-lo?

  32. Daqniel disse:

    Boa tarde,tenho uma cuidadora que trabalha de segunda a sexta, em semanas alternadas e nos dias de feriados ela não trabalha,pago esta pessoa como diarista. Isto é correto.

    Att. Daniel.

  33. Karlem Franciane Alves disse:

    BOA TARDE!ESTOU PARA SER CONTRATADA COMO CUIDADORA E GOSTARIA DE SABER SE ESTÁ TUDO DE ACORDO OU O QUE POSSO REIVINDICAR NA HORA DA CONVERSA COM O PATRÃO.TRABALHAREI DE SEGUNDA À SÁBADO,12 HORAS POR DIA.ELE QUER REGISTRAR NA CARTEIRA UM SALÁRIO E O RESTANTE POR FORA, SENDO O SALÁRIO DE 1.400,00 REAIS.NA MINHA CIDADE UM SALÁRIO DESSE É DIFÍCIL DE SE GANHAR,VOCÊ ACHA QUE ESTÁ BOM PELO TANTO DE HORAS QUE TRABALHAREI?O QUE POSSO FAZER A MEU FAVOR?COMEÇAREI DIA 31/07/2012,POR FAVOR ME RESPONDAM RÁPIDO PARA EU TIRAR AS DÚVIDAS ATÉ LÁ!DESDE JÁ AGRADEÇO!

  34. Marina disse:

    Bom dia. Trabalho como cuidadora de idoso registrada em carteira, dividindo com outra pessoa num período de 12 (diurno e noturno)direto, sem folga semanal. Gostaria de saber se mesmo dividindo o turno de 24 horas, teríamos o direito a uma folga semanal, ou em remuneração pois a senhora em que cuido não sai mais de casa. Obrigada

  35. MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA disse:

    OLÁ, LI NA CARTILHA DO CUIDADOR QUE A CARGA HORÁRIA PODE SER COMBINADA ENTRE AS PARTES DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE 220 HORAS MENSAIS, PARA ISSO TERIA QUE TRABALHAR UMA MÉDIA DE NOVE HORAS DIÁRIAS,SÓ QUE TRABALHO DOZE HORAS. COMO PROCEDE NESTE CASO, POSSO REIVINDICAR AS HORAS EXCEDENTES? POR FAVO ME RESPONDAM. GRATA.

  36. MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA disse:

    OLÁ, SOU AUX. E TÉCNICA DE ENFERMAGEM TRABALHO COMO CUIDADORA HA UM ANO E MEIO.FAÇO DOZE HORAS DIÁRIAS DE SEGUNDA A SÁBADO,MAS ACHO A CARGA HORÁRIA MUITO GRANDE ,TAMBÉM TRABALHO TODOS OS FERIADOS,ESTOU MUITO CANSADA. ESTÁ CERTA ESTA CARGA HORÁRIA? COMO CHEGAR A UM ACORDO COM A FAMÍLIA PARA REVISÃO DE HORAS TRABALHADAS , É POSSÍVEL DIMINUIR A CARGA HORÁRIA SEM MEXER NO SALÁRIO?

  37. mriam de oliveira disse:

    Olá tenho 3 meses de carteira assinada, mas trabalho na instituição a quase 1 ano. no momento estou gestante mas tive que fazer um cirurgia (uma cerclagem)que tenho que ficar de repouso até o termio da gestação, pos foi pedido pelo médico que ficasse de liçensa pós se continuase trabalhando ocorreria a soutura dos pontos e ocorreria o aborto.Eis as minhas duvidas quais são os meus direitos se eu pedir liçensa ,pos eu fiquei um més trabalhando e sabendo que no dia 07/05/12 faria essa cirurgia. FICAREI MUITO GRATA SE ME ESCLARECESSEM ESSA DUVIDA OBRIGADA.

  38. Ana Maria B. Azeredo disse:

    Parabéns pelo site tirei várias duvidas.trabalho como acomanhante de uma idosa lucida e independente .com carteira assinada, entro sexta as 18 horas e saío segunda as 9horas, ela te 84 anos. so quem faz os pagamentos da casa é o marido dela que tem 85 anos´já tem 1 ano. com salario mensal de 880.00. quais os direitos que tenho e o que receberei se sair.ele paga meu inss 160,00 or mes.o fgts ele não é obrigado a pagar? me tire essas duvidas por favor. muito obrigada

  39. Graciele disse:

    Boa a tarde!Gostaria de tirar umas dúvidas:
    Comecei trabalhar como cuidadora no dia 15de abril até no dia 02 de maio,gostaria de saber o que eu tenho direito de receber.

  40. denize disse:

    já fais 9 mesis q trabalho como cuidadora de idosos ñ tenho carteira assinada e ñ recebo salario minimo o quir fazer

  41. valdecy marçal silva disse:

    Sou cuidadora de uma idosa de 82 anos da sexta de noite até o domingo de noite fico sozinha com ela no apartamento faço tudo inclusive aferir glicose e aplicar insulina caso necessario e faço as medicaçoes ela toma 14 comprimidos por dia, gostaria de saber o preço justo que devo cobrar por favor não deixe de mim responder.

  42. Não. Isso é golpe. Não pague e nada acontecerá.

  43. ludimila lima disse:

    Ola sou de Salvador .
    Uma pessoa que foi contratada com registro de cuidador, trabalha de segunda a sexta feira, e tem folga somente no sábado e domingo.
    Gostaria de saber como é o pagamento dos dias trabalhados e no feriado ?? Segue a mesma regra da CLT ?? Tem direito a receber 100% por trabalhar no feriado ou não ??
    Qual o valor quer deve pagar a diária dela das 07:00 as 19:00 hs

    Por favor aguardo retorno,

    grata,

    Ludimila Lima

  44. jorge mattos disse:

    pode-se contratar cuidadores de idosos empreendedores individuais? Desta forma eles podem dar nota fiscal? Não haveria risco de ação trabalhista posterior?

  45. Teresinha Lopes disse:

    Recebi de um Sindicato uma correspondência referente à Contribuição Sindical Patronal e boletos para pagamento que no total davam R$ 600,00. Sou Empreendedora Individual, na categoria de CUIDADOR DE IDOSOS E ENFERMOS CNAE 8712-3/00.
    Essa cobrança é devida?
    Obrigada pela sua atenção.

  46. Dora disse:

    Quando a gente acerta uma cuidadora só no período da noite, qual o valor que devemos pagá-la? O horário é de 18:00h às 07:00h do dia seguinte, com direito ao café da manhã.

  47. Marcos disse:

    Muito bom saber que cuidadores tem seus direitos, mas ninguem fala sobre o que mais pesa:
    1- Os direitos valem para todos os cuidadores mas será que todos tem capacidade técnica para fazer o trabalho ? ler e interpretar medicamentos horários dosagens etc.
    2- Meu pai trabalhou 40 anos a aposentadoria dele não paga nem os remédios, precisa de cuidados especiais (não se locomove sozinho), existem pessoas precisando trabalhar e que aceitariam cuidar dele por um valor mensal, porem ao registrar o aumento dos encargos inviabiliza para ambos (contratado e contratante), alem de que precisa de substitutos para férias, finais de semana etc.
    A grande maioria dos aposentados não tem dinheiro para pagar remédios mais cuidador mais encargos.Resultado muita gente falando em DIREITOS, mas poucos avaliando o sofrimento, tanto dos aposentados quanto dos desempregados desqualificados.
    Seria ideal o governo (com o recolhimento de impostos)observar isso, como pode as pessoas que trabalharam a vida toda, não ter assistência suficiente para uma velhice com o minimo de dignidade? (estamos falando do basico, remédio e assistência)
    * e pensar que quando ele trabalhava exigiam dele cursos e qualificação.

  48. Cassia disse:

    Boa tarde! Sou de um escritório contábil e temos um cliente que pretende registrar a cuidadora de idoso apenas para o sábado e domingo,sendo que ela já é registrada em outra empresa como assist.adm. de 2a á 6a feira.Neste caso pode??? Sendo 2 vezes na semana apenas, gera vínculo ??? a função não seria diarista??? e como ficam as folgas???? ela descansará quando?? Pode constar na carteira de trabalha um emprego pela CLT atual e registrar outro na pessoa fisica???
    obrigado.

  49. roseane passos disse:

    o cuidador pode trabalhar nos feriados ? e tenho qie pagar mais por este dia ? e qual o valor ? obrigado .

  50. lucineia rosa baptista disse:

    Olá,gostaria de uma orientação,minha irmã trabalha a um ano como cuidadora de um idoso numa clinica particular.ela quer que a patroa assine a carteira mas ela diz que não vai assinar e que se tiver que fazer isso vai ter que demitir minha irmã,pois ela acha que não tem essa obrigação e ela diz que não tem que pagar passagem porque ja ta incluido no salario,gostaria de saber se isso está certa certo.Por favor,se puder me retornar eu agradeço desde já

  51. Carla disse:

    Olá doutor, minha dúvida é essa, sempre morei com meus avós desde pequena, cuidei do meu avô até sua morte e continuo cuidando de minha avó que é muito doente por esse motivo nunca trabalhei fora. Não sou registrada faço tudo por ela pois a amo muito mas gostaria de saber se quando infelizmente ela vier a falecer se terei direito a sua pensão, ela recebe sua aposentadoria e do meu avô também. Fico preocupada pois tenho 29 anos e nenhuma experiência profissional. Parabéns pelo site. Obrigada, espero ansiosa sua resposta.

  52. janaína disse:

    Achei muito bacana este site, gostaria de parabenisá-los pela iniciativa em tirar tantas dúvidas que temos sobre este assunto(cuidador de idoso).Ouvi falar que agora a empregada doméstica tem direito à um salário mínimo quando é demitida,será que a cuidadora de idoso também têm? Esta informação procede ou não? Aguardo resposta e desde já agradeço.

  53. Adriano Machado disse:

    Se entendi bem, a jurisprudência diz que uma diarista (cuidadora) que trabalhe na casa do patrão até duas vezes por semana não iria caracterizar vínculo trabalhista. E a partir de três vezes sim, estaria caracterizado o vínculo.
    Minha pergunta: e se a cuidadora trabalhar 2x numa semana e 3x na outra, num total de 5 dias trabalhados a cada duas semanas?

  54. GB disse:

    Gostaria de saber como é pago o feriado quando o cuidador trabalha no esquema de 12 por 36 e foi acordado que seria trabalhado também nos feriados caso caisse na sua escala. A pessoa teria direito a receber em dobro?

  55. joelma pereira da silva disse:

    gostaria de mim oferece me p acompanhante de idoso tenho experiencia na areia tambem tenho muita paciencia .moro em sorocaba telefonep contatos 1186923258

  56. joelma pereira da silva disse:

    gostaria de saber se o acompanhante tem q trabalhar feriado de graca e nao receber

  57. Depende do empregador, do serviço, do local e da experiência da cuidadora. Não existe uma tabela ou guia salarial, pois ainda não é uma profissão regulamentada por lei. Duas coisas devem ser ditas, não se pode pagar menos que o salario mínimo e , como sua pergunta sugere, para esse tipo de trabalho de cuidador, não há adicional noturno, nem horas extras.

  58. Larissa Borges disse:

    Qual o salário a ser pago para uma cuidadora que trabalha de segunda a sexta feira uma das 07:00 as 19:00 e outra das 19:00 as 07:00. tenho que pagar adicional noturno e horas extras? obrigada

  59. anderson disse:

    Boa noite.
    minha esposa trabalha de cudadora e gostaria de saber quando é a data base salarial do estado do Rio de Janeiro?
    ela trabalha fazendo plantão de 24hs e folga 48,dando um total de 240hs trabahladas e ganha um salario de $700,00 mais inss e transporte,pergunto se esta tudo ok quanto a forma e valores pagos?

  60. Não podemos opinar em casos particulares, Vera, mas leia com calma esse artigo, que tira a maioria das dúvidas sobre cuidador de idosos: http://www.cuidardeidosos.com.br/guia-trabalhista-para-cuidador-de-id/

  61. vera lucia disse:

    trabalho á 9 meses como acompanhante de idosa das 18:00 até as 08:00 da manha totalizando 14 horas por dia preciso saber se eu pedir minhas contas tenho direito ao seguro desemprego meu salário é de 850,00 por mes mais a passagem e registro por favor responda o mais breve possível qual será o meu calculo por tempo de serviço se eu pedir minhas contas com o valor de salario mensal de 850,00 desde de já agradeço pela compreensão.

  62. LUCAS disse:

    oi,
    temos uma cuidadora de idosas, e eles esta registrada corretamente.
    porém, ela mora conosco. ela vai pra casa sabado e domingo.
    ao ficar 5 dias da semana conosco, isso gera como se ela trabalhasse 120:00 horas semanais?

  63. Joana Torres disse:

    O Cuidador sem carteira assinada, trabalhando 5 dias por semana, 8h por dia mas considerando seu pag como por dia tem direito a 13º e férias? Em caso positivo o que acontece se o empregador não tem condições de realizar este compromisso?

  64. Ana M.Rodrigues de souza disse:

    Desejo trabalhar como acompanhante.Atualmente já trabalho na área e posso obter carta de referências.
    O motivo da saída será pq a pessoa de quem cuido só ficará com uma acompanhante que já estava na casa e eu não optei em continuar por motivo da mesma ter me indicado para essa casa(penso que seria deslealdade).
    Tenho boa forma física, apresentação, dicção , fluência verbal,discrição,pontualidade e assiduidade.
    Disponibilidade de viagens,filhos de maior idade,residência propria e na nada que possa desabonar minha conduta.
    Sou ágil e não faço questão se haver necessidade de cuidar da casa,em caso da pessoa em questão morar sozinha ou com um familiar.

    Também tenho carta de referências e elogios da empresa em que trabalhei durante 15 anos,empresa essa conceituada na área de formação profissional.
    tel p/contato:8756-2710

    Ana

  65. Solange disse:

    Uma pessoa que foi contratada com registro de cuidador, trabalha de domingo a 6ª feira, e tem folga somente no sábado.
    Gostaria de saber como é o pagamento dos dias trabalhados no feriado ?? Segue a mesma regra da CLT ?? Tem direito a receber 100% por trabalhar no feriado ou não ??

    Por favor aguardo retorno,

    grata,

    Solange

  66. Denise Mafra Gonçalves disse:

    Preciso de uma pessoa com curso na área de enfermagem ou de cuidado de idosos para acompanhar minha mãe, de 90 anos, especialmente para monitorar a medicação e fazer companhia. É essencial que tenha referências e habilidades para lidar com carinho e paciência. Moramos em Brasília, na Asa Sul.
    Grata, Denise Mafra

  67. Sandra disse:

    Boa noite

    Bom minha mãe contratou uma moça pra dormir com ela,mas quem dava o dinheiro pra pagar era eu,só que minha mãe faleceu,a moça não era registrada,e agora ela quer que registre 1 ano e 1 mes que ela trabalhou,quais são os dreitos dela???
    Desde já Obrigada

  68. Andreia disse:

    Tenho uma grande dúvida, quem deve assinar a carteira de trabalho da cuidadora de idosos, a familia do idoso ou o idoso?

  69. Marinês da Conceição disse:

    Boa tarde, moro com minha mãe e tive que sair do meu emprego para cuidar dela, pois ela tem problemas cardiáco serio, gostaria de saber se tenho direito a pensão pois não tenho salário, espero respostas desde já agradeço.

  70. josiane neves paula de jesus disse:

    boa noite eu gostaria de saber se eu como cuidadora de idoso tenho que fazer todas as obrigaçoes de uma empregada domestica como: fazer faxina na casa,lavar as roupas dos demais familiares,e cuidar de criança e levar para suas atividades esportivas. O que faço estou certa em fazer as atividades de diarista? Quais são os meus deveres dentro da casa do meu patrão? Devo cuidar somente do idoso e de suas necessidades? O que faço?

  71. helson disse:

    olá boa noite tem um tio q cuida de sua mãe a tempos e ela é bem idosa, gostaria de saber coo faço para que ele se torne um cuidador de idosos? o que é necessário? desde já agradeço a atenção

  72. elba alves disse:

    trabalhei como cuidadora 4 anos quando sair recebi um valor abaixo do que o sindicato determinou o que devo fazer me mande uma resposta

  73. Itabajara disse:

    Trabalho como cuidador em uma ILPI e muitos dos idosos internos estão em algum grau de Alzheimer ou sequela de AVC, e percebo que nem os diretores, responsaveis e cuidadores não estão preparados para cuidar de idosos nesta situação, e parece que não estão preocupados em se preparar , sempre converso sobre isto mas vejo que não a interesse apesar dos idosos serem muito bem tratado, mas vejo episodios de irritação, agressividade estado depressivo nos idosos e certo stresse nos cuidadores por não saber lidar com os ocorridos, bom gostaria de receber alguma orientação como proceder.

    Grato pela atenção.

  74. Somente uma solução: esperar seu pai sair do CTI ou dispensá-la do trabalho.

  75. Gislene disse:

    Boa tarde! tenho uma duvida temos uma cuidadora para nosso pai que é registrada. Ocorre que ele esta internado em uti desde 23/09/2011. Assim, desde entao ela não esta prestando serviços, devemos continuar pagando o salario normalmente não há nada que possa ser feito? Obrigada

  76. Rodrigo disse:

    Boa tarde,
    O idoso que recebia cuidados faleceu.
    Quem fazia os pagamentos do cuidador era o neto.
    Agora o cuidador não consegue receber seus direitos trabalhistas pois não consegue comprovar quem fazia os pagamentos.
    Como proceder?

  77. Desiree,
    Na verdade, você trabalha até mais que uma pessoa normal nessa mesma função. Outra coisa: trabalhando mais que trÊs dias por semana, você tem obrigação, bem como sua empregadora, de ter a carteira de trabalho assinada, com tudo que isso acarreta: 13º, férias, vale-transporte, etc.
    Não importa se sua senhoria tem 80 ou 90 anos, pois você mesma disse que ela é lúcida. Converse com ela, com toda calma e tranquilidade, explique sua situação e espera sua resposta, sem alterar sua voz ou ficar chateada. Se não ficar resolvida sua situação, pense na possibilidade de procurar um advogado trabalhista e peça ajuda, para resolver seu problema.
    Boa sorte!

  78. DESIREE disse:

    BOA TARDE .TRABALHO COMO CUIDADORA DE UMA SRA.IDOSA A 4 ANOS.ENTRO TODAS AS SEXTAS FEIRAS AS 18H E SAIO AS SEGUNDAS AS 9.VISTO QUE TRABALHO MAIS DE 60 HS POR SEMANA JA QUE TENHO QUE DORMIR NA CASA E TENDO QUE ESTAR A DISPOSIÇAO DA MESMA ATE NAS MADRUGADAS.ENTENDO QUE MEU TRABALHO É CONTINUO JA QUE NAO POSSO PEDIR DEMISSAO DA NOITE P O DIA POIS ELA NAO TEM COM QUEM FICAR.NUNCA RECEBI NADA ALEM DO QUE ELA ME PAGA POR SEMANA.NA MINHA CONTRATAÇAO NADA FOI COMBINADO ENTRE NÓS JA QUE EU PENSEI QUE FOSSE UM EMPREGO PASSAGEIRO MAIS SE PASSARAM 4 ANOS E NAO TENHO NENHUMA GARANTIA QDO SAIR DE LA.ELA TEM 90 ANOS NO CASO DE ELA TER QUE ME PAGAR OS ATRASADOS É ELA QUEM O FARA OU OUTRA PESSOA DA FAMILIA?ELA É LUCIDA E É QUEM ME PAGA FAZENDO QUE EU ASSINE APENAS UM RECIBO.POR FAVOR PRECISO DESSAS RESPOSTAS URGENTE.OBRIGADA

  79. Silvana silva disse:

    oi td bem,fui mandada embora na metade da minhas ferias,quero saber se pode,e se tenho direito aos quais beneficio,fiquei muito mal, pq foi numa,via publica era acompanhante de uma idosa ,tenho registro mais de um ano estou muito mal pq eu estava de ferias,o que eu posso fazer nesse caso.

  80. aline disse:

    ola meu nome e aline recebi uma proposta para trabalha tomando conta de um idoso que caiu e quebrou a perna e não pode ser operado por ser diabetico o quadro agravou e ele foi para no cti mas ja esta melhor vou tomar conta dele na casa dele 24 por 24 e não sei quanto cobra pelo serviço pode me ajudar desdeja obrigado

  81. Suzane disse:

    Gostaria de saber se cuidador tem direito a refeição, insalubridade e adicional noturno.

  82. Andréa disse:

    Moro com minha mãe e tomo conta dela. Tive de parar de trabalhar para poder ficar com ela depois que minha tia (irmã dela) faleceu. Essa minha tia morava com a gente e fazia companhia para minha mãe, além de várias outras coisas, enquanto eu trabalhava. Na época em que ela faleceu eu estava desempregada e a única opção foi eu permanecer em casa cuidando da minha mãezinha.
    Ouvi por alto uma reportagem falando alguma coisa sobre um benefício para filhos que tomam conta dos pais e por isso não podem trabalhar, mas eu estava em outro cômodo da casa e quando entendi sobre do que se tratava, a reportagem acabou. Minha irmã procurou na internet e não encontrou nada de concreto sobre isso.
    Gostaria de saber se tenho direito a algum benefício por cuidar dela e não poder trabalhar.
    Se sim,
    1) esse benefício é dado pelo governo ou sai da renda dela (ela é pensionista do INSS)?
    2) qual o valor do benefício?
    3) é pago somente enquanto ela estiver viva?
    4) o que devo fazer para solicitar esse benefício e quem devo solicitar?
    Aguardo sua resposta no meu e-meil registrado ou publicação aqui no site.
    Obrigada!

  83. Ana Maria Pinheiro disse:

    Boa tarde, procuro uma cuidadora para cuidar da minha mãe que reside em Osasco, trabalhar de segunda a sabado, incluindo feríados. (11) 9594.3678 – Ana Maria

  84. magna campos disse:

    Gostaria q me informasse se estou correta
    Tenho uma pessoas q cuida de meu esposo ela só vai ao sabado e sai na segunada pela manhã,pago o salario minimo,gostari de saber se tenho q assinar a carteira dela,ja tenho uma q toma conta durante a semana carteira assinada e salario minimo essa de sabado ate segunta feira pela manhã e folguista como devo proceder,agradeço e aguardo uma orientação
    Grata Magna

  85. Sim. Salvo em casos que o cuidador ao ser contratado, combinou com o patrão que faria feriados também. Ou que seja feito turnos de 12 horas por 36 horas, com 4 cuidadores.

  86. Renata disse:

    Gostaria de saber se cuidador tem direito a feriados?

  87. Silvana disse:

    Olá gostaria de saber se o cuidador tem direito a insalubridade trabalhando em um azilo?
    obrigada

  88. catia disse:

    trabalho como cuidatora sou regitrada mas acho que meu horario não esta certo;trabalho 8hrs corrida por dia, 6 vezes na semana gostaria de saber se esta certo ou eu tenho que trabalhar um sabado sim e outro não?
    obrigado!!!

  89. Silvia Passos disse:

    Oi, bom dia! Gostaria de saber se tenho algum direito em relação ao meu atual emprego,fui contratada para cuidar de uma senhora que sofre de depressão e psicose.Trabalho de domingo á domingo sem direito a folga.No ínicio era apenas de 19h ás 07:30, mas com o passar dos dias ela tem me solicitado fora do horário combinado e exige minha presença.Recebo 500(quinhentos reais+V.T).Não recebo extra nem quando á acompanho as consultas.Completei 6 meses e até agora nem sinal de assinarem minha carteira.Será que tenho algum direito,por favor me responda.Desde já agradeço a atenção!

  90. luzia disse:

    oi,pur favor trabalhei 4 anos como cuidadora de idosos até o falecimento naõ me registraram,mas durante este tempo recebi ferias e décimo terceiro,tenho direito fgts mesmo naõ ter sido registrada já que me pagavam horas extras sobre o meu salario,e durante este tempo paguei sozinha o vale trasporte e o inss.pur favor me orientem,naõ sei como agir

  91. Vila Vicentina disse:

    Saudações…
    Nossa instituição tem um cuidador de idosos que fez um curso a distância. Ele se chama Otávio e seu certificado tem o número 358319.O curso foi feito pela BUZZERO.COM.
    Sua carteira de trabalho está assinada como zelador,podemos mudar para Cuidador de Idosos?

  92. vania da silva barreto disse:

    Trabalhei7meses e meio como acompanhante e naõ assinaram minha carteira, só assinava eu um documento no valor que eles me pagavam ;descobri que era como autonoma, oque fazer para ter meusdireitos.

  93. simone lucindo disse:

    trabalhoem em uma agencia de cuidaores queria saber que d=ireitos tenho por lei ja que descobri que eles superfaturam meu trabalho e não tenho direito e nada nem, 13 nem férias nem aviso por favor me respomda por email obrigado

  94. anna beatriz disse:

    Sou cuidadora e gostaria se posso pagar INSS com essa profissao e qual o salario base?”

  95. claudiapaula disse:

    eu faço plantão de 24×48 tenho direito a descanço semanal?tenho quase 3 anos e minha carteira n esta assinada qual os meus direitos? Ele paga meu inss atrasado e nb manda comprovante se eu sair consigo todo os meus direitos?Pode trabalhar como cuidadora nesse plantao de 24×48?

  96. Maryana disse:

    Olá, minha mãe trabalha como cuidadora de uma portadora de sindrome de dawn e autista. A paciente tem mais de 40 anos e os pais dela são bem idosos, no final das contas minha mãe cuida dos 3. Minha mãe assinou carteira como acompanhante domiciliar, plantão noturno de 12x36h, ela sempre faz mais de 12h, não tem folgas e não ganha hora extra quando trabalha feriados. Gostaria de saber se isto é correto? Ou minha mãe tem direito a horas extras?

  97. marlene barcelos costa disse:

    Olá, quero parabenizar pelo trabalho q encontrei aqui, as vezes precisando saber mas sobre os direito s de trabalhar com idosos tenho 37 anos trabalho com uma idosas a 2 anos e ainda naum quiseram minha carteira de trabalho,tenho uma carga de horario das 4 as 7 da manhã, e não direito as horas extras??…….caso venho sair do trabalho quais os meus direitos??????…obrigada , e desde agradeceço a resposta”"”.

  98. lorena disse:

    Olá gostaria de saber se enfermeira pode dar curso para Cuidadores de Idosos, sou enfermeira e fui convidada por uma instituição que vive de doações para da esse curso, e gostaria de saber se posso? Já sou formada e tenho registro no COREN. Obrigada

  99. Terezinha disse:

    Bom dia. Minha irmã trabalha como cuidadora na Barra da Tijuca-Rj
    48por48. O patrão comunicou que ela só tem direito a (3)TRES dias de férias. Ela tem a carteira assinada como cuidadora. Tem alguma coisa errada aí? nunca ví ninguém tirar 3 dias de férias. Obrigado e espero essa resposta.

  100. Cleber disse:

    Gostaria de uma orientação acerca da seguinte situação real: a dois meses assinamos a carteira da uma cuidadora para minha sogra, esta semana ela faleceu. A cuidadora se encontra grávida, gravidez anterior a assinatura da carteira. Como não existe o objeto da prestação laboral, quais os direitos que devemos pagar?

  101. miriam sayu disse:

    oi.quero saber se deve descontar os dias de falta da cuidadora de minha avó por causa da greve de onibus do grande abc?

  102. magda disse:

    olá cuido de idoso á cinco meses, gostaria de saber se é certo quando eu ficar doente eu ter que pagar quem vai me subistituir?
    obrigada!

  103. sim!
    É só comparecer em um posto do Ministério do trabalho e relatar o seu problema. Eles te orientarão. Você tem este direito de reclamar e pedir o retroativo a 4 meses de 13º, a 1/3 de férias e ao INSS.

  104. cristina disse:

    Boa tarde!
    Trabalhei 4 meses como cuidadora de idosos em uma residência,fazendo 48hs por 48hs.Fui mandada embora por umas das filhas que não foi a minha contratante.
    Não tinha carteira assinada, gostaria de saber se tenho direito de receber todos os direitos de como se tivesse carteira assinada, como:aviso,salário,13º,férias e 1/3?
    Gostaria que me enviasse resposta. Obrigada.
    Cristina.
    25/05/2011.

  105. Elaine alves de andrade disse:

    Por favor me ajude,as vezes fico estressada,chego em casa uma pilha;estou querendo sair do trabalho e não terei nenhum direito pois não carteira assinada,me oriente.

  106. Elaine alves de andrade disse:

    Trabalho a tres anos cuidando de uma idosa,é 48/48 a minha carteira não é assinada,não tiro férias e tenho que levar marnita ou comprar quentinha,o trato que fizeram comigo foi que o dinheiro da passagem,da comida já esta incluido no pagamento.Isso esta certo?Quais são os meus direitos,como devo proceder;Há já faltei varias vezes não foi descontado do pagamento mais acabo prejudicando a outra cuidadora;como devo proceder nesse caso,o pior eu saindo vou sair cm uma mão na frente e outra atras sem direito a nada,me ajude por favor!meu muito obrigado.

  107. edneia costa da silva disse:

    trabalho a muitos anos como cuidadora de idos tenho meu curso e estou preçisando de trabalhar tenho carta de referencia me liga 7454-9841 / 8501-3524/.

  108. Izis disse:

    Uma pessoa é contratada por duas irmãs que residem em casas diferentes porem no mesmo local (uma Chacara) para cuidar da mae fica certo o registro referente a meio periodo para cada uma. Ai a cuidadora não tem boas relações com uma das irmãs e passa a cuidar da mãe somente em uma das casas, foi feita a rescisão de uma das partes e a cuidadora ficou com registro integral com a outra parte. Existe aviso previo referente a esse meio periodo, a pessoa que requer cuidados continua a mesma e o serviço passou a ser somente em uma casa ( mesmo local de antes ).Preciso saber como agir corretamente de acordo com a lei.
    Obrigado

  109. Edna silva do Carmo disse:

    Boa noite! cuido de uma senhora que tem Alzhimmer, recebendo 545,oo por mes e 100 de 15 em 15 dias, só que não tenho merecidas folgas, uma amiga me indicou outro que trabalha um dia sim e outro não e paga em torno de 800 reais aproximadamente.com todos os direitos trabalhistas, só que neste q estou, estão querendo me persoadir com ameaças. O que devo fazer? Aguardo por sua resposta.
    Obrigado.

  110. marlei disse:

    cuido de 3 idosos na minha casa eu preciso abrir firma . ou posso
    cuidando dos meus amados idosos.

  111. leonardo da silva paraguai disse:

    gostaria de pedir sua opiniao ,estava pensando em montar uma empresa de cuidadores de idosos.ja tenho firma aberta e minha noiva é enfermeira e a um tempo atras cuidava de um grupo que ia visitar idosos no azilo.
    gostaria muito de resposta .obrigado

  112. CARLOSN . BRITO disse:

    GOSTEI DE SABER UM POUCO SOBRE A PROFISSÃO SO NAO CONCORDO COM UMA COISA JAMAIS PODE SER COMPARADA COMO PROFISSÃO DE DOMESTICA E DIARISTA FAXINEIRA E DEMAIS NAO DESMERECENDO MAS SIM COMO TRABALHO COM A PROFISSÃO SO QUE CUIDAR DE UM IDOSO E MUITO MAS DIFICIL QUE PODEMOS CITAR PRINCIPALMENTE SE ESSE IDOSO TEM MAL DE ALSAIME, GOSTARIA QUE ESSE CONCEITO FOSSE MELHOR AMALIZADO.
    ATT. CARLOS

  113. SALU disse:

    BOM DIA !
    MINHA MÃE ESTA INTERNADA EM UMA CLINICA PARTICULAR (CONVÊNIO IPALERJ) E A CLINICA QUER ME COBRAR UMA TAXA DE PERMANÊNCIA DE CUIDADORA NO PERIODO DA NOITE. GOSTARIA DE SABER SE ESTA TAXA E REGULAMENTADA POR LEI.
    OBRIGADO

  114. Rose Urnauer disse:

    Oi! Meu nome é Rose, sou massoterapeuta e gostaria de saber se existe um curso especifico para cuidador?!

  115. lucia t. perotti disse:

    gostaria de saber, cuido de minha mae, nao tenho outra profissao, em asao de falecimento queria saber se teria como salario a pensao, e ainda se tenho o direito de ter um decanso, pois tenho mais 7 irmaos, mas nao tenho nada de ajuda de nenhum, tem um porem, estou com minha mae, pois quando foi determinado, iriam desistir da moradia, para que eu cuidasse da mae, mas ate o momento, ainda nao foi passado a escritura do imovel e se neste intervalo tiver uns dos irmaos que nao querem assinar, gostaria de informações obrigado.

  116. Thais disse:

    Preciso de um cuidador de idoso, para Zona leste, trabalhar de segunda a sábado incluindo feriados, folgas aos domingos.

    9182.3208

  117. Cleia vieira disse:

    oi , caso a cuidadora receba menos que 1.200.00 antes da licença maternidade , quanto ela ficaria recebendo durante a licença ? obrigada

  118. Sim, como cuidadora de idosos. Como o Ministério do Trabalho entende que o cuidador é uma função de trabalhador doméstico, poderá ser feito desse modo.
    Agradecemos as palavras de carinho e incentivo.
    Abraços.

  119. denise disse:

    A principio gostaria de parabenizá-los pelo site.
    Estou contratando uma pessoa para cuidar da minha avò. A função dela é dar café da manha, lanche matinal, banho, almoço,lanche da tarde, trocar fraudas e cuidar das roupas da minha avó ( roupa de cama e roupas de vestir). Ela é analfabeta.
    Entendi, lendo no site, qure devo registra-la , junto ao INSS, com o código 1600 ( ermpregada doméstica) , e a função escrevo cuidador de idosos?
    Aguardo resposta urgente, pois tenho que assinar a carteira ate o dia 03/03.
    Mais uma vez parabenizo pelo site e solicito urgente a resposta

  120. EDNALVA RODRIGUES DA SILVA disse:

    MINHA MAE TEM ALZHEIMER, PORTANTO SOU FILHA E CUIDADORA, SOU PROFESSORA E NAO TENHO CONDIÇOES DE ASSUMIR MEU TRABALHO POR TOMAR CONTA DE MINHA MAE, GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUMA LEI QUE ME AMPARE, POIS A SECRETARIA DE EDUCAÇAO NAO ACEITA QUE EU COLOQUE OUTRA PESSOA E EU NAO TENHO CONDIÇOES PARA TRABALHAR. TENHO UMA PESSOA QUE ME AJUDA, MAS EU SOU A CUIDADORA. NAO POSSO SAIR DE CASA, TIVE QUE TRANCAR A FACULDADE, DEIXAR DE FAZER MUITAS COISAS.
    POR FAVOR ME ORIENTEM JA NAO SEI O QUE FAZER.

  121. solange disse:

    ola, eu gostaria de saber, se existe lei para pessoa que no caso ,nao pode trabalhar fora o seja nao tem nenhum salario por

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: