Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em 03/08/2010

Filhos que abandonam pais idosos

link: embed:

Reportagem da Rede Globo, mostrando a reação da opinião pública sobre o projeto de lei que pune filhos que abandonam pais idosos.

 

33 comentários em “Filhos que abandonam pais idosos”

  1. Moura disse:

    Boa noite!
    Gostaria de uma orientação: um vizinho de 65 anos é alcoólatra e compulsivo sexualmente. Após um tombo perdeu 90% da visão e outros problemas de saúde.

    Em função dessas dificuldades seu filho, mulher e 2 filhos se propuseram a morar com ele para ajudá-lo. Acontece que agora ele está pior em relação à compulsividade sexual: mostrou filme pornô para o neto de apenas 8 anos de idade. A mãe não quis piorar a situação e não registrou queixa, mas ele é agressivo e fala mal do filho e da mulher com qualquer pessoa. Quando o filho sai para trabalhar ele diz aos berros que a casa é dele (o filho o ajudou a construir a casa que moram hoje) e que quer a privacidade dele.

    Como orientar essa família? O filho se preocupa com a saúde do pai, que por causa da bebida ainda cai dentro de casa assustando a todos (inclusive os vizinhos). Uma vez disse ao rapaz para procurar o seu caminho, mas ele está preocupado com a saúde do pai e também em ser acusado de abandono de incapaz. Isso é possível? O idoso recebe aposentadoria e o casal não depende dele, pois também trabalham e têm renda própria. A questão é que a saúde dele inspira cuidados, mas ele mesmo (o idoso) não se ajuda. O que fazer nesses casos?
    Obrigado.

  2. Solange Duarte disse:

    Sou filha única, tenho 45 anos, casada,eu e meu marido trabalhamos em período integral, meus pais moram a 150 km de onde eu moro, não tenho condições financeira de ir sempre visitá-los, vamos a cada 30 dias, meu pai sofreu vários avcs, ele está com 78 anos, minha mãe com 76 anos e está sozinha cuidando dele, ela também não se encontra bem de saúde, vão enviar o caso deles para o Ministério Público e eu estou de mãos atadas, sem poder fazer nada, eu e meu esposo necessitamos do nosso emprego para viver, não temos casa própria, ganhamos pouco e a aposentadoria dele só dá para os gastos com ele, eu também acho que ficaria louca se precisar ficar 24 horas dentro de casa, por mais que eu pense no assunto eu sinto que não posso, não aguento, socorro, o que eu faço, me ajudem, que pêzo ser filha única.

  3. Lela disse:

    Também sou idosa pois tenho 61 anos. Irmã mais velha de 11 irmãos, cuido sozinha da minha mãe, pois estes seres miseráveis não ligam para a necessidade da mãe e nem para o sofrimento de quem. sozinha cuida deles, para não dizer que cuido sozinha, tenho um irmão que faz o que pode de longe, pois mora nos estados unidos. Malditos os que colocam o nome de Deus na boca, mas não cumprem o simples dever de cuidar da mãe.

  4. silvana sales fernandes disse:

    meus pais são separados a 26 anos… morou com outra mulher a 21 anos.. ela aposentou por tempo de serviço… tem uma aposentadoria razoavelmente boa… só que agora ele esta abandonado, mora sozinho, acho ela muito velho para morar sozinho… estou decidida trazer ele de volta para morar com minha mãe…ela aceitou… quero saber se o fato dele estar nestas condições e nesta idade nos da o direito de trazer ele de volta sem maiores transtorno.. sou a filha mais velha do casal, tenho 46 anos, e queria pais juntos novamente, para um cuidar do outro, pois sei que eles tem condições para isto..

  5. JANETH ALVES disse:

    QUERO SABER QUAL LEI OBRIGA UMA PESSOA COM LUPUS,DIABETES,FRIBOMIALGIA À FICAR NUM HOSPITAL DE ACOMPANHANTE DE UM PAI IDOSO PORÉM LUCIDO, NÃO HA QUEM FIQUE O QUE DEVO FAZER??? QUERO SABER ONDE ESTA A OBRIGAÇÃO???A OUTRA MINHA IRMÃ ESTA COM CANCER, PLAQUETAS BAIXISSIMAS TAMBÉM NÃO TEM NINGUÉM!!! O QUE FAZER??? NOS AJUDE PELO AMOR DE DEUS…

  6. Lucia Andrade Pinto disse:

    eu e meu marido estamos cuidado da minha sogra a dois anos ela tem cançer de vulva tem 91 anos estamos muito cansados so que os outros filhos que podem ajudar nem quer saber

  7. Edvania disse:

    Gostaria de saber o que fazer meu pai tem 77 anos esta enternado a um mes o pessol disse que ele precisa de acompanhante dia e noite somos 9 irmaos so eu e minha irma que estamos cuidando dele eu trabalho o dia inteiro e tenho um filho de 7 anos e estou gravida de 2 meses o medico pediu repouso pois perdi um em dezembro a minha irmã trabalha em dois horario somos assalariadas nao temos condições de fica pagando uma pessoa para fica no hospital o que devo fazer meu pai não tem previsao de alta por favor mim ajude.

  8. MARIA disse:

    EU CUIDO DO MEU PAI DE 80 ANOS DESDE DE QUE MINHA MÃE MORREU A MAIS DE 11 ANOS SO QUE ESTA ACONTENCENDO UMA COISA MUITO ESTRANHA QUEREM LEVAR O MEU PAI PARA O OBRIGO SEM MOTIVO ALEGAÇÃO DO OFICIAL DE JUSTIÇA E DE MAUS TRATOS SENDO QUE NÃO E VERDADE POIS EU E MEU PAI MORAMOS JUNTOS A 11 ANOS AGORA ESTÃO VINDO COM ESTE PAPO SENDO E ISSO TUDO ESTA ACONTENCENDO NUMA CIDADE DO SERTÃO DA PARAIBA NO QUAL VIN PARA ESTA CIDADE ESTUDAR E PRESTAR CONCURSO PUBLICO E PARA NÃO DEIXA ELE SÓ NO RIO DE JANEIRO ELE VEIO COMINGO E HOJE ESTÃO COM ESSA PERSEGUIÇÃO EU ESTOU PRECISÃODANDO DE AJUDA POIS NÃO CONHEÇO MIGUEM NESTA CIDADE O QUE EU FAÇO AGORA ME AJUDEN POR FAVOR…

  9. Edson disse:

    Bom dia a todos!!! Há mais que vinte anos que moro com minha mãe que está com Halzeimer e tem 82 anos. As duas irmãs nunca ligaram muito para ela, e agora estão querendo vender casa, dinheiro, etc… Chegaram até a colocar policiais conhecidos delas para me perseguirem e me ameaçarem. Uma das irmãs dissendo-se cristã e a outra espiritualista. Minha mulher que morava conosco (tem problema psiquiatrico) não está mais comigo exigindo que eu arrume uma casa para morarmos sozinhos. Não posso abandonar minha mãe pois as mesmas se interessam unica e exclusivamente a posse da casa, terrenos que compramos em sociedade (eu e mamãe), noitadas de bebedeiras, e diversões em geral. Eu estou segurando o máximo possível, pois ninguém está me ajudando em nada. Já estou com os nervos um tanto quanto alterados e procuro o máximo um controle, buscando na oração e conselhamento de pessoas amigas. Isto é só uma sintese, pois o que acontece é bem mais grave. Gostaria que alguém me aconselhasse o que fazer. Muito obrigado e saúde e paz para todos.

  10. Flavia disse:

    presiso de ajuda eu estou cuidado da minha vo de 80 anos seus filhos nao ajudam em nada so vem pra falar e brigar verbalmente queria saber como agir mesta situacao minha cuida de um neto viciado de crack e ele fica trirando dinheiro e brigando pra ela por as coisa em casa pra ele comer eu faco as compra de mercado e a carne sou euu que compro minha vo tem uma conta no mercado mes passado vei 900 reais dela compra coisa pra o neto vender como devo agir estou pensando de ir cuidar da minha vida pois nao posso trabalhar para cuidar dela ela esta com trombose e nao se levanta ate as necesidades e na cama me ajudem por favor

  11. Oliveira disse:

    Boa tarde!!!
    Meu pai mora com meus 02 irmãos do segundo casamento dele.No momento meu pai encontra-se internado num hospital desde outubro de 2011.O médico responsável falou para meus irmãos que meu pai terá alta em breve.
    Sendo que meu pai encontra-se em leito,precisando de cuidados especiais.Meus irmãos vieram com uma conversa de falar com a assistente social para arrumar um local para ele ficar ao invés de leva-lo de volta par casa.Acontece que meu pai tem uma pensão razoável,pensão essa que eles usufruem.O que posso fazer em favor de meu pai,sendo filho mais velho.Pois não concordo com a postura de meus irmãos.

  12. Claudia disse:

    Meus pais se separaram quando eu tinha 6 anos, fui cria da pela minha mãe e padrastos falecidos.Porém o meu pai biológico teve pouco ou nenhum contato comigo nesses anos todos o oposto com outra irmã mais nova,agora por problemas de saude o mesmo veio morar na casa dessa irmã que ele ajudou muito alías, só que ela, o expulsou de sua casa porque ele estava incomodando. Eu o acolhi na minha casa e ofereci a ele um lugar melhor, só que agora ele voltou amizade com ela como se nada tivesse acontecido.Eu fico indignada eu ter que bancar tudo mesmo ele não dando tanta despesas mas não posso viajar porque ele tem 82 e não pode ficar sozinho. e ela não arcar com alguma parte financeira, pois seria uma forma dela arcar com alguma coisa já que a mesma não oferece nenhum tipo de atençao e preocupação. obrigada pela atenção.

  13. Carlos Monteiro disse:

    Minha mãe tem idade avançada e necessita de cuidados especiais, isso faz dois anos. Por isso não tenho lazer com minha esposa e filhos e isso já tá gerando mal estar entre nós.
    Tenho duas irmãs que nem se quer vem visitá-la; sendo que uma mora a apenas uma quadra da minha casa e não ajuda nem vem visitar a mãe. Pergunto, se no caso da recusa dela, posso acioanara a Polícia ou a Justiça?

  14. ola eu tive q sair do serviço pra cuidar do meu sogro e somos so eu e meu marido q cuida dele ja faz 4 meses isso nos sozinhos .so q é muita coisa pra nos sozinho ainda tenho tres crianças pequenas então fica muito .
    mas ele ainda tem mais dois filhos q poderia pelo menos a ajudar mas se nega a cuidar um pouco do pai …
    o q poderiamos estar fazendo nesse ponto em q eles poderia tar ajudando nos de algum jeito sai do serviço e não recebo nada por isso como fica ….
    e nem pra ficar fim de semana eles não querem … me ajuda por favor

  15. Ribas disse:

    Lendo os comentários sobre como sofrem os idosos abandonados pelos familiares,vejo que tudo é igual. Meu sogro com 94 anos e portador de Alzeimer não está abandonado graças a sua filha que cuida dele com todo carinho e respeito, mas tem outros filhos que embora em melhor situação financeira não participação na complementação das despesas com o pai.

  16. gostaria de saber se na ausencia da minha mae (faalecida) meu pai como genro tem a obrigaçao de cuidar da minha vó, visto que ela tem duas filhas vivas que tem condiçoes para cuidar dela, nos disseram que se meu pai nao ficar cuidando dela , nos perdemos a herança que nos cabe.Gostaria de saber se isto está dentro da lei. obrigada

  17. Juvenal Ferreira da Silva disse:

    DEUS SE PREOCULPA COM OS IDOSOS

    Não é de surpreender que o problema dos maus-tratos aos idosos tenha se espalhado tanto hoje em dia. A Bíblia predisse há muito tempo que, durante “Os últimos dias” deste sistema impio, as pessoas seriam amantes de si mesmas, sem afeição natural (2 Timóteo 3:1-3) A palavra grega traduzida “Afeição Natural” pode incluir o amor que normalmente existe no círculo familiar. Assim como a Bíblia predisse, esse tipo de afeição está visivilmente em falta hoje em dia. Veja Salmo 68:5, Êxodo 22:22-24, Provérbios 16:31, Levítico 19:32, Gálatas 6:2, Efésios 6:1-3, 1 Timóteo 5: 1-3

  18. Matilde disse:

    Gostaria de saber o que fazer, tenho um irmão de 54 anos viciado e muito doente, minha familia juntou e quer q somente dois irmaos meus cuide dele, sendo q ele tem um filho, é justo essa situação sendo q ele tem um filho maior de 18 anos e responsavel, só pq meus irmãos moram na casa de herdeiros eles tem q cuidar dele.minha irmã recebi beneficio dele e não quer cuidar dele jogando tudo em nossas costas, por favor me ajude estou ficando desesperada com essa situação.

  19. Denise disse:

    Estou com um problemão, com minhas irmãs, eu e meu filho trabalhamos, eu de dia ele de noite, justamente para nos revesarmos nos cuidados com eles.
    Minha mãe teve Guillan Barré, meu pai não tem nada mas está sei lá pq imóvel na cama, meus pais deram casas para minhas irmãs morarem e hj em dia elas fogem de qq responsabilidade para com eles. Será que terei êxito se entrar na justiça e requerer uma pensão para eles?

  20. Giorgia disse:

    Vi um artigo seu a respeito de cuidar dos pais idosos no cuidardeidosos.com.br , estou sofrendo com uma situação desagradável com meu pai.
    Eu tenho 26 anos tenho 2 filhos uma menina de 10 meses e um garoto de 5 anos, não tenho renda, quem sustenta a familia é meu marido e o que ele ganha dá somente para pagar nossas despesas, meu irmão tem 29 anos e um filho de 5, paga aluguel e tambem só ganha para manter a familia.
    Meu pai tem 73 anos e ganha uma aposentadoria de um salário, onde não consegue se manter, ele tem vários problemas que não permite que cuidamos dele o maios deles todos é que ele é pedófilo, o que faz tanto o meu marido como a minha cunhada a não aceitarem ele de jeito nenhum. E agora temos presenciado cenas dele delirando e falando palavras pornograficas muito sujas mesmo.
    Ele falou que vai entrar na Justiça para morar com um de nós , porém se isso acontecer será o fim de nossos casamentos.
    Te escrevo esse e-mail para saber se poderemos ser punidos por não ficarmos com ele, já que uma vez tememos pela integridade dos nossos filhos, tambem não podemos ajudar ele financeiramente.
    Se puder me ajudar fico agradecida

  21. Pedro MG disse:

    Minha mae tem mal de alzeirmer, 84 anos e praticamente so eu cuido dela, tem uma irma q uma vez por semana me ajuda, mas sempre joga isto na minha cara. Outros quatro irmaos, mal vem visitar e fica claro para todos q a abrigação de olhar miha mae é minha, pois moro na casa dela. cuido daminha mae com maior carinho e atenção, mas me sinto injustiçado, pois vejo q os irmaos qdo fazem visitas prestam muita atenção no lado material. tem alguma lei ou beneficio q possa me ajudar, por ser o filhoq olha ELA?

  22. Procure um advogado, fale do problema e mostre que isso é abuso e maus tratos contra idosos. Está tudo bem descrito no ESTATUTO DO IDOSO.

  23. eloisa disse:

    por vfavor diga quais a leis que protege os pais em caso de abandono dos filhos… , ameaça..
    MEU IRMÃO TEM 64 ANOS EOS FILHOS BRIGAM MUITO COM ELE , DIZ PALAVRAS HORRIVEIS TEM UM ODIO PORFUNDO DELE, …
    ELE SEPMRE FOI UM PAI PRESETNE, MA SFIOCU VIUVO E OS FILHOIS N ADMITEM QUE ELE TENHA OUTRA COMPANHEIRA AI MALTARA TAM ELE

    PRO FAVOR ME AJUDA INFORMANDO AS LEIS
    OBRIGADA

  24. Andrea RA disse:

    Minha avó mora sozinha por vontade própria, mas agora a casa não tem condições de abriga-la, e ela não quer sair de lá. O que nós familiares podemos fazer? Por favor alguem me ajude?

  25. Rosi disse:

    Eu acho que realmente tem que se criar leis para pu ir filho que abandonam seus pais.
    Falo em causa própria. Meu pai está em estado grav´ssimo no hospital, sendo que há 8 anos está entrevado numa cama e não anda mais. A cada dia ele perde mais e mais os moviemntos.
    Hoje ele só consegue movimntar a cabeça. Meus irmãos não vão nem ao hospital com medo de pedrimso para eles ficarem lá.
    É uma crueldade! Um absurdo! Somos 5 irmãos e soment eu cuiddo dos meus pais. Além disso, o que puderem explorar deles, eles exploram!
    Estou indo à justtiça para eles me ajudar a pagar uma pessoa para dormir com meu pai no hospital, pois eu e minha mães estamos cansadas. Meu pai geme de dor a noite toda!!! No dia seguinte saio direto do hospital e vou a o trabalho. Agora mesmo estou sem dormir e trabalhando. Tudo que faço para meu pai seei que Deus me recompensará em dobro, mas estou sem forças e preciso de ajuda!
    A justiça é a única solução!!!

  26. rosinete disse:

    gostaria de que mandasem uma fiscalizaçao para rua 22 no miguel badra suzano na mercearia d. linda pois ela vem maltratando uma jidosa ha varios anos ela usufrui da aposentadoria dela e do marido e esta idosa esta precisando de ajuda medica,ela e lucida e eles maltratam ela e nmao faze nada ela precisou de fazer uma cirurgia e por falta de acompanhante nao pode fazer aonde esta o direito do idoso ?que falam tanto gostaria muito de ajudar ,pois estou omissa pois nao sei o que fazer ela veio me pedir ajuda mais nao sei o que realmente o faco pois ela tem filhos e nora e netos Cuido da minha mae pois tem mais de80 anos trabalho mai mesmo assim consigo dar umjeito e ela e feliz gostaria de receber um contato ou quai procedimento devo tomar

  27. ana - jales disse:

    Eu gostaria de falar com a Christine que fala que não TEM obrigação de cuidar de pais adotivo – pois eles sempre preferiram sua irmã só que bem ou mal eles te criou, não por obrigação mais por amor. Pense nisso….

  28. iracy godoy disse:

    O governo tem que entrometer sim, pois muitas familias não estão nem ai com seus idosos, eles estão passando necessidade. Conheço familia que um filho mora um quarteirão da mãe que não consegue nem andar, e ele fica 1 mês sem ir lá, não ajuda em nada parece que nasceu de filho de chocadeira…..

  29. MARIA ALEXANDRE DOS SANTOS disse:

    É LAMENTAVEL VER A SITUAÇÃO DE ALGUEM , QUE EM MEIO A REVOLTAS , DESEPÇÕES , ATÉ MESMO DESILUÇÕES TENTAR SE JUSTIFICAR QUANTO AO TRATAMENTO DE UM SER
    HUMANO, INDEPENDENTE DE QUALQUER CITUAÇÃO QUE POSSA TER SURGIDO NO PASSADO, O MOMENTO SE AJUDA É HOJE O MOMENTO DE SOCORRO É HOJE , O MOMENTO DE REFLEXIÇÃO É HOJE O MOMENTO DE PERDÃO É HOJE, O MOMENTO DE PENSAR QUE O MESMO PODE ACONTECER COM QUEM PRATICA ESTE TIPO DE VINGANÇA É HOJE . O QUE ACONTECEU NO PASSADO NÃO FOI TÃO RUIM , PORQUE VC ESTÁ VIVA , CONCEQUIU VENCER QUALQUER TIPO DE BARREIAS , ISTO QUE É IMPORTANTE NA SUA VIDA . PROCURE ESTENDER AS MÃOS PARA QUEM ESTÁ PEDINDO SOCORRO . ACREDITO QUE MEDIANTE ESTA ATITUDO O SEDNTIMENTO DE REVOLTA QUE ESTA NO SEU CORAÇÃO VAI ACABAR. FAÇA UM TEXTE , E BOA SORTE.

  30. Christine disse:

    Com ou sem lei eu não serei obrigada a cuidar dos meus pais que me adotaram. Sempre preferiram a minha irmã, então que se explodam! Agora meu pai está com parkinson e quero que se dane!!!

  31. MARIA ALEXANDRE DOS SANTOS disse:

    Não vejo necessidade do governo interfeir na familia ciando puniçao para os filhos cuidarem de seu pais, é uma obrigação da familia, dar carinho ,as vezes é preciso renuciar as novas vontades para ver um sorriso no rostinho de alguém que um dia sofreu se esforçou para nós criar. Esta atitude é uma questão de reconhecimento, de amor , de gratidão que vai contribuir para recuperação do idoso. Cuidei da minha mãe até os ultimos momentos de sua vida, renunciei muitas coisas para está ao seu lado porque sabia que brevemente ela não estaria mais comigo, não me arrependo fiz a minha obigação como filha, Infelismente alguns filhos só lembram dos pais quando chega a data de recebe os seus beneficios ,coidados dos idosos nem toma conhecimento, são abondonasos nos asilos ou até mesmo dentro de sua casa,sofrendo ameaçãs constantemente não sei o que seria melhor para esses (filhos ) Para os filhos desumanos: quem semeia vento colhe tenpestadesssssssss

  32. Hilson Lima disse:

    Sou um ser de 46 anos, bem criado e educado e vejo que o governo não precisa criar leis onde tem uma cartilha de bons modos, qualquer ser humano, de sã consciência sabe o valor dos PAIS, sobretudo simplesmente pelo fato de ter sido gerado e amado, e que quando crescido tem o dever de cuidar dos seus, os meus faleceram com 83/76 e sempre souberam que se um dia viesse a depender seriam amparados em tudo, pois DEUS sabendo minha capacidade em demonstrar isso aos meus os levaram de uma maneira tão bonita e grandiosa. Agradeço a DEUS todos os dias e digo, cuidem muito bem dos seus idosos, serás recompensado por isso.

  33. Thays Passarelli disse:

    NOS SERES HUMANOS, COM O PASSAR DOS ANOS ESTAMOS NOS ESQUECENDO DE MUITOS VALORES.MAS O PIOR AINDA, É , A FALTA DE AMOR, AMOR PARA COM O PROXIMO, ASSIM, PARA COM NOS MESMOS, POIS UMA PESSOA QUE NÃO SE AMA NÃO É CAPAZ DE AMAR AO PROXIMO, QUANTO MAIS OS SEUS PAIS.
    UM ATO DE EXTREMA CRUELDADE E EGOISMO AGUDO….O ABANDONO…

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.
Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: