Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

1° Encontro Regional de Familiares e Cuidadores de Idosos Dependentes

1° Encontro Regional bate recorde de inscrições

Juiz de Fora foi sede, no dia 30 de outubro, do 1° Encontro Regional de Familiares e Cuidadores de Idosos Dependentes. O evento gratuito, realizado no Ritz Hotel, foi um sucesso e reuniu cerca de 400 cuidadores profissionais, cuidadores familiares de idosos dependentes, estudantes, profissionais de saúde e afins para uma tarde de discussões.

Os cuidados para com a enorme parcela da população idosa, que representa 21 milhões de pessoas em todo o Brasil, foi o tema central do Encontro. Palestrantes de diversas áreas se reuniram para debater ações que propiciam uma velhice mais tranquila para a terceira idade. Em meio às discussões que deram espaço para cuidadores familiares e profissionais exporem suas dúvidas, viu-se que a família exerce papel primordial, que uma equipe multidisciplinar é fundamental e que nem sempre uma instituição de longa permanência representa descaso para com o idoso.

Logo às 13hs começaram os credenciamentos dos participantes. Cada pessoa, além de sua identificação, recebeu uma pasta com a programação, materiais para anotação e demais folhetos de parceiros com informações sobre idosos.

Maria José Sinhoroto, assistente social e superintendente da AMAC, proferiu a conferência de abertura. A ela seguiram as exposições da primeira mesa redonda composta pelo médico geriatra e presidente da ABRAz-MG, Dr. Márcio Borges, pela psicóloga Luciene Miranda e pelo assistente social José Anísio da Silva.

Após um coffee break nas bordas da piscina do hotel, os participantes cantaram e se divertiram com apresentação empolgante e vivaz de Cantigas, do Centro de Convivência do Idoso da AMAC Juiz de Fora. Durante todo o evento, quem não pôde participar pessoalmente conferiu através das redes sociais do Cuidar de Idosos (twitter e facebook) atualizações das informações do evento em tempo real e pôde também fazer perguntas durante o debate.

Na segunda parte o consultor web Tiago Curcio iniciou sua exposição sobre como a Internet pode ajudar a levar informação relevante sobre o idoso dependente utilizando o portal Cuidar de Idosos como principal referência. A participação dos presentes foi muito intensa, além de assuntos diversificados muitas dúvidas foram esclarecidas e, por ser um evento inédito no setor, espera-se que novos encontros aconteçam nos próximos anos.

A assistente social Maria da Piedade, a psicóloga Flávia Barbosa e a fisioterapeuta Cláudia Soares prosseguiram com as explanações na segunda mesa redonda. As discussões envolveram perguntas de muitas pessoas leigas no assunto que se viram na condição de cuidadores porque seus familiares idosos passaram a ser dependentes.

No final do Encontro houve ainda sorteio de brindes diversos, entrega de certificados para todos os presentes e autógrafo de livros relacionados à terceira idade. Para quem não pode participar, ainda pode conferir as fotos do evento acessando www.portalcuidardeidosos.com.br/encontroregional. As apresentações das várias palestras também estão disponíveis na internet através do endereço eletrônico http://www.slideshare.net/cuidardeidosos.

 

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS