Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 04/07/2008

A- A+

Dúvidas referentes à profissão de cuidador

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

 

Dúvidas referentes à profissão de cuidador Dúvidas referentes à profissão de cuidador

Dúvidas referentes à profissão de cuidador

ATENÇÃO: Este artigo foi redigido antes da nova lei dos trabalhadores domésticos, da PEC da domésticas. Para ver quais são as principais alterações que já estão valendo a partir de agora, leia o artigo:

“O novo guia trabalhista dos Cuidadores de Idosos”

____________________________________________

Antes de comentar sobre os aspectos legais da profissão de cuidador, vamos transcrever dois comentários feitos por internautas, aqui em nosso portal CUIDAR DE IDOSOS e que cabem muito bem em nosso blog de hoje:

“FIZ UM CONCURSO PUBLICO PARA TRABALHAR COMO CUIDADOR,PASSEI EM 2ºLUGAR,MAS A MINHA SURPRESA FOI Q TENHO Q TRABALHAR 24HS DURANTE 6 DIAS E VOU TER UMA FOLGA DE 24HS SEMANAIS…ISSO É LEI? VOU TER Q MORAR LÁ?????? OBRIGADA.” valdenice barbosa alves – valzinha_vb@hotmail.com

“Faço a mesma pergunta que a Valdenice Barbosa fez, é lei ter que trabalhar ( como cuidador de idoso ) 24hs.durante 6 dias e ter uma folga de 24hs semanais, é lei ter que morar no emprego, por favor me respondam esclareçendo isso.” Silvana silvana.avolio@ig.com.br

Tanto o Ministério da Saúde, com o programa de Atenção à Saúde do Idoso, quanto as Secretárias Estaduais de Saúde e os Conselhos da Pessoa Idosa (em nível federal, estadual e municipal) têm levado a público uma preocupação cada vez maior em relação à capacitação de pessoas que cuidam diretamente com os idosos. Principalmente os idosos mais dependentes. Tanto é verdade que o próprio Ministério da Saúde lançou nos últimos dias o seu MANUAL DO CUIDADOR, fruto do trabalho de vários técnicos do ministério e de gerontólogos.

O Cuidador é reconhecido como profissão?

A profissão de cuidador é regulamentada?

O que o Ministério do Trabalho fala sobre a profissão de cuidador?

Como se forma um cuidador, qual é a capacitação necessária?

Quem capacita o cuidador?

Qual é a jornada de trabalho para a profissão de cuidador? Que direitos e garantias lhe são assegurado?

Vamos buscar primeiro na Classificação Brasileira de Ocupações, o que o Ministério do Trabalho orienta:

“…5162 -10 Cuidador de idosos - Acompanhante de idosos, Cuidador de pessoas idosas e dependentes, Cuidador de idosos domiciliar, Cuidador de idosos institucional, Gero-sitter.

Descrição sumária

Cuidam de idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem–estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.”

Como vemos, o cuidador de idosos tem um trabalho dito domiciliar, não sendo empregado doméstico. Não tem como responsabilidade o cuidado da casa e sim do idoso para quem vai trabalhar. Como vimos na classificação do ministério, têm funções claras e específicas e para tal deve estar qualificado. A capacitação ainda é uma lacuna a ser preenchida pelos setores de saúde da sociedade brasileira. Porém, aos poucos as associações como a ABRAz, através de cursos para cuidadores  e familiares, reuniões e grupos de auto-ajuda, vem ajudando vários familiares e cuidadores a se capacitarem no trato com o idoso dependente, portador de Alzheimer.

Por ser trabalho diferenciado, além de férias, INSS e 13º salário, ao cuidador também é, opcionalmente, assegurado o recolhimento do fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS). Sua jornada de trabalho deve ser tratada antes com a família empregadora, geralmente em turnos diários de 08 horas, com folgas semanais, ou como acontece em regime hospitalar, turnos de 12 horas de trabalho e 36 horas de descanso (o famoso 12 por 36).

O que foi escrito acima é só uma orientação, não uma regulamentação ou lei. Em nível federal, não existe nenhuma lei que regulamente a profissão de cuidador de idoso. Ainda.

O importante é que as famílias, a sociedade e o próprio cuidador já percebem que somente através da valorização e do respeito profissional é que teremos pessoas capacitadas para cuidarem melhor de nossos idosos. Capacitados e com muito carinho!

Dê seu comentário sobre este assunto, vamos ajudar a enriquecer este debate tão importante para a categoria de cuidadores de idosos.

Abaixo, clique para ver na íntegra:


Márcio Borges

Geriatra - marcioborges@cuidardeidosos.com.br

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 21 Voto(s)
Loading ... Loading ...

303 comentários em “Dúvidas referentes à profissão de cuidador”

  1. Denilson Gomes disse:

    Olá Dr marcio … sou cuidador de um orfanato junto com minha esposa . temos carteira assinada . Nós dois trabalhamos todos os dias o dia inteiro sem folga semanal e moramos no orfanato … isso tá certo ? Quais são nossos direitos ? Estamos pedindo um dia de folga , mas ainda não conseguimos … o senhor pode nos instruir ? Obrigado !

  2. samuel madeira disse:

    Gostaria de saber quem pode, abrir cursos de formação de cuidadores, e dar aulas.?
    que formação obrigatoriamente esses professores devem ter?
    grato!

  3. edilene disse:

    sou cuidadora, tenho direito
    de lavar passar e cuzinhar para o meu passiente??

  4. Rosa disse:

    Senhor Marcio, moro na Italia, estou pesquisando no Brasil a profissao de cuidador. Porque penso em voltar para o Brasil. Estou apavorada, quanta confusao!!!
    Fiz o curso aqui e trabalho a 5 anos com idosos e pessoas doentes, nunca fui desrrespeitada pelos meus empregadores, trabalhei em residencia, asilos e hospital. Aqui o curso è de 1200 horas e o profissional se chama Operador Socio Sanitario (oss) , eu sou um OSS, temos qualificaçao para fazer atè curativos em caso de feridas profundas em pacientes q nao se movem.
    O salario nao è mal. Temos todos os direitos de um trabalhador normal.
    Fico triste ao ver todas essas reclamaçoes de pessoas q sao humilhadas e nao sao respeitadas, Nao devemos permitir q isso aconteça, è possivel q nao tenha ainda um orgao responsavel q possa cobrir esse profissional de tamanha importancia para a sociedade? Tenho medo de voltar.

  5. Rosa disse:

    Senhor Marcio, moro na Italia, estou pesquisando no Brasil a profissao de cuidador. Porque penso em voltar para o Brasil. Estou apavorada, quanta confusao!!! Fiz o curso aqui e trabalho a 5 anos com idosos e pessoas doentes, nunca fui desrrespeitada pelos meus empregadores, trabalhei em residencia, asilos e hospital. Aqui o curso è de 1200 horas e o profissional se chama Operador Socio Sanitario (oss) , eu sou um OSS, temos qualificaçao para fazer atè curativos em caso de feridas profundas em pacientes q nao se movem. O salario nao è mal. Temos todos os direitos de um trabalhador normal.Fico triste ao ver todas essas reclamaçoes de pessoas q sao humilhadas e nao sao respeitadas, Nao devemos permitir q isso aconteça, è possivel q nao tenha ainda um orgao responsavel q possa cobrir esse profissional de tamanha importancia para a sociedade? Tenho medo de voltar.

  6. viviane disse:

    trabalho cuidando de um idoso há mais de 14 anos a familia dele me umilha muito mais eu nunca deixei o meu idoso sem cuidados por eles me umilharem pq ele nao tem culpa eu moro com ele e os meus tres filhos minhas duas filhas uma de 14 anos e aoutra de 8 anos nasceram na casa dele nunca tive uma ferias nem uma folga eles é quem recebe o beneficio dele e só me repassa um salario e 200 reais pela alimentaçao dele e agora estam querendo tirar os 200 reais p0q dissero q eu já ganho muito pra isso a pençao dele é mais de mil reais eles podem fazer isso

  7. Edilma F. Bandeira disse:

    Sr. Carlos, bom dia,

    Pelo que li até agora, todos os comentários são muito antigos, quando ainda não estava em vigor a nova PEC. A minha situação é a seguinte: Fiquei com a responsabilidade por uma tia doente, vítima de um AVC, há aproximadamente 6 anos. Logo após o ocorrido contratei uma auxiliar de enfermagem, mas devido a carga de trabalho, em seguida contratei uma outra auxiliar, que se refeza no plantão de 24 horas. Gostaria de saber como fica a situação delas, de acordo com a nova situação, com relação a carga horária. A situação está se tornando aflitiva já que a aposentadoria da minha tia não comportaria contratar uma terceira ou quarta pessoa.

  8. alessandra disse:

    bom dia, sou empregadora, estou contratando uma pessoa para cuidar da minha mae que tem mal de alzheimer, preciso que ela fique 12 horas todos os dias de 2 a 6ª, folgando sabado e domingo, pago 1000,00 reais mais a passagem, o que eu teria que estar pagando com essa nova lei, sei que vou pagar 12% do INSS e ela vai contribuir com 8% do INSS, sou obrigada a pagar os 8% do FGTS, 13º salario, 40% da multa rescisória, e demais obrigações, por favor me ajude a resolver essa situação, agradeço, Alessandra.

  9. sou fichada como cuidadora,meu salario e de 685 na carteira e125 por fora sem o reajuste desse ano pago o Inss quero saber se tenho direito ao seguro desemprego caso for demitida.

  10. lucia disse:

    sou cuidadora de idoso ganho um salario e meio trabalho 24 por 24 uma folga por mês de 48 horas recebo decimo ferias vale trasporte, Gostaria de saber se quando eu sair ou eles falecer eu terei direito de alguma coisa?

  11. Natalino Yoshimi Sakamuta disse:

    Para fins de FGTS, há um Código de Categoria: 06 – empregado doméstico.

    Estou tentando cadastrar o CBO 05621 – Cuidador de Idosos e o aplicativo SEFIP da Caixa Econômica Federal acusa erro, dizendo que, para o CBO 05621, a Categoria de Trabalhador não pode ser 06 – Empregado Doméstico. Sabe como resolver isso?
    A Caixa disse que não pode orientar sobre esses códigos.

  12. maisa disse:

    sou cuidadora, minha carteira foi assinada pelo sobrinho da paciente se ela morrer como eu fico,em relacao a pagamentos.

  13. elisandra beatriz disse:

    gostaria de saber…exerço a função de auxiliar de enfermagem,mas sou registrada como cuidadora,tenho um salario maior q o da carteira,á uma semana a senhora q cuido esta enternada e por esse motivo fui dispensada provisoriamente,agora a patroa esta exigindo q eu pago as horas que fiquei em casa trabalhando 24hs.quero saber se é permitido por lei assinar um recibo no valor que nao ganho,e se devo pagar essas hs q fui despensada pela patroa?obrigada

  14. deonete de fatima valente disse:

    gostaria de saber se tenho direito ao adicional notorno,pois trabalho como cuidadora de idoso das 8hs da noite ate as 5hs da manha.

  15. cynthia Rezende disse:

    Caro DR.Marcio, tenho algumas duvidas sobre minha profissão,se o senhor puder me ajudar ficaria muito grata. Eu trabalho como cuidadora de idosos. Entrei na residencia dia23/12/2012. Hoje eu cuido de um sr. com mal de Alzhaimer,mas cuidava de sua esposa tambem que faleceu. Eu trabalho de domingo a sexta,pego domingo de manha e saiu sexta de manha. Gostaria de saber quais meus direitos, se tenho direito a adicional noturno,pis/pasep,fundo de garantia,ferias,quando posso requerer-la,quanto tempo de ferias. Minha carteira foi assinada como cuidadora, mas quem assinou minha carteira foi o sr. a pedido do filho. Gostaria de saber se isso e correto,se por eventual eu ir atras dos meus direitos vai ser valida a assinatura dele. Desde ja muito grata. Abraços

  16. jaciara tavares dos santos disse:

    olá!!trabalho como acompanhante á 1ano e 4 meses nessa mesma casa. ,sendo 10meses com a idosa na casa dela,e outro 6meses com a filha dela.a filha tem faxineira 3vezes por semana,ela(a filha)acha que nós(eu e outra acompanhante) somos obrigada a fazer as coisas pra ela.ela ñ nos ver como acompanhante. a idosa estava acostumada a ter as coisas dela(alimentos),e com essa filha ñ tem,ela economisa tudo pra idosa,trata agente mal,eu estou vendo a hora de surta.quero sair quero saber dos meus direito,trabalho de carteira assinada como acompanhante, oque eu devo fazer. grata

  17. viviane chaves de oliveira disse:

    Boa Tarde,

    Preciso de uma cuidadora pra minha mãe com alzheimer. Moro emCabo Frio, Unamar, rj.
    Alguém pode me indicar?

  18. tatiane disse:

    eu trabalho em um empresa de repouso de idosos .trabalho como cuidadora de idoso.nao tenho carteira assinada á quatro mesês desde que entrei nesta empresa,não tenho folha de ponto,meu salário é de 800,00 com a passgem totalizam 1.000,00.porém eles não me dam um recibo de pagamento do salário já que nem contra cheque tenho pois a empres não dá.trabalho seis dias na semana com uma carga horárioa de 12 horas por dia,não tenho direito a uma hora de almoço e só me dam uma refeção durante o dia que é o almoço sem direto a suco ou algum complemento.eu quero muito saber quais são meus direitos? se posso correr atrás desse prejuízo mais tarde e como devo proceder?
    desde ja agradeço.ficarei aguardando contato.muito obrigada.

  19. maria avany aragão martins disse:

    já trabalhei em geriatrias como auxiliar de enfermagem, fiz o curso de cuidador no senac,já fui chamada algumas vezes para trabalhos em domicílios, mas as famílias sempre querem que vc trabalhe de segunda a sesta e durma.mas agente tambem tem familia.È dificio.Sou afavor da qualificação,os idosos são delicados é preciso que o cuidador tenha uma visão doestado do idoso.

  20. margarete disse:

    eu gostaria de saber quais e meus direitos eu trabalhei como cuidadora de idosos eu fiquei 3 mês na experiência e 11 meses registrada e eu não dormia bem, quando eu tinha chance de descansa e eu tinha que fazer outros serviços que não foi combinado e eu acabei saindo do serviço porque , fiquei muito cansada começei sentir dores de cabeça enfim acabei ficando doente então eu queria saber assim eu fui registrada como doméstica eu poderia ser registrada como cuidadora de Idoso? eu fiz o curso eu tenho certificado! e gostaria de saber também na hora que o idoso dorme eu posso dormi também pra mim descansar?

  21. Valdir Lima disse:

    Dr. Marcio,
    A minha irmã contratou uma pessoa para auxilia-la nos cuidados com a minha mãe com 80 anos, esta pessoa irá trabalhar somente três dias por semana 2ª, 3ª e 6ª das 09:00 as 18:00 hrs.
    Porém, achamos por bem registra-la, só que na carteira de trabalhos não da para observar estes detalhes, devo fazer um contrato de trabalho? Aonde posso obter um modelo de contrato com este teor?
    Um forte abraço,
    Desde já agradeço a atenção.

  22. Juliana Ruchinski Pellense. disse:

    Eu estava gravida do meu segundo filho,e morava com meus pais até ganhar meu filho,dando os quarenta dias vim morar com o meu marido em blumenau [sc],estavamos pagando aluguel na casa ao lado que é da vó.Ai ela não queria mais a mossa que cuidava dela fez mandar a moça embora porque queria que eu cuidasse dela [mesmo assim muitos finais de semana nós já ficavamos com ela pois os filhos nós pagavam para ficar com ela ai ela prometeu um terreno em pagamento para mim ficar com ela durante a semana e não mais pagar aluguel morar com ela,mas nos finais de semana os filhos não estavam mais vindo cuidar dela ai fizeram uma reunião os 10 filhos onde então nós ficariamos com dois terrenos para ficar direto com ela [são 12 filhos meu sogro estava no hospital,e o mais novo tinha ido no hospital visita-lo]depois de dois dias após a reunião meu sogro faleceu.Agora como minha carteira não foi assinada não tenho férias pra ir ao mercado sou obrigado pedir para a minha irmã ficar com ela pois ninguém colabora ainda estou sendo ameaçada de que não vou receber nada,que vão cobrar o tempo de aluguel que ficamos aqui o salário dela que ela assinou uma procuração pro meu marido quem fazia isso antes já era a minha sogra onde nós utilizamos esse dinheiro para comprar fraldas,comidas,consultas ao [neorologista]também algumas vezes meu marido pagou uma ou duas filhas pra ficar com ela pra mim ir ver a minha mãe.Agora que foi feito o contrato tem filhos dela e uma cunhada minha querendo não assinar e nem vim cuidar,o que eu posso estar fazendo pois eu tenho dois filhos pra sustentar e casa dela toda pra arrumar pois chove em tudo já estou aqui a um ano meus nervos não aguenta mais tanta gente só criticando e não estende a mão pra nada.Muito obrigado.Queria saber se tenho direito de estar recebendo o tempo que estou aqui e de por um ponto final nas ameaças.Juliana.

  23. joana ferreira disse:

    gostari de saber quando o cuidador trabalha com detritos contaminantes,como limpar fezes do idoso,colher urina cuidar de paçiente que esta no izolamento,eu faço tudo isto. porque tenho curso de ax,de enfermagem,e de cuidadora.mais na casa de repouso que eu trabalho minha carteira e assinada somente como cuidadora,poque estou com divida no corem.gostaria de saber se tenho direito a isalubridade.

  24. saturnina cristaldo disse:

    Gostaria de saber da minha situação eu mara na casa de uma idosa a 4 anos e cuido dela,mas a cinco meses o intiado dela apareceu e alevou, agora ele disse que não ira trazer ela de volta. E que que eu saia da casa dela, mais eu nunca recebi nenhun beneficeo para cuidar dela, pois o meu marido e sublinho dela. o que devemos fazer?

  25. Zéni Liberador disse:

    Eu trabalho em uma casa cuidando à 7 anos de uma idosa que está hoje com 98 anos. O meu patrão assinou a minha carteira como empregada doméstica. O meu piso salarial é de 780 benefício de décimo terceiro e férias. Não tenho hora pra dormir e também não tenho hora pra acordar. Posso dormir as meia noite como também três horas da manhã. Posso acordar cinco horas da manhã, como também a sete horas da manhã. Fora esse benefício não tenho outro. Eu gostaria de saber sobre o meu piso certo que eu tenho que receber e também se eu tenho direito a outros benefício pelas cargas horárias trabalhadas. Gostaria de saber também quanto devo receber por lei. Ah, e eu também trabalho 4 dias por semana. Muitas vezes trabalho mais de 12 horas por dia. E eu sou formada em cuidador de idosos.

  26. MARINA ferreira garcia disse:

    doutor marcio por favor me responda eu gostaria de saber se estou certa ou e errada ao pedir esse conselho eu cuido de uma senhora a 3 anos eu dou banho,troco fraudas ,cuido da casa , levo ao medico ,vou comprar fraudas ,vou pagar contas etc…enfim tudo que ela precisa eu fasso . na casa dela é só ela e o marido e cada um recebe um salario minimo . a aposentadoria dela fui eu que consegui para ela .eles gostam muito de mim e eu deles ela fica na cadeira de rodas pois teve avc a 4 anos ele tambem teve mas se recuperou .ela tem uma filha que mora em avaré e naõ liga para ela e ele tem 2 filhos que tambem naõ ligam para ele eu recebo o salario dela para cuidar dela e naõ tenho folga moro do lado da casa dele. gostaria de saber se a assistencia social tem obrigaçaõ de ajudar colocando uma pessoa para cuidar dela pelo menos uma ves por semana já que eles naõ podem pagar . eu já fui na prefeitura tentar pedir ajuda mas nunca concigo falar com o prefeito e na acistencia social eles se ofereceram para colocar os dois no asilo mas eles naõ querem ir pro asilo por favor me ajude dar uma soluçaõ eu me apeguei muito e sofro pois eu tambem tenho um filho hiperativo por favor me ajude e que deus te abençoe

  27. Rosane disse:

    Olá, gostaria que me esclarecesse uma dúvida: estou precisando de uma pessoa para dormir com minha mãe, que tem 68 anos, é lúcida, faz serviços domésticos, etc. Realmente precisamos somente de uma companhia durante algumas horas, talvez das 22:00 às 06:00, só pra ela ficar mais tranquila pois passou por procedimentos de angioplastia e fica um pouco ansiosa nesse período. Teria que ser pago salário mínimo integral a essa pessoa? Claro que daremos um ou dois dias de folga. Se puder me ajudar, agradeço muito…

  28. natalia disse:

    por favor gostaria de saber o salario de uma cuidadira

  29. Enfª Piedade Silva disse:

    Olá dr Marcio, tenho um trabalho com cuidadores de idosos , e gostaria de saber se em uma escala de 24/48 há configuração de vinculo empregaticio, e se o cuidador estiver pagando com regularidade o MEI será o suficiente para excluir ação trabalhista.

    obrigada

  30. Angelica disse:

    Caro Dr. Marcio,
    Existe uma Resolução do Tribunal REgional do Trabalho do RJ (Resolução 16/2011 que diz que para diarista que trabalha até 3 vezes na semana não é necessário assinar carteira. Pode ser tb aplicar tb para cuidador de idosos?

  31. berenice disse:

    ola por favor voce poderia me dar algumas informaçoes eu trabalho como cuidadora de idosos e nao tenho folga semanal no contrato foi decidido uma folga semanal mas nunca da para tirar a folga e trabalho feriados domingos e nao recebo nada mais por isto eu estou tirando folga a cada dois ou tres meses que seria tres ou quatro dias eu moro no trabalho e lonje da familia como nao tenho onde ir acabo ficando no trabalho e trabalho do mesmo jeito estou a dois anos no trabalho e nao tirei ferias ainda eu nao estou reclamando eu gosto das pessoas que eu cuido eles me tratam muito bem nao tenho o que reclamar mas eu gostaria de saber os meus direitos e eu quero pagar o seguro desenprego mas o patrao nao aceita posso pagar sosinha desde ja agradeço

  32. Aline disse:

    Boa tarde
    Gostaria de saber uma duvida:
    minha vó tem 79 anos tem Alzaimer, e convulsões, toma diversos remedios temos uma moça que é registrada como cuidadora só que estamos com um problema agora ela esta gravida, ja pegou um atestado medico de uma semana pois teve hemorragia,neste caso posso demiti la?
    pois se minha vó tiver uma crise convulsiva mesmo se ela ( gestante agora) ou outras complicações da idade e dos problemas ela não vai mais poder ajudar,como devo proceder neste caso?
    se vc puder me mandar um e mail eu agradeço.
    obrigado

  33. Elisandra disse:

    Boa noite Dr Márcio.
    Gostaria de saber onde posso encontrar cuidadores de idosos em Porto Alegre.Obrigada.

  34. roberto disse:

    Boa Noite Dr. Márcio, gostaria de saber se a minha cuidadora tiver q fazer esse serviço na casa dela, tenho q manter o registro em carteira, ou não, pois esta fazendo o trabalho fora da minha casa, desde já agraço.
    PS: ela pega a minha mãe as 07h e volta as 17h

  35. Mary disse:

    eu gostaria de saber se eu dar o meu aviso preveu 15 novembro eu vou esta liberada no dia 15 de dezembro e se eu vou resebe a metade das ferias e o desemo terceiro .Sou tecnica de enfermagem mas cuido de idosa pciquiatrica

  36. Denise Sense disse:

    Bom dia.

    Gostaria de saber,por favor, se trabalhando como cuidadora e ajustando com a sobrinha da idosa, de só cuidar a noite e de segundo a sesta, a sobrinha poderá exigir que eu trabalhe aos sábados e por 12 (doze) horas e que a noite eu lave a louça do jantar deles que não é pouca.
    Tenho direito de receber adicional de 20%?
    Aguardo e agradeço muito sua resposta, pois acho que estão querendo explorar.

  37. Re disse:

    Se o empregador pagar proporcionalmente pelos trabalhos do cuidador para que ele more na casa (slario de aproximadamente 2,5 mil) e tenha duas folgas por semana, o empregador poderá mesmo assim ter problemas legais futuros (com registro e tudo maos !) ???

  38. adelia torres disse:

    Marcio, minha sogra tem 85 anos e auxiliada por uma pessoa registrada em carteira como acompanhante recebe 2 salarios minimos, trabalha de segunda a sexta feira das 8 hs as 15 hs, o registro da carteira e o endereço da minha sogra o cantratante e um dos filhos dela que reside no mesmo local
    Minha pergunta e quando ela vai ao hospital ou fica internada ou se sai da residencia dela para passar uma semana na minha residencia, a acompanhante deve acompanha-la, ou como ela diz não e obrigação dela sair do domicilio de registro?
    muito obrigada pelo auxilio, acredito que essa duvida deve tambem ajudar a muitas outras pessoas

  39. damiana disse:

    ola,sou DAMIANA,gostaria de saber se cuidar do idoso e uma profissao estavel,sempre trabalhei na area do comercio e agora decidir mudar.me matricilei num curso de cuidador.mas antes de me aprofundar quero saber se vale mesmo a pena seguir nesse ramo.diz que se paga bem,vejo muitos comentarios sobre esse novo ramo de cuidar de idoso.me explica direito os beneficios e as desvantagens de ser um cuidador de idoso.desde ja fico grata

  40. mariana da silva disse:

    eu trabalho em um empresa de repouso de idosos .trabalho como cuidadora de idoso.nao recebemos insalubridade nem cesta basica.no contracheque desconta almoço.isso é certo ,pois temos contato com sangue e fezes.mantenha me informada…

  41. Maria disse:

    Meu avô tinha uma cuidadora, contudo, ele faleceu, perdendo o objeto do contrato, assim, pergunto, como seria a extinção do contrato?
    Como meu avô estava muito doente e não estava consciente, a minha tia que assinou a carteira.
    À cuidadora era pago FGTS, assim, a guia de seguro desemprego deve ser preenchida com qual código? Morte de empregador?
    A cuidadora estava grávida, dessa forma, questiono, mesmo com a morte do meu avô ela tem direito a estabilidade? Em caso positivo como vou reintegrá-la se não tem mais ninguém para ela cuidar.
    Obrigada
    Maria

  42. Infelizmente não, Grabriela.

  43. Gabriela disse:

    meu pai é aposentado e eu estudo nao tenho tempo para cuidar dele nem minha mae por causa do trabalho queria saber se o governo paga algo para contratar uma acompanhnte

  44. amandha disse:

    olá!bom dia querido eu cuido de uma idosa e gostaria de saber se eu tenho obrigacao de trabalhar os feriados?
    obrigada!
    preciso dessa informacao o quando antes

  45. SUELI disse:

    Procuro por cuidadora para Curitiba para senhor cadeirante que teve um AVC porém é lúcido e bem humorado
    Registro em carteira ,todos os direitos trabalhistas reconhecidos .
    950,00 + VT folga 1 vez na semana (domingo)
    tele.41 30777339

  46. rosemary disse:

    Minha mãe é doente renal crônica e faz tratamento em hemodiálise há seis anos. Ela tem 73 anos, o tratamento a debilita muito, precisa de cuidado, pois não tem mais condições de fazer várias tarefas que antes fazia. O tratamento é três vezes por semana e eu a acompanho. Por conta disso, não posso trabalhar. Nossa renda é de um salário apenas. Eu gostaria de saber se como acompanhante e responsável por minha mãe tenho direito ao auxílio-cuidador pago pelo inss.
    Obrigada

  47. vanilsa aparecida s silva disse:

    NINGUEM PODE HOJE VOLTAR E CRIAR UM NOVO INICIOsou vnls participo das renioes mensais ABRAZ JF MG, VAMOS CONTINUAR JUNTOS NESSA,LUTAR PARA CUIDAR MELHOR E VENCER UM DIA >ABRACO A TODOS E FORCAS pois acredito que
    DEUS ESCOLHEU PESSOAS FORTES,PARA FORTALECER,OS FRACOS,MAS TAMBEM ESCOLHEU ALGUNS FRACOS PARA AJUDAR OS FORTES,E OS FRACOS SOMOS NOS CUIDADORES

  48. Marivane novaes disse:

    o que devo fazer se sou cuidadora de idosa nao tenho folga fasso fagina e conzinho na casa dela qual e os meus direitos e o que devo fazer???

  49. Andrea disse:

    Ola! Boa tarde<gostaria de saber o que fazer,neste mes completo um ano no servico de cuidadora, mais estou de 5 meses de gravidez, recebo 900,00 reais trabalhando duas vezes na semana, quinta e sexta,so saio no sabado de manha, gostaria de saber se tenho direito aos direitos de gestante, ou eles so me pagam o ano trabalhado, nao sou resgistrada,por favor me mandar resposta no meu E-mail. MUITO OBRIGADA< Andrea.

  50. Meiry disse:

    Olá Marcio, preciso de sua ajuda e oirentação, infelizmente minha mãezinha faleceu no ultimo dia 04.04.2011, agora não sei o que fazer, pois me mantinha com a aposentadoria dela de um salário minimo, gostaria de saber se tenho o direito dessa aposentadoria já que cuidei dela por varios anos, hoje tenho pressão alta e depressão, já estive me comunicando um vez com vc, mas na epoca minha mãe ainda estava viva.
    Peço a gentileza de me ajudar ou me orientar sobre isso.
    Desde já agradeço a atenção.

    Meyry

  51. Ana Tudela disse:

    Gostaria de saber sobre o horário do acompanhante de idoso, não é cuidador, ´~ao toca no paciente, simplesmente fica no hospital para fazer companhia, pois a assistencia é feita pelos técnicos. Tem direito a adicional noturno e horas extras? Qual a carga horária mensal?

  52. luciana da silva disse:

    sou auxiliar de enfermagem e trabalho de cuidador ,trabalho no ambitor familiar.agora estou gravida quais os meus direitos.

  53. adriele disse:

    bom dia meu nome e adriele enho 25 anos e sempre trabalhei na aria de cuidadora agora trabalho em uma casa todo dia pego 7;30 da noite e largo 7;30 da manha forgo uma feis so na seamana e ganho um salario esta certo ela so paga um salario na parte d noite

  54. Jefferson Rodrigues disse:

    trabalhei 17 meses em uma Casa de Repouso para idosos como cuidador e fui demitido no dia 28/02/2011.assinei meu aviso previo nesse mesmo dia e quase dois meses depois até agora a empresa não resouvel nada sobre meus direitos.O que devo fazer e quais são meus direitos trabalista?A empresa não deu baixa na minha carteira de trabalho e eu até o momento não recibir nada da empresa.!segundo o contador da intituição disse que tem que fazer a homologação que homologação é essa que ja vai fazer dois meses?Isso é errado?

  55. Balduina disse:

    sou cuidadora ha 2 anos trabalho 24h gostaria de saber se tenho direito de folgar e quantas folga no mes

  56. Somente um contador poderá lhe repassar essas informações. Não temos como orientá-lo.

  57. MAURO LIMA DE SOUZA disse:

    Marcio,

    Bom dia !

    Gostaria de saber se eu posso utilizar o Código GPS 1600, para fazer o recolhimento do INSS do cuidador de idoso? Sendo esta pessoa fichada, tenho que fazer a SEFIP ?

    Aguardo !

    Att.

    Mauro Lima

  58. Tatiane Rosa disse:

    Trabalho 10 meses de cuidadoura de idoso tenho direito ser for mandada embora de seguro desenprego.tenho a carteira assinada como domestica!

  59. Vânia disse:

    Bom dia Marcio,sou enfermeira padrão e Gostaria de saber qual o valor que devo combrar para fazer visita de 15 em 15 dias em um asilo.No momento tem NOve(9) pacientes.

    Desde já agradeço a sua colaboração.

  60. elba francisca disse:

    ha tres anos trabalho como cuidadora de uma idosa ela depende de mim para tudo estou sentindo muitas dores na coluna e no pescoço os ezames deu desviu na coluna e artrose estou fazendo fisioterapia mas as dores continuam tem dia que nao consigo me levanta da cama o que devo faser peço as contas o que eu perco eu posso me encostar pelo inss por favor me ajude

  61. Michelle Faria disse:

    Boa noite. Minha mãe cuida da minha avó que tem um tumor no cerebro, ela é dependente de nós e por isso minha mãe não pode trabalhar, soube que existe um auxilio do governo para esses casos. Onde posso me informar sobre isso e como fazer para conseguir. No aguardo. Obrigada

  62. jucelma fernandes disse:

    trabalho cuidando de uma idosa de 90 anos, entro no trabalho as sextas e so saio na segunda depois de 13 horas, isso toda semana , sera que tenho direito a pelo menos uma folga no mes .
    ha esquci do principal ganho menos que o minimo e nao tenho carteira assinada ja sao 2 anos
    o.brigada desde ja

  63. Alexsandra disse:

    Boa tarde,gostaria de saber qual valor que deve ser cobrado justamente por 24 hs p/cuidar de um idoso e qual é o piso salarial. obrigada

  64. lilian disse:

    diz curso tec deenfermagem ,estou trabalhando em um asilo como aux. deenfermagem e cuidadora de idosos, como deve ser o meu registro como cuidador de idosos ,ou aux, de enfermagem ?

  65. Uma parte é o empregador e a outra é o empregado.

  66. Bianca Lopes Xavier disse:

    Gostaria de saber se o cuidador de idosos e que tem que pagar o seu inss, ou se o empregar e que tem que pagar.

  67. gostaria de saber porque o cuidador não tem direito de fgts, nem direito em seguro desemprego gostaria que dona dilma desse esse direito para as profissoes que cuida do idoso

  68. wanda disse:

    “Cuido da minha mae com Mal de Alzheimer, e por isso nao posso trabalhar, tenho direito de receber o Auxílio Cuidador do Governo”, como faço para ter esse benefício? Obrigada!

  69. Marlom disse:

    Boa Tarde!!

    minha sogra trabalha como cuidador de idosos e gostaria de saber se teve algum percentual de almento salarial nesse ano e qual seria e qual é o piso salarial do mesmo.

    Obrigado!!

  70. Adriana disse:

    Boa tarde!!!
    Gostaria de saber se existe mesmo algum benefício do governo para quem cuida de pais idosos com problemas de saúde tipo um com AVC e o outro com ARTRITE REUMATÒIDE E OSTEOPOROSE,cuido deles e os acompanho sempre em consultas médicas exames, enfim, estou sempre com eles, o que me impossibilita de trabalhar. Por favor, se possível me esclareça esta dúvida e se houver mesmo este benefício, como fazer para obtê-lo. Aguardo um retorno. Adriana.

  71. silvana disse:

    Eu não trabalho para poder cuidar de minha mãe que tem Alzheimer, e assisti uma reportagem que disse: “as pessoas que cuidam de pessoas com Mal de Alzheimer tem direito de receber o Auxílio Cuidador do Governo”, como faço para ter esse benefício? Obrigada!

  72. maria rosa rodrigues disse:

    ola boa tarde trabalho como cuidadora de idosos em residencia somos em 2 fazemos plantoo 24/24 sendo uma 24 horas e a otra 24 horas nosso piso salarial e de 1.000,000com desconto de 80.00,00do inss mas sao 2 pacientes em uma so residencia gostaria de saber quanto poderiamos cobrar po cada paciente e as nosass horas 360 horas por mes e nao temos folga semanal obrigada desde de ja.

  73. milza coelho disse:

    preciso de um cuidador de um paciente de avc para o dia e outro para a noite, sei que devo registrá-los e pagar os encargos mas a dúvida é a seguinte: primeiro preciso ter certeza que a pessoa que vou contratar saberá lidar com o doente, que vai tratá-lo com respeito e que ele vai aceitar essa pessoa, que a pessoa que vai passar a noite vai realmente cuidar e não roncar a noite toda.
    Como faço para ter pelo menos de 15 a 30 dias para esse período de adaptação antes de registrar para não “sujar” a carteira de trabalho dessas pessoas e eu não ficar “fora da lei” ????

  74. izabel disse:

    gostaria de saber minha patroa fez as conda do meu pis de 10 meses e me falou que o valor do nss deu mais e que ela vai pagar tudo e eu vou asertar depois com ela sou cuitadora de idoso trabalho a 1 ano e2 meses o que tevo fazer esta serto

  75. maria clara picchetti disse:

    Bom dia ! Tenho no momento duas cuidadoras empregadas, com carteira assinada, cuidando de minha mãe. O regime de trabalho é 24×24. Gostaria qual o regime de folgas neste regime. Ele existe ? Ou é algo a combinar ? Grata, MClara

  76. Ingrid Pietro disse:

    Olá tenho uma duvida,pois não tenho o curso ainda de cuidadora mas estou pretendendo faze-lo e ja cuidei de uma senhora que tinha alzaimer e ficou acamada em seguida eu fazia todas as coisas necessarias que ela precisava e os filhos dela no começo me pagavam menos de um salario alem disso tambem não me registraram depois de quase 8 meses eles aumentaram para um salario e em seguida sem ao menos me avisar a filha que ficava com ela a internou fiquei sem serviço ela ficou me devendo e agora quero saber como seria as melhores providencias a serem tomadas e como devo fazer os locais adequados para eu estar procurando ajuda pois me senti traida quando ela era minha vizinha ate aos fins de semana eu ia verificar como a senhora estava trocava dava alimentação pois muitas vezes chegava na semana e ela estava com as mesmas roupas que eu trocava apos o banho de leito na sexta como devo agir.Grata pela orientação

  77. adrian disse:

    trabalho a 1 ano e 2 meses com uma senhora acamada,minha jornada de trabalho é 15 horas e meia por dia,tenho 1 folga durante a semana tenho direito a uma hora extra,durante essas 15 horas e meia ?

  78. Ileana Quezado disse:

    gostaria de ter informação quanto à ajuda de custo prevista na Lei 8213/91 (benefícios da previdência social), de até 25%, sobre a aposentadoria/pensão de pessoa idosa que requer ajuda do cuidador de idosos.

  79. Helena disse:

    Gostaria de saber, qual o piso salarial:
    Trabalho e durmo no emprego
    Tenho folga à cada 15 dias
    meu salário esta dentro do padrão/
    Tenho curso superior
    Trabalhei na área hospitalar 22 anos
    Tenho 54 anos
    possui carteira de habilitação, quando fui contratada precisava dirigir.

  80. Além de ser obrigatório receber 13º salário, devem recebê-los integralmente, ou seja, sobre os 2 salários mínimos pagos. E não se esqueça de assinar a carteira de trabalho.
    Abraços.

  81. ivanise fortes disse:

    Outra dúvida é se o 13º salário for devido deverei pagar apenas sobre um salário ou se pelos 2 que recebem mensalmente.

  82. ivanise fortes disse:

    Duas cuidadoras cuidam de uma idosa de 94 anos, revezando-se de 24 em 24 horas durante a semana, sem carteira assinada, mas recebem um salário diferenciado(2 salários); a duvida é se elas devem receber 13º salário.

  83. ameliaferereira disse:

    gostaria de saber se o inss da ajuda de custo para pagar o cuidador do idoso?

  84. Elaine disse:

    oi boa tarde.gostaria de obter informaçoes sobre o direito do cuidador pois trabalho para uma secretaria do meu municipio que presta varios entre eles o cuidador de idoso e a secretaria alega que nós não temos direto a nada como:vale transporte,insalubridade ou periculosidade.Por favor tire-me essa duvida.obrigada

  85. ana Lucia disse:

    A empregada do meu pai trabalha 3 dias a tarde e tadas as noites.As fogas são ,segunda quarta e sabado a tarde.Para dar banho e colocar na cama tem outro funcionario todos os dias da semana.
    Tem faxineira para a casa.Ela ganha $1200.Ela tem direito a mais dias de folga

  86. Marilia disse:

    Minha mãe cuida da minha tia que e doente mental ela tem 83 anos e minha mão 73 anos ele tem direito a receber o auxilio cuidador através do INSS, pois possou uma reportagem no |Jornal so que ela não sobe me explicar, segunda ela a matéria falava assim as pessoas que cuidam de pacientes doentes tem direito a receber o auxilio cuidador do governo como procedo para saber se ela tem direito e com rerquerer esse beneficio aguardo contato. obrigada

  87. rosane rocha disse:

    gostaria de saber qual e meus direitos como acompanhante de idosa tenho 10 mêses de carteira assinada ela pagar um salario minimo.mais 102 do do meu inss.qual o direito que eu tenho???

  88. FLÁVIA disse:

    Por favor espero que possa me ajudar!!!
    Estou fazendo o curso de cuidador de idosos, em Bagé/RS pelo SENAC!!!!!
    Gostaríamos de fazer camisetas para visita em asilos, mas surgiu a dúvida… que cor tem esse curso???????????

    Exemplo.: na enfermagem usa-se azul, mas a cor do curso é o verde!!!!!!!!

    PODERIA ME AJUDAR??????????

    Ou ainda não está regulamentado????
    Podemos usar qualquer cor????????
    Ou usamos as cores da saúde????????
    Agradeço pela atenção um abraço

  89. Está certa. Cuidador de idosos ainda é uma ocupação e não uma profissão refulamentada por lei federal. Está regida pela lei do trabalhador doméstico.
    Tem que pagar o 13o. salário. Tem que dar férias, pagar o INSS, vale transporte e dar aviso prévio se necessário.

  90. Maria da Gloria Siqueira de Almeida disse:

    Contratei duas moças para cuidar de minha mãe que tem Mal de Alzeimer.Elas trabalham semana sim semana não.Pago o salario minimo do RJ e mais o INSS.Assinei a carteira como domestica.
    Estou certa? Elas não têm especialização.Fazem os trabalhos domésticos e cuidam da minha mãe, que ainda está na fase inicial da doença.Toma banho sozinha, ajuda a fazer comida, vai com elas fazer as compras. Gostaria de saber se tenho que pagar decimo terceiro salário ou qualquer outro encargo.Desde já agradeço a atenção.

  91. suelen nogueira cavalcante disse:

    Oi!Gostaria muito de saber mais sobre o idoso
    Pois tou fazendo um projeto sobre o cuidador do idoso

  92. Cara Glaucia,
    Como o cuidador de idosos é inserido na classe dos trabalhadores domésticos, não há um salário de classe. O mínimo que se pode pagar é o salário mínimo. Você teria que fazer uma pesquisa em sua cidade sobre qual é a média paga para estes tipo de trabalho.
    Leia o nosso novo artigo: http://www.cuidardeidosos.com.br/cuidador-de-idosos-profissao-ou-ocupacao/

  93. Cara Glaucia,
    Não existe salário da classe dos cuidadores de idosos. fica a combinar. Só não pode pagar menos que o salário mínimo.
    Abraços

  94. Glaucia lunardi disse:

    Boa tarde! gostaria de saber o real valor salarial de um cuidador de idoso por oito horas diarias de serviço, de segunda a sabado…
    desde já agradeço a informação…

  95. ana paula disse:

    Gostaria de saber o salario de um cuidador de idoso,pois eu cuido de uma senhora de 71 anos,trooc fralda,faço comida e ainda arrumo a casa,passo,lavo roupas e acho que ganho muito pouco!!Fico 11 horas por dia e trabalho de segunda e sexta!
    Preciso muito saber!!Desde de já agradeço
    Ana Paula
    (por favor se puder responder tbm pelo meu email serei muito grata!!)

  96. ilma souza barbosa disse:

    boa noite,quero saber dos meus direito como cuidadora,cuido de uma idosa acamada e com sonda ela tem escaria no coxi,agora faz um mes que retirou a sonda,mais eu faço o curativo dela desde o começo;pego as 8:00 ate as 4:00 da tarde e no sabado vou dar banho e cafe da manha e vou embora,nao fiz curso aprendi vendo.quando falto ela quer descontar,recebo 350 reais por mes;quero saber se tenho direito de decimo,e tb ajudo a filha na casa.

  97. ALEX CARDOSO disse:

    Gostaria de receber informações referentes aos direitos de um cuidador familiar, se existe algum direito se tratando que o cuidador do paciênte é a mãe sendo que a mesma é viúva.
    Já lembrando que um cuidador não pode trabalhar fora, como que esta cuidadora pode se manter não tendo remuneração. Desde já agradeço a atenção.

  98. claudete disse:

    eu sou acompanhante de uma senhora que na verdade faço ate limpesa entro no sabdo as 17h e saio na segunda as 7 da manha gostaria de saber se eu tenho direito em registro e se tenho ferias e decimo terceiro desde ja agradeco

  99. Luciana disse:

    Prezado Marcio

    Minha tia tem 60 anos e trabalha como cuidadora de uma senhora que nao anda. Minha tia esta com problemas psicologicos e esta fazendo tratamento com uma psiquiatra tomando remedios de faixa preta. A Duas semanas atraz minha tia ficou muito mal e a medica deu um atestado de 5 dias para ela fcar em casa, apos isso minha tia retornou ao trabalho, mas apos 2 dias ela teve uma recaida e a medica deu mais 5 disa para ela ficar em casa e apos vecer esses dias ela retornou ao trabalho mas o patrao demitiu ela. Eu falei para minha tia nao assinar nada ainda, pq ela depende desse trabalho é a unica renda que ela tem. Gostaria de saber se eles podem realmente mandar ela embora (mesmo ela estando doente E COM OS ATESTADOS)e tambem quais sao os direitos dela. Como devemos proceder.Desde ja agradeço a atençao e fico aguardando seu retorno! Obrigada

  100. JANDIRA APARECIDA DA SILVA disse:

    Trabalhei em uma casa de repouso aquí em itanhaém por 9 meses no período noturno, minha remuneração era um salário mínimo + moradia para o casal + alimentação para o casal.
    Meu marido cuidava da limpeza da parte externa e piscina em troca da alimentação.Foi combinado com ele que não haveria vínculo empregatício.
    Minha função era fazer o jantar de 8 idosos, servir, lavar a louça e limpar a cozinha, limpar quartos e banheiros e ajudar a proprietária a cuidar dos idosos no período noturno. Ela disse que iria me registrar, mas não o fez.
    Não fui registrada e a proprietária ficou sem me pagar 4 meses, período em que não pagou também o aluguel do imóvel nem as contas de água e eletricidade. Como o fornecimento de eletricidade foi cortado, ela simplesmente transferiu os idosos internos para outra casa de repouso em outro município, isso durante a noite, retirou toas as coisas dela do referido imóvel, e me deixou lá sem maiores explicações e sem dinheiro e sem eletricidade. A outra funcionária que trabalhava no período diurno também ficou sem receber, e o Proprietário do imóvel também ficou no prejuízo! E agora não tenho onde morar, porque quando ela me contratou nós alugávamos um imóvel e ela me disse para entregar as chaves e vender minhas coisas porque nós iriamos morar na casa de repouso com tudo incluído mais o meu salário. O que faço agora? Como cobrar essa dívida? como devo proceder? A quem procurar? Não tenho condiçoes financeiras para contratar um advogado.
    Agradeço a orientação.
    Jandira.
    (uma alma caridosa é quem está escrevendo por mim)

  101. colombo jannotti disse:

    Prezado Adriano.

    Como bem informado acima, sua carteira de trabalho deveria ter sido assinada desde o primeiro dia de trabalho, vc faz jus ao 13º salário e as férias com acrescimo de 1/3.

    Apesar da profissão ainda não estar regulamentada e não ser considerado como empregado doméstico, seus direitos são semelhantes aos dos empregados domésticos.

    Não há carga horária estipulada, portanto, não há direito a horas extras. O período de trabalho deve ser combinado com o empregador, previamente, para que não haja mal entendidos.

    Quantos aos cheques sem fundos ou com assinaturas erradas, eles representam seu salário que, se não foram recebidos corretamente, devem ser cobrados, na justiça ou diretamente do contratante.

    Um aspecto importante é saber quem te contratou, foi o proprio idoso ou algum parente?

    Se foi o idoso vc deve entrar contra ele e no caso de falecimento, vc terá que cobrar do espólio, o que dificultará mas não impedirá o recebimento.

    Se foi através de algum parente, entre com a ação contra esta pessoa.(tomara que tenha sido o político bem famoso)

    Amigo, nãos se esqueça que esta ação prescreve após dois anos do fim do contrato, então, procure um advogado o mais rápido possível para não perder o que faz jus.

    Boa sorte.

    Colombo Jannotti
    OAB-RJ138105

  102. adriano disse:

    ola muito prazer sou estagiario do curso de auxiliar de enfermagem!
    e trabalhei na casa de um senhor parente de um certo politico bem famoso.
    trabalhava todos os dias sem folga alguma de domingo a domingo .
    cuidava da sua higiene no periodo da manha e quando ele precisava o acompanhava até mesmo no hospital onde já chegei a ficar por mais de trez horas sem ganhar um copo de agua ou ate mesmo um obrigado.
    ele era muito hostil e sua cadeira de banho estava me prejudicando minha coluna e onbro a ponto de sair da sua residençia e ir para um pronto socorro.
    devido esta situaçãonãonão tive outra escolha.
    respeitando minha etica não o abandonei e sim coloquei a sua disposição um outro estagiario de enfermagem que se encontra com ele ate hoje.
    ele não me deu nada trabalhei um ano qual é o meu direito sobre, e recebia em cheques .
    que muita das vezes estavão com assinaturas erradas, e sem fundo,cancelados tive ate mesmo problema na minha conta e vida finançeira
    gostaria de saber quais são os meus direitos,sobre decimó trerceiro,ferias,multas etc..
    grato te deixo um fraterno abraço.
    adriano

  103. Isabella disse:

    se a pessoa souber separar ser cuidador de idoso e ser cuidador de casa,os empregados nao ficariam tao estressados,a gente ve muita sacanagem com idosos,pancadas etc,a cupa é dos proprios patroes que nao valorizam o cuidador,nao acho que justifica,mas acho que todo mundo merece um emprego conforme a ossada ja que optaram por isso,se vc gosta de cuidar de casa cuide de casa,se vc é cuidador seja cuidador,patroes diferencie as profissoes….cuide de seus idosos,afinal sao vidas…

  104. Isabella disse:

    cuidador de idoso é cuidador de idoso,nao de casa, acho que deveriam formar profissionais mais capacitados,assim nao ha como questionar que os patroes acham que o cuidador é uma mistura de enfermeiro com faxineiro.

  105. cristiane disse:

    óla marcio borges gostaria muito de trabalhar de cuidadr de idosos comecei a trabalhar na essa area fiquei so um mes la não pq eu quis sair e pq eu e a minha cunhada não deram muito certo trabalhando juntas eu tive q sair mas me apaixonei por essa profissao q e muito bonita so q não estou conseguindotrabalhar nessa area vc pode me ajudar arrumar um emprego nessa area tenho referencias obrigada

  106. Andrea Fagundes disse:

    olá.
    queo saber se tenho direito de ser remunerada ao cuidar de minha mãe já que somos em 10 filhos e somente eu cuido dela e sem remuneração, descanço, folga, feriado e sem ajuda nos cuidaos com ela

  107. Andrea Fagundes disse:

    ola,minha mãe tem alzheimer em faze avançada,quero saber se posso entrar na justiça contra meus familiaresjá que,eu cuido dela 24 horas por dia 7 dias da semana, somos em 10 filhos e somente eu cuido dela e não recebo ajuda financeira e nem ajuda nos cuidados com ele dexando minha vida particular em ultimo plano.Estou com 32 anos não estou trabalhando fora por cota disso não contribuo com previdencia.Quero saber quais meus direitos

  108. henrique disse:

    como devo proceder para registrar uma pessoa que cuida de minha mãe com mal de alzaimer….devo abrir firma…gastarei muito com encargos mensais fora o salário….me oriente por favor .obrigado

  109. Meiry disse:

    olá, tenho 52 anos e cuido de minha mãe de 85 que tem problemas de depressão á muitos anos e é cardiaca, moro num quarto cedido pela minha filha e vivo com minha mãe com aposentadoria dela que é de um salário minimo… cuido dela á 20 anos, pois tem muita dificuldade em andar e tem alucinações..
    Moramos de aluguel, gostaria de saber se tenho direito a alguma ajuda financeira e se por ventura minha mãe infelizmente vier a falecer eu tenho direito sobre a aposentadoria dela, pois estou com pressão alta e tenho depressão tbem.. mas já procurei ajuda médica…

    Gostaria de uma orientação de sua parte se for possivel…

    desde já agradeço…..Meyrylym

  110. jane disse:

    ola meu nome e jane sou fui demitida hoje sem justa causa.quero saber se tenho direito ao seguro desemprego pois na minha carteira de trabalho sou registrada como serviços domesticos e acompanhante depois na minha carteiro tive aumento ela colocou como acompanhante quero saber que direitos eu tenho e se tenho direitos ao seguro desemprego?pq ela me deu as ferias pra me mandar embora.grata pela resposta um abraço.

  111. CARLOS ALBERTO PEREIRA DE MORAES disse:

    ola marcio prazer o cuidador de idoso não é enfermeiro.mas no meu caso sou auto didata em assuntos relacionados na area de enfermagem tendo como formação academica em massoterapiaminha dúvida é a questão salarial da categoria e se já esta tramitando a regulamentação desta nobre profissão. obrigado que DEUS te abençoe.

  112. reginilda disse:

    Boa tarde, gostaria de saber como conseguir um cargo de cuidadora, e que é necessário para executar esse serviço, pois sou doméstica, cursei apenas a sétima série trabalho em uma casa a qual tem uma senhora que nessecita de atenção, faço todo o serviço e ainda cuido dela, poderia me informar se tenho como trabalhar nesse cargo, e o que é preciso, terei que fazer algum curso? tenho 55 anos e sempre trabalhei com família.

  113. cristiane alves martins disse:

    olá, sou acompanhante de idoso, estou saindo do meu trabalho, quais são os meus deritos como acompanhante de idoso, por favar mim responda, obrigada.

  114. Você deverá ir até ao posto do ministério do Trabalho de sua cidade e comunicar este fato, bem como procurar um advogado para entrar com uma ação na justiça do trabalho contra esta família. Todo trabalhador têm direito à carteira assinada e benefícios adquiridos, tais como férias e 13o. salário (proporcionais ao tempo trabalhado), e não pode sofrer nenhum tipo de constrangimento no local de trabalho.

  115. CRISTIANE CARVALHO disse:

    olá por favor me ajude trabalhei como cuidadora de 21/04/2010 até 31/08/2010,fui destratada injustamente e fiquei sem condições de retornar ao trabalho comunicando a minha saida trabalhava 24 por 24 sem carteira assinada,nem contrato algum por favor o que tenho direito.

  116. ola eu sou uma cudadora de idosos eu fiz o curso cudador de idosos do senac franca sao paulo eu gostaria de trabalhar comidosos eu quero e muito beijos

  117. Cara Aline,
    Obrigado pelo acesso ao portal CUIDAR DE IDOSOS.
    O cuidador de idosos é considerado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego como TRABALHADOR DOMÉSTICO. O que foi tratado com você na hora da contratação é o que vale: como empregada e cuidadora ou só como cuidadora? Seu salário não pode ser menos que o salário mínimo.
    Converse novamente com seu patrão e tire suas dúvidas.
    Afinal, não é bom ficar desempregada também!

  118. Rafaella disse:

    Boa Noite Senhor Márcio,

    Gostaria de um esclarecimento seu.
    Meu avô recebe cuidados de duas pressoas que trabalham como prestadores de serviço autônomo. Os dois trabalham dias completos alternados. Gostaria de saber quais são os direitos que eles têm além do salário que é pago, passagens e alimentação.

    Aguardo sua resposta.

    Obrigada,

    Rafaella.

  119. ALINE disse:

    OI!!! MARCIO GOSTARIA DE SABER SE CUIDO DE UM SINHORA AINDA TENHO Q CUIDADA CASA GANHO UM SALARIO MININO AINDA SIM DISCONTADO E MINHA CARTEIRA FOI ASSINADA COMO EMPREGADA DOMESTICA ESTA CERTO ISSO COMO POSSO SABE ONDE EU TIRA MINHAS DUVIDAS QUANDO EU SAIR DESSE TRABALHO POSSO RECORER A JUSTIÇA? MUITO OGRIGADA PELA SUA ATENÇÃO!!!!! BIJOS

  120. Doris Muller disse:

    Bom dia Marcio estou entrando nessa profissão agora, já cuidei de pessoas doentes da familia, e no mês passado cuidei de um Sr. que fez uma cirurgia de prótese de femur. Nesse período descobri em mim qualidades para esse tipo de serviço, e quero continuar, pois cuidar de idosos ou doentes é gratificante, poder dar amor atenção a quem tanto necessita numa hora tão dificil. Gostaria de pedir a voce me indicasse um curso especifico na área de cuidadora. Agradeço sua atenção.

  121. Cara Maria José,
    Vejo muitos empregadores colocar do seguinte jeito: Trabalhador doméstico – cuidadora de idosos (CBO 5162-10). Assim, respeita-se o trabalho realmente exercido e, ao mesmo tempo, mostra que ainda está sob o regimento de trabalhadores domésticos, com sua legislação pertinente. Parabéns pela sua preocupação. Se todos os patrões fossem assim…

  122. Maria José disse:

    Caro Márcio, quero assinar a carteira de uma moça que está me auxiliando com meu irmão deficiente, na função de Cuidadora, e o atendendente do INSS (135) disse que tenho que assinar como empregada doméstica, o que não concordo. Quero saber se posso escrever na carteira “Cuidadora de idoso – no trabalho doméstico – (CBO 5162-10)”. Acho importante que na carteira conste isso. Abraços.

  123. luma disse:

    Olá gostária de saber dos direitos do acompanhante quando pedi demissão como:auxilio desemprego,fundo de garantia,férias etc
    Agradeço uma resposta abraços .

  124. josiane disse:

    ola sou cuidadora a 1 anos gostaria de saber salario coreto trabalho anoite da 7 da noite as 7 da manha sao 12 todos os dia tenho 1 folga por semana que e no sabado josiane espero uma resposta ok obrigada

  125. celio disse:

    ola,trabalho em uma clinica particular a 14 anos e cuido de varios idosos,alias eu moro no emprego,as vezes tenho que lewvantar de madrugada se um dos pacientes,levantam,trrabalho direto,fasso somente serviso de aux de infermagem,mesmo sabendo que nao sou mais tenho muitas experinencia nesse ramo.ganho 900,00 livre tenho todas refeiçao prontas bebo e de vez enquando sai para\ passear com, minha patroa.mais o seguinte.dei muita liberdade pra minha patroa,hoje ela tem algum poblema familiar ou mesmo financeiro ela acha o direito de me agredir profissionalmente,diga ela grita etc.. mais gosto muito dela,gostaria de dizer que todos que trabalham como aux geriatrico,cuidador de idoso que gostem, do que faz e reclamam menos porque se nao estiver bom que procure outro serviso que encaxe no seus curriculos.adoro muito oq eu fasso,quero dizer que prefiro ler uma mensagem de alguem dizendo,que esta muito feliz com que ganha e feliz com os patroes que tem.digo maisame oq vc faz deixar o seu interesse particular quando se trata do profissional.por favor sobre direitos do trabalhador eu nao sei muito tambem nao quero saber,mais se alguem quizer trocar experiencia estou disponivil pra qualquer relaçao profissional ok me mande sugestao que trocamos experiencia sobre esta profisao que alem de ser um dom divino.é muito gostoso vc receber karinho de um idoso e ele se senti seguro com vc ,sabendo que alem de um bom funcionario um cuidador de idoso,ele tem do seu lado um anjo da guarda (por favor me mande sugestao esto pronto pra ouvir opinioes obrigado celio roberto de sousa

  126. Cara Cristiane,
    Seu caso é um pouco mais complexo. Sugerimos que procure um advogado trabalhista ou uma agência do Ministério do Trabalho.
    Abraços.

  127. Cristiane disse:

    Ola
    Minha duvida e sobre meus direitos como cuidadora, gostaria que me enviasse por e-mail. Sou cuidadora de um casal de idosos e recebo por mes 1100 reais trabalho a semana toda saindo sexta as 18:00 e pegando segunda as 8:00 Caso eu saia como deve ser meus direitos oq tenho a receber? Minha carteira e assinada somente com 510,00 Tenho direito a seguro desemprego tmb? Grato aguardo sua resposta

  128. Caro Sr. carlos (que não se identificou pelo e-mail)
    Em momento algum foi escrito aqui no portal que o cuidador de idosos tem direito ao fundo de garantia. Deixamos bem claro que é opcional do empregador. Em segundo lugar, não seria lícito que nenhum empregado deva trabalhar mais que 44 horas semanais, como qualquer outro trabalhador formal. Ou trabalhar a noite e de madrugada, não deveria ser justo pagar um adicional noturno, pelas condições adversas que este regime impõe. Todos nós sabemos que ainda não há regulamentação por lei para o cuidador de idosos e para o empregado doméstico. O que NÃO SIGNIFICA que estas duas profissões sejam de segunda classe!
    Os comentários mais comuns deste portal são de pessoas que trabalham como cuidadoras de idosos e que relatam, sistematicamente, serem vilipendiadas (oprimidas) no seu trabalho, com cargas de horários infames (mais de 60 horas por semana – sem folga), com salários mais infames ainda e sem a carteira de trabalho assinada. Ainda por cima, recebem ameaças de demissão a todo o momento, quando questionam sobre isto.
    E o senhor vem falar que este portal não orienta, não informa e não auxilia os cuidadores!
    Desculpe-me o desabafo, mas os cuidadores de idosos são pessoas muito especiais e que deveriam ser reconhecidos como profissionais que auxiliam toda a família e, principalmente, os NOSSOS IDOSOS MAIS DEPENDENTES. E não têm a função de cozinheiros, passadeiras, faxineiras e outras obrigações domésticas (sem desmerecer estes profissionais), como vários cuidadores denunciam estes disparates, aqui no portal, cotidianamente!
    Muitas vezes, o que ainda é lei não é lícito, não é correto, não é ético.
    Digo sempre aqui neste espaço, os cuidadores precisam de duas coisas, urgentemente:
    – de capacitação, para fazerem seu trabalho da melhor maneira possível;
    – de respeito, na medida em que sua profissão seja reconhecida por lei e tenha todos os direitos que um trabalhador normal tem.
    Mesmo assim, obrigado Sr. Carlos. Qualquer dúvida, estamos às ordens!

  129. Carlos disse:

    Caro Márcio Borges,

    O Sr. está prestando informações totalmente equivocadas. A profissão de cuidador de idosos equivale a empregado doméstico. Não há direito a adicional noturno, fgts, hora extra, e carga horária específica. Os direitos são os mesmos de empregado doméstico e nada mais: salário não inferior ao salário mínimo, 1 mês de férias remuneradas, 1/3 de férias, folga semanal preferencialmente no domingo, 13o salário, INSS, aviso prévio. O mínimo que se espera de um site sobre cuidadores de idosos é que ele informe corretamente sobre o direito dos cuidadores. A relação entre cuidadores e familiares já não é fácil. Pior quando os cuidadores são mal informados sobre os seus direitos.

    Informe-se primeiro

  130. rosemar disse:

    Aguardo um retorno breve . Rosemar

  131. rosemar disse:

    tenho um cuidador de idosos,e ele já tem mais de 1 ano trabalhando na ILPI no regime de 12-36 horas,com cesta basica ,vale transporte ,FGTS,INSS e insalubre.hoje preciso dispensa-ló sou de Campinas e onde vou fazer sua homologação,sendo que ele não é aux.de enfermagem.Preciso de uma orientação o mais breve . Rosemar

  132. Marilene disse:

    Preciso contratar um cuidador de idoso. Qual o sálario a ser pago? O salário mínimo de R$ 510,00? Qual o desconto para o INSS 20%? O horário de trabalho que eu preciso é de 8h às 17h, esse horário é o de lei?. Tenho que pagar vale transporte? Obrigada. Marilene

  133. catarina dos santos disse:

    durmo no meu trabalho de segunda a sábado de manhã vou para ksa recebo 1.358,00 reais acho qh naum esta tão ruim o valor pois tem gente qh dorme cozinha lava e passa e ganha 700 a 800 reais gostaria de saber se os dias qh durmo e o valor estão batendo com o valor qh deve ser pago aos cuidadores de idosos !!!

  134. catarina dos santos disse:

    trabalho como cuidadora de uma senhora qh tem alzheimer as vezez
    fico nervosa mais longe dela para qh ela naum perceba gostaria de saber se isso pode ter alguma reação a minha saude pois estou com problemas de extresse e minha pressão esta fora do normal gosto do meu trabalho mais ela esquece de tudo e fala a msm coisa 30 vezes ao dia!!

  135. Dilma disse:

    Sou técnica em radiologia, e por não ter encontrado trabalho na área, trablalho como cuidadora de idosos. Trabalho 24 horas e moro na casa da paciente, tenho uma folga de 24 horas por semana. Ganho 700,00$R. MAs como faça faculdade de pedagogia pago 150 pra uma outra moça ficar no me lugar enquanto estou na faculdade.
    Gostária de saber se a profissão é regulamentada, e se está correto uma folga de 24 horas semanal? Obrigado!

  136. Mary Aguiar disse:

    Olá, gostaria de saber quais os tributos que tenho para assinar a carteira de uma pessoa cuidadora de idosos? É certo uma folga semanal de 48h ? É certo trabalhar o dia e a noite ?! Como assino a carteira, como cuidador de idosos ou acompanhante ?! Agradeço e aguardo resposta.

  137. Mary Aguiar disse:

    Olá, gostaria de saber quais os tributos que tenho para assinar a carteira de uma pessoa cuidadora de idosos? É certo uma folga semanal de 48h ? É certo trabalhar o dia e a noite ?!

  138. ana da silva oliveira disse:

    gostaria de saber se posso assinar a carteira de trabalho de minha filha pois ela cuida do pai que depende de nos p/ tudo e quanto vai me custar por més p/ registrar-la

  139. cristiano cloves da silva disse:

    eu gostaria de saber se eu posso trabalhar de cuidador,pois estou fazendo um curso para auxuliar de enfermagem pois eu ja cuido do meu cunhado ele é policial militar numa ocorrencia ele levou um tiro na cabeça ele é um pasciente neurologico,ganho 400,00 reais eu estou achando pouco e estou querendo entrar no mercado como cuidador,estou aguardando a resposta obrigado fica com Deus….

  140. katiane ramos da silva disse:

    oi meu nome e katiane e queria saberuma coisa, minha sogra vai cuidar de uma senhora que tem aminesia e queria saber o quanto e o salariop que elas tem que ganhar .Só pra tirar minhas duvias por faverf
    me responda o mais rapido que puder obrigada desde já … Fico muito agradecida ..

  141. Marcio Majolo disse:

    Ola, trabalho como cuidador de idoso e querem me registrar na carteira como empregado domestico. Isto nao diminui o valor da profissão? e ainda mais, trabalho 24 horas e folgo 24 (24X24) tenho direito de adicional noturno e quais outros encargos? so combinamos um salario no valor de 1200,00 e nada mais ficou fixado, agora eles viram com um contrato para eu assinar, que devo fazer? conversar antes de assinar? Agradeço e

  142. rosely disse:

    Vejo q qdo se trata de cuidadoras contratadas , há mta condescendência para com as mm ,mas sei que cuidei de minha mãe por 5 anos juntamente com minha irmã , e nunca fomos de reclamar , mas chegou um ponto q o stress tomou conta de nós duas , aí resolvemos contratar duas moças que eram faxineiras , ensinamos todo o serviço de cuidadora à ambas , elas ganham R$ 600,00 reais para trabalhar três dias da semana , com carteira assinada (cada uma)e à parte ganham extra 60 reais no domingo pq é domingo e achamos que mereciam ganhar um extra por ser domingo … elas se sentem injustiçadas !… por terem apenas que cozinhar para minha mãe , e não precisam lavar a roupa da cama da minha mãe , nem roupas de uso dela , pois minha irmã lava , em troca solicitamos que elas cozinhem um pouco a mais para todas nós um tanto mais de comida que até elas mm comem , pois elas pensam que não teriam q fazer nda além de lidar com minha mãe , sem lavar roupa dela , nem cozinhar para ela , e teriam que ganhar mta comida feita por nós , o que vcs dizem disso? Elas ganham mal?elas são mal tratadas pq cozinham um pouco a mais para todas nós e para elas e minha mãe , elas nem tem q lavar as roupas da minha mãe…e aí?Somos más? ou temos que cozinhar para as cuidadoras e para minha mãe?Coitadas não é mesmo , já que parece que o direito é só do trabalhador?

  143. jaine disse:

    muito obrigada pela informação,vou procurar um advogado trabalhista!!!um abraço.

  144. Léia disse:

    quaNTO uma acompanhante de idosos deve ganhar?

  145. Não, ainda não é regulamenteda por lei. É reconhecida ainda como trabalhador doméstico.

  146. Vivianne Honória disse:

    Cuidador de idoso é profissão regulamentada??

  147. Cara Jaine,
    Na verdade você trabalha 63 horas semanais! Se trabalha pelo menos 3 dias por semana ( você trabalha sexta, sábado, domingo e a madrugada e início de manhã de segunda), tem direito a carteira assinada, salário mínimo (pelo menos), mais adicional noturno (20%) mais as horas extras (63 – 44= 19 horas extras!) semanais.
    Estou contando como se você trabalhasse o final de semana direto. A certeza de meus cálculos e outras informações somente um advogado trabalhista pode te dar. Mas o cálculo é isto que te coloco!
    Abraços.

  148. jaine disse:

    mais uma vez estou aki pra tentar me esclarecer,trabalho de sexta-feira sendo q entro as 16:00hs e saio as 7:00hs da manha de segunda feira…gostaria de saber q direitos eu tenho,pq meu salario e de 440 reais e não tenho carteira assina e se posso pedir q assine minha carteira e se posso pedir retroativo dos 2 anos ja trabalho!!!
    jaine

  149. Cristina disse:

    Meu caro ja lhe enviei um questionamento não obtive resposta estou reenviando para tal esclarecimento: estou de cuidador de idoso 24 sem folgas esta correto quanto eu deveria perceber pelos meus serviços? obg pela atenção.

  150. Cara Carla,
    Você pode tirar suas dúvidas com um advogado trabalhista ou procurar uma agência do Ministério do Trabalho em sua cidade.
    Abraços.

  151. Carla disse:

    Caro amigo, agradeço a resposta e tenho outra dúvida… Como devo proceder em relação a isso? Em relação a assinatura da minha carteira, o que devo fazer, já que exerço um cargo e na carteira respondo por outro? E como devo proceder com relação ao dados constados na assinatura já que na mesma não contém nem o nº do cpf de minha contratante? Devo procurar meus direitos com a ajuda de um advogado, mesmo ainda estando trabalhando no local? Att.: Carla Costa.

  152. Cara Carla,
    Sua função é cuidadora de idosos e sua carteira deverá ser assinada como cuidadora de idosos e não como auxiliar de serviços gerais (não existe esta função em trabalhos domésticos).
    Você tem direito de adicional noturno (20%).
    Este turno de 48 horas direto e folgar 48 horas está errado. Trabalha-se na proporção de 8 horas e descansa-se 16 horas, ou seja, 1 turno trabalhando e folgando 2 turnos.
    Abraços.

  153. Parabéns, Ivon, pela sua dedicação com seus pais. Infelizmente, não existe ainda nenhum tipo de programa federal que ampare este tipo de trabalho feito pelos filhos. Mas taí uma boa dica para ser incluída nos programas de nossos candidatos a governadores e presidentes, deputados e senadores.
    Abraços!

  154. Carla Costa disse:

    olá,,, trabalho em uma residencia cuidando de uma senhora a 4 anos, porém minha carteira é assinada com aux de serviços gerais e sempre que tenho que mostrar minha carteira pra abrir um crédito, da problemas, pois nela não contém as informações necessarias como cpf ou cnpj do meu empregador, endereço… o que eu posso fazer? e tb eu trabalho em regime de 48hs/48hs, teria que receber adicional noturno?

  155. ivon disse:

    um filho que cuida dos pais idoso pencionista da marinha 24 horas por dia sem folga sem ferias a uns 30 anos mais com muito amor sem mesmo ter tempo de arrumar outro emprego ou de constituir outra familia mais com muito amor hoje me encontro com 55 anos sem chance de emprego mais porem feliz por ter tido pai e uma mae linda e maravilhosa que eu amei mais q tudo na minha vida so gostaria de saber se tenho o direito de acompanhante haja visto q ela partiu dia 30/ 03 / 2010 para os braços do senhor com 82 aninhos e o que eu gostaria d saber se (filha, irmã, nora, sobrinha…) tem direito a ser empregada como cuidadora e receber todas as prerrogativas descritas acima esta pergunta e apenas pelo fato de eu nao ter de onde pagar nem a conta de luz por favor aguardo resposta fiquem paz………..

  156. Caro que não há problema, Joaquim, em assinar a carteira de trabalho como cuidadora de idosos. Inclusive essa ocupação está descrita como carreira no Min. do Trabalho e do Emprego. Lembrando do artigo que você leu, o cuidador de idosos é considerado um trabalhador doméstico, com direito à carteira asssinada, INSS, férias, 13º e vale transporte. Se quiser ou puder pagar, o fundo de garantia não é obrigatório, mas por 50 reais a mais, vocÊ terá uma funcionária mais satisfeita e sua mãe mais assistida e bem olhada! Abraços!

  157. Cara amiga,
    a carga horária para todos os trabalhadores é de 44 horas semanais. Se é trabalho noturno, existe também o que se chama de adicional noturno, de 20%.

  158. joaquim josé ferreira disse:

    A mnha Mãe tem 92 anos de Idade, encontrei uma moça que está olhando ele, com o salario de 510,00 reais ,só que ela está querendo que eu assino sua carteira proficional como cuidadora de Idoso vou pagar pra ela 103° salario e feras , será que no futuro eu ter problema com o miniserio do trabalho? ou juizado depequenas causas? aguardo resposta urgente
    Atenciosamente.
    Joaquim Jose Ferreira

    11 de Junho de 2.010

  159. MARIA BETÂNIA disse:

    Fui convidada a trablahar com uma familia como cuidadora de idosos, porém eles querem que eu entre no trablho às 16:00h e saia às 8:30h do dia seguente (todos os dias), sendo que sábado e domingo estou de folga, isso me pagando R$ 500,00 mensais, essa carga horaria está certa?Qual seria o horario de trabalho de um cuidador de idosos?

  160. Cristina disse:

    gostaria de saber: trabalhando 24 sem folga qual salario justo a perceber como cuidadora de idoso

  161. maria madalena disse:

    sou cuidadora de um idoso ele tem poblema de malzainer e tambem e diabetico amputaro as 2 pernas dele tem dia q ele esta triste bravo faço ele sorrir nunca deixo ele triste a esposa dele tambem esta ficando esqueçida amo eles tem dia q chego la eles estao chorando falo para eles vamos parar com esta choradeira vamos sorrir conto historia engraçadas eles caem na gargalhadas fico alegre faço este trabalho nao por dinheiro faço porque amo pessoas idosassou terapeutica ocupaçional
    amo meus vovo e minha vovo^^

  162. LUIZ CARLOS disse:

    Minha esposa trabalha em uma casa como Acompanhante de Idoso, trabalhando no acompanhamento de duas idosas uma com 100 anos e outra com 105 anos, no regime de horário de 24 por 48 horas, ou seja, entra as 10:00 de um dia e sai as 10:00 horas do outro dia, percebendo o valor de R$ 950,00, a patroa paga vale transporte sem o desconto devido ao empregado, recolhe o inss devido sem o desconto ao empregado, a duvida é a seguinte: O horário está correto? não recebe adicional noturno é correto?, gostaria de ter um esclarecimento, porque a patroa diz estar dentro da lei.

  163. Vera Paula disse:

    Gostaria de obter uma informação a 10 anos trabalho como cuidador DE IDOSO mais no ano passado fiquei desempregada devido a morte de minha patroa certo que de forma me pagaram todos os doreitos que tinha ,logo arrumei outro entrei dia 4 de janeiro e fui registrada dia 01 de março meu patrão morreu agora no mes passado e deram baixa na minha carteira dia 31 de maio e so me pagaram meu salario e mais nada eu tenho direito alguma coisa por que nunca tive problema quando saia do emprego por que meus patroes me pagavam e agora este ultimo so me deram meu salario a mais por eu ter pouco tempo estou em duvida.quero saber se por causa de morte eu tenho que receber aviso previo ou não or que minha outra patroa me pagou quando a mãe dela moreu e agora fui mandada em bora e não recebi nada. desde ja agradeço pela atenção

  164. Todos estes profissionais são classificados como trabalhadores domésticos e tem seus direitos assegurados por lei. Sim é a CLT. Como trabalhador doméstico, não existe, por parte do empregador, a obrigatoriedade de pagar o fundo de garantia. A contribuição do INSS é igual para qualquer trabalhador. Não existe piso salarial, não se pode pagar menos que o salário mínimo.
    Opinião pessoal: Um cuidador profissional bem remunerado pode ser um fator de bem estar e de saúde para o idoso dependente.

  165. Eliane Duarte disse:

    qual a diferença entre o registro de trabalho de uma cuidadora e de uma empregada domestica. São regidos pela mesma lei? é CLT? Fundo de Garantia para as duas? E o INPS – a mesma contribuição?
    Qual o piso salarial?
    Obrigada

  166. Robson disse:

    Parabéns pela reportagem perfeita, pena que o entrevistador jornalista não estava com um pingo de paciência,não deixava os entrevistados falarem… Ficou feio!!

  167. Fatima Caldeira da Silva Junqueira disse:

    Já cuidei de idosos com derrame,cancer e outras doenças,e finalmente hoje cuido de uma idosa deficiente dependente
    em todos os aspectos,á nove anos eu cuido desta idosa,só
    que minha patroa não quis me registrar como cuidadora por-
    quedisse que não existia esta profissão,só que quando surgiu
    aqui na minha região o curso de cuidadora,eu fiz e nem assim ela quis mudar o meu registro,hoje quero saber o que devo fazer pois
    sou cuidadora qualificada,com certificados,e mesmo assim o meu
    registro é de doméstica,sendo eu cuidadora como fica minha situação neste caso,os diretos de cuidadora e de domestica são
    o mesmo,aguardo o retorno,boa noite…

  168. maria madalena araujo disse:

    Gostaria de ter a informação se a OCUPAÇÃO de cuidadores de idosos conforme a CBO registra, tornou-se uma PROFISSÃO reconhecida pelo Ministério do Trabalho. Caso venha a registrar um cuidador de idosos ele será registrado c pela ocupação ou como profissão.
    Solicito por gentileza se já existe um piso salarial para esta categoria na capital de são paulo
    Agradeço
    Madalena

  169. Boa Noite,
    Trabalho há 4 anos nesta área e gostaria de me informar a respeito do Seguro Desemprego, pq ouvi dizer que só tem direito a receber, qdo o empregador paga o Pis, no nosso caso isso não acontece e tb qual seria a jornada de trabalho pois faço 17 horas, inicio meu trabalho às 18:00 e saiu às 11:00 horas do dia seguinte, tenho 1 folga semanal sem direito a feriados.

    Agradeço a atenção.

  170. ivon disse:

    um parente que cuida do idoso pencionista da marinha 24 horas por dia sem folga sem ferias a uns 30 anos mais com muito amor sem mesmo ter tempo de arrumar outro emprego ou de constituir outra familia mais com muito amor hoje me encontro com 55 anos sem chance de emprego mais porem feliz por ter tido uma mae linda que eu amei mais q tudo na minha vida so gostaria de saber se tenho o direito de acompanhante haja visto q ela partiu dia 30/ 03 / 2010 para os braços do senhor com 82 aninhos eo que eu gostaria d saber se (filha, irmã, nora, sobrinha…) tem direito a ser empregada como cuidadora e receber todas as prerrogativas descritas acima?

  171. Nailda Pereira disse:

    Sou graduada mas não exerço a minha profissão por conta de ter cuidado de minha mãe durante anos, seguidamente. Com isso adiquiri experiência em lidar com idosos e doentes.Agora que perdi minha mãe, decidi me dedicar a prática de cuidar dos nossos idosos, mas para tanto, preciso de informações preciosas para atuar nessa profissão com confiança e estar preparada para exercer muito bem essa tarefa de absoluta responsabilidade, por se tratar de ser humano que, além de requerer todos os cuidados inerentes ao avanço da idade, são portadores de doenças que podem limitá-los. É ai que nós cuidadores entramos com nosso aprendizado, experiência e muito amor para que possamos proporcionar aqueles que precisam, uma qualidade de vida melhor para que se sintam integrados ao ambiente em que vivem e, principalmente, se sintam amados.
    Gostaria de sua colaboração, no sentido de me orientar quanto a conseguir o Guia do Cuidador – Cartilha criada pelo Ministério da Saúde – e a indicação de uma instituição que prepara pessoas para essa profissão, no Rio de Janeiro.
    Obrigada e tenha uma boa tarde.
    Nailda Pereira

  172. O salário menor que se paga é o salário mínimo (510 reais). Lembrar que você tem o direito e o dever de ter sua carteira assinada, com todas as garantias (INSS, férias, 13o. salário, 1/3 das férias, vale transporte…). Pagar mais 60 reais em cima do seu salário, na verdade, só está de dando prejuízo, pois quando for dispensada não irá receber nada. Outra coisa, o combinado é trabalhar de empregada doméstica ou de cuidadora de idosos? Isto tem que estar escrito na carteira.

  173. cristina pereira disse:

    Tomo conta de uma senhora com 90 ano .Ñ tenho car-
    teira assinada ñ tenho direito algum so o salario de 500 mensais
    e certo? eles pagam 60 a mais para nao assinar minha carteira ja faz 4 mes que trabalho la e fazo todo o serviso da casa do banho no cachorro me manda um mail me dissendo se tenho direiros obrigado

  174. Sim. Não só o acompanhante de idosos, como qualquer trabalhador.

  175. nilson vasconcelos disse:

    gostaria de saber se o acompanhante de idosos tem direito a 1/3 sobre as férias.

  176. sonia disse:

    gostaria de saber qual é a média salarial p cuidar de um paciente d
    com alzheimer. trabalhar 24h e folgar 24h.
    aguardo resposta

  177. lediana disse:

    Ola eu quero saber qual é a media salarial pra cuidadora de idoso,pra trabalhar 8 horas por dia de segunga a sexta feira,e se eu tenho todos os direitos trabalista.

  178. quelen cristiane custodio disse:

    E UMA PENA QUE NOS CUIDADORES NAO TENHAMOS UM BOM TRATAMENTO NA PROFISAO POIS CUIDAMOS DE VIDAS QUE DEPENDEN DE NOS , ESTOU NA AREA A TRES ANOS E SO AGORA TENHO MINHA CARTEIRA ASSINADA CUIDAVA DE DUAS ERMAS O ANO PASSADO FIQUE COM ELAS UM ANO MANDADA EMBORA FIQUE CINCO MESES AFASTADA QUANDO ME CHAMARAN DE VOLTA JA FAS QUATRO MASES SO AGORA QUE RESOLVERAN ASSINAR MINHA CARTEIRA GOSTARIA DE SABER OS DIREITOS QUE TENHO COM A CARTEIRA ASSINADA

  179. Pedro Luiz Ramos disse:

    Sou profissional de saúde mental há mais de 20 anos, como Auxiliar de Terapia Ocupacional, de Psicologia, de Fisioterapia, entre outras funções que foram excluidas da “area da Saúde”, e então, como trabalhei muitos anos nestas funções de “Auxiliar Técnico”, com baixa renda, e sem condições de aprimoramento técnico, quero entrar na área de cudador de idosos, moro na cidade de Santos SP, e sei que aqui na região tem várias agencias de Cudadore de Idosos, mas a divulgação delas é precária, como e onde o Sr. pode me indicar algum órgão que devo procurar para achar esta agencias e me cadastrar. Desculpe-me se fui longo na pergunta, e desde já agradeço.

  180. A pergunta é: quem disse que você não pode ser registrada como cuidadora? Pois se você irá trabalhar como cuidadora, é capacitada como cuidadora, sua carteira de trabalho terá que vir como cuidadora. Qualquer dúvida, escreva para nós!
    Márcio Borges

  181. márcia disse:

    eu sou cuidadoura deidosos fiz um curso de qualificação mas diz que não posso ser registrada na carteira como cuidadoura de idosos gostaria de saber o pq?

  182. céloa maria santos porfirio disse:

    gostaria de ter mais informações referente os direitos dos cuidadores sereim grata pelas informções

  183. PÉROLA PRESMAN disse:

    GOSTARIA DE SABER OS DIREITOS DE UM CUIDADOR EM RELAÇÃO A FOLGA,
    NUMA SEMANA DE 7 DIAS PARA CUIDADOR MENSALISTA QUE DORME NO EMPREGO
    E FOI CONTRATADA COMO DOMÉSTICA.

  184. Cara Vera,
    Não é certo, o que esta família está fazendo com você! Você tem direito a carteira assinada, férias, 13º, folga semanal. Reclame seus direitos. Veja a possibilidade de procurar uma agência do ministério do trabalho.
    Abraços, Márcio Borges

  185. Cara Vera,
    Não é certo, o que esta família está fazendo com você! Você tem direito a carteira assinada, férias, 13º, folga semanal. Reclame seus direitos. Veja a possibilidade de procurar uma agência do ministério do trabalho.
    Abraços, Márcio Borges

  186. vera dias disse:

    Tomo conta de uma senhora com alzhame 1ano e 5 meses.Ñ tenho car-
    teira assinada ñ tenho direito algum so o salario de 570 mensais
    e certo?

  187. gis disse:

    trabalhei durante 6 anos somente nos finais de semana entrava no sabado de manha e saia no domingo de manha nunca fui registrada pq minha patroa falou que eu não poderia ter dois serviços, sendo que de segunda a sexta eu trabalhava c clt assinada
    numa fabrica de confecçoes no bras.bom como peguei muita confiança por todos lá não cuidava apenas da sr mas de uma criança também brincando dando comida e banho tanto para a sr como na criança…não tinha hora para dormir…mas precisei sair agora trabalhei ate dia 31 de janeiro de 2010. minha patroa todo ano me pagava o 13 salario eu agradecia…mas ela nunca me pagou nenhum ano de ferias.agora que sai de la ela não me desejou nem boa sorte na vida depois de tantos anos que fiquei la…
    bom gostaria de saber se possivel com urgencia se tenho direito a receber alguma coisa da minha patroa como nunca fui registrada direitos trabalhistas sou ciente que não tenho direito …..
    mas assim sair depois de 6 anos e não receber nenhum tustão queria saber pq marquei de conversar com ela mas não sei se vou estar ceta de exigir alguma coisa dela, pois ela é advogada e sabe das coisas por isso tenho muita duvida sobre isso nem consideração de tudo que ja fiz por todos la… to triste e com duvidas obg sem mais gi.

  188. Ereni disse:

    Por favor me ajude, eu comecei trabalho tem 8 dias,de 2°a sab. 4hs e meia e agora querem saber quanto eu quero receber ja que vai me registra. Eu vaso tudo lavo cozinha, limpo, saio na rua, compra, pagar conta etc. Quanto eu posso pedir?

  189. R.R.V. disse:

    eu tambem cuido de uma idosa, queria saber se eu faltar um dia por motivo de doença e pegar um atestado eu tenho obrigaçao de pagar meu dia?porq ela quer q eu pague,ou se nao ela e a filha dela pegam minha hora demorando no emprego ou uma hora de medico na hora q eu for largar.faço tudo na casa e tomo conta dela,assinaram minha carteira agora em fevereiro faz um ano e tres meses q estou la.perdir um ano nao e?

  190. jene kelli disse:

    olá , tenho esperiência em cuidar de idosos há mais de 9 anos. Soube que havia em Recife um curso de Cuidadores de Idoso e resolvi fazer, me formei no ano passado pelo Hospital Naval de Recife em parceria com a Prefeitura do Recife. Já faz9 meses que sou cuidadora profissional. Mas recentemente apareceu um trabalho para tomar conte de uma idosa, e sua sobrinha me disse que assinava a carteira e dava as passagens. Só que durante o curso participei de fóruns e ações voltadas para a pessoa idosa, e vi que cuidador não é profissão e sim uma ocupação. Dai desisti do trabalho por achar que minha carteira não seria assinada como cuidadora e sim como doméstica, o que eu não sou. Fiz errado? Quais os direitos que temos? o que diz a respeito o Ministério do Trabalho? temos direito a 13º? Aceito por enquanto a ideia de ser cuidadora autonoma. Mas como todo mundo, eu quero trabalhar com carteira assinnada, ter meus direitos, e ser reconhecida como profissional. O que falta para se ter uma legislação? ouvi dizer que como cuidador temos que não só tomar conta do idoso, e também lavar, cozinhar, passar… isso é verdade? espero respostas. obrigado.

  191. mayane disse:

    gostaria de saber quanto estar o piso salarial para acompanhante de idosos em santos…

  192. Cátia Cristina de Oliveira disse:

    trabalho com uma idosa que tem mal de Alzheimer,onde mora com uma filha que tem esquizofrenia e já foi internada em várias clinicas,onde verdadeiro terror na da sua mãe e na minha que sou cuidadora. Exigem que eu faça serviços domésticos,porém o salá

  193. Daniela disse:

    Bom dia cuido de uma idosa há 2 anos e 9 meses sem carteira assinada, e agora resolveram assinar minha carteira quero saber os meus direitos, como cuidadora de idosos trabalho numa carga horá de 12hs por 24hs.
    AGUARDO RESPOSTAS O + RAPIDO POSSIVEL

  194. FERNANDA disse:

    BOM DIA!
    GOSTARIA DE SABER QUAL É O SALARIO DE CUIDADORA DE IDOSOS QUE TRABALHA 5 DIAS NA SEMANA 8 HORAS POR DIA E NO DOMINGO 4 HORAS POR DIA SENDO O SABADO FOLGA FIXA E 1 DOMINGO POR MES DE FOLGA.
    OBRIGADA ESTOU NO AGUARDO.

  195. veronica disse:

    EU percebi , que muitos querem saber o salario e não como dar uma vida melhor para o IDOSO. Vim morar com minha sogra que morava sozinha e ELA fazia tudo que queria. MUIto atrapalhada e ainda ELA saia de carro, comecei a notar que ELA sempre fazia comprar repetidas e escondia coisas. Era estranho, como uma senhora tinha tanta raiva e manias e doenças, e sempre mandando EU embora , todos os dias, não queria ninguem por perto, ELA sempre dizia EU não preciso de page. FOI uma loga jornada até chegar ao resultado. ERA ALZAIMER sofri e estou com ELA até hoje, não viajo e nem saio ao fim de semanas, mas hoje ELA é feliz sempre está sorrindo e me abraçando. EU percebi que os medicos não tem muitas noção, ELA sempre foi boa paciente e na frente deles, seu comportamento era normal. Como é estar bem! Ter o minimo de amor e paciencia . O que a curou foi o AMOR, as confussões continuam mas a dor de não ter alguem que possa entender sua mente e nececidades já não existem. . HOJE, não tem mais ponto socorro, vizinhos socorrendo e comida velha, pressão alta e remedios errados. ESTOU a sete anos com meu MARIDO e quatro que morro com minha sogra, no começo tive voltade de correr daqui mas DEUS sempre me falando não fuja, o calice foi amargo mas DEUS me ajuda, AS criticar vem nunca é o suficiente pricipalmente das pessoas da fimilia ,. mas faço tudo isso por DEUS. A solidão aqui com ELA me deram a oportundade de dar AMOR, coisas que nem seu filhos sabem como é dura a vida de quem só deu e não recebeu atenção. SE um dia os IDOSOS foram maus PAIS é hora de mostrar como ser filhos, ABENÇOADOS de DEUS. SE hoje vc não é um bom PAI amanhã DEUS queira ter bom FILHOS. MAS DEUS faz o que quer, QUANDO EU fiz fujir ELE mandou alguem de muito longe na porta pra falar, suas malas estão debaixo da cama EU levei um susto, como ELA sabe se nem meu mARIDO sabia, E a MULHER falou foi DEUS que me mandou aqui VC tem que cuidar desta alma, EU PENSI, como minha sogra era uma mulher diferente uma hora vovo outra uma sargento me xingava EU chova muito e hoje sei que tudo que passamos é por DEUS as criticas e a solidão, não sou tão forte assim, então a noite quando dava começei a ir na igreja e DEUS falava tenha força, hoje EU venci e sou feliz de ver minha sogra bem calma alegre. EU não quero ser reconhecida por ninguem. MEU marido sempre me disse NUNCA ninguem muda o jeito de ser, ELA sempre foi assim. MAS DEUS muda quem ELE quer. VOU DEIXAR um bom REMEDIOS pra quem cuida AMOR, AME a todos. CUIDE bem seja de quem for, porque DEUS ve tudo. SE VC não tem paciencia e AMOR pelas pessoas não fique por dinheiro algum, não seja com algum medico só pela roupa branca e pelo salario, faça por AMOR ao proximo.

  196. NADIA RANGEL disse:

    SOU CUIDADORA DE IDOSOS. ADORO MEU TRABALHO.TENHO UM CARINHO IMENSO PELA MINHA IDOSA.PARA MELHOR DESEMPENHAR MINHA FUNÇÃO ESTOU FAZENDO UM CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CUIDADORES DE IDOSOS NO SENAC BAGÉ.RS. O CURSO É MARAVILHOSO.JÁ VISITAMOS O CENTRO DO IDOSO QUE É UMA REFERENCIA NA NOSSA REGIÃO E VAMOS TAMBEM CONHECER DE PERTO A REALIDADE DOS IDOSOS ASILADOS.MAS EU TENHO UMA DÚVIDA;EU FAÇO UMA CARGA HORARIA DE 14HS E MINHAS FOLGAS NÃO PODEM SER EM FINAIS DE SEMANA.DEVO COBRAR COMO EXTRA O TRABALHO DE FINAL DE SEMANA 50% A MAIS?NÃO CONSIGO NADA QUE FALE SOBRE ISSO. SE HÁ UMA LEI SALARIAL. GOSTARIA DE RECEBER ESSA INFORMAÇÃO. OBRIGADA

  197. ROSE disse:

    GOSTARIA DE SABER O VALOR DE UMA CUIDADORA, POIS ESTOU INICIANDO.

  198. FERNANDA SALES disse:

    OLÁ! CUIDO DE UMA IDOSA A MAIS DE UM ANO SÓ AGORA ASSINARAM MINHA CARTEIRA RETROATIVA
    EU CUIDO DELA E FAÇO AS COISAS DE CASA TBEM
    EU QUERIA SABER SE POR TER ASSINADO RETROATIVA PERÇO ALGUM DIREITO
    E QUAL É OVALOR DE UM CUIDADOR
    E DEPOIS DE QUANTO TEMPO DE CARTEIRA ASSINADA POSSO RECEBER FGTS E SEGURO DESEMPREGO
    OBRIGADA E UMA BOA NOITE

  199. aline cristina disse:

    eu comecei o curso no sabado passado cuido de duas idosas,uma em estagio final ,e outra so pro banho, entrei nesse ramo meio que por acaso pois eu era supervisora de vendas da nestle, mais estava cansada de tanta cobrança o dinheiro era bom mas trabalho muito estressante, estou adorando pois cuido da minha casa dos meus filhos e nao me estresso mais quero me qualificar para fazer dessa profissão o meu ganho de vida um abraço aline.

  200. Vera Lucia disse:

    Por favor, como pagar a um cuidador de idosos, quando necessito às vezes, algumas horas, e não todos os dias? Como calcular essas horas? É sobre o salário mínimo, dividido por 30 dias. Aguardo resposta. Muito obrigada e parabéns pelas informações.

  201. Raquel disse:

    trabalho em uma cooperativa e gostaria de saber qual é o salario p/ uma escalar de 24/48hs, quais são os meus direitos?

  202. leonilson bessa disse:

    eu so cuidador de idoso e gostaria de sabe o piso salarial e meus direitos horario e outros? abraco dr. marcos

  203. Pollyana disse:

    1- Existe alguma associação de cuidadores de idosos no ES?
    2- Os cursos para cuidadores são ministrados por qual profissional?

  204. GLORIA disse:

    aonde trabalho como cuidadora sou as vzs humilhada pela pessoa que se acha a poderosa me acusando de coisas que não faço absolutamnte,ela não me dá recibo de pagamento e estou lá a 2 anos vai fazer em janeiro.gostaria de saber por favor qual tipo mais simples de recibo que posso emitir no caso para cuidadora de idosos para que eu possa entrar dps se for despedida sem motivos nenhum como já aconteceu uma vez e logo após readmitida por ela mesma como aconteceu?quero fazer recibos desde o dia ,mes e ano que lá entrei até o mes atual,qual o recibo mais prático que condiz com a profissão?trab lá24h por24h e a pessoa é portadora de mal de ozheimer e nao tenho direitos só deveresPor favor pode me dar ORIENTAÇÕES COM RELAÇÃO A PROCEDIMENTOS QUANTO A RECIBO DE PG PK ELA NUNCA QUIZ PASSAR RECIBO MAS EU QUERO RECIBO COMO FAÇO?TENHO TESTEMUNHAS QUE TRAB LÁ NESA CASA PK ELA QUEM FAZ O PG COM A APOSENTADORIA DA ENFERMA E ELA MESMA MORA NA BARRA DA TIJUCA E A ENFERMA ESTÁ NA CASA DA IRMÃ QUE É UMA ÓTIMA PESSOA QUE TAMBEM É HUMILHADA POR ELA.SE EU SAIR QUERO TER MEUS DIREITOS DE FERIAS QUE NAO TIVE,DECIMO TERCEIRO QUE ELA NAO QUIZ DAR E NEM AUMENTO DE PASSAGEM POR VZS AUMENTOU E ELA NAO REPASSOU,POR FAVOR COMO FAÇO QUANTO AO RECIBO E OUTRAS PROVIDENCIAS CONTRA ESSA PESSOA CASO ELA VENHA ME DEMITIR SEM MOTIVOS NOVAMENTE?OBRIGADO .BJS

  205. Cara Sueli,
    o salário depende do piso salarial da região onde você mora. Não pode ser menos de 1 salário minímo e o horário de trabalho não pode ultrapassar 44 horas semanais. Mais que isto, cobrar hora extra. lembrar de assinar carteira de trabalho e ter os direitos trabalhistas garantidos.

  206. Cuidador de idosos tem os mesmos direitos das pessoas que trabalham em ambiente doméstico: carteira de trabalho assinada, 13o., férias, INSS e FGTS opcional.

  207. Carlos Alberto disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se existe um contrato de trabalho para cuidador de idoso.

    Grato.

  208. Sueli Mansour disse:

    Boa noite. A minha irmã foi contratada para cuidar da mãe da vizinha dela que caiu e quebrou o fêmur, não consegue mais andar. E eles pediram para ela ver quanto ganha uma pessoa que cuida de idosos doentes. Gostaria de saber quanto ganha uma pessoa para trabalhar como acompanhante de doente no hospital e também para cuidar em casa. Obrigada aguardo resposta.

  209. Nota do Editor: Leia com atenção o artigo acima, que é bem esclarecedor! Como é um funcionário que trabalha em casa do patrão, tem os mesmos direitos da empregada doméstica. Não existe um salário da classe. Isto é negociado diretamente com o patrão. Deve ser registrado como cuidadora de idosos.

  210. Nota do Editor: Leia com atenção o artigo acima, que é bem esclarecedor! Como é um funcionário que trabalha em casa do patrão, tem os mesmos direitos da empregada doméstica. Porém, seu trabalho é com o idoso e não com a casa do idoso! Seu registro é de cuidadora de idosas. Não é para fazer trabalhos domésticos. Quanto a cuidar de dois idosos, só negociando com os patrões. Não se deve rebceber menos que salário mínimo!

  211. Nota do Editor: Leia com atenção o artigo acima, que é bem esclarecedor! Como é um funcionário que trabalha em casa do patrão, tem os mesmos direitos da empregada doméstica. Porém, seu trabalho é com o idoso e não com a casa do idoso!

  212. sonia disse:

    ola!!!eu gostaria de saber quais sao os direitos de uma cuidadora!!! ea diferença de cuidadora e empregada damestica…

    agradeço desde ja obrigada

  213. Ana Paula disse:

    Alguem poderia me tirar uma dúvida?
    Estou precisando trabalhar e apareceu uma oportunidade como cuidadora de idoso, a senhora tem mal de parkinson e o senhor, o esposo é hipertenso, não são acamados, mas precisam de cuidados na alimentação, massagem, lazer, entretenimento etc.. para isso serei contratada, agora eu estou na dúvida, qual seria a valor a ser pago a uma cuidadora de idosos, no caso os dois, num plantão de 12 por 36? eu seria registrada na carteira de trabalho tb? como empregada doméstica?.
    Por favor se possível esse esclarecimento eu agradeceria.
    Tenham todos uma boa noite.
    Paula
    meu msn para resposta é anpaul30@hotmail.com

  214. patricia passos disse:

    cuido de uma senhora de 85anos trabalho a noite eu gostari de saber como deve ser registrada minha carteira,carga horaria,folgas e salario??

  215. Maria de Fátima disse:

    Quero saber o valor exato do que eu tem direito perante a lei

  216. mÁRCIA mATOS disse:

    Gostaria de saber se existe algum sindicato ou associação de cuidadores de idosos no Rio de Janeiro. Obrigada.

  217. genilza aragao dos santos disse:

    gostaria de saber o piso salarial para cuida de idoso no periodo da noite.

  218. Francisca m s s gostaria de saber quando vai ser aberta o cocúrso da sabesp pelo o meu e-mail disse:

    ola: gstaria de saber sobre os meus direito trabalhista pois trabalho cuidando de uma pessoa idosa, perguntei a patroa como ela registrou minha carteira ela falou, que eu sou empregada doméstica quer dizer,profissão do lar. só que eu cuido da mãe dela das 18:30 as 8:30, da manhã até a otra que fica durante o dia, chegar, quando falo dos meus direitos ela fala que nessa ária tem que trabalhar com amor. as vezes tenho medo de nu dia que a mãe dela morrer, ela é capaz de falar que não cuidei direito da mãe. pos algumas vezes ela citou isso, e não gostei trabalho sim com amor, se não eu não taria tabalhando nessa ária. pois as vezes da impreção que tudo o que a gente faz é invão neste mundo trabalho com amor, carinho e dedicação um beijo espero obter resposta atenciosamente fram.mss@mail.com

  219. katia disse:

    Interessante esse assunto porém até agora só estao visando a assitência ao idoso.Eo cuidador do idoso como fica?pois todos sabem que cuidar de uma pessoa idosa nao é fácil,esteja bem de saude ou nao.é muito simples se ter dinheiro pagar alguém e jogar nas costas dessa pessoa,só que ninguém até agora está se importando com a pessoa que cuida,muitas vezes sao ulmilhados e maltratados,saindo desse trabalho muitas vezes ter que se submeter a ir para justica para receber o que se é de direito.também tem a parte da pessoa idosa que muitas vezes sao misquinhas,ranzinzas e cheios de direito porque sao idosos nao respeitam os mas novos,nao digo todos mas muitos sao assim,basta pegar uma fila em uma famarcia ou super mercado.Observem,gosto deles pois todos nós se tiver a felicidade um dia chegaremos na terceira idade.A única coisa que quero dizer:primeiro a contratante que respeite o funcionario,dê a assistencia devida,nao jogue simplesmente seus idosos e por pagarem alguém achar que aquela pessoa tem todo tipo de obrigacao para com eles,muitas obrigacoes é da familia nao do funcionario.segundo:nunca ser misquinhos e nao querer pagar o sálario devido que o fucionario merece e com certeza merece ser bem pago,porque se fosse fácil cuidar de idosos a procura nao era tao grande e apropria famila daria um jeito de fazer isso
    muitos idosos tem varios filhos e muitas vezes nao nem com quem dormir,porque nem um tem tempo para isso.O problema sempre está em ter alguém para acompanha lo ou a noite nao dormir sozinhos.Nao sejamos hipocritas todos sabem bem como funciona,na teoria tudo é muito bonito,mas na pratica nao é esse coisa linda nao.

  220. Tais disse:

    Oiiee…. Então, tenho várias dúvidas, gostaria de ter uma dica para a minha situação, porque nao vejo alternativa de solução. Sou formada em Bel. Enfermagem, mas não tenho registro ativo no COREN, trabalho em uma casa com a função de cuidadora de idoso e enfermeira(realizo alguns procedimentos atribuídos somente ao Enfermeiro).
    Moro na mesma residência do idoso, tenho todas as dispesas livres. (aluguel, água, luz e refeição). Trabalho em tempo integral e tenho folga a cada 15 dias.Não tenho carteira assinada, não ganhei 13° salário, e jah estou a 1 ano nesse emprego. Qual seria o meu salário básico, e a quantas folgas mensais eu tenho o direito°?????? Se puderem me ajudar… fico grata.

  221. maria disse:

    bom o que eu seii lar é privado que a familia deles deixao la pois nao tem tempo de cuidar dos parenteis é o que eles falao so.. a respeito de passar a pensao pr o cudado r eu nao sei nao viu??mais se a familia quezer pode passar é???

  222. Sônia Garcia disse:

    Sugiro que os familiares de pessoas idosas atentem para as informações do Manual preconizado pelo Ministério da Saúde, pois a família é elo da corrente de cuidados, tornando-se, desta forma, cuidadores.
    Abçs a todos!

  223. Patricia disse:

    Minha tia assinou a carteira de uma cuidadora, mas minha avó morreu e esta cuidadora está grávida de poucos meses. Ela é obrigada a ter esta mulher empregada até o bebê completar 5 meses ou já pode demiti-la? Ela antes da minha avó morrer já estava faltando direto e nunca traz atestado.

  224. rita disse:

    gostaria de saber se quem cuida de um idoso tem como o idoso passar a pensao dela em vida pra o cuidador depois que ela vir a falecer?

  225. maria disse:

    bom eu trabalho em um lar de idosos sou tec de enfermagem mas a minha carteira ta como cuidador eles argumenta que nao tem como pagar um tec:mas eles falam que aonde tem tec tem quer ter enfermeiross superior pr cada tec de enfermagem..gostaria que vc mim ajuda-se,se pode

  226. thelma araújo disse:

    Olá, estou começando a atuar na área de cuidador e gostaria de saber se existe um piso salarial para a categoria e se houver qual é o valor? se eu como cuidadora de idosos registrada tenho direito a auxílio desemprego?
    Qual deve ser a qualificaçao na carteira?
    obrigado pela atençao.
    estou sem trabalhar a 4 meses se tiver alguem interesado no meu serviço o meu sait é thelminha69@hotmail.com

  227. Maria de Fatima Meireles dos Santos disse:

    Gostei muito da mateira sobre os idosos. pois poderia ser divulgado na idia com mais freguencia, e cursos sobre cuidadores de idosos tambem dado em Hospitais , escolas e igrejas.

  228. Maria de Fatima Meireles dos Santos disse:

    Gostaria de saber onde se encontra está cartilha.

    Obrigada pela atnçao.

    Maria de Fatima

  229. joilma Anunciação dos santos disse:

    OI!! Sou cuidadora de idosos domiciliar,Gostaria de saber quais meu direitos si eu sai e si eu for mandanda embora. E qual a piso salarial quem trabalha de segunda a sabado.obrigada

  230. Glaucia disse:

    Gostaria de saber qual a média salarial para acompanhante de idoso que trabalha de segunda a sexta de 8:30 às 17:30?
    Atenciosamente
    Glaucia Cordeiro

  231. Gisele Freitas disse:

    Olá,tenho uma amiga que trabalha como acompanhante(ciudadora de idoso),cuida de uma senhora de 86 anos e tem Alzheimer.Ela trabalha com essa idosa a 2 anos,e tem, a carteira assinada com o valor de R$700,00 porem ficou sabendo através da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL que não terá direito ao PIS,FUNDO DE GARANTIA e SEGURO DESEMPREGO,já que acompanhate se enquadra na mesma categoria de EMPREGADA DOMÉSTICA,porem ela quando ela foi contratada não foi cumunicado pelo contratante, de que não teria direito a esses benefícios.Eu gostaria de saber se essas informações procedem e como ela deve agir?
    Muito obrigado pela ajuda!!!

  232. Ana Carolina disse:

    Pessoal, eu só poderei trabalhar a partir de Dezembro pq eu estou no meu último ano do Ensino Médio. Desculpa eu esqueçi de avisá-los!
    Aguardo!

  233. Ana Carolina disse:

    Olá, sou Cuidadora de Idosos, fiz Curso para ser Cuidadora e tenho 18 anos. Apesar de ser nova eu já tenho experiência, pois moro com a minha avó que é bem Idosa. Sou Calma e tenho muita Paciência. Estou querendo ser Cuidadora de Segunda a Sexta, pois nos finais de semana eu não poderei. Horários: 8 da manha as 6 da tarde, como eu havia dito é de segunda a sexta feira.
    Beatriz Soares eu vi seu comentário e fiquei interessada. Estou disposta a conheçe-lá e quem sabe se seus pais não estiverem Cuidador eu estou a sua disposição!
    Obrigada!!!! Fiquem com Deus.

  234. Respostas:
    1- salário mí­nimo brasileiro
    2- é opcional
    3- 44 horas semanais
    4- em concordância com as partes, SIM.

  235. José Araujo Cavalcanti disse:

    Quero contratar uma pessoa para cuidar da minha mãe.
    Qual o salário minimo do cuidador ?
    Tenho que recolher o FGTS ?
    Qual a carga horaria do cuidador ?
    Pode trabalhar de segunda a sexta-feira e folgar sabado e domingo ?

  236. Paulo Rezende disse:

    Prezados, eu tratei com uma pessoa para cuidar da casa e de meu pai. Meu pai é um idoso que não precisa tantos cuidados, mas quer companhia.
    Quando fui assinar a carteira como “empregada doméstica”, a pessoa perguntou se podia colocar como “cuidadora”.

    Que problemas posso ter ? por exemplo preciso pagar o FGTS ??

    Abs
    Paul

  237. Rozane Carneiro dos Anjos disse:

    Boa tarde,me chamo Rozane
    Sou técnica de enfermagem já tenho experiência com pessoas idosas portadores de demências cerebrais e outras,pra não fugir da tabela gostaria de saber quanto posso cobrar para cuidadar/acompanhar idosos:finais de semana completo ou seja entrar no sábado de manhã e sair segunda de manhã, por dia e a noite.

    Moro em São paulo (Capital)
    Aguardo retorno em meu e-mail. Obrigada

  238. eu quero saber o piso minimode um cuidador de idoso e como ter a cartinha moro em salvador 071 99266301 obrigada

  239. Cintia disse:

    Gostaria de saber se há um piso salarial para um cuidador de idoso ou o valor medio pago para essas pessoas que exercem essa funçao

    Espero a resposta no meu email
    muito obrigada

  240. Paulo disse:

    Contratei uma cuidadora de idoso e ela mora com o idoso juntamente com seus dois filhos. Ela já fez 01 ano de trabalho e quero dar férias para ela. Mas como ela mora na casa com os filhos e não tem para onde ir, como fazer ?
    Um acordo entre nós será suficiente?
    É claro que a remuneração será de acordo com a lei, ou seja, salário + 1/3 de salario de bônus + 1/3 para venda de 10 dias (se ela desejar).

  241. maria marinalva da costa disse:

    oi boa tarde! eu gostaria de saber se o acompanhante de idoso tem direito ao auxilio desemprego . obrigada

  242. Aline disse:

    Senhores,

    Estou precisando de um cuidador de isoso para minha avó. desejo saber como funciona, ou seja, ao assinar a carteira, será como “cuidador de idoso”? Se não é reconhecido, não há lei, como fica então? Outra questão: o horário é livre, é conversado?

    Obrigada.
    Aline

  243. Eliana da silva disse:

    gostaria de saber qual é o salario de quem trabalha como cuidador?
    seus beneficios ( direitos)
    que categoria que entra esta profiçao se é ( domestica)…
    gostaria de receber a resposta no meu mail por favor estou precisando dessa imformaçao. Obrigado

  244. fatima disse:

    minha mãe, teve um avc a 5mes estou muito nervosa porque minha irma falou que o medico disse para dar muito amor e carinho mais não receitou nem um remedio, minha mãe não anda e so senta com apoio. na hora das refeições preciso de ajuda . minha mãe mora em niteroi queria saber se tem algum medico que possa atendela na residencia ( pode ser particular ) faremos uma vaquinha para ajudala. obraigada pel ajuda.

  245. Leliane gonçalves franco disse:

    Tenho vontade de cuida de velhinhos pois acho o trabalho muito solidario e ter muita pasiençia .

  246. rosemar disse:

    otima pergunta da elizabet ,minhas duvidas sao as mesmas.

  247. Cara Elisabeth,
    Não existe sindicato ou associação que ainda trabalhem com a classe nascente dos cuidadores. O piso salarial é o mínimo, porém depende das peculiaridades da região em que trabalha. Converse com um advogado trabalhista à respeito, pois nossa contribuição é para que não se prejudique o valor e o trabalho dos cuidadores!

  248. Elisabeth disse:

    O cuidador de idosos que trabalha em um asilo, para efeito de salários, deve receber o piso de Técnico ou Auxiliar de Enfermagem? A entidade não se classifica como hospitalar.
    Em que sindicato eles se encaixam?

  249. paulo disse:

    ola gostaria que alguem me enviasse qual o valor por mês adequado a pagar alguem que faz o trabalho de cuidar de um idoso (fazer companhia e cuidar seus remedios e refeiçoes) durante o dia de segunda a sestaa feira, qual o salrio justo em media que alguem paga? mande me por favor por email. obrigado

  250. wanderlei reis disse:

    sou cuidador de idosos a pelo menos treze anos e gostaria de fazer um curso de cuidador,por correspondencia via correios.Pois nao tenho computador para acompanhar via on-line.sera que e possivel?

  251. janice marcia disse:

    sou cuidadora etrabalhava de segunda á sabado das 7 as 5 e guando era na segunda eu entrava de manhã e saia no uotro dia á noite. ela mim pagava 20 reais á mais no casa ela dava salário mas 20 reais nas folgas depois mudou começei ir de manhã e voltava no outro dia pela manhã só q o salário mudou ela disse q só trabalhamos 15 dias no mes e á noite ela não conta osalário e o transporte de minuio isso pode? eu gostaria q vc mim ajudasse á emtender.

  252. jeanine disse:

    Gostaria de saber se o cuidador que trabalha em casa de apoio a pacientes psquiátricos é igual ao idoso, quanto a horas e remuneração, folga. Obrigado

  253. tatiane marques disse:

    gostaria de saber valeres aproximadamente a ser pago para quen cuida de idoso
    e quais os direitos e deveres como ferias folgas
    des ja agradeço a a tençaõ

  254. Marilda Amaro disse:

    De fevereiro de 2007 até março/2009, tivemos duas pessoas (não formadas),cuidando de um parkisoniano em regime de plantão de 48 horas. No que ficou acertado, além do salário, pagou-se o vale-transporte e o INSS de autônomo durante todos os meses. O doente faleceu e não há mais necessidade das pessoas.
    Que direitos elas têm além do pagamento de mais um mês ( no caso, abril/09) a título de aviso prévio?Obrigada, Marilda Amaro

  255. Ana Maria Dietzold disse:

    Preciso para minha mãe de uma cuidadora ela quer trabalhar em dias alternados potanto 15 dias no mes qual é o valor da remuneração? Ela deverá chegar pela manhã às 7horas e trinta minutos tomar o café da manhã , almoçar e jantar provavelmente. Terá direito a féria de quantos dias? e quanto receberá pelas férias

  256. Sandrine Flores disse:

    Como classifico um cuidador de uma pessoa incapaz, sendo que o trabalho desempenhado pelo cuidador era realizado na sua propria residência, ou seja, o cuidador cuidava da pessoa deficiente não da residencia da empregadora, mas sim, na sua propria residencia, de maneira que a pessoa assistida praticamente morava com a cuidadora? Neste caso seria enquadrado como domestico? Qual a legislação aplicada a estes casos?

  257. Pedro disse:

    Eu entrei neste site em busca de resposta quanto a valores básicos praticados para pagamento de cuidadores, já que tenho necessidade deste tipo de profissional e estou sem base nenhuma.
    Mas somente encontrei perguntas sem resposta.
    Existe alguma área do site onde eu consiga essa informação ?

  258. beth disse:

    Gostaria de saber como pagarei uma pessoa que faz o serviço da casa e faz compahia para uma idoso , so que a idoso faz tudo sozinha, seria só para a pessoa não ficar sozinha. gostaria de receber a resposta pelo imail.

  259. maria josé disse:

    Minha irmã cuida de minha mãe e não pode trabalhar fora porque minha mãe teve AVC e não pode ficar sozinha. Na medida do possível ajudamos pois todos tem dificuldade. A pensão de minha mãe mal dá para comprar seus remedios e fazer uma compra. A minha irmã tem algum direito de receber para cuidar de mina mãe. E ela tem um bebe de 07 meses.

  260. virginia maria de oliveira disse:

    Tenho tres cuidadoras/domésticas que prestam serviços à minha irmã portadora da S.Down.Minha irmã mora sozinha e com os cuidados dos 3 “anjos”.A despesa é alta e venho questionando se a C. que atua no fim-de-semana (17 h. do sábado até 8 h. da manhã de segunda-feira =39 horas ,sendo 2 noites) tem direitos como venho pagando por 4 anos: férias acrescidas de 1/3 e 13% salário. Ela ganha mensalmente 370,00 reais.Sempre acrescento a porcetagem do salário mínimo anualmente.Ela atua em casa como massagista quando tem clientes.Em caso positivo quantos dias de férias ela tem direito?E o 13%???Gostaria de recebr resposta pelo meu e-mail se for possível.Grata

  261. Arlete Ikeda disse:

    Gostaria de obter informação de como fazer um curso especifico de CUIDADOR DE IDOSO, PARA PODER TRABALHAR NA ÁREA PLENAMENTE CAPACITADA.

  262. VANIA disse:

    CUIDO DE MINHA MAE HA 4 ANOS, DEIXEI DE TRABALHAR POR ISSO E TENHO QUE ME MANTER.qUERO SABER SE TENHO ALGUM DIREITO JUNTO AO INSS.

  263. Eleni machado disse:

    Cuido do meu pai ,ha 15 anos.desde q minha mae morreu.
    Tenho mais sete irmaos, q apenas visitam.
    E LE TEM 87 ANOS.
    gOSTARIA DE SABER,SE TENHO ALGUM DIREITO .
    N recebo nada de meus irmaos,sobrevivo com apenas,
    100 reais q ele me ajuda.
    Tenho algum direito ,com cuidadora de idoso.
    ATT. Elleni

  264. RACHEL disse:

    BOA TARDE.
    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO O REGISTRO EM CARTEIRA DE UM CUIDADOR DE IDOSO?
    QUAL NOMECLATURA UTILIZAR?
    QUAL CODIGO SE ENQUADRA NO INSS?
    NO AGUARDO.
    OBRIGADA

  265. Margareth disse:

    gostaria de saber como registrar um cuidador( salário, horas, e todos os beneficios de lei) Grata.

  266. MARCIA disse:

    tenho uma pessoa que cuida da minha nãe com Alzheimer, assinei a carteira dela como doméstica, ela trabalha de 08 às 18 h, folga sábados e domingos, pagamentos tb seu INSS integralmente e damos a passagem por fora, ela não tem curso próprio de cuidador, mas possui experiência anterior com boas referências, gostaria de saber se estamos agindo certo ?

  267. sueli disse:

    Li quase todos os comentários e perguntas e no entanto continuo sem saber qual o salário do cuidador de idosos.
    Fiz um acordo com 2 pessoas mas acho que mais tarde terei problemas.
    Uma chega às 20 horas e dorme no mesmo quarto que a idosa apenas para o caso de uma emergência.
    Pela manhã ela começa as suas tarefas e sai as 20 horas e aí entra a outra.
    Combinamos o salário de empregada doméstica e agora desejo assinar a carteira mas elas não querem pois dizem que vou sujar suas carteiras colocando empregada doméstica.
    Me esclareça. Já está muito difícil pagar 2 pessoas e se o salário for maior não sei como vamos fazer pois junto contribuição de filhos e netos para poder pagar a essas 2 moças.
    Obrigada.

  268. Ione Dias da Silva disse:

    Gostaria de saber como consigo o manual de cuidador de idosos pelo ministério da saude,e ual é o teto salarial do cuidador e sua carga horaria

  269. susi disse:

    Quero, saber se meu horario encaixa e o que estou ganhando e oequivale, para cuidar de uma idos, de 76 anos, eu vou no sabado entro as 12horas e saiu as 19horas, No domingo entreo as 7horas e saiu as 19horas, gonho 20 no sabado 30no domingo, esta correto , gosataria uma resposta

  270. gabriela disse:

    Bom dia,

    Sou advogada e estou com dificuldade de elaborar um contrato de prestaçao de serviço de cuidador de idoso.
    A duvida é se terá validade o cuidador ser contratado como prestador de serviço autonomo e ser remunerado pelas horas que prestar serviço ao idoso, contudo, quem assinará como contratante será uma enfermeira que assessora o serviço para varios idosos.
    Como a profissão ainda nao foi regulamentada, minha duvida é se seria valido este contrato?
    Desde ja agradeço a atençao.

  271. Ivete Carreras Pires disse:

    Tenho uma amiga que cuida de 4 velhinhos em sua própria casa, sendo que uma delas é minha mãe. Além disso moram na casa o seu marido e seus dois filhos, uma menina de 12 anos e um rapazinho de 14 anos. Ela é técnica em enfermagem, está com o COREN em dia e tem escritura do imóvel. Todos são totalmente dependentes e não andam sozinhos e os cuidados que ela dispensa à eles é exelente e os mesmos já foram incorporados à família, recebendo carinho e afeto de todos. Passo diariamente, após a saida do trabalho para ver minha mãe e tenho um ótimo relacionamento com eles inclusive ajudando em todos os cuidados com a minha mãe, pois sou provedora dela. Gostaria de saber se ela pode fazer isso, pois alguém falou que se ela for denunciada à secretaria de saúde, poderá ser autuada e ter de devolver todos para os familiares.

  272. Elinete disse:

    Preciso contratar um acompanhante para minha sogra, idosa, gostaria de saber o piso salarial da categoria, pesquisei e vi que o acompanhante de idoso está enquadrado na categoria de serviços domésticos. Mas eu devo resgistrar como acampanhante ou doméstico?. É obrigatório pagar o FGTS? qual é o sindicato dessa categoria?

    Obrigada! aguardo uma resposta!

  273. Toninho Raphael disse:

    … Minha Mãe tem acompanhantes 24 horas por dia, como devo registra-las,
    na carteira de trabalho.
    …. Fico no aguardo de respostas.

    OBRIGADO.

  274. Cara Luana,
    Todo trabalhador doméstico (cuidador de idosos está inserido nas profissões domésticas, pelo Ministério do Trabalho) tem direito a pelo menos o salário mínimo. A não ser que haja outro salário previamente combinado (maior que salário mínimo) entre patrão e empregado, constado na Carteira Profissional. Lembrar das férias, 13º salário, carteira assinada e FGTS.
    Abraços,
    Márcio Borges

  275. luana disse:

    ola gostaria de saber qual seria meu salario correto ja que cuido de uma idosa de segunda a sabado com folga aos domingos e faço alem disso o serviço domestico da casa nao tenho nenhuma graduaçao na area
    obrigada pela atenção

  276. Caro Hary,
    Que 2009 seja de paz e de saúde para você e para os seus!
    Espero que entenda a demora desta resposta, pois além de ser período de festas e de muitas atividades e feriados, estamos reformulando totalmente o portal CUIDAR DE IDOSOS e colocando para semana que vem mais um simpósio no ar!
    Quanto a sua pergunta: acho justo a sua preocupação e também a remuneração por serviços prestados, já que sua mãe pode dispor disto. Mas o que importa aqui também é o aspecto legal e aí uma orientação de profissional advogado pode esclarecer muitas coisas. Outro aspecto também é se sua mãe tem ou não tem condições de gerir sua própria vida e gerir seus bens. Se é lúcida e está em condições de gerir bens e pessoas, ela mesma poderá dispor de seus bens do jeito que melhor achar.
    Abraços, Márcio Borges
    Editor de conteúdo

  277. hary schweizer disse:

    Pergunta:
    mensagens postadas neste Blog não merecem e/ou recebem respostas?
    Postei mensagem dia 24/12…

  278. eduardo cunha disse:

    Como posso encontrar cuidadores de idosos em Santos/SP?

  279. hary schweizer disse:

    Dr. Márcio,
    tenho minha idosa mãe (96 anos) morando comigo, sendo que ela está sob nossos (meus e de minha esposa) cuidados. Ela, além das limitações naturais da idade (surdez, semi-cegueira, fraqueza, debilidade de movimentação), não está doente mas requer olhar atencioso e constante 24 horas por dia. Ela recebe uma boa pensão, sendo que faz pouco uso dela, o que gera por consequencia uma sobra mensal de caixa.
    Nossa pergunta é: ainda que sejamos familiares, temos o direito de subtrair a nosso favor alguma percentagem do valor da pensão a título de pagamento pelos cuidados prestados, pelas horas a ela dedicadas e pela subtrração de uma boa parcela de nossa vida particular?
    Existe amparo legal para tal procedimento?
    Aproveitando, FELIZ NATAL
    HARY

  280. Luciana disse:

    OLá, gostaria de tirar uma dúvida. Sobre os direitos do cuidador. Percebi que vcs coclocaram um manual, mas percebo que não se encaixa com a realidade daqui de casa. Minha mãe contratou uma moça p cuidar do meu avô. Ela vem pela manhã, entre 7h e sai no máximo 9h. Voltar 18:30 e sai no máximo 19:30. Vem só p dar banho em meu avô e colocar o desejum e o jantar. Ela ainda assim tem direitos a 13º, férias e etc?

  281. Beatriz Soares disse:

    Estou contratando uma cuidadora para meus pais idosos. Ele, com começo do mal de Alzhaimer e ela hipertensa. Porém, seria apenas para dormir com eles, sem necessidades especiais de cuidados. Qual deveria ser o salário. Aguardo ansiosa a resposta, e agradeço, antecipadamente.

  282. ana cristina cruz santos disse:

    moro em salvador gostaria de um emprego de cuidsadora de pessoas

  283. quiteria disse:

    quero saber quais sao os meus direitos como cuidadora porque cuido de uma senhora de 73 anos que tem mal de parkson

  284. quiteria disse:

    quais os meus direitos na carteira de trabalho perante a lei.

  285. Aline disse:

    Preciso contratar uma cuidfadora de idoso, por isso preciso saber o piso da categoria assim como férias, folgas etc. Aguardo contato o mais breve possível Grata Aline

  286. Ana Cristina Bonfim Pereira disse:

    Eu trabalho com uma idosa a um ano e seis meses e até hoje não assinaram minha carteira de trabalho,então precisei fazer uma cirurgia a cinco meses atráz e não tive direito a nada inclusive perguntei já em varios orgãos e fica em um jogo de empurra e ninguém sabe imformar realmente se tenho direito ou não.Classificar nosso trabalho como domestica é horrível pois não tem nada haver a final estamos cuidando de uma pessoa e não de um objeto ou coisa assim.Estou muito triste pois dedicamos nosso tempo dando amor,carinho ,atenção,dedicação e o que cobramos é tão pouco.Obrigado pela atenção e gostaria que voçês respondessem.beijos.

  287. ana oliveira disse:

    Cuido de uma senhora a 9 anos e só agora fui registrada como cuidora, confesso que não conhecia esta profissão, p/ mim eu seria registrada como acompanhante, fiquei surpresa com o nome. mas fiquei um pouco chateada porque fui informada que trabalhando como cuidadora e trabalho na residencia da pessoa fui classificada como doméstica e por isso só terei direito a 20 dias de férias, gostaria muito de saber se o empregador está agindo corretamente. espero uma resposta anciosa. um abraço e muito obrigada.

  288. ELISON disse:

    gGOSTARIA DE SABER SE POSSO EMITIR UM CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO POR TEMPO DETERMINADO PARA O CUIDADOR DE IDOSO. QUAL O TEMPO MAXIMO DESTE CONTRATO CASO POSSA E QUE DIREITO E SALÁRIO ELES TEM DIREITOS. GRATO,ELISON…

  289. Maria Vitorino dos Santos disse:

    Trabalho como cuidadora a 2 anos e 6 meses,e os meus patrões não me pagam fundo de garantia .Gostaria de saber se tenho direito?

  290. Vera Vianes disse:

    Prezado Márcio,
    Como faço para baixar os vídeos para utilizar com alunos. E mais, posso passar
    os vídeos em sala de aula?
    Acredito que precisamos ouvir e discutir sobre o envenhecer com mais qualidade de vida.

  291. Mariana Araujo disse:

    Quero saber quanto ganha uma pessoa que trabaha de acompalhante no final de semana e dorme.
    A pessoa entra no sábado de manhã e só sai na segunda de man~ha

  292. Denize disse:

    Tenho uma pessoa idosa em casa e gostaria de saber quanto ganha um cuidador de idosos, qual é o horário de trabalho dele e o que ele tem que fazer.
    Fico no aguardo, preciso de resposta o quanto antes

  293. sandra de carvalho disse:

    gostaria de saber se a ciudadora de idoso tem direito ao auxilio desemprego

  294. Joana ramires Dunin disse:

    Gostaria de saber se eu como cuidadora de idosos registrada tenho direito a auxílio desemprego?

  295. isilda disse:

    minha irma cuida integralmente da mae idosa e com derrame a mais de 10 anos sem receber salario, apenas o pouco que os irmaos podem ajudar, pois todos sao humildes sem condiçoes de pagar um salario. esta irma deixou de trabalhar para poder cuidar da mae, mas a sua vida e dificil, ja que ela (a irma) tem sindrome do medo e so sai de casa para receber a pensao da mae e comprar os remedios, nao sobrando quase nada para comprar por exemplo, um roupa para ela mesma. eu gostaria de saber se existe um meio de ela receber algum beneficio do inss e como podemos ajudar minha irma. grata

  296. ELAINE AGUIAR DE BARROS PINTO disse:

    OLÁ,TRABALHO COMO CUIDADORA EM UM ASILO A 7 ANOS,E SOU A FAVOR DA CAPACITAÇÃO DOS CUIDADORES DE IDOSOS PARA MELHOR ASSISTILOS EM SUAS NECESSIDADES.ACHO QUE A PROFISSÃO DEVERIA TER MAIS ATENÇÃO,TER UM CONSELHO ONDE OS CUIDADORES FOSSEM REGISTRADOS,COMO NA ÁREA DE ENFERMAGEM,POIS ESSA PROFISSÃO SE TORNOU TÃO IMPORTANTE QUANTO OUTRAS RELACIONADAS AO IDOSO.O CUIDADOR É QUEM FICA 24 HORAS COM O IDOSO,SABE DO QUE ELE GOSTA O QUE SENTE O QUE PRECISA,POR ISSO ACHO QUE DEVERIA SER COBRADO UMA QUALIFICAÇÃO PARA ESSA PROFISSÃO,ATRAVÉS DE CURSOS.E A CRIAÇÃO DESSE CONSELHO SERIA FUNDAMENTAL PARA TERMOS NOSSOS DIREITOS GARANTIDOS.

  297. Caros Marcos, Adirley e Ester,
    O Sr. Jorge Roberto, presidente da Associação de Cuidadores de Idosos de Minas Gerais, me informou sobre o site da ACI-MG e que lá tem todas as informações sobre os direitos trabalhistas da categoria. É bem informativo e completo, vejam os links da ACI-MG:
    http://www.aciminas.com.br/index.php?p=conteudo&pid=32
    http://www.aciminas.com.br/index.php?p=conteudo&pid=29
    Qualquer dúvida pode se dirigir a ACI-MG ou ao portal CUIDAR DE IDOSOS.
    Um Abraço!

  298. Ester Matos disse:

    Olá! Estou atuando nesta área mais ainda não sei qual é o teto salarial,nem qual é a qualificação que devo ser registrada.conto muito com este apoio. Obrigada.

  299. Adirley Heringer disse:

    Olá, estou começando a atuar na área de cuidador e gostaria de saber se existe um piso salarial para a categoria e se houver qual é o valor?
    Obrigado, aguardo o contato.

  300. marcos disse:

    cuido de uma idosa e iram assinar minha carteira como domestica,alegando que nao existe a profissao cuidador de idoso.Qual deve ser a qualificaçao na carteira?
    obrigado pela atençao.

  301. O meio mais fácil é baixar (download) aqui mesmo nesta página, uma versão em pdf.
    É só clicar no final do blog, antes do vídeo da semana.
    Se quiser esperar, até amanhã sairá um novo post deste blog, cujo assunto será justamente comentários sobre o manual do cuidador do Ministério da Saúde. Abraços!

  302. renata disse:

    Eu queria saber por favor como receber a cartilha o manual do cuidador de idoso fornecido pelo ministério da saúde.

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

Enquete

Você já baixou o aplicativo do livro SETE HISTÓRIAS DE ALZHEIMER? É GRÁTIS SOMENTE ESTA SEMANA!

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: