Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 28/09/2008

A- A+

Dia internacional do idoso

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

Na véspera das eleições municipais e fazendo referência ao dia internacional do idoso, me sinto motivado a pensar sobre a nossa cidade em relação ao cuidado com a pessoa idosa. Juiz de Fora, reflexo da realidade nacional e mundial, está envelhecendo. Sua população é composta por um contingente considerável de pessoas com mais de 60 anos: aproximadamente 52 mil cidadãos. Eleitores idosos representam, segundo notícias veiculadas recentemente na mídia local, quase que 35 mil idosos exercendo o seu direito ao voto. Pois bem. Dia  primeiro de outubro é o dia internacional do idoso!  Encorajado, cabe a pergunta: como vive a pessoa idosa na nossa cidade? Pergunta difícil de responder. É difícil, porque não conhecemos de fato, quem é essa população – o que ela pensa sobre a cidade. Sua voz está abafada.

Chama atenção os números. Em contrapartida, posso afirmar que precisamos avançar enquanto cidade no trato público dirigido ao cidadão da Terceira Idade. Queremos Juiz de Fora, uma cidade amiga do idoso. Há que se reconhecer, que no contexto brasileiro, estamos na frente. Temos o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a Universidade com a Terceira Idade-UFJF, Centro de Convivência do Idoso/AMAC-PJF, Departamento de Saúde da Terceira Idade/Secretaria de Saúde-PJF. O SESC. As Instituições de Longa Permanência para Idosos(ILPIs), que são os abrigos, clínicas, casas de repouso, pousadas, etc.

O desafio está colocado: como buscar o atendimento às várias e complexas necessidades dos cidadãos idosos, com os poucos recursos financeiros públicos em meio aos antigos e sérios problemas das novas gerações- da infância e adolescência? O Poder Público sozinho não dá conta desse enfrentamento. É preciso unir forças. Pode parecer um lugar comum, mas é fundamental a participação de toda sociedade. Além de gestores comprometidos com políticas públicas eficientes. Penso também que os idosos têm responsabilidade política sobre o destino da cidade. Participar. Para isso, a cidade precisa, por seu turno, proporcionar um ambiente urbano favorável a essa participação da gente idosa. Como pertencer à cidade, se as calçadas das ruas estão cheias de buracos? Se o sinal de pedestre é para atletas olímpicos? Se o degrau do ônibus é altíssimo? Certamente que ficar em casa pode ser mais seguro.

Devemos aos idosos, sem dúvida. A responsabilidade pública sobre as condições de vida deles ainda é muito pequena. Não temos tradição nem cultura, na atenção aos velhos. Há tempo para mudança. Entre outras transformações societárias do mundo globalizado, o envelhecimento populacional é uma realidade. Mais da metade da população mundial passou a morar em cidades. Estudos da área indicam que para 2030, cerca de três em cada cinco pessoas viverão nas cidades. Os idosos não querem mais o tricô, o crochê e o chinelo. Querem participar ativamente da cidade. Se não são convidados, farão por si só uma outra realidade, uma outra velhice.

Para o(a) próximo(a) prefeito(a) um pedido: quero uma cidade para todas as idades. Para os idosos: compareçam às urnas no próximo domingo, 05/10/08. Na esperança de dias melhores, parabéns pelo dia internacional do idoso.

PITICO

———————

NÃO VAMOS DEIXAR ESTE NATAL PASSAR EM BRANCO PARA OS NOSSOS IDOSOS DEPENDENTES!

VAMOS FAZER UMA GRANDE CORRENTE DE SOLIDARIEDADE E DE PARTICIPAÇÃO CIVIL, ELEGENDO O DIA 20 DE DEZEMBRO DE 2008, COMO O DIA DO ESFORÇO BRASILEIRO PARA APOIAR O MANIFESTO DA CARTA DE PERNAMBUCO. QUEREMOS QUE TODOS OS NOSSOS LEITORES E SUAS FAMÍLIAS CONSIGAM TODAS AS ASSINATURAS QUE PUDEREM, NESTE DIA 20 DE DEZEMBRO!

Algumas idéias que podem ser realizadas:

  • Telefonar, mandar e-mails, conversar com todos os familiares e amigos solicitando acesso ao portal e fazendo a sua assinatura da CARTA DE PERNAMBUCO.
  • Contactar com as LAN-HOUSES de seu bairro, pedindo apoio e colocando um computador conectado para que todos os vizinhos possam fazer a assinatura gratuitamente!
  • Colocar anúncios gratuitos no jornal de sua cidade, nas rádios e na tv!
  • Colocar seu computador ou notebook em locais públicos, onde o acesso por banda larga wireless é possível (aeroportos, rodoviárias, shoppings, colégios, universidades…) e colocar faixas convidando a população para assinar eletronicamente o manifesto.
  • MANDE-NOS SUAS IDÉIAS TAMBÉM!

SOMENTE A PARTICIPAÇÃO E O APELO DE TODO UM GRANDE SEGMENTO DESTE NOSSO GRANDE PAÍS É QUE FARÁ NOSSOS GOVERNANTES ATENDEREM ESTA CARTA DE PERNAMBUCO, EM FAVOR DOS PORTADORES DE ALZHEIMER E DE SUAS FAMÍLIAS!

Dados pessoais
Envie seu artigo
 

cforms contact form by delicious:days

José Anísio da Silva

- jaspitico@yahoo.com.br

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 1 Voto(s)
Loading ... Loading ...

Ainda sem comentários em “Dia internacional do idoso”

  1. Maria Goretti Simões disse:

    Prezado Pitico mais uma vez parabens pelo texto,assim como você, acredito neste processo de conscientização sobre a participação política para melhorarmos a qualidade de vida de nossos idosos,siga em frente….
    Grande abraço,
    Goretti

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: