Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 24/09/2008

A- A+

Cuidadando do idoso portador da doença de Alzheimer

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

Não se deve confundir alterações causadas pelo envelhecimento normal com distúrbios causados pela demência, erro comumente cometido. Senescência é o processo natural de envelhecimento; nele muitas mudanças acontecem mas são consideradas normais. Algumas alterações de memória e outras funções cognitivas são comuns em idosos sadios. A senilidade é o processo de envelhecimento com a instalação de uma patologia. Porém as manifestações de uma doença não acontecem “da noite para o dia”. Vão surgindo, pouco a pouco. Na demência, há um declínio lento de habilidades em administrar as responsabilidades em casa, nas atividades sociais. A perda de memória sempre ocorre na demência, mas não espere que este fato aconteça primeiro. Na verdade, quando percebemos uma falha importante na memória da pessoa idosa, muitas outras alterações já aconteceram e foram desconsideradas, ou seja, não foi dada a atenção necessária e muito menos procurado um atendimento médico especializado. Observem alguns exemplos:

  • O idoso está com dificuldades para realizar tarefas antes feita com muita facilidade?
  • Encontra desculpas poucos razoáveis para os problemas que vêm enfrentando com a memória?
  • Tem explosões de raiva sem motivo relevante?
  • Muda bruscamente de comportamento, saindo da alegria para o mau humor em curto espaço de tempo?
  • Durante um diálogo, cala-se e fica procurando palavras?
    Tem dificuldade para escolher roupa apropriada e combinada para momentos diferentes?
  • Confunde dias e horários e deixa de cumprir compromissos?

Uma paciente sob meus cuidados, ainda na fase inicial da demência, vinha se vestindo de forma muito estranha. Colocava tênis com saia, calça xadrez com blusa estampada, roupa de frio no calor. Usei a seguinte estratégia, pensando em preservar a sua autonomia e independência e garantir a manutenção da sua relação sócia familiar: coloquei folhas de papel sulfite por dentro das portas dos armários, escritas com letras bem legíveis: roupas de usar com tênis, conjuntos para o dia-a-dia, conjuntos para finais de semana, roupas de verão, roupas de inverno. Fizemos isso juntas e eu coloquei que seria importante a presença dela para me ajudar.

Uma coisa é certa: as pessoas não mudam. Mesmo demenciadas, elas sempre irão demonstrar traços de sua personalidade. Pessoas agressivas vão continuar sendo agressivas e muitas vezes aumentam esta característica. Pessoas que são descontraídas, cômicas, irão continuar sendo assim. Pessoas medrosas geralmente ficam ainda com mais medos e geralmente infundados. Cabe aos cuidadores de idosos, através de conversa descontraída, perceberem as características destas pessoas, acolhendo-as com carinho, respeitando suas individualidades e sempre as conduzindo para que estejam seguras.

Zulmira Elisa Vono

———————

NÃO VAMOS DEIXAR ESTE NATAL PASSAR EM BRANCO PARA OS NOSSOS IDOSOS DEPENDENTES!

VAMOS FAZER UMA GRANDE CORRENTE DE SOLIDARIEDADE E DE PARTICIPAÇÃO CIVIL, ELEGENDO O DIA 20 DE DEZEMBRO DE 2008, COMO O DIA DO ESFORÇO BRASILEIRO PARA APOIAR O MANIFESTO DA CARTA DE PERNAMBUCO. QUEREMOS QUE TODOS OS NOSSOS LEITORES E SUAS FAMÍLIAS CONSIGAM TODAS AS ASSINATURAS QUE PUDEREM, NESTE DIA 20 DE DEZEMBRO!

Algumas idéias que podem ser realizadas:

  • Telefonar, mandar e-mails, conversar com todos os familiares e amigos solicitando acesso ao portal e fazendo a sua assinatura da CARTA DE PERNAMBUCO.
  • Contactar com as LAN-HOUSES de seu bairro, pedindo apoio e colocando um computador conectado para que todos os vizinhos possam fazer a assinatura gratuitamente!
  • Colocar anúncios gratuitos no jornal de sua cidade, nas rádios e na tv!
  • Colocar seu computador ou notebook em locais públicos, onde o acesso por banda larga wireless é possível (aeroportos, rodoviárias, shoppings, colégios, universidades…) e colocar faixas convidando a população para assinar eletronicamente o manifesto.
  • MANDE-NOS SUAS IDÉIAS TAMBÉM!

SOMENTE A PARTICIPAÇÃO E O APELO DE TODO UM GRANDE SEGMENTO DESTE NOSSO GRANDE PAÍS É QUE FARÁ NOSSOS GOVERNANTES ATENDEREM ESTA CARTA DE PERNAMBUCO, EM FAVOR DOS PORTADORES DE ALZHEIMER E DE SUAS FAMÍLIAS!

Dados pessoais
Envie seu artigo
 

cforms contact form by delicious:days

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 1 Voto(s)
Loading ... Loading ...

5 comentários em “Cuidadando do idoso portador da doença de Alzheimer”

  1. nilmo de souza sales disse:

    Estou com um problema muito sério,minha mãe 74 anos, é portadora do mas de Alzheimer,adquiriu uma mania de não tomar banho e não ha nada que possamos fazer para que ela tome banho,temos que chegar ao cúmulo de ter que banha-la a força, embora isso seja extremamente dificil e penoso para nós por termos consciência de que essa atitude é uma forma de violencia.Se alguem ja passou por essa dificuldade e conseguiu solucionar por favor nos ajude.Obrigado.

  2. Ana Luiza de Oliveira disse:

    Olá Aqui estou outra vez pedindo sua ajuda, como você já sabe minha avó tem Mal de Alzheimer, ela tem 86 anos, e vem apresentando certos comportamentos estranhos: Todos os dias na maioria das vezes no café da manhã ela chorar mas de uma maneira muito esquisita parece estar soluçando de tanto que chora, e pede para minha mãe sempre a mesma coisa se ela mora sozinha, por que ela está sozinha, onde estão os filhos dela, repete sempre que está tonta e que vai ficar louca e que não sente um lado da cabeça, até já virou rotina por que é sempre a mesma novela logo cedo ela já levanta com o texto pronto para queixar-se de tudo e de todos.
    As vezes acho que minha avó está fingindo mas também ela não ficaria numa farça por muito tempo.
    Por que ela era ativa, vaidosa, caprichosa, mas agora está tudo ao contrário, dependente totalmente, só lembra de comer ela quer comida toda hora, come e já diz logo em seguida que não comeu, se possível gostaria de exclarecimentos ou indicações do que devo fazer a respeito dos comportamentos estranhos de minha avó (principalmente o choro, e o fato dela dizer que vai ficar louca e que não sente um dos lados da cabeça).
    Mal de Alzheimar faz isso mesmo?
    Obrigada mais uma vez pela sua atenção.

  3. Ana Luiza de Oliveira disse:

    Eu gostaria de saber mais informações sobre mal de alzheimer, por motivo que a minha vó vem apresentando os mesmos sintomas relatados no texto acima, se possível exclarecimentos sobre o assunto, um exemplo do que minha vó vem fazendo é: Não reconhece familiares mesmo filhos que moram próximos, troca dias, meses, anos, datas comemorativas, horas, não sabe em que localidade está, troca de humor constantemente, fica agressiva e ao mesmo tempo chora parecendo uma criança, precisa de ajuda no banho para se vestir, não cozinha mais, nem os dentes ela escova se não fica falando, banho só mesmo mandando, então gostaria de uma orientação para que medidas devem ser tomadas e como os familiares devem agir perante tal situação, obrigada pela sua atenção.

  4. Maria Loir. disse:

    Sou cuidadora de portadores de alzheimer em Florianópolis egostaria de receber livretos pesquizas me interesso muito por esse prolblema que a cada dia aumenta muito. Eu trabalho em uma clinica de portadores e sinto bastante falta de infomações. Gostaria de colocar mais livros e pesquisas ao alcanse de familiares.

  5. Solange disse:

    Senhora Zulmira,
    Minha mãe tem o mal de Alzheimer e às vezes não me conhece e fica muito agitada. Não quero perder a paciência, mas ela me provoca muito, falando que não sou sua filha. Devo insistir falando que sou… devo deixar para lá… o que faço?

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: