Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 03/09/2011

A- A+

Cuidador de idosos – Quanto vale?

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  
Cuidador de idosos Quanto vale Cuidador de idosos   Quanto vale?

Cuidador de idosos - Quanto vale?

Terminamos hoje uma pesquisa extremamente esclarecedora, sobre o que o Brasil acha dos profissionais cuidadores de idosos. A pergunta feita na enquete da home page desse portal durante os últimos 14 dias foi: “Quanto vale o trabalho de um cuidador de idosos?”

Uma amostra muito boa de internautas respondeu essa pesquisa e temos algumas considerações a fazer, com as 4 respostas que foram escolhidas. Cerca de 372 pessoas assinalaram o quesito que achavam mais correto e tivemos alguns resultados bastante animadores.

1- O cuidador de idosos está mais valorizado: apenas 3% dos entrevistados responderam que o cuidador não deveria receber mais que 1 salário mínimo. 36% acham que os cuidadores de idosos devem ganhar 2 ou mais salários mínimo. Há apenas uma década atrás, quase todos eram de opinião que o salário mínimo era a base do salário de um cuidador.

2- O salário do cuidador de idosos varia de acordo com as regiões do Brasil: 22% dos entrevistados afirmam que o salário de um cuidador varia de acordo com a região e poder aquisitivo da população brasileira. Certamente, nas regiões sudeste e sul, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo, Rio de janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, a valorização do cuidador é maior. Porém, lembramos que também o custo de vida nos grandes centros é maior que em cidades do interior.

3- O salário depende do cuidador e do trabalho que o idoso dependente acarreta: fica claro que a valorização e o salário do cuidador de idosos passam pela sua qualificação, pela sua capacitação e pelas suas referências. O cuidador de idosos deve entender que o seu conhecimento e sua capacitação é o seu capital. Mais da metade dos entrevistados (58%) deixaram isso bem claro. Outra observação retirada da pesquisa mostra que, quanto mais dependente é o idoso, mais valorizado é trabalho do cuidador. As famílias deverão levar em conta a dependência e o trabalho que o idoso dará ao cuidador, quando for calcular o valor do salário do cuidador.

O portal Cuidar de Idosos colocou vários artigos sobre esse assunto e listamos abaixo:

http://www.cuidardeidosos.com.br/qual-e-o-salario-do-cuidador/

http://www.cuidardeidosos.com.br/exploracao-cuidadores-nao-aguentam-mais/

http://www.cuidardeidosos.com.br/guia-trabalhista-para-cuidador-de-id/

http://www.cuidardeidosos.com.br/tudo-sobre-a-profissao-de-cuidador-de-idosos/

Para terminar, gostaríamos de pedir a todos nossos internautas que escrevessem suas opiniões, nos comentários desse post, sobre essa pergunta: ”Quanto vale o trabalho de um cuidador de idosos?”

Editorial Cuidar de Idosos

- portalcuidardeidosos@gmail.com

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 6 Voto(s)
Loading ... Loading ...

5 comentários em “Cuidador de idosos – Quanto vale?”

  1. rosemary disse:

    Eu moro na Espanha, trabalho ja faz 5 anos em uma residencia de ancianos, e um trabalho muito duro porque ha pessoas independentes e outras que e totalmente dependentes, com sondas nasogastricas , orinarias, aqui fazemos muitas coisas que deveria fazer uma emfermera, e este trabalho nao esta valorado como devia aqui.

  2. eu acho um absurdo cuidador ganhar essa micharia deveria ganhar bem por que nao e facil botar fralda limpar nessecidade e ainda dar banho deveria ganhar mas mas ninguem quer dar valor a ninguem fazer o que ne eu nao posso reclamar do meu emprego la ela paga direitinho

  3. Cara Adelaide,
    Infelizmente, não podemos responder sua pergunta, pois não temos uma equipe de pesquisadores ou de economistas para dizer o valor médio de uma cuidadora de idosos na cidade de São Paulo. Se essa pesquisa existe, não a conhecemos. Temos certeza, porém, que haveria muita discrepância nos valores, pois esse tipo de mercado ainda não está regulado, não há sindicato de classe e nem a profissão é regulamentada por lei federal.

  4. adelaide de siqueira disse:

    Tudo muito bacana, tudo muito bonito. Só que não há nenhuma indicação efetiva do valor a ser pago ao cuidador de idosos. Preciso contratar um cuidador e não sei o valor do salário médio numa cidade como São Paulo!
    Afinal quanto vale o trabalho é uma questão relativa. O que importa é: qual o salário médio pago em cada região cidade, etc.

  5. Paula Rosane disse:

    Ola, Boa noite
    Ja ouvi dizer q algumas pessoas ganham por dia, outras por mês, vejo algumas pessoas dizerem q ganham 600/800/900/1200, realmente
    gostaria de saber qto. vale o trabalho de alguem q fique soh como cia., q nao precise administrar medicaçao de hora em hora, nem dar comida na boca, nem empurrar cadeira, trocar fraldas, trabalho q exija dedicaçao enqto. o cuidador esta com o idoso. Qto. vale o profissional q chega as 19:00, não precisa oferecer refeiçao nem prepara-la, q faz cia. assistindo TV, q faz suas leituras enqto. o idoso dorme e sai as 7 da manha? será q eese profissional vale o mesmo do q aquele q exige dedicaçao total? gostaria de saber se ha diferença, por fvor?? Obrigada Paula

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você já baixou o aplicativo do livro SETE HISTÓRIAS DE ALZHEIMER? É GRÁTIS SOMENTE ESTA SEMANA!

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: