Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 25/09/2011

A- A+

Convivendo com Alzheimer… Por quê?

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  
Convivendo com Alzheimer... Por quê Convivendo com Alzheimer... Por quê?

Convivendo com Alzheimer... Por quê?

Porque a população de idosos está cada vez maior, e o Brasil está se tornando uma das seis maiores populações de idosos do mundo, com mais de 21 milhões de pessoas na terceira idade. É uma grande conquista!

Porque com o envelhecimento populacional, também está aumentando a incidência de doenças típicas desta faixa etária, destacando-se as doenças cardíacas e cerebrais!

Porque dentre as doenças cerebrais, as demências vêm surgindo com uma força cada vez maior, a ponto de serem apontadas como uma das grandes epidemias do século XXI!

Porque dentre as demências, a doença de Alzheimer é a principal e de maior prevalência, respondendo com cerca de 60% delas!

Porque toda a família adoece, quando o idoso é portador da doença de Alzheimer!

Porque é uma doença da qual não se sabe ainda a causa, não se tem um diagnóstico que ajude a confirmar e não possui tratamento curativo e adequado!

Porque mesmo não tendo um tratamento adequado, é dito que podem existir doenças sem cura, mas não existem idosos intratáveis!

Porque conviver é viver, compartilhar, ajudar, receber ajuda, amar e ser amado por alguém. Aqui o nosso grande elo de convivência é o idoso com demência: nosso pai, nossa mãe, nossa irmã e irmão, nosso tio e tia, nosso familiar!

Porque já se sabe que o melhor tratamento que se pode dar ao idoso com Alzheimer é a ajuda da família, o carinho da família, a união da família e o conhecimento sobre a doença, que a família aprende!

Porque se o cuidador familiar está bem, a família ajuda e todos se preocupam, o idoso terá um melhor conforto na luta contra esta doença tão devastadora!

Porque somente aliando solidariedade à informação, é que poderemos todos conviver melhor com Alzheimer!

Márcio Borges

Geriatra - marcioborges@cuidardeidosos.com.br

Mais Antigo

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 9 Voto(s)
Loading ... Loading ...

3 comentários em “Convivendo com Alzheimer… Por quê?”

  1. Sou cuidadora de idosos e tecnica de enfermagem.
    Quero dizer que ainda não cuidei de paciente com Alzhmer,
    mas sei que é muito triste .
    O cuidador tem que ter muito carinho e amor para cuidar
    de idosos com essa doença.Mas deus dar tudo que precisamos.
    Abraços.

  2. Scheilla disse:

    Boa tarde.
    Minha sogra tem Alzheimer . A doença já foi diagnoticada após exames e testes.
    Nosso problema está sendo em cuidar dela, pois não reconhece que está doente. Ela mora sozinha desde que ficou viúva e acha que a cabeça está funcionando muito bem além das pernas e braços. É uma pessoa extremamente desconfiada e acha que uma pessoa, seja empregada ou acompanhante, vai ficar “fuçando” as coisas dela, como diz. A única filha mora em uma outra cidade, meu marido e o irmão também trabalham na propriedade rural da família,que fica distante, eu e minha cunhada trabalhamos e estudamos, não temos como nos dedicarmos a só cuidarmos dela … Não sabemos mais o que fazer em relação a ela. Quando falamos que ela não pode mais ficar sozinha, fica agressiva, com muita raiva.
    Devemos ser taxativos e obrigarmos que aceite ser cuidada? Porque se não fizermos isso, a qualquer hora vai acontecer uma tragédia com ela dentro de casa!
    Não sabemos que atitude tomar com uma pessoa que tem Alzheimer e não admite ninguém na casa dela. Nos dê uma luz, por favor!

  3. Maria Helena disse:

    Não é preciso necessariamente ter a doença de Alzaimer, mas a demencia, provocada por avcs….tambem é demaciado doloroso, ver a pessoa que amamos se apagando cada segundo….mas ao meu ver isso vem a nos dar uma lição para nos que cuidamos, ao qual iremos perceber lá na frente ou no nosso dia-adia, peço ao nosso bom Deus que cuide de mim, para cuidar de meu pai, sigo aqui pensando, a dor é muito grande.

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: