Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 19/09/2008

A- A+

Apresentando a enfermagem gerontológica

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

É com enorme satisfação que apresentamos mais uma articulista para nosso time de blogueiros do portal CUIDAR DE IDOSOS. Trata-se de Zulmira Elisa Vono, enfermeira pela Universidade Federal de Minas Gerais, com larga experiência assistencial, docência, consultoria e assessoria em diferentes áreas da enfermagem e Gerontóloga pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Também é autora do livro que já mostramos, aqui no blog do Cuidador: ENFERMAGEM GERONTOLÓGICA: ATENÇÃO À PESSOA IDOSA. Seja bem vinda, Zulmira!

————————————————————————————————————-

A Enfermagem é uma profissão de destaque na assistência qualificada à saúde, ou seja, é esta categoria profissional, sob a coordenação do enfermeiro, que se responsabiliza pelo ato de cuidar. Ao tratarmos do cuidado à pessoa idosa, este cuidado intensifica porque a sutileza das manifestações é de uma especificidade muito grande. A Enfermagem Gerontológica, tem o objetivo de acolher e cuidar da população idosa, considerando sua totalidade biopsicossocial, estimulando o autocuidado, a autonomia e a independência. Propõe ainda dar suporte à sua família e comunidade na compreensão do processo de envelhecimento como parte integrante do ciclo da vida, minimizando os danos e seqüelas, visando à promoção da saúde e da qualidade de vida. Além do conhecimento específico em sua área de competência e o desempenho técnico adequado, o Enfermeiro Gerontólogo deve desenvolver aptidões e qualidades singulares como a maturidade e a capacidade de adaptação; a empatia e a sensibilidade; o humanismo e a ética; a objetividade e o espírito de crítica; o sentido social e comunitário; a flexibilidade, a visão ampla e a criatividade, tendo em vista que cada idoso é um ser humano diferente e diferenciado.

Os cuidados gerontológicos de enfermagem são singulares e correspondem às reais necessidades identificadas nos diferentes idosos. É necessário repensar a assistência de enfermagem ao idoso, associando a teoria à prática.  Deve ser baseada na capacidade técnica de avaliação correta da problemática instalada, de intervenções educativas, preventivas, precoces e eficientes, além de conhecer os sistemas de saúde de apoio com os quais possa contar, considerando as suas limitações físicas, psíquicas e ambientais, sociais, econômicas e financeiras.

O processo do adoecimento tem um grande e extenso significado, para o idoso,  familiares e cuidadores.  A Enfermagem Gerontológica, fundamentada na ciência e na arte do cuidar da pessoa idosa, deve entender o cuidar como sendo uma atividade que vai além do atendimento às necessidades básicas no momento em que está fragilizado. Trata-se de assumir um compromisso com o cuidado existencial, que envolve o autocuidado, a autoestima, a autovalorização, a cidadania do idoso, dos familiares e cuidador.

O cuidador, seja ele familiar ou profissional, tem grande importância na assistência à pessoa idosa. Ele deve receber de toda equipe de saúde e principalmente da Enfermeira Gerontóloga, as informações necessárias para estar atento a sinais e sintomas da pessoa que está sendo cuidada.

Existem sinais e sintomas próprios do envelhecimento; são manifestações da senescência. É muito importante que o cuidador conheça e reconheça estas manifestações e as transmita para a enfermeira responsável pelo atendimento, que deverá dar as explicações cabíveis, tranqüilizando o cuidador e a pessoa idosa. Há ainda sinais e sintomas que caracterizam a senilidade, ou seja, manifestações que caracterizam um processo patológico ou de doença.

Mais importante ainda para o cuidador de idosos e a garantia da qualidade de envelhecimento da pessoa idosa é saber que estas manifestações não surgem agudamente; são extremamente sutis, e muitas vezes camufladas pela própria pessoa idosa, seja consciente ou inconscientemente. Um cuidador de idoso competente está sempre atento às mudanças da pessoa idosa e sempre as considera, mesmo que em um segundo momento estas manifestações possam ser desconsideradas.

Iremos abordar, no próximo post, os principais sinais e sintomas da senescência e da senilidade.

Aguardem!

Zulmira Elisa Vono

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 5 Voto(s)
Loading ... Loading ...

10 comentários em “Apresentando a enfermagem gerontológica”

  1. Alvaro disse:

    Esta decidido…minha especialização será em Gerontologia!!

  2. eliete nogueira disse:

    oi ta muito legal o documentario é importante cuidar das pessoas idosas pois ocuidar e um fruto que colheremos mais tarde bjim

  3. Cibelly Brandão disse:

    Gostei muito desse site… está de parabéns
    Serra Talhada – PE

  4. noeli huppes disse:

    Parabenizo pelas colocações, eu gostaria se possivel algum material para trabalhar com o grupo de cuidadores de meu municipio, no momento não tenho muito conhecimento sobre esse assunto, fui convidada para desenvolver esse trabalho com cuidadores. Sou enfermeira gostaria contribuir com esse grupo. Agradeço pela atenção.
    Aguardo retorno. Enfermeira Noeli Huppes – Rua Presidente Kennedy. Selbach-RS
    Cep-99450-000

  5. ADIANA COSTA disse:

    Trabalho no setor de internação com bastantes idosos e me interesso em ampliar conhecimentos para que possamos prestar uma assistência cada vez mais ao todo. Achei muito interessante suas colocações e é assim que devemos desnvolver nossa assistência. Parabéns!

  6. Joseane Astério disse:

    Gostei muito do site Cuidar de Idosos. A participação de Zulmira Elisa Vono nesse espaço é uma grande fonte de informação e conhecimento para os internautas. Seu livro é muito bom e importante para os profissionais de enfermagem e cuidadores de idosos. Um abraço, Joseane Astério – jornalista

  7. Marcelo Piracicaba disse:

    feliz em encontrá-la nesse blog Zulmira! agradecido por sua contribuição. acompanharei sempre que possível.
    Abração de seu colega!

  8. Gabriela Heldt disse:

    Seja bem vinda! É sempre muito bom termos profissionais de todas as áreas para discutirmos os temas relacionados ao idoso e ao envelhecimento saudável!
    Abraços

  9. Celso Falabella disse:

    Um novo olhar!
    É assim que o homem evolui.
    Transformando
    depois de se transformar.
    Parabens!

  10. Seja bem vinda, Zulmira!
    Te aguardaremos todas as semanas!

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: