Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 03/04/2011

A- A+

Aprenda a identificar maus tratos nos idosos

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

Aprenda a identificar maus tratos nos idosos Aprenda a identificar maus tratos nos idosos

Aprenda a identificar maus tratos nos idosos

Infelizmente, nossos idosos sofrem maus tratos das mais diversas formas e, muitas vezes, as famílias e os profissionais de saúde não se conscientizam ou não percebem. Colocarei para nosso internautas uma série de dicas de como identificar sinais de maus tratos e violências contra idosos. Caso queiram denunciar às autoridades competentes, favor ler com cuidado o artigo Onde denunciar maus tratos em idosos?”

Sinais de Alerta de maus tratos em idosos:

  1. hematomas na pele, olhos roxos, ferimentos inexplicados
  2. quedas frequentes
  3. recusa do cuidador em deixar o idoso sozinho com outras pessoas
  4. procura de serviços de emergência com frequência
  5. perda de peso e sinais de denutrição
  6. óculos quebrados com frequência
  7. troca frequente de médicos
  8. roupas sujas, rasgadas e aparência de descuido
  9. escaras de decúbito em muitos lugares do corpo, com sinais de pouco tratamento
  10. sinais de sonolência excessiva por uso de medicamentos sedativos
  11. alterações de comportamento repentinas pelo idoso, principalmente perante estranhos
  12. idoso confuso, mas que família ou cuidador alega estar “esclerosado”
  13. doenças facilmente controláveis, mas que não melhoram por falta de tratamento adequado
  14. Finalmente, para os profissionais de saúde que trabalham em emergência: sempre pensar e desconfiar de situações onde idosos se “acidentam” dentro do próprio domicílio.

Márcio Borges

Geriatra - marcioborges@cuidardeidosos.com.br

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 8 Voto(s)
Loading ... Loading ...

9 comentários em “Aprenda a identificar maus tratos nos idosos”

  1. Wagner disse:

    Conheço uma senhora com mais uo menos 75 anos,junto com ela mora seu neto,já com uns 21 anos,ele não trabalha,não ajuda nos deveres de casa,não estuda,come-dorme tudo nas costa da senhora,não arruma seu quarto,deixa montes de roupas sujas pra ela lavar,também faz ela pagar suas contas de internet,telefone,cigarro. isso é exploração de idoso ?

  2. regina disse:

    Minha sogra vivi com sua filha em embu-guaçu, tem mais ou menos uns 30 a 40 cachorros q vivi com a mesma dentro de casa ,imagine a sujeira, eu so tenho 1 c ahorro ele faz uma sujeira todos os dias limpo…e dá muito trabalho. Lá no embu-guaçu nao tem lixeiro q leve este lixo de fezes de aNIMAL.

  3. lucia disse:

    Gostaria de fazer uma denucia com urgencia para uma idosa que mora perto da minha casa,ela e duente esclerose e mora com um filho de mais o menos i8 anos tambem duente mental,os dois mora sozinhos numa casa com o portão trancado, tem um filho mais velho que tem saude mais quaze não vem na casa da mãe, ela e aposentada o filho saudavel recebe o pagamento da mãe e gasta tudo, a mãe e o menino duente passa fone,ela pedi pão o dia todo pros vizinhos,pesso com urgencia que vem alguem na casa dela,ela não sabe a idade dela nem do menino,a mesma aparenta 70 anos, ederesso Rua Andre rocha 2630 A CASA 35 JACAREPAGUA,EM FRENTE A FABRICA DA COCA COLA CURICICA.

  4. Meu irmaão de 49 anos mora com meu s pais bebe todos os dias maltraata meus pais verbalmente principalmente meu pai que tem 83 anos mais é lúcido anda pratodos os lugares cuida das coisa dele mas meeu irmaão infernisa a vida deles o que faço?

  5. diogo biguelini disse:

    socorro preciso de ajuda.a minha esposa tem uma avó com 85 anos e a minha sogra que é filha dessa senhora a deixa sozinha porque mora num sitio e ainda por cima colocou um doente mental que é neto dessa senhora idosa de 85 anos e que agora deu de agredi-la fisicamente eu não sei o que fazer nem a quem procurar vcs podem me orientar

  6. Chame seus irmãos e explique a situação. Se nã te ouvirem e ajudarem a compartilhar o cuidado, entre em contato com o promotor público da terceira idade de sua cidade e explique a situação.

  7. Maria Helena disse:

    Meu Pai faz tudo isso, quando não esta dormindo, várias horas se acordo….é uma guerra de sadam….deixei de viver minha vida para cuidar dele 24hs, se tivesse condições ficaria numa clinica com ele , por ter profissionais, mas como não tenho, cuido dele sozinha, me sinto cansada stressada, mas nunca maltratei ele de forma alguma se im dia perceber, desisto, e digo que chega. >mas o que fazer com tanta rebeldia?

  8. Patrícia disse:

    E quando o idoso é rebelde e não quer trocar de roupa, gosta de ficar sujo, não quer tomar banho e nem se alimentar. Isso é considerado maus tratos? Pois, meu avô tem 89 anos é lúcido e faz tudo isso. Como iremos provar que tudo isso é culpa dele e não nossa? Nós pedimos e exigimos para ele se cuidar e ele vira as costa e nos xinga. O que fazer então?

  9. sabrina carvalho disse:

    bom eu trabalho como cuidadora faz cinco anos, sempre fui e sou cuidadosa com os idosos pois eu sei que eles na idades que se encontram sente cem mais tristes e solitários.
    mas tem alguamas vezes que da para perceber que o idoso sente uma aprienção ao falar por estar sendo maltratado nao fisicamente mas moralmente e pisicologicamente

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você já baixou o aplicativo do livro SETE HISTÓRIAS DE ALZHEIMER? É GRÁTIS SOMENTE ESTA SEMANA!

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: