Cadastre-se no site

Primeira página

Seções

Profissões

Doenças

Condições

Cursos

Dicas

Vídeos

Redes Sociais

Cuidar de Idosos

Publicado em: 14/03/2010

A- A+

A prevenção de quedas começa na escolha do sapato

  •  Favoritos
  •  Assinar feed
  •  Receba por e-mail
  •  Link para este post
  •  Notificar erro
  • Enviar para amigo

  •  

sapato para idosos A prevenção de quedas começa na escolha do sapato

Modelo de sapato para idosos

No post anterior, o inaugural da nossa  série aqui no Cuidar de Idosos, comentei com vocês as possibilidades que a Terapia Ocupacional tem que ajudar nesse cuidar que por vezes parece tão complicado, mas que na realidade depende muito e principalmente, de detalhes que fazem a diferença. Uma das possibilidades citadas foi na prevenção, lembram?

Inspirada na prevenção, resolvi abordar um assunto bem popular quando o assunto é cuidados à terceira idade: quedas. Pois é, mas não vou falar aqui de estatísticas ou das graves consequências que as quedas têm na vida dos idosos, vu abordar os pés!!! Ou melhor, os sapatos.

Terapeutas ocupacionais são profissionais capacitados a trabalhar e ajudar qualquer pessoa (independente da condição de saúde ou da idade) no que diz respeito as atividades diárias, ou seja, as atividades de autocuidado que parecem simples até a hora que não podemos desempenhá-las.

Com o envelhecimento, diversas estruturas e funções do corpo são modificadas e passam a funcionar de uma maneira peculiar, que se comparada a um adulto jovem, é mais lenta e menos eficiente. Isto também acontece com todos os componentes envolvidos no andar. Idosos tiram menos o pé do chão, tem respostas mais lentas aos ajustes de equilíbrio e, por causa das alterações cognitivas, o prestar a atenção no ambiente ou em mais de uma coisa fica mais complicado. Sendo assim, vamos dar aos pés dos nossos idosos menos motivos para preocupação.

Sapatos mais eficientes de vestir: evitar cadarços; fivelas e fechos difícies de enxergar e nada de saltos. Sapatos com tecidos maleáveis também são melhores, evitam os famosos calos e machucados, além de se adaptarem aos edemas que fazem parte do dia-a-dia dos idosos.

Essa imagem abaixo, exemplifica uma sapatilha que é bastante confortável, mas que o abrir e fechar pode ser tornar um problema diante dos déficits visuais muitas vezes presentes na terceira idade.

manuseando sapato A prevenção de quedas começa na escolha do sapato

O exemplo seguinte, é de um sapato masculino bastante confortável (segundo a propaganda!) e com usabilidade maior, pois o fecho não é problema.

sapato para idosos 2 A prevenção de quedas começa na escolha do sapato

Pois bem, já diz o ditado popular: antes prevenir que remediar. Saiba escolher sapatos adequados e dê mais um passo à frente no cuidar de idosos (kkkk).

Até a próxima!

Veja também no Reabilitação Cognitiva: http://www.reabilitacaocognitiva.org/?p=1700

Ana Katharina

- anakleite@gmail.com

Avalie este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas 8 Voto(s)
Loading ... Loading ...

Mais Recente

40 comentários em “A prevenção de quedas começa na escolha do sapato”

  1. Deise disse:

    Boa tarde!
    Onde posso comprar esse sapato que aparece no início da pagina.
    Indicação da Fisioterapeuta, pois meu pai teve um AVC.
    Aguardo retorno

  2. Amadeu disse:

    POR FAVOR, ME INFORME ONDE ENCONTRAR O SAPATO QUE APARECE NO INÍCIO DO ARTIGO, ELE É EXATAMENTE O QUE EU PRECISO PARA O MEU PAI.

  3. Amadeu Perez disse:

    Boa tarde!

    Eu também peço por gentileza informar onde posso comprar o sapato que aparece no inicio da pagina.

    Grato.

  4. MARIA GORETE CORREA disse:

    Gostaria de saber onde posso comprar o sapato azul que aparece no inicio deste artigo.

    Grata, Gorete

  5. cleusa alexandre disse:

    por favor onde posso localizar esta loja que vende estes sapatos para idosos tenho minha mãe postiça que amo muito ela tem 85 anos e e diabetica necessita muitos desta sapato aberto fechando com velcro. por favor enveie logo para eu comprar ate mais cleusa

  6. Olá.Vocês poderiam me fornecer o endereço onde eu possa comprar o sapato azul do inicio da reportagem? desde já agradeço.

  7. Esmeraldo Espejo disse:

    Boa noite, moro em SP. e minha mae tem 91 anos e esta precisando urgentemente de um sapato cujo modelo aparece no inicio do artigo (parecido com um envelope)Poderiam indicar-me onde compra-lo.

    Desde ja agradeco..

  8. iliada sideris disse:

    Boa noite, moro em SP. e minha mae tem 94 anos e esta precisando urgentemente de um sapato cujo modelo aparece no inicio do artigo (parecido com um envelope)Poderiam indicar-me onde compra-lo, por favor??? desde ja agradeco..

  9. Maria Santos disse:

    Gostaria de saber onde podemos encontrar o tênis azul.
    Adorei!

  10. adalbertina miranda hoepfner disse:

    Boa noite!

    Gostei mto do tenis preto publicado no canto da página. Pode, por gentileza, passar o enderço para compra?

    Agradeço a atenção e aguardo retorno

  11. cleide disse:

    Por gentileza poderia informar onde encontro esse sapato azul
    o da foto acima?

    grata

    Cleide SP Capital

  12. Maria das Graças Costa disse:

    Boa noite,
    Tenho dificuldade em encontrar sandalia para minhamãe ( 90anos).
    Achei interessante o sapato azul. Não teria neste material emmodelo de sandalia? Caso negativo,gostaria de saber onde encontrar e valor. Não acho na praçade Salvadro.

    Graça

  13. Janaina R. dos Santos disse:

    Bom dia !Meu pai tem 73 anos e é portador de A.V.C por mais que eu tenha procurado não encontrei um calçado adequado para ele. Me interessei muito pelo modelo tipo envelope no enunciado de modelos de sapatos para idosos. Quero saber como adquirir um para meu pai. moro em uma cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro e sei que só através da internet eu poderei conseguir ele fica com os pés sempre na friagem por não ter um calçado e muitas das vezes chega a ficar inchado e a maior dificuldade é quando tenho que levá – lo ao médico, e principalmente nos dias chuvosos e frio.Reclama muito por não ter um calçado e as vezes arrastar os dedos no chão grosso. Me ajudem por favor.

  14. Janaina R. dos Santos disse:

    Boa tarde! Moro no Estado do Rio de janeiro e tenho um pai que é portador de avc e não consegue se adaptar com calçados algum , me interessei muito por esse que tem abertura no peito do pé e é de velcro.Gostaria de saber qual o custo e como faço para adquirir um, já que moro no interior do estado do Rio de Janeiro.(O modelo é esse que aparece no início do artigo, um que aparece um envelope).

  15. Bernadete disse:

    Gostaria de saber onde comprar esta bota em São Paulo?
    E qual o custo?
    desde já agradeço

  16. Marcia Isabel Cristina Barion Chiva disse:

    Bom dia.
    Gostaria de informações sobre o sapato de idoso que aparece no anuncio.
    Onde encontro e o valor
    Acredito que esse minha mãe possa usar..ela tem artrose e sofre muito na epoca de frio.
    Aguardo. Obrigada

  17. Maria disse:

    Gostaria de saber onde posso comprar o sapato do anúncio pela internet ou na loja aqui no brasil.
    Preciso de urgência. Desde já, muito obrigada pela ajuda.

  18. Marua disse:

    Olá!!!
    Moro em Minas Gerais e gostaria de comprar o sapato do anúncio para minha mãe. Será que vcs podem me informar onde posso comprar pela internet ou na loja. Aguardo resposta. Obrigada.

  19. Darcilene Dias disse:

    Gostaria de saber onde encontrar sapatos para idoso.

  20. CLEIDE ALKMIM disse:

    Bom dia
    Gostaria que me enviassem a loja onde posso comprar este sapato de velcro para idosos.
    Aguardo com muita necessidade para minha mãe.

    Obrigada
    Cleide Alkmim

  21. cihtia regina disse:

    a onde posso encontrar aquele sapato azul la de cima? e qual é o valor dele? obrigada

  22. laercio oliveira de freitas disse:

    AQUI…O CASO É NOSSO, TENHO 62 ANOS, ÓTIMA SAUDE, NÃO BEBO, NÃO FUMO E, CAMINHAMOS 20 KMS/DIA PELA CIDADE VENDENDO NOSSOS QUITUTES E, AS CALÇADAS SÃO UMA “GRACINHA…”, PRECISO DE UM CALÇADO PRETO COM SOLADO DE BORRACHA E FECHO EM VELCRO, SE DIGNEM ENVIAR O SITE DE EMPRESAS QUE VENDEM O PRODUTO, FRATERNALMENTE SOMOS, SHALOM*

  23. Cristina Parmanhani disse:

    Onde encontrar calçados para idosos não correrem risco de cair? existem mesmo a tal de havaianas especial com a ponta levantada? obrigado.

  24. kátia Silva disse:

    hoje sou enfermeira, cuido muito de idosos, já trabalhei em duas instituições de acolhimento a pessoas idosas, sendo uma sadios, e outra portadores de doenças da idade, abandono direto da família, o q nos leva a trabalhar muito o emocional dos idosos, q se apegam muito aos profissionais, diante disto tenho hj a oportunidade de formar cuidadores, com o objetivo de proporcionar cuidados humanizados, e atenção geral ao idoso, seja ele capaz ainda de realizar suas necessidades básicas ou não, tenho tido muita procura.me sinto graciada por este dom que DEUS me deu. pois posso transmitir a paz, a tranquilidade aos meus idosos.meu curso tem duração de 80 horas distribuída em teoria e visita técnica, o q favorece o aperfeiçoamento dos futuros cuidadores, eles tem a oportunidade de conviver com o idoso um dia todo e prestar os cuidados q eles precisam.

  25. Helenice disse:

    Olá pessoal,
    Minha mãe é portadora de Alzheimer a mais de dez anos e neste ano, apesar de todos os cuidados, ela já caiu 2 vezes em casa e teve fraturas. Primeiro é a dificuldade de diagnóstico, uma vez que ela apesar de andar bem, se alimentar quase sem ajuda, já não fala a uns dois anos. Coincidência ou não nas duas quedas citadas houve equívoco por parte dos médicos, que não visualizaram as fraturas. Insisti e levei de volta ao hospital solicitando outros exames e constataram no primeiro caso fratura no púbis (para quem não é da área – osso na área do quadril próximo à região genital) e no segundo em duas vértebras L2 e T 12. Aí entra a importãncia de conhecermos nossos doentinhos. Estou até conhecendo um pouco de medicina, eu que sou advogada… Sinto que podemos auxiliar muito no diagnóstico se observarmos bem os pacientes – se mudaram a forma de andar, se estão evitando algumas posições etc. Ainda tem o peso da responsabilidade, principalmente quando se tem mais irmãos que não moram juntos e portanto, nem sonham como é de cuidar e tomar decisões solitárias e urgentes. E as cobranças? No meu caso, apesar de ter noites sem dormir pensando se agi correto ou não neste ou naquele caso, decidi que me resta fazer o que acho que está certo da melhor maneira possível e entregar para Deus. Bom, desculpem o desabafo. Afinal, entrei no site mesmo pensando em falar do calçado.
    Quanto ao sapato azul que estão procurando já vi em casa que vende roupas para dormir na minha cidade – Juiz de Fora/MG, mas não sei se tem ainda. A loja se chama Destroços e tem várias filiais aqui mesmo. Na época não comprei este, mas me arrendo por isto, porque é difícil encontrar estes acessórios que tanto nos facilitam nos cuidados. Comprei uma pantufa bem fechadinha e quentinha com solado emborrachado com travas que também já não encontrei mais. Agora o que tenho utilizado é um tipo de papete adulta que os cozinheiros usam para não escorregar e no verão sandálias havaianas anatômicas com as tiras mais finas e macias e solado que acompanha a curva do pé e tem a ponta levantada para evitar tropeções.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço e boa sorte para todos nós.
    Helenice Lopes

  26. Esbela Teixeira de Carvalho da Silva disse:

    Gostaria muito de maiores informações aonde encontrar o sapato azulno início dessa reportagem. Tem revendedor em são josé do rio preto ou só é vendido pela internet? Aguardo ansiosa a resposta, tenho mãe doente de AVC e necessito urgente. Sem mais, agradeço.

  27. Rosane disse:

    Gostaria de uma informação, onde encontrar o sapato “modelo de sapato para idosos” que consta no inicio da pagina (sapato azul marinho.), obrigada

  28. marta ferreira disse:

    gostaria de saber onde conseguir o modelo do sapato no inicio do artigo.to precisando muito pra minha sogra. obrigada

  29. Erica da Silva disse:

    Gostaria de saber onde comprar o sapato do início da página, no Brasil. Porque eu verifiquei no google, e somente vende fora do brasil.

  30. wilma disse:

    Moro no rio de janeiro (duque de caxias) e gostaria de saber onde encontrar a sapatilha da foto inicial.

  31. Rosangela Malieri disse:

    Estou a procura de um sapato / sandália para um idoso,indicado para uso domiciliar. Solicito que informe onde adquirir o modelo de sapato apresentado na primeira foto da matéria.
    Possui indicação médica que o sapato tenha o bico aberto, permitindo ventilar os dedos. Possui algum modelo que atenda essa necessidade?
    Grata

  32. angela disse:

    Gostaria de saber onde encontro o sapato da primeira foto…Obrigada.

  33. Marilda disse:

    POR FAVOR, ME INFORME ONDE ENCONTRAR O SAPATO QUE APARECE NO INÍCIO DO ARTIGO, ELE É EXATAMENTE O QUE EU PRECISO PARA MINHA SOGRA.

  34. Elisângela Melhorim disse:

    Como faço para encontrar esse modelo de sapato? Obrigada pela ajuda!

  35. Elisa Lorensi disse:

    Olá, moro em Brasilia e gostaria de informações de onde encontrar o sapato que aparece na primeira foto.
    Obrigada.

  36. Converse com a T.O que escreeveu. Ela é de Recife PE.
    Abraços.

  37. vania rezende disse:

    Boa tarde,
    Moro no Rio e gostaria de informações sobre o sapato que aparece no inicio da matéria, onde encontro para comprar.

    obrigada

  38. marli gomes pereira disse:

    Olá Ana, tudo de bom, shou de bola tem que dá uma palestra com o tema prevenção de queda na 3º idade, já tem alguns materiais, esses coleção de sapatos fechou,
    Agora é só orientar-los ondem encontrar.
    Bjs, parabens pelo site!!!

  39. Val disse:

    Boa tarde, gostaria de informações sobre o sapato que aparece no inicio da matéria, onde encontro, outra questão, o q fazer quando um ente da familia esta sendo “cuidado” pela sua 2ª esposa, e sofre uma queda (sofreu um AVC há 2 anos), questionado ele não fala, mas perguntei se estava sozinho, informou que sim, e qd ela chegou se assustou, desta queda, quebrou o femur e teve de se submeter a cirurgia e colocar uma prótese, estou sendo questionada sobre a conta poupança dele q somente eu tenho acesso, o q devo fazer, estou com vontade de entrar com processo e cuidar dele.Obrigada

  40. Maria Jose Pagani disse:

    Gostaria de saber onde conseguir o modelo que aparece no inicio do artigo, (algo parecido com um envelope).

Quer adicionar uma foto no seu comentário?

Entre no site gravatar.com, crie uma conta e faça o upload da sua foto.

Comente

  • Nenhuma citação para este post.

Enquete

Você sabia que o novo CLASSIFICADOS PROCURO CUIDADOR agora também anuncia empresas e profissionais de saúde?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Mapa
© 2010 Cuidar de Idosos. Todos os direitos reservados. Reprodução sem permissão não é permitido.

© 2012 CUIDAR DE IDOSOS

Recomendamos também a leitura de: